Rosacrucianismo e Teosofia

Nota Histórica


A seguinte matéria, publicada no inicio do século passado mostra como Max Heindel domou o seu proprio dragão, se capacitando a atravessar o Guardião do Umbral, submetendo a sua personalidade ao serviço da monada espiritual e credenciando-se a servir como o mensageiro dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz. Inspira-nos a seguir o caminho da purificação. Não importa tanto o que sabemos, mas o que vivemos.
 
“Será que uma vida de absoluta pureza ainda está fora de nosso alcance?
  Não nos devemos desencorajar. Roma não foi construída em um dia. Continue neste propósito, mesmo que erre muitas vezes, pois o único fracasso é deixar de lutar. Que Deus fortaleça suas aspirações para a pureza”.(Max Heindel)

Nos anos que sucederam esta matéria, Max Heindel expandiu de forma extraordinária suas faculdades espirituais, desenvolvendo a consciência-consciente nos planos espirituais, dando continuidade à sua busca, pois como ele próprio expressou, "A Verdade é eterna  e eterna deve ser a investigação".

Nos anos 1907-08, após ser testado em sinceridade de propósitos, despreendimento e desejo de servir a humanidade, Max Heindel foi escolhido pelos Irmãos Maiores da Rosa Cruz para divulgar publicamente os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, visando preparar a humanidade para a próxima era de fraternidade universal. Através de intensa auto-disciplina e devoção ao serviço, conquistou o estatus de Irmão Leigo ( Iniciado) na  Escola de Mistérios do Ocidente, a eterna e invisivel  Ordem Rosa Cruz. Sob a direção dos Irmãos da Rosa Cruz, escreveu o Conceito Rosacruz do Cosmos, que se tornou um clássico do ocultismo ocidental, traduzido na maioria dos idiomas. Por meio de seu próprio desenvolvimento espiritual ele se qualificou para comprovar por si mesmo muito do que lhe havia sido transmitido pelos Irmãos da Rosa Cruz, bem como ministrar conhecimentos adicionais que mais tarde foram publicados sob a forma de seus numerosos livros . Sob a direção dos Irmãos da Rosa Cruz, estabeleceu a Fraternidade Rosacruz, como escola preparatória para a Ordem interna dos Rosacruzes. Ainda que a palavra rosacruz tenha sido usada por várias organizações, algumas das quais se proclamam remanescentes de antigas manifestações e atividades da Ordem espiritual, a Fraternidade Rosacruz, fundada por Max Heindel, mensageiro autorizado da Ordem para o presente ciclo, não tem nenhuma conexão com elas. Uma das condições básicas na qual os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental foram transmitidos à Max Heindel, era que nenhum preço poderia ser estabelecido por eles. Esta condição foi fielmente observada por ele até o fim de sua vida terrestre e tem sido cuidadosamente cumprida por todos os dirigentes da Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian Fellowship). Ainda que os livros da Fraternidade sejam vendidos por preços acessíveis, que garantam a continuidade de sua publicação, todos os cursos por correspondencia e serviços oferecidos nos centros credenciados são gratuitos. A Fraternidade Rosacruz é mantida através de doações amorosas e voluntárias de seus membros, estudantes e simpatizantes, não havendo taxas ou mensalidades fixas.

 

COMO INGRESÓ MAX HEINDEL A LA TEOSOFIA

POR C. JINARAJASASA

 

Debo mucho a Max Heindel. Cuando lo encontré en Tacoma, EE. UU. De América, era un conferencista Teósofo y me informó de que estaba dando conferencias con proyecciones de linterna. Fue para mi una novedad y en vista que expresé el deseo de interiorizarme mejor del procedimiento, me llevó a su habitación allí me mostró cómo usaba su linterna mágica con una hoja de papel en blanco para presentar la ampliación de los diagramas. Inmediatamente me di cuenta de las nuevas posibilidades que ofrecían las conferencias ilustradas con diagramas, y a mi regreso a Chicago proyecté varias diagramas que fueron elegantemente dibujadas sobre el papel con el propósito de pasarlos mediante la linterna. Estos diagramas, incluyendo otros tomados de otros libros, constituyendo luego el materias de que está compuesto el libro “Fundamentos de Teosofía”. Este libro ha llenado una sentida necesidad de una gran cantidad de personas, especialmente de la América Latina, pues presenta un nuevo punto de vista de la Teosofía. Precisamente ahora, esta obra ese encuentra en su octava edición inglesa y también se halla traducida a otros idiomas.

