A Evolução do Homem no Globo D
António Monteiro

dmfire.gif dmfire.gif

PREFÁCIO

 

     Quando li, pela primeira vez, o Conceito Rosacruz do Cosmos uma das inúmeras perguntas que surgiram no meu espírito foi a de quanto tempo duraria a Evolução, um Período, uma Revolução, ou, pelo menos, uma Época; fui incapaz de imaginar o que quer que fosse que, de alguma forma, se pudesse assemelhar a uma resposta.   

 

     Porém, algum tempo depois chegou às minhas mãos  uma pequena história da Terra e verifiquei, com surpresa e muito agrado, que a descrição das sucessivas fases geológicas por que o nosso planeta passou, apresentava alguns pontos comuns com o relato rosacruciano das últimas épocas, pelo que talvez valesse a  pena  tentar calcular a duração das mesmas. Foi, pois, com entusiasmo que fiz um pequeno estudo comparativo da História da Terra e da Evolução do Homem no Globo D, publicado na Amizade RosacrucianaI, 1ª série, há já alguns anos. Os avanços da Ciência, nomeadamente da Astronomia e da Paleantropologia, e novas perspectivas abertas pelo prosseguimento do estudo dos Ensinamentos Rosacrucianos, levaram a que esse estudo tivesse de ser revisto por duas vezes; a primeira foi publicada há pouco tempo na Amizade Rosacruciana, 2ª série, e a segunda constitui a presente página.   

 

     Seguindo a mesma linha de pensamento, começo por apresentar, de forma resumida, os pontos principais da História Geológica da Terra, para, seguidamente, os comparar com os Ensinamentos Rosacrucianos que Max Heindel nos transmitiu. Penso que os  pontos que não são coincidentes não comprometem a globalidade das conclusões a que pude chegar, aliás com imensa satisfação por ver muitos destes ensinamentos confirmados pela Ciência oficial, o que é sempre um argumento de peso a esgrimir contra os mais cépticos sobre as nossas verdades.  

   

NOTA PRÉVIA

 

          Os dados em que me baseei são os seguintes: 

 

1.        Científicos:

 

        A idade do Universo é da ordem dos 15.000 milhões de anos. 

        O Sistema Solar tem  5.000 milhões de anos.

        A Terra tem  4.500 milhões de anos e terminará a sua existência dentro de 4.000  milhões de anos. 

 

      A designação e duração dos eons[i][1], eras, períodos e épocas que reúnem maior consenso são os constantes do  Quadro I, onde se indica, para além do seu tempo real, o tempo relativo segundo o chamado calendário cósmico, uma escala em que os  4.500 milhões de anos são reduzidos ao espaço de um ano, o  que permite uma melhor avaliação dos espaços temporais.  

 

2.   Rosacrucianos:

 

        O Sistema Solar da Ciência é o nosso Sistema Solar visível

     A Terra  da Ciência é o Globo D da Quarta Revolução do Período Terrestre.

     A Época Polar e a primeira parte da Hiperbórea situam-se antes do Eon Arcaico,  quando a Terra ainda se encontrava integrada no Sol.                                       

 

           PARTE  I  

 

BREVE  HISTÓRIA  GEOLÓGICA DA  TERRA

 

      Há uns 5.000 milhões de anos, a provável explosão de uma supernova  terá provocado a fragmentação e o colapso gravitacional de uma fracção de um braço, em espiral, da Via Láctea, dando origem a uma nuvem interestelar de gás e poeira cósmica, composta por dois terços de hidrogénio e um terço de hélio e outros elementos em pequenas proporções. Esta nuvem começou a fundir-se e a condensar-se até dar origem a um imenso proto-sol central,  que foi atraindo partículas sólidas das proximidades, os planetesimais.

 

     A descoberta de várias estrelas cercadas por um disco estreito de gás e matéria protoplanetária, girando em torno de si, uma das quais com um satélite, conduziu à  teoria actualmente mais consensual sobre a formação dos planetas.

 

     Segundo esta teoria, os satélite gigantes não poderiam formar-se muito próximo do seu sol; acontece, porém, que se têm descoberto estrelas com planetas gigantes junto de si, como se têm descoberto planetas isolados, sem estrela de referência, e até planetas que foram “expulsos” dos seus sistemas solares de origem, caso, por exemplo, do TMR-1C, com uma massa tripla da de Júpiter, e originário de um sistema solar binário situado em Touro[ii][2]. Até agora já foram descobertos mais de meia centena de planetas extra-solares, admitindo-se que, só na nossa galáxia,  o seu número atinja os 100 mil milhões.

 

     Seja como for, o facto é que há mais de 4.500 milhões de anos, a Terra era um corpo incandescente, de dimensões inferiores às actuais.

     Os primeiros sólidos a condensarem-se foram matérias refractárias, como o titânio e o óxido de alumínio; à medida em que a temperatura foi descendo, foram surgindo os minerais, como os sulfatos, os quais, juntando-se a outros compostos, estiveram na origem das rochas actuais.

     Quanto à Lua, a Ciência tem admitido que a sua formação possa ter sido semelhante à da Terra e que foi posteriormente capturada por esta. Uma outra hipótese, já relativamente antiga, é a da Lua ser um fragmento do nosso planeta que se desprendeu devido à colisão com um corpo de grandes dimensões, uma vez que os sólidos que pairavam no Espaço iam chocando uns contra os outros e contra os planetas; esta hipótese ganhou, recentemente, maior consistência quando se verificou que a densidade da Lua é a mesma das rochas que formam o manto superior da Terra, logo abaixo da sua crusta, pelo que a sua expulsão terá acontecido durante a juventude da Terra.

 

     Em qualquer dos casos, o processo de formação da Terra e da Lua terá findado há 4.500 milhões de anos e, com ele, o Eon Priscoano cujo início remonta ao do próprio Universo, ou seja, há uns 15 mil milhões de anos.

 

  O Eon Arcaico

 

     Alguns cientistas dividem esteeon em três eras de duração igual, Primitiva,  Média e  Tardia, mas sem significado para este estudo.

 

    No início deste eon, a Terra era um corpo com um volume idêntico ao actual e  uma temperatura da ordem dos 4.000 graus centígrados.

