Delmar Domingos de Carvalho

Excertos do livro

Vegetarianismo, a solução para uma vida e um mundo melhor


77 

CAPÍTULO VI 
 

O VEGETARIANISMO E A COMUNICAÇÃO SOCIAL 
 

O Vegetarianismo

é um dos meios mais poderosos

para comunicar, ou seja, para religar

à Vida Única e Una, esse Macrocosmo

do Qual somos uma Chispa,

um Deus em evolução. 

Delmar Domingos de Carvalho 
 
 

ABERTURA 

O Vegetarianismo, como filosofia, actua num ritmo harmónico em plena sintonia com o Arquitecto do Universo, irradiando belas melodias na construção de uma nova e superior civilização em que o Amor fraterno será a nota principal das diversas escalas musicais.

Ao longo da história da humanidade sabemos que este regímen, além de ter feito parte da evolução, sempre teve os seus seguidores, em geral, as maiores figuras da onda de vida hominal.

Na medida em que nos vamos aproximando da Idade do Aquário, os ideais, como as utopias têm vindo a crescer, e entre eles, os ligados a este sistema alimentar.

Desde os finais do século XIX, e especialmente ao longo do século XX, continuando com força mais vigorosa, neste século XXI, muito embora estejamos numa das fases mais negras da civilização, em que o egoísmo, o materialismo, o fanatismo, a hipocrisia, o orgulho campeiam, mas que, ao mesmo tempo, as luzes da libertação cada vez mais iluminam o túnel para a nova Idade. 
 


78

 

Ao longo deste período, milhares de revistas e de jornais, como muitos outros órgãos de comunicação social, ligados à Rádio e até às Televisões têm divulgado e defendido o vegetarianismo.

Como em tudo, há sempre os velhotes e as velhotas dos escolásticos, como dos senhores das trevas que tudo têm feito para manipular, desprestigiar e até caluniar esta filosofia de vida.

Para esses, apenas as doutas palavras: perdoai-lhes, Senhor, não sabem o que dizem.

Como somos apenas um ser humano eis que apenas vamos recordar algumas dessas revistas e jornais ligados ao naturismo, por vezes, também intimamente unidas a filosofias profundas, como o caso da Rosacruz, como lembrar alguns dos órgãos de Comunicação Social que souberam estar na frente da libertação e em seu seio ou divulgaram artigos ligados a esta filosofia de vida, ou até incluíram páginas onde este sistema era e é defendido, como tiveram programas radiofónicos em que esta filosofia foi comunicada.

Mais uma vez, lembramos, que, como ser humano, vamos tão só incluir uma pequena amostra sobre esses órgãos de comunicação social de diversos países, pedindo as minhas desculpas por não poder mencionar todas elas e, nem sequer, quiçá, as mais valiosas, porque omnisciente só o Absoluto.

Temos a consciência tranquila que procurámos fazer o melhor que era possível, que realizámos muitas investigações, e tudo isto com mais ou menos quarenta anos de estudos e trabalhos, como de colaborações. 

Outros, mais sábios, poderão e deverão melhorar este trabalho de cavouqueiro. 

Alemanha 

Revistas:

Der Naturartz, O Médico Naturalista; Kneipp Blaetter, Folhas de Kneipp; Der Sonnenmensh, O Homem do Sol; Sonnen Freude, Irmãos do Sol; Lebensfruende, Amigos da Vida; Mensch und Natur, o Ser Humano e a Natureza; Unser Dasein, O Nosso Ser; Sonnenstrakl, Raio de Luz; Die Volksgesundheit, A Saúde Popular; Naturheilpraxis, Regras para a boa saúde natural; Freies Leben, Vida Livre; Reform Rundschau, A Reforma dos Costumes; Hipócrates; 

Jornais:

Der Volksgesundheitsdienst, Serviço para a Saúde do Povo; 

 


79

 

Argentina 

Revistas:

Vida Naturista; Vida Nueva; 

Bélgica 

Revistas:

La Reforme Alimentaire, A Reforma Alimentar-1909; 

Brasil 

Revistas:

Revista dos Vegetarianos; Folha Veg, Órgão oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira; 

Espanha 

Revistas:

Peña Vegetariana, Sociedade Vegetariana; Superación, Superação; Trofeterapia, Cura pela Alimentação; Salud y Vida, Saúde e Vida; Bionomia;  

Rádio:

Emissora Rádio Madrid, 3 de Outubro de 1961, ao director da revista Peña Vegetariana, Don Henrique Bueno Bernaldo; 

França 

Revistas:

Hygie, Higia, (nome da mitologia, filha de Esculápio, adorada como deusa da saúde), edição de 1909; La Vie au Soleil, A Vida ao Sol; La Revue Naturiste, a Revista Naturista; Jeunesse, Santé, Beauté, Juventude, Saúde e Beleza; Vivre d’Abord, Viver Plenamente; Diététic; Dietética; 


80

 

Grã-Bretanha: 

Revistas:

Health Practioners Journal, Revista dos Especialistas em Saúde pelo Naturismo; 

 

Portugal: 

Revistas:

O Vegetariano; Natura; Vida Naturista; Hélios; Vida Sã; Medicina Natural; Saúde Actual; 

Jornais:

O Século; O Século Ilustrado; A Capital; A Gazeta do Sul e a Nova Gazeta, ambas com Sede, em Montijo; Frente Ecológica; Ecologia em Diálogo; A Região de Leiria; A Comarca, sede em Figueiró dos Vinhos; O Frente Oeste, sede em Torres Vedras; Notícias do Bombarral; 
 

 Rádio: 

RDP com o jornalista vegetariano e pioneiro na defesa da ecologia, Afonso Cautela; 

Uruguai 

El Íris, A Íris; 


81

Seguem algumas capas de Revistas Vegetarianas de diversos países. 

ARGENTINA

VIDA NATURISTA

Órgão oficial da U.N.A., Unión Naturista Argentina.

Entre diversas notícias de interesse foca a existência do Hotel Vegetariano Renacimiento, a Republica de los Ciudadanos del Mundo, uma utopia a que nós chamamos de Cosmocracia e que será concretizada daqui a mais ou menos três mil anos, rumo à Fraternidade Universal, tendo como regímen alimentar, o vegetarianismo. 


82 

 

ARGENTINA 

VIDA NUEVA 

Num país onde tem florido este regímen, eis que a existência de diversos órgãos de comunicação social seja uma das notas positivas.

Esta revista estava ligada ao Instituto de Enseñanza Naturista.

Neste número, entre diversos artigos, surge a biografia do vegetariano e apóstolo da filosofia da não violência, Mahatma Gandhi, (1869-1948). 


83

 

ESPANHA 

VEGETARISMO 

Inserimos este número desta revista, por vários motivos. Um deles era, então, o número 1 do Boletim Oficial da Associação Vegetariana de Madrid; outros pelo valor dos dados históricos nele encerrados sobre as Associações Vegetarianas neste País; incluindo acerca da Associação Peña Vegetariana, Sociedade Vegetariana, fundada em 30 de Setembro de 1952, que editou um boletim com o mesmo nome, desde Setembro de 1953 até ao Verão de 1967.

Mais tarde, com este título acima focado surge como o Boletim da Federação Vegetariana Espanhola.

No seu número 34, de Março de 1978, podemos ler artigos de conceituados médicos desde Dr. A Vander, Dr. Ferrandiz, ambos autores de diversas obras que fazem parte da nossa Biblioteca.

Arquivo da Sociedade Portuguesa de Naturalogia 


84

 

ESPANHA 

SUPERACIÓN

Embora em Espanha o movimento vegetariano tenha uma longa e rica história, nesta área, por uma questão de equidade só inserimos duas revistas.

Esta pela sua especificidade, tendo como director, Dr. J. Circuns Espelt, um médico que contribuiu para a dinamização desta filosofia e para a cura de muitos enfermos. 

Edição da Sociedad Española contra o Alcoholísmo y las Toxicomanías. 

Foi uma das fontes do nosso curso de Nutricionismo. 
 


85 


 
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 

VEGETARIAN VOICE

(VOZ VEGETARIANA) 

Edição de Outono de 2001, da The North American Vegetarian Society, ou seja da Sociedade Vegetariana da América do Norte que tem numerosas associações filiadas e que estão espalhadas desde a Califórnia até Nova York. 


