Corinne Heline

Os Doze Dias Santos

A Virgem Celeste com o deus Sol em seus braços, JAKnaap

 

Do Livro "O Mistério de Cristo", que culmina a série de 7 volumes sobre Interpretação da Bíblia para a Nova Era, escrito por Corinne Heline e que tem a seguinte dedicatória:

"Ao Meu Reverendo Instrutor e Amado Amigo MAX HEINDEL, quem me apoiou para que empreendesse este trabalho, cuja assistência e inspiração tem sido incalculável"

 

PRELÚDIO

 

Uma crença correntemente difundida estabelece que o  dia 25 de dezembro, que celebramos  como o Natal, encerra o  festival espiritual da estação do Solstício de Inverno. Isto não é verdadeiro.  O  Natal marca o início ou  entrada para  um período de profundo significado. Este período é o intervalo de doze dias entre o  Natal e a  Décima Segunda Noite, que constitui  o coração do ano que se inicia. Esses doze diastem sido chamado muito adequadamente, o Santo dos Santos do ano.

Este trabalho se dirige aos aplicados estudantes dos Mistérios Cristãos, com o propósito  de ajudá-lo a sintonizar-se da melhor forma com as doze forças zodiacais liberadas sobre o planeta nesta temporada.

 

Cada um dos doze Dias Santos está sob a direta supervisão de uma das doze Hierarquias zodiacais, que projeta sobre o planeta o modelo cósmico do mundo como será uma vez que o trabalho combinado das Hierarquias haja culminado. Também se correlacionam os doze Discípulos com estes doze Dias Santos e igualmente com os doze centros espirituais por meio dos quais operam as doze forças no templo-corpo do homem. Cada estudante sincero, portanto, fará uso deste sagrado período visualizando o trabalho das Hierarquias, meditando sobre a vida e obra dos Discípulos, e dirigindo as radiações espirituais das Hierarquias em direção aos centros do corpo com os que se relacionam. Se é sincero e persiste um ano após outro neste elevado esforço, não deixará de obter a recompensa quanto a um grande desenvolvimento espiritual.

Desde o momento do Solstício de Inverno em que a luz de Cristo entra no coração da Terra, o planeta está impregnado pelas poderosas radiações solsticiais que continuam, ainda que algo diminuídas, durante os doze Dias Santos. Muitas e maravilhosas atividades têm lugar nesta época nos planos sutis. A primitiva Igreja cristã concluía seu ministério esotérico na mística Décima Segunda Noite com o Rito do Batismo, uma de suas mais elevadas Iniciações. Os neófitos modernos que tem obtido a iluminação sabem que é possível entrar em comunhão com os Seres divinos e com o Senhor da Luz. Uma experiência assim foi a que inspirou o Evangelho de João, com freqüência chamado o "Evangelho do Amor."

ÁRIES

O 26 de dezembro está dedicado à hierarquia de Áries, Hierarquia que estabelece o modelo cósmico da vida durante o mês em que o Sol transita pelo signo de Áries. De 20 de março a 21 de abril, Áries projeta sobre o mundo o arquétipo de uma Terra perfeita. O novo céu e a nova Terra que visualizara São João em seu sublime Apocalipse.

Segundo todos os calendários sagrados Áries é o começo do Novo Ano solar. Por isso, se chama o signo da consciência ressuscitada. Quem alcançou este grau de consciência vê somente a divindade em todas as pessoas, coisas, circunstâncias, condições e eventos. O motivo da dedicação durante o período de Áries é "Ver o Lado Divino".

O Discípulo correlacionado com Áries é Tiago, irmão de João. Este foi o primeiro em responder o chamado do discipulado e o primeiro em ir ao martírio, foi um verdadeiro pioneiro espiritual. Durante o mês de Áries o aspirante deveria estudar a vida de Tiago e esforçar-se em emular suas virtudes.

A cabeça é o centro do corpo relacionado com Áries e a Hierarquia projeta o arquétipo da cabeça com todo o seu esplendor. O estudante pode visualizar a cabeça com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, funcionando plenamente.

A semente bíblica para meditar em 26 de dezembro e durante o mês solar de Áries, de 20 de março, a 21 de abril provem da citação:

"Vede, Eu faço novas todas as coisas." - Ap. 21:5

TOURO

A dedicação para 27 de dezembro, e durante o mês solar de maio, de 21 de abril a 22 de maio, é à Hierarquia de Touro. Esta é a Hierarquia que preside o reino dos arquétipos cósmicos e projeta sobre a Terra o arquétipo das formas perfeitas. O amor e a harmonia são as forças que fluem continuamente em direção a o planeta.