 

     O seu lento e gradual arrefecimento fez com que o gás se liquidificasse, que a primitiva crosta de minerais de silício cedesse, nos pontos mais frágeis, ao aumento da pressão interna proveniente do núcleo, e que abrisse fendas. Estes fenómenos deram origem a uma intensa actividade vulcânica  de que resultou a formação de rios de lava que corriam por entre as primeiras regiões sólidas de basalto e rochas metamórficas, cuja espessura atingiu, em alguns milhares de anos, um quilómetro. 

 

    A temperatura caiu para os 1.500 graus e a seguir para os 700, após o que o arrefecimento passou a ser mais lento.

 

    Há 3.700 milhões de anos, os gases provenientes da actividade vulcânica ficaram colados à Terra e deram origem a uma massa com uma determinada gravidade que atraiu as moléculas de gases mais pesados. Por isso, o planeta perdeu quase todo o hidrogénio e hélio, mas conquistou moléculas de azoto, oxigénio, vapor de água e dióxido de carbono que formaram a atmosfera.

 

     Há 3.600 milhões de anos, a actividade vulcânica diminuiu e a camada exterior do nosso globo arrefeceu consideravelmente, o que permitiu a condensação do vapor de água e, consequentemente, originou a chuva que durante 100 milhões de anos caiu sobre a Terra sem cessar, tendo formado os oceanos. Durante este processo, parte do anidrido carbónico que tornava a atmosfera irrespirável, dissolveu-se em água, formando carbonatos.

 

     Há 3.500 milhões de anos a chuva parou e surgiu um composto com a capacidade de dissociar o dióxido de carbono, libertando energia que depois utilizou, com o restante carbono, para produzir moléculas orgânicas. Os seres vivos, porém, só iriam surgir muito mais tarde.

 

      Entretanto, o nosso planeta ia seguindo uma órbita solar diferente da actual.

 

  O Eon Proterozóico

   

      Esteeon também aparece, por vezes, dividido em três eras de semelhante duração, Paleoproterozóica,  Mesoproterozóica e Neoproterozóica, igualmente sem significado para este estudo.Há 2.500 milhões de anos, com a descida da temperatura, que ainda ficou muito acima da actual,  parte da crosta terrestre foi  reconstituída, tendo-se formado as primeiras montanhas ao longo das extremidades sólidas e iniciado um processo de tectónica das placas algo diferente do actual.

 

     As moléculas orgânicas surgidas durante o Eon Arcaico foram-se desenvolvendo até que há 1.600 milhões de anos apareceram os eucariotes, os primeiros organismos com núcleos celulares distintos, antecessores das plantas terrestres; quanto aos primeiros animais, como o metazoa, a esponja,  a actínea, corais moles, etc, só    640 milhões de anos é que terão surgido. A vida era, contudo, exclusivamente aquática.

 

     Há cerca de 570 milhões de anos deu-se  uma subida  generalizada do nível das águas dos mares e a consequente inundação das massas continentais, o que provocou a extinção de um grande número de formas de vida. A Ciência desconhece as causas deste fenómeno.  

 

 

Eon Fanerozóico 

 

     Fanerozóico significa vida visível, manifestada, pelo que este eon, que começou há 570 milhões de anos, é o actual. Vou percorre-lo através das suas subdivisões. 

 

 A ERA PALEOZÓICA

 

     A partir do início do Câmbrico houve uma rápida proliferação de uma grande variedade de seres vivos, hoje extintos[iii][3], alguns dos quais apresentavam já partes do corpo mineralizadas; a estes seguiram-se os primeiros invertebrados, como as trilobites, os fosseis característicos desde período

 

     A vida, porém, ainda não conseguira sair das águas. As plantas apresentavam caules gigantescos que emergiam das águas saturadas de musgos, algas e fungos formando florestas verdes e luxuriantes.

 

     Durante o Ordovínico apareceram os insectos e os primeiros vertebrados, os agnatas, semelhantes a peixes mas destituídos de mandíbulas; porém,  houve que esperar 15 milhões de anos para que a transição dos peixes para os anfíbios fosse possível. Foi, também, a partir do início do Câmbrico que as múltiplas colisões das placas sólidas da superfície, deram origem a duas enormes massas continentais que se foram desenvolvendo ao longo de milhões de anos até originarem um continente único, a Pangea I, o qual, alguns milhões de anos mais tarde, se fragmentou e depois estabilizou, dando origem à Pangea II.

 

Entretanto, a  atmosfera da Terra  era extremamente densa, com o Sol encoberto por enormes massas nebulosas e a superfície  varrida por violentas tempestades, o que fazia com que o planeta se assemelhasse  a uma espécie de globo ardente.

 

No final do Paleozóico, portanto há 290 milhões de anos, verificou-se a primeira catástrofe planetária,  a maior extinção em massa de sempre, na qual desapareceram 90% das espécies vegetais e animais, terrestres e marítimas; a Ciência desconhece as suas causas e como não se encontram vestígios de um possível impacte, alguns geólogos admitem que a mesma haja sido provocada por um súbito arrefecimento do planeta.  

 

A ERA MESOZÓICA 

 

     Durante esta era apareceram os famosos dinossauros, cujos registos mais antigos, com cerca de 250 milhões de anos, pertencem ao Triássico inicial. Mais ou menos na mesma altura, fizeram, também, a sua aparição os primeiros mamíferos genuínos. Há uns 140 ou 150 milhões de anos, as aves começaram a voar e os vegetais a sair das  águas, caso das cicáceas, coníferas, palmeiras e florestas de fetos gigantes, enquanto pela superfície dos mares proliferava o plâncton.Perto do final do Mesozóico, a  Pangea II  voltou a cindir-se e deu origem à Laurásia e à Gondwana, entre as quais se formou oOceano de Tétis; a Índia, porém, era ainda uma ilha a sul do Equador, em deslocação para norte, a América do Sul outra imensa ilha, e a Austrália estava ligada à Antárctica, da qual se iria separar apenas no início do Cenozóico.

 

     Entretanto, ao longo de 600 milhões de anos, o nível das águas do mar variou em mais de 200 metros.No final desta era, há 65 milhões de anos, uma segunda catástrofe abateu-se sobre a Terra, não tão grave como a anterior, mas cujos efeitos perduraram  muito mais tempo e da qual resultou a extinção de um grande número de espécies vegetais e animais, caso dos dinossauros, por exemplo.

 

    Embora as causas não estejam perfeitamente determinadas, os geólogos admitem que haja sido o resultado do impacte de um  grande corpo celeste que terá atingido Chicxulub, no Iucatão, México, e que provocou incêndios generalizados e devastadores tsunamis que poderão ter atingido vários quilómetros de altura! 