86

 

FRANÇA

Alliance Végétarienne 

PERIÓDICO DA ASSOCIAÇÃO VEGETARIANA DE FRANÇA

Nº 87 de MARÇO de 2007 

Neste número podemos ler diversos temas sobre esta filosofia de vida desde a confirmação científica do valor do vegetarianismo na formação integral das crianças, ajudando-as a possuírem um maior nível de inteligência até à reportagem de um casamento de dois jovens, alegres e amorosos, ambos vegetarianos. 

Oferta dos nossos amigos Janine Gibrat e seu esposo, Albert Gibrat, residentes em St. Michel de Boulogne, França.


87

 

HOLANDA

de vegetarische bode 

Edição de Março de 1969 da revista holandesa com uma longa história ligada à Associação Vegetariana do País das Rosas e das Tulipas, Nederlandse Vegetariersbond, fundada nos finais do século XIX.

Oferta da nossa amiga Wilhelmina Eikeboom, uma das grandes impulsionadoras deste regímen neste belo povo, onde uma elevada percentagem segue este regímen.

Neste número, muito ligado ao movimento do naturismo na Holanda, informa ainda sobre o XX Congresso Internacional de Vegetarianismo, numa ligação à União Vegetariana Internacional (IVU) a realizar em Novembro desse ano em Jerusalém, Israel.


88 


INGLATERRA 

THE VEGETARIAN

Neste país, são numerosos os órgãos de comunicação social ligados ao Vegetarianismo, um exemplo para todo o mundo.

Contudo, apenas inserimos dois.

Era editora, a jornalista Nicola Graimes, nascida em Londres, em 1962, sendo uma dinamizadora do vegetarianismo.

Em seu editorial, foca que havia, então, 4,9 milhões de vegetarianos na Grã-Bretanha.

(Arquivo pessoal)


89

 

PORTUGAL

JORNAL REPÚBLICA

Os Jornais, as Revistas e outros órgãos de comunicação social são fontes documentais e históricas de enorme valor. Eis um exemplo, datado de 9-07-1911.


90 

 

Estamos perante uma fotocópia da primeira página do Jornal REPÚBLICA, de Domingo, 9 de Julho de 1911.

A sua redução prejudicou a leitura, por isso, vamos focar o que tem mais valor sobre a nossa obra.

Tendo, como centro, a foto da jovem Milda Wiborg, surge com o tema:

VIVAMOS SEGUNDO A NATUREZA, Se queres ser bello, bom e saudável, não te alimentes de cadaveres. Pede à terra os seus fructos, as suas aguas e a sua luz e viverás contente.

A legenda, sob a foto: Dezasseis primaveras de flores e de fructos.

Nota: estamos seguindo a grafia desse período, agora que muito se fala do novo acordo ortográfico…

O autor do artigo Thomaz da Fonseca, depois de elogiar a beleza física e espiritual da jovem, afirma: Essa mulher para ser bella e forte, para ter uma intelligencia singular e uma energia rara, não precisou de ter ao seu alcance mais do que isto: fructos!

Depois, segue-se o depoimento de seu pai, e, mais à frente, algo sobre o frugivorismo, isto é, o regímen em que apenas se come frutos.

Neste caso, que grande economia. Não é preciso nem gás, nem lenha, nem qualquer outra fonte energética. Também se poupa tempo e dinheiro.

E mais adiante, foca um pedido feito por esta jovem filha de um norueguês, casado com uma portuguesa, vivendo em Benfica, Lisboa, que dominava seis idiomas, pedido ao rei da Noruega para seguir o exemplo, pois o mal está no fogão…

Por fim, o autor da reportagem aconselha para dizer à cozinheira que não quero mais peixe nem carne; hoje, ao almoço, apenas desejo frutas e cereais, na realidade não se pode mudar de repente de regímen, e ainda café de centeio e pão integral com manteiga.

Para o jantar nada de bifes, mas omeleta de espinafres e cacau de aveia, couve-flor com molho branco, macarrão guisado com ervilhas, fruta, pão integral.

Como bebida, só água.

Se à tarde tiver fome, então, sopa de alface, feijão e cenouras, salada de agriões. 
 
 

Arquivo da Biblioteca Nacional de Lisboa 

Património Cultural de enorme valor 


91

 

PORTUGAL 

O VEGETARIANO 

O número 1 desta revista, em Portugal, no ano 1909, em que era seu proprietário, director e editor, Manuel Teixeira Leal, pertencendo depois à Sociedade Vegetariana de Portugal, com Sede no Porto.

(Do Valioso Arquivo da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, Lisboa). 


92

O VEGETARIANO

Número 3 da 3ª Série de Maio de 1912, em que surge, como seu Director, um dos principais pioneiros deste regímen, Dr. Amílcar de Souza, licenciado pela Faculdade de Medicina de Coimbra. Como em Portugal não existiam As Ciências da Nutrição, ei-lo rumo a França, onde se especializou em doenças de nutrição. Foi o primeiro médico em Portugal com esta área de especialização. (Ver História do Vegetarianismo em Portugal e Algumas Figuras Históricas) 

Este Boletim era o Órgão da Sociedade Vegetariana de Portugal com sede no Porto. 

(Arquivo da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, devidamente preservado que merece o nosso apreço e a nossa gratidão).


93 

 

VIDA NATURISTA 

Entre diversas revistas vegetarianas, editadas em Portugal, escolhemos esta por alguns motivos; um deles pelo trabalho realizado neste país, pelo seu Director, Dr. Fred Wachsmann.

Figura ímpar do movimento naturista em Portugal, merecedora de destaque, de reconhecimento e de gratidão.

Entre os temas inseridos neste número destacamos: Os Progressos da Ciência Médica; Movimento Naturista Estrangeiro, entre muitos outros. 

Na coluna Pensamentos a escolha caiu num de Paracelso: Os vossos medicamentos devem ser os alimentos e os vossos alimentos devem ser medicamentos.

Esta e muitas outras notas, no Capítulo XXVIII sobre Paracelso, esclarecerão muitos mal-entendidos ainda existentes, em Portugal, sobre este grande médico.


94 

 

NATURA 

Esta revista bem conhecida pelos vegetarianos e alguns omnívoros de Portugal, como de diversos países, tinha como director, Pedro Indíveri Colucci, a quem largas centenas de doentes, muitos já considerados como perdidos, incluindo médicos, devem a sua recuperação e renovação da vida.

Por ela tivemos um carinho especial, nela foi publicada uma foto dos nossos 3 filhos, ainda crianças, como exemplo do valor do vegetarianismo na educação infantil.

Aqui fica a minha pública gratidão a este grande especialista na sagrada arte e ciência de curar.

Neste número, entre outros temas, os ligados ao cancro, alertando para os grandes perigos do tabagismo.

Ontem, como hoje, está actual!


95 

 

NATURA 

Inserimos este número, pois foi o último antes do 25 de Abril de 1974, como devido aos temas nele focados que continuam actuais.

Necessitamos de melhorar a qualidade do pão, o pão branco quimizado é uma das causas de diversas doenças, assim falava a conceituada revista Science et Vie .

Urge melhorar o pão, necessitamos de farinhas integrais, oriundas da agricultura biológica, e não da que usa produtos químicos que são prejudiciais; necessitamos de pão integral, mas feito com farinhas, resultantes do que vem da mãe Natureza.

Outro tema, relaciona-se com a educação dos filhos, com a sua alimentação, incluindo das mães grávidas.

Entre vários assuntos nela abordados escolhemos ainda, a poluição moral. 


96

VIDA SÃ

Nunca será demais lembrar a nobre missão que esta Sociedade Vegetariana tem tido em Portugal.

Em vez de ser apoiada, divulgada, louvada, com frequência tem sido perseguida, olvidada, menosprezada, por várias Entidades, mais ou menos cristalizadas, desde Governos a alguns Órgãos de Comunicação Social, etc.

E o que é de lamentar ainda depois de 25 de Abril de 1974! 

Bem, neste número, entre vários artigos está um da nossa responsabilidade sob o tema: 

Educação e Instrução, factores de progresso da Humanidade. 


97 
 

VIDA Sà

Cada Boletim da Sociedade Portuguesa de Naturalogia tem a sua história; encerra diversas informações valiosas.

Estamos ligados a esta Associação, uma das pioneiras do vegetarianismo em Portugal, desde 21 de Abril de 1971, tendo acompanhado um pouco à distância as suas actividades e os seus problemas, pois ela tem a Sede em Lisboa e vivemos em Leiria; depois, na Amadora; mais tarde, no Crato; e, agora, no Bombarral.

