Prefácio

As perguntas contidas neste volume foram formuladas ao escritor após palestras que realizou em várias cidades. Na maioria dos casos, essas perguntas revelam um certo conhecimento do assunto por parte do interessado.

Em benefício daqueles que não estão familiarizados com o "Conceito Rosacruz do Cosmos", achamos importante fornecer maiores informações a respeito da filosofia e da terminologia usada. Com esses esclarecimentos, será fácil para qualquer pessoa entender melhor as respostas dadas. Esclarecemos também, que cada pergunta foi respondida independentemente da que foi dada a qualquer outra anterior, de maneira que cada resposta é completa em si. Isto ocasionou a repetição de alguns dados já fornecidos. No entanto, verificar-se-á que em todos os casos onde, aparentemente, houver tal repetição, estaremos mostrando um novo aspecto da questão, de modo que não será necessário ao autor desculpar-se por isso, pois ele considera o método usado mais esclarecedor do que fazer simplesmente referência a outra resposta que o consulente, provavelmente, não irá procurar por falta de tempo.

A Filosofia Rosacruz ensina que o homem é um ser complexo que possui:

(1) - Um Corpo Denso: o instrumento visível usado por ele para servi-lo neste mundo; este corpo é, geralmente, considerado a representação do homem como um todo.

(2) - Um Corpo Vital: composto de matéria etérica e que penetra o corpo visível, assim como o éter permeia todas as outras formas. Os seres humanos concentram quantidade maior do éter universal do que as outras formas. Este corpo etérico é nosso instrumento para a concentração da energia vital solas.

(3) - Um Corpo de Desejos: representa a nossa natureza emocional. Este veículo mais sutil penetra tanto o corpo vital quanto o denso. Através da clarividência, pode-se verificar que ele se expande prolongando-se umas 16 polegadas além do nosso corpo visível, o quel se localiza no centro dessa nuvem ovóide, tal qual uma gema no centro de um ovo.

(4) - A Mente: é um espelho refletindo o mundo exterior e capacitando o Ego a transmitir suas ordens através do pensamento e da palavra, como também induzir à ação.

O Ego é o espírito tríplice que usa estes veículos para adquirir experiência na escola da vida.

 


V O L T A R