O Discípulo associado com Touro é André, cuja nota distintiva é a humildade. Este é um dos atributos mais importantes que deveria cultivar cada aspirante. Desenvolvida a certo grau se converte em um tremendo poder anímico.

O centro associado no corpo é a garganta. Nos corpos da Nova Era, a garganta será um centro luminoso do qual emana a Palavra Criadora.

A dedicatória para o 27 de dezembro e para o mês de maio consiste em converter-se a si mesmo em um canal mais perfeito para receber e disseminar o amor e a harmonia em todas as experiências da vida, não importa que sejam alegres ou tristes, exaltadas ou deprimentes.

A semente bíblica para meditar no segundo dos Doze Dias Santos é:

"O que vive em amor vive em Deus." - I João 4.16

Os aspirantes são exortados a meditar no profundo significado desta passagem durante todo o período em que os ritmos vibratórios de Touro fluem à esfera terrestre.

GÊMEOS

A dedicação para 28 de dezembro, e durante o mês solar de junho, é à Hierarquia de Gêmeos. O modelo Cósmico que esta Hierarquia projeta sobre o planeta é de uma grande paz, a paz que sobrepassa a todo entendimento e que é a herança da vindoura raça Cristificada.

As virtudes a serem cultivadas durante o período de Gêmeos são a paz e o equilíbrio a que se refere São Paulo quando disse "Nenhuma destas coisas (do mundo externo) me comovem." Igualmente o salmista canta aos mais elevados atributos de Gêmeos "ele me faz descansar em verdes pastos: ele me leva a águas tranqüilas."

Gêmeos rege as mãos. Estas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornadas com preciosos presentes de cura e de benção.

O Discípulo correlacionado com Gêmeos é Tomás quem se identificou tão intimamente com Cristo que suas dúvidas, próprias da mente morta, foram transcendidas por uma compreensão dinâmica dos poderes de Cristo anteriormente latentes dentro dele. Muitos e maravilhosos milagres realizou logo que esta transformação teve lugar.

A semente bíblica para meditar em 28 de dezembro, e durante o mês solar de junho, de 22 de maio a 22 de junho é:

"Sossegai e conhecei que Eu sou Deus." Salmo-46:10

CÂNCER

Dezembro 29 e o mês solar de julho, de junho 22 a julho 23, se dedica à Hierarquia de Câncer, que projeta sobre o planeta o arquétipo da exaltação do divino feminino em toda a criação. Este signo é o lugar da Gloriosa Mãe, um elevado Iniciado da Hierarquia de Câncer. Este Ser, e o princípio que representa, é reconhecido e deificado em todas as religiões mundiais. Áries trata com a vida; Touro com a forma; Gêmeos com a mente; Câncer com a alma - a alma que revela a verdade. Por isso a dedicação deste mês é a conseguir uma luz nunca vista sobre a Terra ou o mar.

Natanael é o Discípulo correlacionado com Câncer. É um místico em quem não existe engano.

O centro do corpo governado por Câncer é o plexo solar, do qual se diz às vezes que é o "sol do estômago". Antes da vinda de Cristo, este centro era considerado um dos mais importantes em relação ao desenvolvimento da Iniciação. Na nova raça Cristificada, o plexo solar será enlaçado novamente com o espírito porque o sistema nervoso simpático será transformado na coluna feminina do templo do corpo humano.

Para o dia 29 de dezembro, e durante o mês solar de julho, esta é a semente bíblica para a meditação:

"Se andamos na luz, como Ele está na Luz, temos comunhão entre nós." - I João1:7

LEÃO

O 30 de dezembro e o mês solar de agosto, de 23 de julho a 24 de agosto, são dedicados à Hierarquia de Leão. O padrão cósmico que esta hoste de Seres celestiais mantêm é o da Terra cheia do poder do amor, pois a sabedoria divina se acha presente em toda a natureza. Toda atividade deveria estar motivada por este poder. Cada pensamento deveria irradiar amor; cada palavra deveria vibrar com amor; cada ato embelezado pelo amor.

Judas é o Discípulo correlacionado com Leão e aqui está indicado o grande poder transformador do amor.

Existe uma íntima relação entre Judas e João. Judas tipifica a personalidade; João, o espírito. Existe um profundo significado no fato de que Judas, o traidor de Cristo, se tirara a vida. A personalidade deve sempre amainar-se para que o espírito possa brilhar. São Paulo exorta aos aspirantes ao Caminho Cristão a que se desfaçam do homem velho e a que se revistam do novo.