 

 O Período Terciário 

 

     Embora as tartarugas e os crocodilos tenham sobrevivido a esta catástrofe e atingido o Cenozóico, foram os mamíferos que marcaram esta era. Durante o Eocénico apareceu e desenvolveu-se o antecessor do elefante, o Mœritherium, bem como o rinoceronte, o tapir e a  baleia, a que se juntaram as aves, enquanto o reino vegetal ia conquistando a terra e  enriquecendo-se com flores e relva.No Oligocénico apareceram as primeiras famílias de cães e gatos, e no Miocénico os marsupiais e os primeiros primatas.

 

    Entretanto o clima alterou-se, passando os invernos a serem rigorosos e os verões curtos e ardentes. Também a orografia da Terra se foi modificando, tendo-se formado as altas e compridas cordilheiras dos Andes, Montanhas Rochosas, Pirinéus, Alpes, Cáucaso e Himalaias.Mas houve neste período um facto extremamente interessante que cumpre realçar, já que se prende com os propósitos deste estudo.

 

    Diz-nos H. G. Wells que  "todos os mamíferos mesozóicos estavam, ao mesmo tempo, sob a pressão da necessidade, a desenvolver os cérebros. Era um avanço colectivo e simultâneo. Na mesma ordem ou família, o cérebro é, hoje, ordinariamente seis ou dez vezes maior do que no ancestral eocénico …" [iv][4].

 

     Talvez por isso, nos princípios do Pliocénico, há 4.800.000 anos, surgiram os primeiros macacos antropomorfos a que, alguns milhares de anos depois, se seguiram os hominídeos.  

 

O hominídeo 

 

Por hominídeo, a Ciência entende  uma espécie da família humana que viveu desde o último antecessor comum ao homem e ao símio [v][5]. 

 

         No Quénia, em 2001, foram descobertos fosseis de um bípede, com quase 6 milhões de anos, mais velho, portanto, do que a sua conterrânea, a famosa Lucy. Assim, uma mandíbula com dentes, parte de uma clavícula, fragmentos de um braço e um osso de um dedo do pé, talvez sejam os mais antigos vestígios de um hominídeo, cujo estudo e classificação continuam em curso. Mais recentes e descobertos na Etiópia, são também uns dentes, fragmentos de mandíbula e partes de esqueleto, com 4.400.000 anos,  que pertenceram  a um pobre bípede com 1,25 m de altura, denominado Ardipithecus ramidus que a Ciência ainda hesita em considerar um antecessor do homem.Os primeiros fósseis que se aceita estarem nestas condições, foram descobertos no Quénia e pertencem ao Australopithecus anamensis, que surgiu há 4,2 milhões de anos e desapareceu 900 mil anos depois. Era uma criatura pequena, bípede, com um crânio muito semelhante ao dos antigos símios; os machos teriam 1 metro e meio de altura e pesariam pouco mais de 60 quilos; as fêmeas tinham entre 90 centímetros e 1 metro e vinte, e não excederiam os 32 quilos.

 

A linha de ancestralidade do homem prossegue com variadas espécies de hominídeos, cuja classificação apresenta, por vezes, algumas alterações conforme a escola de paleantropologia que as tem estudado. Para os fins que tenho em vista, basta-me referir, muito sumariamente, o Australopithecus afarensis, a que pertenceu a famosa Lucy, com uma idade próxima dos 3 milhões de anos, e cujos vestígios foram encontrados em Hadar, Etiópia, em 1974, o  Australopithecus africanus, o Australopithecus æthiopicus, um ser que apresentava na cabeça como que uma crista em forma de seta, uma formação óssea que ligava a fronte à base da nuca, a que se seguiu o último australopithecus, o robustus, com a mesma crista, mas mais corpulento.

 

     O aparecimento, há 2,2 milhões de anos, do Australopithecus robustus coincidiu com o do primeiro homem primitivo, o Homo habilis, assim denominado por ter sido o primeiro a servir-se de diversos utensílios feitos de pedra lascada ou de ossos, nomeadamente o machado de pedra; utilizou o fogo para afastar feras, aquecer-se e cozinhar alimentos; foi o primeiro hominídeo capaz de falar. 200 mil anos depois surgiu o Homo erectus, assim designado em virtude da sua postura ser tão vertical quanto a de hoje.

 

     Foi o primeiro viajante: deixou a África e foi até à China, ao Sudeste Asiático e chegou à ilha de Java. Seguiu-se-lhe o Homo ergaster, ou Homem trabalhador, que terá sido uma subespécie do Homo erectus. Ambos  viveram nas zonas temperadas da Europa e da Ásia; os vestígios de um ou de outro  encontrados em Zhoukoudian ficaram conhecidos como Homem de Pequim, e os encontrados na ilha de Java como Homem de Java.  

 

 O Período Quaternário

 

   Há cerca de 1,7 milhões de anos, a órbita da Terra tornou-se mais elíptica devido à acção dos planetas exteriores, e o eixo de rotação inclinou-se mais sobre o plano equatorial. Este fenómeno causou, naturalmente, grandes alterações na superfície do globo, uma das quais terá sido o desaparecimento de vastas áreas terrestres entre os continentes americano e europeu e a sua substituição por outras de diferente configuração.O clima também se modificou; desde há cerca de 950 milhões de anos que a Terra vem conhecendo sucessivas glaciações, a última das quais terá começado há uns 120.000 anos e terminado há, somente, 14.000 anos, mas cujos efeitos se fazem ainda sentir.

 

    Assim, no início do Pleistocénico parte do hemisfério norte estava coberto por lençóis de gelo que obrigavam as numerosas manadas de mamutes, bois almiscarados e rinocerontes peludos a procurarem pradarias menos afectadas para poderem pastar tranquilamente, enquanto nas paragens mais quentes do sul, tigres dentes-de-sabre e leões caçavam antílopes e mastodontes, mas evitavam, prudentemente,  os grandes elefantes que viviam em todos os continentes, excepto na Austrália e na Antárctica.Porém, o aspecto mais importante deste período foi, sem dúvida, o desenvolvimento  do homem.Há cerca de 1 milhão e meio de anos, o Homo erectus aprendeu a dominar o fogo.