- C. Jinarajadasa .

Los Angeles, Cal. Enero 15 de 1904.

 


 

CARTA DE MAX HEINDEL À C.W. LEADBEATER

Max Heindel (1865-1919)

Señor C. W. Leadbeater

Estimado Señor:

Antes de que usted se ausente de California, deseo expresarle mi agradecimiento por sus conferencias, a todas las cuales he asistido con gran beneficio para mí mismo. La curiosidad me llevó a escuchar su primera conferencia; su manifestación de que todo ser humano tiene dentro de sí facultades clarividentes –que yo razoné me beneficiarían personalmente– me impulsó a asistir. La segunda conferencia, a la que asistí con la esperanza de adquirir alguna información, sobre cómo desarrollar este muy deseado y apetecible poder, advertí que usted nos dijo que esta facultad no debería ser usada con fines egoístas –interiormente me sentí frustrado– y entonces pensé qué beneficio podría recibir el hombre si no podía hacer uso de este poder para sus propios intereses.

Al día siguiente fui a la biblioteca y pedí “El Plano Astral”, que era precisamente el plano que yo necesitaba encontrar, sobre dónde uno podía ir y con provecho para uno mismo, aprender los secretos de las otras personas. Sin embargo, no pude obtenerlo – el bibliotecario no tenía ningún ejemplar ni para prestar ni para vender; estaban agotados.

En cambio adquirí "Karma" y "Reencarnación" de la Señora Besant, y cuando los hube leído comprendí porqué los poderes ocultos deben ser usados reverentemente para ayudar a la humanidad y no para beneficio personal. Vi que yo tenía un sitio en este gran plan cósmico y me pareció algo tan real que no necesité de ningún argumento. Creí todas las palabras que leí y mi disposición mental era por cierto muy distinta de lo que había sido en las dos primeras conferencias, de modo que me presenté a oir su conferencia sobre Reencarnación.

Desde entonces, he estado literalmente devorando Teosofía y la he puesto en práctica en mi vida, suspendiendo el uso de tóxicos y el tabaco, aunque no supe, hasta el día siguiente, que esto constituía uno de los preceptos de Buda y, para el peor de los casos, la verdad es que fui un hombre sensual y embustero y nunca había tenido la idea de que yo podía ayudar, o de que mis pensamientos podían hacer daño, o podía alejarlos, pero cuando descubrí cómo podía controlar mis pensamiento, me dispuse con el constante propósito de lograrlo y me regocija decir que mis horas de vigilia transcurren muy a menudo, libres de pensamientos obscenos; si yo pudiera decir otro tanto con mis horas de sueño, por cierto sería muy feliz, pero no tengo dudas de que por el persistente esfuerzo pronto los habré eliminado, especialmente porque hace pocos días he empezado de haber leído sus argumentos expuestos en “Vislumbres de Ocultismo”.

Espero que mi extensa carta no le haya cansado, aunque no es ni la décima parte de todo lo que desearía decirle si pudiera hallar las palabras para expresarme. Es maravilloso para mí, aunque apenas pueda comprenderlo, de que yo, que creía ser un simple gusano de la tierra y que creía en la muerte por toda la eternidad una vez que moría, ahora se que vivo para siempre. No se admire de que me sienta completamente agradecido y de que sienta la necesidad de expresar mi gratitud a usted, que abrió mis ojos al elevado y noble destino que se abre frente a mí.

Una vez más le doy las gracias y que Dios lo Acompañe.             

Sinceramente suyo.

Max Heindel

 


Aparecido en el The Theosophist del mes de febrero de 1907 y transcripto por el Coronel Olcott.