Neste número, uma justa homenagem a Indíveri Colucci com os seus 103 anos e uma vida de luta e trabalho em prol da construção de um Portugal mais saudável e livre.

Entre os diversos temas, um ligado ao Esperanto, esse idioma supranacional que merece muito mais apoio para bem da Humanidade.


98 
 

HELIOS 

Neste Boletim de Maio de 1973, ligado à Associação Vegetariana Portuguesa de que fomos o sócio nº 130, estão diversas informações de grande valor para várias áreas entre as quais a História do Naturismo em Portugal e a nível Mundial.

Desde a informação sobre o 22º Congresso Vegetariano Mundial que iria ser realizado na Suécia, de 28 de Julho a 4 de Agosto desse ano, como notícias em outros países na Áustria, Suíça, Dinamarca, Itália e, especialmente, na Alemanha, onde existiam cerca de doze milhões de adeptos.

Era então o seu director, o professor Ângelo da Costa Cabral.

Nesse mês de Maio teve lugar o almoço do 4º Aniversário desta Associação. 


99

HELIOS 

Mais um número deste Boletim do mesmo ano. 

Entre as diversas informações encontramos o Noticiário Internacional.

Foca que foi constituída a primeira Associação Naturista na antiga Jugoslávia, a qual seria ainda a primeira a ser oficializada e legalizada num país socialista. 

Note-se, porém, que, na antiga URSS, a medicina naturista era incentivada, havendo investigações e descobertas nesta área de grande valor. 

Neste número foi publicado um artigo da nossa autoria: 

Tomai alimentos crus, bebei sumos de frutos frescos. 


100

 

MEDICINA NATURAL 

Colaborámos nesta Revista ainda antes do 25 de Abril de 1974, consciente que devíamos contribuir para um Portugal mais livre, mais justo, mais alegre, mais esclarecido.

Era seu Director, Isidoro Duarte Santos, tendo como colaboradores efectivos, entre outros, os médicos licenciados pelas Faculdades de Medicina de Portugal, o nosso amigo Dr. Adriano de Oliveira e Dr. Alfredo Vasques Homem, com os quais muito aprendemos.

Neste número, em que colaborámos com um artigo sob o tema: O Iogurte, Alimento- Medicamento, estão temas diversos desde o Uso da Argila, até Conselhos Terapêuticos, pelo Dr. Alfredo Vasques Homem. 


101

 

MEDICINA NATURAL 

Mais um número, no seu 21º ano de existência, este datado de Junho de 1973.

Aborda temáticas muito actuais desde a Televisão e a Saúde, começando pelo culto da Beleza, em que os esteticistas estão na moda, na sua maioria sem conhecimentos de dietética, nem de outras áreas muito importantes, como sejam os conselhos para uma mente pura, uma alimentação vegetariana, boas emoções e sentimentos.

Lembremos as doutas palavras do poeta Almeida Garrett:

Queres ser Bela? Ama!


102

SEMANÁRIO REGIÃO DE LEIRIA 

 
 

Uma das nossas colaborações nesta secção. 

Ver Capítulo XXII desta obra. 


103

 

PORTUGAL

JORNAL

GAZETA DO SUL 

 

Um artigo de uma série sobre este tema, da nossa responsabilidade, e que, no Capítulo XXII, será desenvolvido e actualizado. 


104 

 

A COMARCA 

Sede em Figueiró dos Vinhos,

a Sintra do Norte,

Portugal 

 

Outro jornal regional da zona do Norte do Distrito de Leria,

A COMARCA,

               onde têm sido publicados artigos sobre o vegetarianismo. 

NOTÍCIAS DO BOMBARRAL

PORTUGAL

Médico, pioneiro das Ciências da Nutrição, em Portugal. 

 


Continua com

REVISTAS EDITADAS  POR  DIVERSOS CENTROS DA  FRATERNIDADE ROSACRUZ DE MAX HEINDEL 

COM ARTIGOS OU SECÇÕES LIGADAS,  À SAÚDE E CURA,  AO NUTRICIONISMO VEGETARIANO 
 

ALGUNS EXEMPLARES