 

     É certo que já o utilizava para se iluminar, aquecer, proteger dos animais ferozes e cozinhar; mas desde então passou a utilizá-lo para trabalhar a pedra, alterar as cores dos pigmentos minerais, cozer o barro, etc [vi][6].

 

Há cerca de 600.000 anos  evoluiu o suficiente para dar origem a uma nova espécie, o Homo heidelbergensis [vii][7], uma criatura que se espalhou pela  Europa, África e China. Tinha um crânio que atingia entre 1.200 e 1.300 cc, uma face menos projectada para a frente, sobrolho menor, molares mais pequenos e um nariz mais saliente; o corpo era forte e peludo e os braços compridos. Dotado de grande força muscular, tinha uma estranha expressão no olhar que lhe conferia um aspecto que teria muito pouco de humano. Há 300.000 anos evoluiu para o Homo sapiens  neandertalensis[viii][8], cujos vestígios mais antigos remontam há 200.000 anos, pelo menos,  e os mais modernos há cerca de 30.000 anos; porém, o Homo neanderthal é um enigma.

 

Depois de ter sido considerado antecessor do Homo sapiens sapiens, o estudo do DNA deitou por terra esta teoria. O Homo neandertaensis terá vindo do norte da Europa e  foi contemporâneo do Homo heidelbergensis e do primeiro Homo sapiens sapiens. Apesar do seu crânio ter um volume de 1.450cc., maior, portanto, do actual, tinha uma cabeça mais comprida e baixa do que a de hoje, com uma testa ligeiramente curvada para dentro e maxilares fortes. O nariz era largo, com uma estrutura diferente. Os ossos malares eram salientes, o que normalmente está associado a climas frios, e o queixo era recuado. Com cerca de 1,7 m de altura, era um ser volumoso, com um tronco inclinado para a frente e pernas curtas, e um esqueleto pesado. Tinha uma  musculatura impressionante e até as fêmeas e as próprias crias eram muito fortes. Era dextrímano, andava erecto e usava instrumentos e armas feitos de madeira, pedra e ossos.

 

    O Homo neandertalensis foi o primeiro hominídeo a enterrar os mortos, fazendo acompanhar os corpos de instrumentos de  pedra, ossos e até de flores, como se deduz dos vestígios encontrados na gruta de Shanidar, no Iraque. Outra prática interessante, mas talvez ocasional,  terá sido a cremação dos cadáveres; a mais antiga terá tido lugar há 26.000 anos, junto do Lago Mungo, na Austrália.  

 

O homem

 

      Os mais antigos vestígios de um verdadeiro homem, foram encontrados em 1868, na gruta de Cro-Magnon, na Dordogne, França, pelo que receberam a designação de Cro-Magnon, ainda hoje ocasionalmente usada em vez da mais científica Homo sapiens sapiens. Estes vestígios datam de há 200 mil anos, o mesmo de outros encontrados, mais tarde, em África e no Médio Oriente.Um dos livros que consultei traz uma nota extremamente curiosa. "Deve-se notar (…) que a [raça] do Cromagnon era para os antigos originária da Atlântida e, por isso, chamada pelos mesmos raça dos Atlantes ou Atarantes …" [ix][9]

 

     O Homo sapiens sapiensera mais forte do que o homem actual; tinha um crânio arredondado, a fronte alta e desenvolvida, o sobrolho mais pequeno e um queixo bem definido; era alto, vestia roupas adaptadas ao seu corpo e já usava ornamentos feitos de conchas ou ossos. Os cientistas admitem que jamais se uniu ao Homo neandertalensis, que expulsou das cavernas; ao invés do habitual comportamento dos conquistadores, o machosapiens sapiens desprezou a fêmea neandertalensis, talvez devido à sua ferocidade ou fealdade.Era  um caçador; usava arco e flechas e fazia-se acompanhar de animais domesticados.

 

     Era, também,  um agricultor e um artista,  capaz, não só de fabricar diversos instrumentos de grande utilidade, a partir de materiais como a pedra, o osso e o marfim, como também de decorar as paredes das cavernas onde se abrigava.De facto, a arte fez a sua aparição há 35.000 anos, com as pinturas rupestres de grutas em França e Espanha, onde se destacam as de Lascaux com os seus cavalos e veados vermelhos,  as famosas grutas de Altamira, e as gravuras de Foz Côa. Há 30.000, ou 25.000 anos, um desconhecido esculpiu a famosa Vénus de Willendorf, fonte de inspiração de outros artistas que, desde a França até à Rússia de hoje, nos deixaram estatuetas de mulheres com grandes seios e volumosas barrigas.

 

     Há 55.000 anos o Homo sapiens sapiens fez-se ao mar, atingiu a Austrália  e há  30.000 anos chegou ao Novo Mundo.Porém, há 12.000 ou 15.000, as condições de vida foram profundamente afectadas pelo degelo dos imensos glaciares, o que levou as águas do Atlântico a galgar as margens e a inundar vastas regiões, como o até então vale do Mediterrâneo; foi o Dilúvio Universal da Bíblia e de outros livros religiosos, mas não foi outra catástrofe planetária.Homo sapiens sapiens era um edificador de cidades.

 

Por volta do ano 7.000 a.C. iniciou a povoação de áreas férteis do actual Sudão, berço da civilização que, mais tarde, floresceu no Egipto e depois se espalhou pelo mundo então conhecido. Durante o quinto milénio,  um povo seu descendente, denominado Ubaidian, instalou-se na região que mais tarde seria a Suméria e iniciou outra das mais antigas civilizações, de que a invenção da roda,  por volta de 3.500 a.C., ou 3.000 a.C.,  terá sido o produto mais brilhante.

 

    Foi por essa altura, ou um pouco mais tarde, que na longínqua China a lenda diz que os heróis deram origem à primeira dinastia, a Xia.Entretanto, em Creta, graças, ou não, aos feitos heróicos de Teseu,  nasceu a cultura Minóica, génese da maior civilização da Antiguidade, a Grega, e que dois mil anos depois entrou em declínio com a destruição da vizinha ilha de Thera, identificada, por alguns, como a desaparecida Atlântida.Finalmente, em 2.800 a.C., na Índia, a velha civilização Dravidiana cedeu lugar a um povo invasor vindo da Ásia Central,  os Arianos.    