“Serão feitos muitos progressos que geralmente estariam reservados para as vidas futuras, se o homem se der ao trabalho de se examinar e julgar a si próprio, desalojando os vícios e reformando o seu carácter. "

-Max Heindel


 

Sempre foi política da Fraternidade Rosacruz viver em paz com todas as outras sociedades religiosas, apreciando-as e a seus líderes com a maior consideração. Tal ideal de companherismo, que remonta à época de nossa fundação,  jamais foi quebrado. Os dirigentes da Sociedade Teosófica seguem princípios similares. Nunca os vimos no plano de agressores contra outras organizações. Sabemos que positivamente são amigos da Fraternidade Rosacruz.

Desde as suas primeiras edições, o Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel, obteve grande receptividade entre a grande massa liberal de teosofistas e entre os dirigentes da Sociedade Teosófica. Milhares de cópias desta obra foram vendidas aos membros da Sociedade Teosófica. Grandes Lojas, como as de Londres e Chicago, adquiriram cerca de quinhentos exemplares de uma só vez. Outras como as de Boston e Whashington solicitaram centenas de exemplares de uma só vez e repetiram seu pedido por várias oportunidades. Certa ocasião, The Theosophical Book Concern negociou uma edição inteira em impressão, o que não foi possivel devido a maior parte dos livros estarem reservados para pedidos urgentes de agentes em New York e Londres. Milhares de exemplares também foram vendidos diretamente da Sede Mundial da Fraternidade Rosacruz, em Oceanside, para teosofistas de todo o mundo, recebendo muitas cartas com manifestações de entusiásmo por parte de muitos membros da Sociedade Teosófica.

Diretores de Lojas Teosóficas escreveram entusiásticamente à Max Heindel, acerca do grande valor da obra como compendio adotado em suas aulas e críticos em muitas publicações teosofistas o ressaltaram em termos elevados. Destacamos uma crítica formulada pelo Sr. James Ingall Wedgwood no órgão oficial da Sociedade Teosófica, The Theosophist, no número de fevereito de 1915, editado pela Sra. Besant. O Sr. Wedgwood, reconhece oficialmente o Conceito Rosacruz do Cosmos como um livro que "claramente representa uma definida tradição oculta." Neste número o Sr. Wedgwood comenta outros livros a título de comparação,  e mencionando certo número de escritores , afirma:

 "Max Heindel é o autor de um livro fascinante e realmente competente: o Conceito Rosacruz do Cosmos. O livro de Heindel é provavelmente o mais completo destes livros. Expõe um esquema muito racional e coerente e se alguns de seus pontos de vista convidam à dúvida, outros evocam da intuição um relâmpago de rápido reconhecimento que é inequívoco. Claramente o livro representa uma tradição oculta definida. Toca muitos pontos interessantes que eu não sei se foram considerados pela Sra. Besant, pelo Sr. Leadbeater ou pelo Sr. Sinnet."

Eles foram grandes almas que não sentiram a necessidade de alimentar um orgulho e uma vaidade vã por meio de um arrogante desdém ou crítica pejorativa à outra organização. Eram dotados de mentes que podiam descobrir méritos nos demais e generosidade para reconhecê-los. Este também é o caso da grande maioria dos membros da Sociedade Teosófica, ou do contrário não haveriam adquirido o Conceito Rosacruz do Cosmos, nem reconhecido seus méritos. Indagando sobre a fonte dos ensinamentos contidos no Conceito Rosacruz do Cosmos, o Sr. Wedgwood, formula a seguinte questão:

"Há Escolas de Ocultismo Ocidental existentes todavia no plano físico, os depositários, talvez, da alquimia da Rosa Cruz, onde  são ainda celebrados os ´Mistérios Menores ? Ou emanam estes ensinamentos de Lojas Suprafícas de Mestres desencarnados que cultivam todavia a doutrina do ocultismo monástico medieval, mesclado frequentemente com um forte colorido de Cristianismo Ortodoxo? Seria bom e interessante investigar."

+James Ingall Wedgwood (1883 - 1951)

 

 


“É um fato sublime que todos somos Cristos em formação e quanto mais depressa nos convencermos que podemos cultivar Cristo no NOSSO INTERIOR antes que o possamos perceber externamente, mais apressaremos o dia da nossa iluminação espiritual.”

- Max Heindel 


 

MAX HEINDEL REDIVIVO - BIOGRAFIA DE MAX HEINDEL

 

 

Brasil

Portugal

Internacional

 


 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA