INVOLUÇÃO, EVOLUÇÃO E EPIGÊNESE

A TRÍADE DO PROGRESSO

No processo da evolução, aqueles que não progridem e não se esforçam na formação de novas características, ficam para trás e imediatamente começam a degenerar. Somente os que conseguem ser flexíveis, adaptáveis e ter uma certa plasticidade podem modelar novas formas apropriadas para a expressão da consciência que se expande. Somente a Vida, que é capaz de aumentar as possibilidades no crescente aperfeiçoamento da forma que anima, pode evoluir com os adiantados de qualquer onda de vida. Os demais devem ficar para trás.

Este é o núcleo dos ensinamentos ocultos. Progresso não é simplesmente desenvolvimento, nem somente Involução e Evolução. Há um terceiro fator, formando uma tríade: Involução, Evolução e Epigênese.

As primeiras duas palavras são familiares a todos os que estudam a Vida e a Forma, mas, enquanto é admitida a involução do espírito na matéria para que a forma possa ser construída, não é normalmente reconhecido que a Involução do Espírito corra lado a lado com a Evolução da Forma.

A Forma foi construída pela Evolução; o Espírito construiu e entrou nela pela Involução; mas os meios para alcançar o aperfeiçoamento são através da Epigênese, que é a possibilidade de construir-se algo novo.

A afirmação da ciência materialista que o homem ascendeu através dos diferentes reinos vegetal e animal que existem ao nosso redor, até aos antropóides e dali para o homem, não é correta. O homem nunca habitou formas idênticas às dos animais atuais, nem às espécies antropóides de hoje; mas ele habitou formas parecidas, embora superiores, às dos presentes antropóides.

Os macacos, em lugar de serem os progenitores das espécies superiores, são, na realidade, os atrasados que ocupam formas que degeneraram daquelas que foram, um dia formas humanas. Não foi o homem que ascendeu dos antropóides, o contrário é a verdade - os antropóides degeneraram do homem.(1) A ciência materialista, tratando somente da Forma, equivocou-se e tirou conclusões errôneas sobre o assunto.

Quando a Epigênese não se processa, quando é inativa no indivíduo, na família, na nação ou raça - a evolução cessa e começa a degeneração.

Progredir ou retroceder é a Lei. A forma que não é capaz de aperfeiçoamento, deve degenerar.

Conceito Rosacruz do Cosmos

Capítulo XIV – Involução. Evolução e Epigênese

Nota do Editor:

Homens e antropóides teriam tido um ancestral comum, tendo o homem evoluído e o antropóide degenerado em relação a tal ancestral comum.

 

HOME

TEMAS ROSACRUZES

MAPA DO SITE