Ao ficar a personalidade subordinada ao espírito, a natureza inferior do homem - relacionada completamente com a vida pessoal efêmera - deve morrer como Judas, e ser substituída por esse amor de natureza superior que evidenciou João, o Discípulo Amado, que nunca conheceu a morte e que dos Doze Imortais era o mais próximo ao Mestre.

O centro do corpo associado a Leão é o coração. À medida que este centro desenvolve seus poderes latentes se faz mais e mais poderoso e luminoso, até que sua radiação resulta ser a "estrela matutina que brilha no dia perfeito."

O amor é o tema bíblico para meditar em 30 de dezembro e durante o mês de agosto:

"O amor é o cumprimento da Lei." -- Romanos 13:10

VIRGEM

A dedicação para 31 de dezembro e para o mês solar de setembro, de agosto 24 a setembro 23, é à Hierarquia de Virgem. O amor de Leão conduz ao serviço de Virgem.

Esse divino Ser que conhecemos como a Mãe Divina é o protótipo de todas as Madonas de todas as grandes religiões; ela é a instrutora daquelas altas Iniciadas femininas em certo grau de seu desenvolvimento.

Durante a época em que o raio de Virgem penetra em nossa esfera esta Hierarquia mantém no alto o padrão cósmico de uma Terra limpa e rejuvenescida. Em certo ponto da vereda da realização a pureza torna-se um tremendo poder anímico - ressaltado pelo Senhor Cristo quando disse : "Os puros de coração verão a Deus"

O Discípulo correlacionado com Virgem é Tiago o Justo, irmão de Judas e Simão. Durante muitos anos ele foi reverenciado como a cabeça da primitiva Igreja em Jerusalém e foi bem conhecido por sua pureza de caráter e consagração ao serviço altruísta.

O trato intestinal é o centro do corpo correlacionado com Virgem. O aspirante visualiza o trato intestinal manifestando um perfeito funcionamento.

Do Evangelho de Mateus - Capítulo 23, Versículo 11 - provem a semente bíblica para meditar em 31 de dezembro e durante o mês solar de Virgem:

"Que o maior dentre vós seja o servente de todos."

Os aspirantes ao desenvolvimento interno são urgidos a meditar no profundo significado desta magnífica passagem enquanto a Hierarquia de Virgem interpenetra o planeta.

LIBRA

A dedicatória para Janeiro 1 e o mês solar de Outubro, que vai de setembro 23 a Outubro 24 corresponde à Hierarquia de Libra. O padrão cósmico que esta Hierarquia tem é o de um mundo formoso. Sua marca se vê em cada paisagem, em cada árvore, em cada planta e em toda forma dos reinos da natureza. A beleza e a harmonia são a marca de Libra. Por isso tudo quanto vem sob sua influência expressa esses divinos atributos. Quando a humanidade receba mais completamente sua influência, serão abolidas a enfermidade, a discórdia e a dor.

O Discípulo correlacionado com Libra é Tadeu. Este Discípulo foi o ministro da beleza. Muitos, e de largo alcance, foram os resultados das obras que ele fez.

No corpo humano o centro relacionado com Libra são as glândulas supra-renais. Estas glândulas, quando funcionam adequadamente, criam um absoluto equilíbrio físico e psicológico através de cada órgão e de seus processos.

A meditação para primeiro de Janeiro e para o mês solar de Libra provém de João 8:32.

"E conhecereis a verdade e a verdade os fará livres."

Grandiosos são os significados ocultos desta passagem. O aspirante deveria meditar sobre eles durante o 1º de Janeiro e em cada um dos dias em que Libra enfoca seu ritmo sobre a Terra.

ESCORPIÃO

Para 2 de Janeiro e o mês solar de Novembro, 24 de Outubro a 23 de Novembro, a dedicação é à hierarquia de Escorpião.

O padrão cósmico que esta Hierarquia trabalha para a Terra é a transmutação da matéria em espírito. Por meio deste processo se sublimam as essências da mente e do corpo.

João, o Amado, é o Discípulo correlacionado com Escorpião. A transmutação foi a nota chave de sua vida. Progrediu tão longe na divina ciência da transmutação da matéria em espírito que nunca conheceu a morte.

O centro físico associado a Escorpião é o sistema generativo. No aspirante sincero este se torna o centro da transmutação. Como se disse antes, existe uma estreita correlação entre Judas (a personalidade) e João (o espírito). Judas deve morrer para que João reine supremo.