 

          PARTE   II  O  GLOBO   D 

 

     Segundo Max Heindel, o Sistema Solar foi-se formando ao longo dos tempos. "Úrano foi o primeiro planeta arrojado da nebulosa, quando esta começou a diferenciar-se no Caos (…)Saturno diferenciou-se a seguir (…)  Pouco depois diferenciou-se Júpiter, quando a nebulosa entrou em ignição (…)  Marte é um mistério (…) A Terra, incluindo a Lua, foi depois arrojada do Sol e, mais tarde, aconteceu o mesmo a Vénus e a Mercúrio" [x][10].

 

     Esta descrição difere da anterior apenas quanto à formação dos planetas; enquanto a maioria dos cientistas admite que se foram formando a partir da concentração dos átomos, os Ensinamentos Rosacrucianos dizem que os planetas fizeram parte do Sol e foram sendo sucessivamente expulsos. Há, porém, que ter em conta, por um lado, o carácter ainda conjectural da versão científica, e, por outro, o facto de esta apenas se poder referir à fase material, densa, da formação do Universo e do Sistema Solar.

 

    Assim, pode-se concluir que a descrição geológica não é frontalmente contrária àqueles ensinamentos, os quais abrangem um processo muito mais amplo, cujo início se situa na formação do Globo D da actual  revolução, portanto muito antes da Ciência ter possibilidades de se debruçar sobre a formação material da nebulosa e dos sucessivos corpos celestes.  

 

A ÉPOCA POLAR

 

     " Enquanto fazia parte do Sol, a matéria que agora forma a Terra, estava, evidentemente, no estado ígneo; porém, como o fogo não consome o espírito, a nossa evolução humana começou logo nessa altura, mas confinada, especialmente, à Região Polar do Sol " [xi][11].Uma vez que esta época se desenrolou, não num corpo celeste autónomo, mas sim no próprio Sol, a Ciência não pode fornecer dados alguns que lhe digam respeito. É, pois, uma fase evolutiva sem possibilidades de comparação com a História Geológica e, por isso, de duração impossível de calcular.  

 

A ÉPOCA HIPERBÓREA

 

      Há que dividir esta época em duas fases: a que se desenrolou, ainda, no Sol e a que teve lugar na Terra depois da sua expulsão.A primeira, pelos mesmos motivos, continua a escapar à Ciência, muito embora alguns conhecimentos geológicos se possam reportar já ao seu período final, quando uma das crostas, ou ilhas, que se formaram no Sol, tinha aumentado o suficiente para adquirir características físicas que possivelmente manteve após a sua expulsão; daí, talvez, os numerosos vestígios de impactes de meteoritos que os cientistas têm detectado.

 

     A segunda fase teve lugar já no corpo celeste independente que a Ciência denomina Terra, e corresponde, segundo Max Heindel, ao término da Época Hiperbórea.Assim, e porque a Terra se formou há 4.500 milhões de anos, sou levado a concluir que a Época Hiperbórea terminou algum tempo depois do início do Eon Arcaico.  

 

A ÉPOCA LEMÚRICA

 

     Nesta ordem de ideias, a Época Lemúrica começou, digamos, há  uns 4.000 milhões de anos, quando a Terra era um corpo pesado com uma grande actividade vulcânica.Aqui, quer sob o ponto de vista científico, quer rosacruciano, já há vida a animar, primeiro, organismos unicelulares, depois, espécies rudimentares vegetais e, mais tarde, animais.

 

     Entretanto, o Homem Lemuriano recapitulava a sua passada condição animal, utilizando veículos físicos plásticos que, naturalmente, não podiam deixar vestígios detectáveis pela Ciência.Se o leitor reler a descrição que Max Heindel faz desta época [xii][12], verá, de imediato, a sua semelhança com as eras Paleozóica e Mesozóica: a mesma actividade vulcânica, as mesmas tempestades, as mesmas florestas luxuriantes ou bosques gigantescos [xiii][13] ; até o  "mar de água em ebulição" e os "fogos ardentes" [xiv][14] lembram os 100 graus de temperatura das águas do mar e o aspecto de globo ardente que a Terra apresentava." Pouco tempo depois  [da Terra ter sido arrojada no Espaço]  foram expulsos [primeiro]Vénus [depois] Mercúrio" [xv][15].

 

     É evidente que estas expulsões provocaram grandes alterações na Terra; porém,  dado o estado embrionário do nosso planeta e as modificações que depois foi sofrendo, é natural que a Ciência não possa registar essas alterações. Acontece, porém, que alguns dos espíritos que evoluíam nestes planetas atrasaram-se e foram forçados a prosseguir a sua evolução em luas que se formaram em torno deste planetas[xvi][16]. Ora a expulsão destas luas terá provocado alterações na Terra já detectáveis pela Ciência por terem ocorrido bastante mais tarde; se assim foi, então é possível que tenha sido este fenómeno que provocou a primeira catástrofe planetária ocorrida no final do Paleozóico, há uns 290 milhões de anos. 

 

    A Época Lemúrica foi fértil em factos de grande importância para os seres em evolução.Senhores da Mente e Arcanjos, assistidos por Senhores da Forma, vieram ajudar o Homem a construir o corpo de desejos, e os primeiros deram à maioria dos pioneiros o germe da mente, iniciando-se, assim, o processo de completamento da cadeia de veículos necessária a evolução do Ego[xvii][17].

    Max Heindel não dá pista alguma que nos permita situar no tempo este acontecimento.

 

Considerando, porém,

 

 ·       que quem recebeu o germe da mente foram, apenas, alguns pioneiros;

 ·        que houve, provavelmente, que esperar pelos outros;

 ·        que houve, também, que esperar que o germe se desenvolvesse o suficiente para a mente poder funcionar;

 ·        que a vinda daquelas Hierarquias foi anterior à vinda dos Senhores de Vénus e de Mercúrio e esta só foi possível depois dos seus planetas terem sido expulsos do Sol e depois de se terem formado luas, onde este seres recuperaram o seu atraso graças, em parte, à sua ajuda à Humanidade;

 ·       e que Max Heindel, a propósito desta dádiva, diz que o nadir da materialidade  foi atingido há poucos milhões de anos [xviii][18], dou largas à imaginação e ouso situar, há 400 milhões de anos,  a dádiva do germe da mente, e  há uns 100 milhões de anos, o fim da Involução e o início da Evolução. Na parte final deste trabalho apresentarei outro factor que me levou a escolher este momento para situar a nossa chegada ao nadir da materialidade...  

