FRATERNIDADE ROSACRUZ

Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Meditando com os Signos

 


MEDITAÇÃO ESPIRITUAL DE CANCER

(Do livro “Interpretação da Bíblia para a Nova Era” de Corinne Heline)

 

Câncer é o signo mais profundamente místico, o principal signo feminino. A Lua, regente de Câncer, é o local de exaltação de Júpiter e Netuno, e sua nota-chave é fecundidade. Nas águas cósmicas de Câncer, acham-se os germes que animam toda forma terrena pertencente aos diversos reinos da  natureza. Câncer também governa o lar e a família, e suas qualidades tendem a desenvolver atributos de caráter que possibilitam aos pais comandarem amorosa e harmoniosamente seus familiares.

O misticismo de Câncer deriva, em parte, de Júpiter, o planeta de expansiva compaixão e generosidade, porém, mais ainda de Netuno, a mais elevada oitava de Mercúrio e o planeta da divindade. O Solstício de Verão no hemisfério norte ( Inverno no hemisfério sul) ocorre quando o Sol entra nesse signo e a estrela fixa Sírius, azul-brilhante-esbranquiçada, derrama sua influência espiritual em grande quantidade sobre a Terra. Como signo da mãe cósmica, Câncer é o portal por meio do qual os egos humanos vêm para renascer.

Através da influência de Júpiter, as artes criativas são especialmente inspiradas nessa estação, enquanto que Netuno faz desse período o mais propício para as almas iluminadas passarem pelos portões da luz para o mundo interno e lá experimentarem a vida imortal. Um dos três princípios do ser tríplice do homem é governado pela Lua, por Júpiter ou Netuno. Em suas correlações, a Lua está relacionada com seu corpo físico, Júpiter com sua alma e Netuno com seu espírito.

A humanidade em geral responde a Jeová através da influência do Sol físico. Os Iniciados nos Mistérios Menores respondem através da influência do Sol espiritual, o corpo do Cristo Cósmico. Os Iniciados nos Mistérios Maiores respondem através da influência de Vulcano, que corresponde ao corpo solar do Pai. Os astrônomos ainda não descobriram o planeta Vulcano. Ele irá,  porém, tornar-se conhecido para o mundo através do resultado de observações científicas, quando bastantes indivíduos tiverem se tornado suficientemente sensíveis para receber suas vibrações. Essa foi a condição sob a qual os planetas Urano, Netuno e Plutão começaram a ter assentamento nos veículos superiores do homem.

Os antigos representavam Câncer pela figura de uma mulher com a Lua sob seus pés e a coroa de doze estrelas na cabeça. Esse símbolo foi também usado por São João na Revelação para representar a triunfal restauração do princípio feminino caído, a Eva do Gênesis, para seu divino estado original. Essa exaltada figura feminina simbólica do grande Iniciado da Hierarquia de Câncer é conhecida como Querubim. Um dos maiores Iniciados dessa Hierarquia é a Mãe Cósmica do universo, ao qual pertence este planeta Terra.

A Lua como regente de Câncer significa geração;  Netuno exaltado em Câncer significa regeneração. A transmutação da geração em regeneração é o novo nascimento sobre o qual Cristo falou a Nicodemus quando ele foi ao Mestre “durante a noite” . A nota-chave bíblica de Câncer é encontrada nestas palavras de Cristo: “ Enquanto o homem não nascer novamente, ele não verá o Reino de Deus...  Enquanto o homem não nascer da água ( Lua em Câncer) e do espírito ( Júpiter em Câncer), ele não poderá entrar no Reino de Deus ( Netuno em Câncer)”.  Este é um dos mais explícitos ensinamentos da Iniciação dada por Cristo durante Seus três anos de ministério. Todo homem conhece o nascimento natural sob a Lua em Câncer, mas poucos há que aprenderam a percorrer o “estreito e apertado caminho” da renúncia da carne e dedicação ao espírito implícito na exaltação de Júpiter e Netuno em Câncer. Porém, esta é a única e verdadeira chave à elevação da consciência, pela qual o homem é levantado do nascimento natural ou “de água” para a divina expiação do nascimento “de fogo” em espírito.

 

Cancer por  Johfra-Bosschart

 

MEDITAÇÃO DE MT. ECCLESIA  PARA O MÊS SOLAR DE  CÂNCER

Junho 22 a Julho 23

Regência : Lua é

Durante este mês estamos sob a influência da Mãe Cósmica - o Signo de Câncer - e se nos fizermos acessíveis a suas correntes, mais fácil e perfeitamente aprenderemos as lições que ela nos ensina.

Ela desejaria que em nossas mentes IMAGINÁSSEMOS  as coisas de modo claro e preciso. Ajuda-nos, também , ela , a desenvolver a faculdade da INTUIÇÃO -  o comando que recebemos através do coração.

Por meio da intuição conhecemos a unidade de toda a vida e, com este conhecimento, surge a SIMPATIA. O Amor faz dessa simpatia um sentimento tão grande e nobre que se estende muito além dos limites do lar individual, abrangendo o mundo inteiro que, em realidade, nada mais é que uma grande e única família de todos os filhos de DEUS em sua escola de experiência.

As palavras-clave para este mês são:

IMAGINAÇÃO - INTUIÇÃO - SIMPATIA

"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós".

São João, 13:34

HINO DE CANCER

 

SIGNO DE CANCER: MÃE CÓSMICA

 

Literatura

Astrologia

  Meditando com os Signos

 

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

SITE RUBI ALQUÍMICO DA F.R.C.

SITE DIAMANTE ALQUÍMICO DA F.R.C.

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Atualizado em 22 de fmaio de 2015. A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.

 

C