Também existe conexão entre o coração (Leão) e o sistema generativo (Escorpião). No momento em que domine a personalidade, o primeiro fica sob controle do segundo. Quando a personalidade há sido exaltada na individualidade espiritualizada então rege o coração. No corpo do homem Cristificado a paixão humana foi transmutada no amor divino.

"Benditos os puros de coração: porque eles verão a Deus" Mat. 5:8

Esta é a semente bíblica para meditar em 2 de Janeiro e durante o mês solar de Novembro. Se urge ao aspirante para que se concentre no profundo significado do segundo dia de cada ano novo e enquanto Escorpião flui sobre a Terra.

SAGITÁRIO

A dedicação para 3 de Janeiro e durante o mês solar de dezembro, de Novembro 23 a dezembro 22, é à Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente. O padrão cósmico mantido por estes gloriosos Seres é o da Terra como um vasto altar irradiando a dourada aura da Suprema Luz do Mundo.

O Discípulo Felipe se correlaciona com Sagitário. Antes de encontrar ao Senhor, não tinha idéia do que significaria em sua vida a mente espiritualizada ou Cristificada. Era essencialmente mentalista antes, mas uma vez que a luz de Cristo se derramou sobre ele teve o mérito de ser contado entre os Doze Imortais.

Sagitário opera por meio do plexo sacro, o centro do corpo localizado na base da coluna. O cordão espinhal, que conecta o plexo sacro com o cérebro, tem sido denominado, a "Senda do Discipulado". Quando um aspirante vive a vida motivado unicamente pela pura e santa aspiração, o fogo espinhal enroscado dentro do plexo sacro se desperta e ascende através do cordão espinhal em direção aos dois órgãos espirituais localizados na cabeça, a glândula pineal e a glândula pituitária. Por meio desse processo o homem se Cristifica. Por isso, Sagitário sempre está simbolizado pela Luz, a luz da mente espiritualizada.

Quando as experiências da vida diária são corretamente apropriadas e transmutadas em valores anímicos se convertem em degraus graças aos quais o aspirante obtém sua sintonização com a Luz Divina Universal, a Luz que ilumina a cada homem que vem ao mundo. Desta luz falava o Mestre quando disse:

"Vós sois a luz do mundo". Mat. 5:14

Esta é a semente bíblica para 3 de Janeiro e durante o tempo em que a Hierarquia de Sagitário envia sua vibração à Terra. Indizíveis bênçãos esperam àqueles que meditem nesta promessa.

CAPRICÓRNIO

A dedicatória para 4 de Janeiro e o mês solar de Janeiro, de dezembro 22 a Janeiro 20, é à Hierarquia de Capricórnio, os seres Arcangélicos de quem Cristo é a cabeça, e de quem provem o maravilhoso poder pelo qual o homem mortal se pode elevar a Sua semelhança. É também o signo dos Avatares.

O padrão cósmico que a Hierarquia de Capricórnio mantém é o da vida em seu esplendor, quando o espírito de Cristo se manifeste em toda a humanidade. Então, nosso planeta responderá a sua própria nota musical, entoada primeiro pelos Anjos e Arcanjos naquela Noite Santa quando cantaram "Paz na Terra e boa Vontade entre os homens"

O Discípulo associado a Capricórnio é Simão, irmão de Tiago e de Tadeu. Ainda que Simão fosse próximo ao Senhor por laços familiares, foi relutante em aceitar a divindade do Mestre. Mas quando finalmente foi despertado por Cristo, sua dedicação foi total. Seu único desejo era servir-lhe e nem a vida nem a morte podiam separar-lhe desse ideal.

O centro dual correlacionado com o signo de Capricórnio está localizado nos joelhos. No homem Cristificado esses pontos se tornam gloriosos vórtices de luz.

De Gálatas 4:19 provém a semente bíblica para a meditação em 4 de Janeiro e durante o mês solar de Janeiro.

"Até que o Cristo se forme em vós".

Os aspirantes deveriam meditar sobre a anterior passagem até que seu interno significado se encontre em sintonia com a vibração que a Hierarquia de Capricórnio faz vibrar a Terra.