 

     A expulsão da Lua, hipótese não rejeitada pela Ciência, foi outro importante acontecimento desta época, não propriamente no seu início, como diz Max Heindel, mas a meio, segundo as minhas contas. Se se imaginar um  corpo com um volume de 1/50 do da Terra a destacar-se e a ser projectado para o espaço, facilmente se imaginará a catástrofe daí resultante, uma catástrofe como a que há 65 milhões de anos devastou o planeta.

 

    Pouco depois, já no Cenozóico, mas ainda em plena Época Lemúrica, os sexos começaram a diferenciar-se [xix][19]. Outro facto de grande relevo foi a vinda dos Senhores de Vénus e, depois, dos  Senhores de Mercúrio, e a sua ajuda aos novos homens e mulheres.

     A ajuda destas hierarquias, especialmente a dos Senhores de Mercúrio que proporcionaram a Iniciação aos homens mais avançados[xx][20], traduziu-se, sem dúvida, num aumento significativo das actividades intelectuais e no consequente desenvolvimento do cérebro e das suas funções.

 

     Referimo-nos, na primeira parte, à presumida influência indirecta destas hierarquias na idade do crescimento cerebral que ocorreu ao longo da Época Miocénica; assim, situo este acontecimento entre 36 e 24 milhões de anos atrás. Outro acontecimento de grande importância desta época foi a queda do homem[xxi][21] .

 

     É evidente que este facto só pode ter tido lugar depois do cérebro humano se ter desenvolvido o suficiente para ser  útil aos Espíritos Luciferinos.

 

     Max Heindel situa-o na última parte da Época Lemúrica [xxii][22]; como eu suponho que esta época tenha acabado quando do fim da Era Terciária, calculo que a abertura dos olhos haja ocorrido nos princípios do Pliocénico, ou seja, há 5 milhões de anos. 

 

     O último facto digno de realce foi o aparecimento dos hominídeos. Porém, o que Max Heindel nos diz sobre o aspecto dos sucessivos corpos densos é insuficiente para identificar as formas, com os achados paleantropológicos.

     De facto,  limita-se a descrever o corpo denso do lemuriano da primeira raça humana como tendo uma forma plástica, com esqueleto e sem olhos, mas com duas manchas sensíveis à luz solar; na sua maioria eram análogos aos animais e as formas que então ocuparam foram-se degenerando para as dos antropóides e selvagens da actualidade. Diz, ainda, que a sua linguagem consistia em sons semelhantes aos da Natureza [xxiii][23].

 

     Se durante a última parte da Época Lemúrica o ser humano já tinha um esqueleto, então deixou vestígios fossilizados passíveis de serem encontrados pela Paleantropologia.

 

     Assim sendo, é possível que um dos exemplares do Homo Australopithecus, talvez o anamensis, seja um lemuriano da raça semente dos futuros atlantes.

 

    O facto do crânio ter aberturas oculares e o lemuriano ser cego não significa a ruína desta hipótese, pois as "duas manchas pequenas sensíveis à luz solar"[xxiv][24] implicavam, necessariamente, a existência dessas aberturas.

 

     Da mesma forma, o facto de todas as espécies anteriores ao Homo habilis não serem capazes de falar, talvez não signifique que os correspondentes lemurianos não conseguissem fazer-se entender através de sons semelhantes aos da Natureza.

 

     Por outro lado, diz Max Heindel que quando o sangue vermelho se desenvolveu na última parte da Época Lemúrica, o corpo tornou-se erecto e o Ego pôde, então, começar a habitá-lo e a controlá-lo [xxv][25]; ora o Ardipithecus ramidus e todas as espécies que se seguiram eram bípedes, portanto caminhavam, normalmente, erectos.

 

     Esta dificuldade de identificação é agravada pelo facto de Max Heindel ser omisso quanto aos atrasados de outras épocas que viveram durante esta última parte da Época Lemúrica, em especial no que se refere à sua constituição física.

 

     Será, então, que os vestígios encontrados em 2001 pertenceram a um desses atrasados que foi para o Quénia há 6 milhões de anos?   Como se disse na Parte I, há cerca de 1,7 milhões de anos a órbita da Terra tornou-se mais elíptica e o eixo de rotação inclinou-se mais sobre o plano equatorial. A Ciência atribui a causa deste fenómeno à acção dos planetas exteriores; pela minha parte, admito que a causa possa ter sido outra.

 

     Durante a Época Hiperbórica e ao longo da Lemúrica, ocorreu a chamada Guerra nos Céus, provocada pela rebelião de Lúcifer e dos anjos que o seguiram; este acontecimento provocou uma mudança do eixo polar de todos os planetas e a alteração do ritmo planetário do Sistema Solar, fenómeno este que desde então Cristo tem vindo a corrigir [xxvi][26] e que, sem dúvida, provocou grandes alterações na superfície da Terra.

    Daí, certamente, o desaparecimento de vastas áreas territoriais entre os actuais continentes europeu e norte americano e a sua posterior substituição por outras de configuração diferente. Nesta conformidade, e embora sem segurança confortável, situo o fim da Época Lemúrica entre 2 milhões e 1 milhão e 700 mil anos atrás.  

A ÉPOCA ATLANTE

     Segundo os meus cálculos, foi uma época de duração muitíssimo inferior à precedente, uma vez que terá começado há 1 milhão e 700 mil anos e terminado há 11.570 anos, isto a fazer fé literal em Platão.[xxvii][27]  De facto, este grande iniciado grego diz que a Atlântida foi afundada 9.000 anos antes de Sólon, já idoso, ter visitado o Egipto. Tendo este sábio morrido cerca do ano 559 a.C., com 79 anos, talvez não seja disparatado admitir que haja feito tal visita no ano, digamos, 569 a.C. Assim,  se juntarmos estes valores ao do ano em curso, teremos aqueles 11.570 anos, os quais, aliás, coincidem com as datas estimadas para o Dilúvio Universal referido na Bíblia e que terá terminado o longo processo de afundamento da Atlântida, iniciado, talvez, 200 mil anos antes.

 

     Seja como for, esta época foi palco de notáveis acontecimentos relacionados, essencialmente, com o Homem. 

      

As raças atlantes  

 

     Max Heindel não é tão lacónico na descrição dos atlantes como na dos lemurianos; de facto, diz que o homem atlante tinha "…cabeça, mas quase nada de testa; o cérebro não tinha desenvolvimento frontal. A cabeça era quase abruptamente  inclinada para trás a partir de um ponto acima dos olhos.

 

      Comparado com a actual humanidade, era um gigante; em relação ao corpo os braços e pernas muito mais compridos do que os nossos membros (…) Tinha uns olhos pequenos e pestanejantes (...)  As orelhas situavam-se mais para trás da cabeça do que as do Ariano" [xxviii][28] .      

     Embora esta descrição não me deixe muito à vontade para estabelecer uma correspondência, penso que a espécie que melhor se ajusta a este retrato seja o peludo e poderoso Homo heindelbergensis, com braços compridos e uma estranha expressão do olhar, surgido há uns 600 mil anos, ou seja no início do último terço da Época Atlante, altura em que o corpo denso seria diferente do dos tempos que precederam imediatamente a actual época.

 

     E porque Max Heindel nada diz do aspecto exterior de um Semita Original, a quinta raça atlante, sinto-me à vontade para, numa base meramente especulativa, identificar este precursor das raças arianas com o Homo sapiens neandertalensis, que apareceu há uns 200 mil anos, ou seja, pouco antes do princípio do fim da Época Atlante, e cujos vestígios mais recentes datam de há 30.000 anos, ou seja, pouco antes da sua destruição total.Quanto às demais espécies de Australopithecus e Homo, admito a possibilidade de terem sido formas que depois de utilizadas por, digamos, Rmoahals ou Tlavatlis, foram aproveitadas por atrasados de épocas precedentes até se degenerarem e desaparecerem.

  

A ÉPOCA ARIANA

 

         Continuando a seguir Platão, a  Época Ariana começou há 11.570 anos e continua pelos nossos dias; acontece, porém, que os primeiros povos arianos apareceram, ainda, durante a Época Atlante.    

 

     Como refere Max Heindel, os Semitas Originais foram conduzidos por uma Grande Entidade, através da Atlântida e da Europa, até o Deserto de Gobi onde foram preparados e instruídos para serem a semente das sete raças arianas. É evidente que este êxodo teve lugar antes do início do longo processo de destruição da Atlântida; e quando este chegou ao fim, o Homo sapiens sapiens era já um verdadeiro Ário.       

 

     Note-se que o facto do DNA do Homo sapiens neandertalensis não corresponder ao do Homo sapiens sapiens não invalida a linha de sucessão que, ao invés da Ciência, julgo poder ser estabelecida entre estas duas espécies, uma vez que genes têm mutações e recombinações que dão origem às variações através das quais se processa a evolução.     

 

     No Quadro II, veja-se a relação - que reúne o melhor consenso da Ciência -das espécies hominídeas e humanas, os períodos de tempo em que viveram, e os homens a que, no campo rosacruciano, algumas  poderão corresponder. 

 

     A terminar, talvez seja curioso lembrar que o Deserto de Gobi é uma vasta área com 1.300.000 km2  que ocupa o sul da Mongólia e o norte da China, mas com água, excepto na área sudeste. Os primeiros europeus a atravessá-lo foram Marco Polo, o pai  e o tio que, por volta do ano 1275, utilizaram as rotas das caravanas.

 

    Os fósseis humanos mais antigos datam do Alto Paleolítico, que terá começado há 1,5 milhões de anos e terminado há uns 15.000 ou 20.000 anos, e podem pertencer a um Homo sapiens sapiens, isto é, a um verdadeiro Ário que não chegou a iniciar a longa viagem  até à  Índia.   

 

 

           PARTE  III  CONCLUSÕES  

     Antes de fazer a súmula das conclusões que foram emergindo ao longo do estudo,  será conveniente lembrar o que a Ciência prevê que seja o futuro da Terra, até porque daqui decorre um factor que utilizei para calcular a data do fim da Involução e do início da Evolução.  

 O futuro     

     Dentro de 150 milhões de anos, se a actividade tectónica das placas continuar a agir como até hoje, os movimentos dinâmicos da litosfera farão com que o mapa da Terra seja totalmente diferente do actual. O Atlântico Norte começará a fechar-se, a Austrália entrará em colisão com o Extremo Oriente formando um novo continente, o Índico e o Pacífico unir-se-ão num único oceano e o Mediterrâneo irá desaparecendo lentamente.  

     Dentro de 4.000 milhões de anos, o interior do planeta começará a apagar-se, pelo que deixará de haver terramotos, actividade vulcânica e deslocações das placas tectónicas, enquanto no exterior a erosão irá desgastando a actual orografia, fazendo do planeta uma bola  coberta pelo mar..   

     Tomando esta antevisão à letra, conclui-se que a Terra terá uma duração total de 8.500 milhões de anos, dos quais 4.500 milhões já passaram. Assim, o meio aconteceu há 250 milhões de anos, momento em que se poderia ter atingido o nadir da materialidade, quando a Involução terminou e a Evolução começou. Mas na fase evolutiva tudo se acelera; assim sendo, o meio foi atingido há menos tempo. Daí os 100 milhões de anos que atrás propus - intuitivamente, é claro - como a data em que se verificou  tão importante etapa da nossa peregrinação.         

     Enquanto os átomos de hidrogénio continuarem a alimentar as reacções nucleares no interior denso do Sol, este prosseguirá a sua vida. Um dia, porém, o hidrogénio esgotar-se-á e quando isso suceder formar-se-á, na parte interna do nosso astro rei, um núcleo muito mais denso, enquanto na exterior, mais fria, mas com temperaturas da ordem dos milhares de graus, formar-se-á uma camada que se irá expandir pelo Sistema Solar fora, consumindo, ou projectando para o Espaço, tudo quanto encontrar no caminho. Nessa altura, porém, a Terra  será já uma rocha há muito morta.      

 

Em suma … 

    

Poderei, agora, responder a uma das perguntas que surgiram quando li o Conceito Rosacruz do Cosmos, e em boa verdade, a uma só: a Quarta Revolução do Período Terrestre demora 8.500 milhões de anos.É evidente que estamos perante uma resposta inspirada por uma fantasia algo desenfreada; mas o que a permitiu pode   - repito, pode -   fornecer alguns indicadores curiosos.

·       A Época Polar ter-se-á iniciado há menos de 5.000 milhões de anos e terminado pouco depois, seguindo-se-lhe a Hiperbórica, que terá findado há 4.500 milhões de anos. Daqui que as duas primeiras época duraram quase 500 milhões de anos.