AQUÁRIO

A dedicação durante o dia 5 de Janeiro e o mês solar de Fevereiro , de 20 de Janeiro a 19 de Fevereiro, é à Hierarquia de Aquário. Durante estes dois períodos esta Hierarquia mantém sobre a Terra um modelo do ideal de Paternidade de Deus e da irmandade do homem, o fundamento para um tipo de amizade destinado a expandir-se até que a todos abarque. Este ideal deveria ser mantido no Santo dos Santos da alma e nunca danificá-lo nem profaná-lo por pensamentos indignos, palavras ou ações. Aquário, o divino aguador, trabalha para que este ideal seja uma realidade.

Através da benigna influência da hierarquia de Aquário, o amor será a força que motivará todas as nossas vidas. Nesse maravilhoso dia a humanidade emancipada demostrará, como São Paulo profetizara, que o amor é o cumprimento da lei. Quer dizer, que cada lei estará fundamentada no amor, e o amor, por sua vez, produzirá o cumprimento de cada lei.

Aquário é o lugar dos Anjos e o anterior descreve adequadamente a vida gozosa desses Seres celestiais.

O Discípulo associado com Aquário é Mateus, o publicano rico e pecador que, ao escutar o chamado de Cristo deixou tudo e O seguiu prazerosamente. Renunciou a todas as suas possessões materiais e mais tarde recebeu como recompensa uma compreensão espiritual que encontrou expressão em seu imortal Evangelho que leva seu nome - uma preciosa herança para toda a humanidade.

Os dois tornozelos são os órgãos duais correlacionados com Aquário. São as duas colunas do templo do corpo do homem e deveriam ser visualizados em coordenado movimento e em forma simétrica.

A semente bíblica para meditar em 5 de Janeiro e durante o mês solar de Fevereiro é João 15:4.

"Vós sois meus amigos".

Se um aspirante se concentra no sutil significado destas breves palavras, e as mantém vivas em sua consciência enquanto a vibração de Aquário impregna a Terra, obterá uma grande iluminação.

PEIXES

A dedicatória para 6 de Janeiro e o mês solar de março, de 19 de Fevereiro a 20 de março, é à Hierarquia de Peixes. Esta é a Hierarquia que trabalha para fazer manifesto o princípio de unificação em toda a criação. Ralph Waldo Emerson deu uma perfeita descrição Pisciana quando disse "O imperfeitoadora minha própria Perfeição. A vida não é uma colcha de retalhos senão uma gloriosa e divina unidade."

Peixes é o último signo prévio ao nascimento do novo ano, período de recapitulação e de autoexame. Marca o final de uma vida anterior e o amanhecer de uma nova. O modelo cósmico que prevalece sobre a Terra através desta Hierarquia é o do homem perfeito, criado à imagem e semelhança de Deus e manifestando a divindade de seu interior. O Homem feito a Semelhança de Deus é a nota chave de Peixes e também de Áries. De fato, o aperfeiçoamento do homem tem sido o divino labor de todas as doze Hierarquias criadoras desde o começo da evolução humana. Quando chegue a seu término, será sob o ministério da hierarquia Pisciana.

Pedro é o Discípulo correlacionado com Peixes - Pedro, o inestável, o homem "onda" quem, depois de haver despertado o Cristo interno por meio da fé, se converteu na Pedra da Iniciação sobre a qual se fundamenta a igreja.

O centro dual do corpo associado a Peixes são os pés e na raça humana este centro tem de ser despertado. Na visão de Fátima, as crianças descreveram particularmente as rosas formosas florescendo nas mãos e nos pés da Bendita Senhora.

Esse corpo, feito à imagem e semelhança de Deus, brotará à luz das estrelas cintilantes, ou flores despertas dentro dos centros vitais. Esse corpo glorioso é o vestido dourado de bodas a que se refere São Paulo como o corpo celeste glorioso. Foi a visão desse luminoso veículo na memória da Natureza que fez a Paulo dizer que "o homem é um poucoinferior aos Anjos" e ainda não é evidente o que ele será.

Para meditar em 6 de Janeiro enquanto o ritmo de Peixes impregna a Terra, e durante o mês solar de março, se tem a seguinte semente bíblica:

"Deus criou o homem a sua imagem e semelhança". Gn 1:27

Durante os Doze Dias Santos que começam no Natal e abarcam as seguintes Doze Noites, a Terra está impregnada pela Luz do Arcanjo Cristo. A fragrância de Sua aura transcendente impregna o planeta com um sutil perfume, como mescla das mais belas rosas e os mais puros lilases. Ainda que a radiante luz seja absorvida lentamente pela Terra nesse sagrado intervalo, faz dessa uma temporada ideal para a dedicação da alma à Senda da Santidade.

 

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax) 2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA www.rosicrucian.com