·       A Época Lemúrica iniciou-se a seguir e terminou há 1 milhão e 700.000 anos; demorou, portanto, quase 10 vezes mais do que as duas épocas precedentes.

·        A Época Atlante, com apenas 1 milhão e 688.000 anos, foi a mais curta, já que terminou  apenas há  cerca de 14.000 anos.

·        Quanto à presente Época Ariana, sabe-se que terá começado após o fim da Atlante, mas não se sabe quando terminará.    

Por outro lado, perfilam-se algumas efemérides de interesse: 

·        Vénus e Mercúrio foram arrojados do Sol há  3.700 milhões de anos.

·        Os Senhores da Mente deram-nos o germe da mente há 400 milhões de anos.

·        As luas de Vénus e Mercúrio foram expulsas há 290 milhões de anos.

·       O nadir da materialidade e, consequentemente, o fim da Involução e início da Evolução,  foi atingido há 100 milhões  de anos.

·        A expulsão da Lua ocorreu há 65 milhões de anos.

·       Os sexos diferenciaram-se há uns 40 milhões de anos.

·        Os Senhores de Vénus e de Mercúrio vieram ajudar a humanidade há 36 milhões de anos.

·        A abertura dos olhos aconteceu há 5 milhões de anos.

·        O primeiro homem da Raça Lemuriana terá aparecido há 4,2 milhões de anos

·       O Ego começou a habitar e a controlar o corpo denso há  1 milhão e 900.000 anos.

·        AGuerra nos Céus provocou a alteração da órbita da Terra há 1 milhão e 700 mil anos.

·        Os primeiros Atlantes datam de há 600.000 anos.

·        Os primeiros Arianos apareceram há 200.000 anos.   

Finalizando  

     Ao ocupar-me com o "estudo das fases planetárias da evolução", procurei que a minha imaginação me elevasse à "Região do Pensamento puramente Abstracto, fora da influência do Sentimento, e [dirigisse]  a mente para cima, rumo ao domínios espirituais e à libertação", como diz Max Heindel [xxix][29]. Só receio que o desejo de comprovar os Ensinamentos Rosacrucianos com os da Ciência não me tenha permitido pôr-me suficientemente longe da influência do Sentimento e haja impedido a minha mente de laborar com a clareza que seria de desejar.

     Mas se este receio se confirmar, resta-me a consolação de não estar sozinho nesta busca de datação de acontecimentos desta natureza; já no século XVII, o prelado anglicano James Ussher e outros sábios, calcularam, a partir do exaustivo estudo literal da Bíblia, que a Terra tinha sido criada às 9 horas do dia 26 de Outubro do ano  4.004 a.C., o que talvez seja tão ousado e absurdo como dizer-se quanto tempo demora a presente revolução.                                          

                                                                                  António Monteiro  

                                                                                               Outubro 2001

Notas

 


i][1]  Não confundir com os Espíritos Estelares que os Gnósticos designam Eons; neste contexto, trata-se apenas de um período de tempo.

[ii][2] “Neptuno e os seus satélites não pertencem, propriamente, ao nosso Sistema Solar”, diz Max Heindel in The Rosicrucian Cosmo-Conception, 28th ed., Oceanside, CA, USA, The Rosicrucaina Fellowship, 1977, p. 260. Ora se há planetas expulsos, por que não poderá haver planetas capturados? Penso que Neptuno e os seu satélites sejam  corpos expulsos de um qualquer sistema solar e que, depois de vaguearem pelo espaço, acabaram por ser capturados pelo nosso Sol.

[iii][3] Há, porém, algumas espécies vegetais e animais que sobreviveram sem grandes alterações estruturais ou anatómicas:  caranguejo-ferradura, escorpião, tubarão, o famosocelacanto do Silúrico, libélula, feto arborescente, a árvore chinesa  ginkgo biloba, crocodilo, tartaruga marinha, a araucária, amonite nautilus e o tuatara, um réptil neozelandês do Cretácio.

[iv][4] In História Universal, Primeiro Volume, trad. Anísio Teixeira, Lisboa,Edição Livros do Brasil, p. 61. H.G.Wells escreveu esta obra em 1932, altura em que as divisões e subdivisões geológicas obedeciam a critérios diferentes dos de hoje, pelo que no actual Mesozóico não há mamíferos. A idade  do crescimento cerebral deverá corresponder ao actual  Miocénico,  entre 24  e 5 milhões de anos atrás.

[v][5] Designação genérica que se aplica a todos os primatas superiores, pertencentes à subordem Anthropoidea. No entanto, este termo é, por vezes, atribuído aos primatas evolutivamente mais próximos dos humanos: os da família Hylobatidæ (pequenos símios), em que se incluem os gibões  e o siamango, e, principalmente, os pertencentes à família Pongidæ (grandes símios), em que se incluem os orangotangos, os gorilas e os chimpanzés

[vi][6] Diz Max Heindel (The Rosicrucian Cosmo-Conception  p. 304) que foi na Época Ária que o homem "veio a conhecer o uso do fogo e de outras forças" . Não me parece uma contradição, já que entre conservar  o fogo e dominar o seu uso, vai uma distância suficiente grande para cobrir um período de cerca de um milhão de anos. 

[vii][7] De Heidelberg, cidade da Alemanha.

[viii][8] Do vale do Neander, também na Alemanha.

[ix][9] António Hortêncio Piedade Morais, Apontamentos para Lições de Geoistória, Preistória, Protoistória e História, Viseu, 1932. Infelizmente, o autor não cita as suas fontes nem explicita quem eram os antigos a que se refere.  O realce da palavra Atlântida é meu. Recorde-se que Max Heindel diz que, nos dias de hoje, há  ainda descendentes das raças  Atlantes (The Rosicrucian Cosmo-Conception  p. 292). 

x][10] The Rosicrucian Cosmo-Conception. pp. 258 e 259.

[xi][11] Ibid. p. 261.

[xii][12] The Rosicrucian Cosmo-Conception . pp. 275 e ssg.

[xiii][13] Os animais de enorme tamanho citados por Max Heindel (The Rosicrucian Cosmo-Conception,  p. 275) não são os dinossauros, pois os  corpos plásticos desses animais, tal como os lemurianos, não podiam deixar vestígios fósseis.

[xiv][14] The Rosicrucian Cosmo-Conception  pp. 275 a 277

[xv][15] Ibid. pp. 263 e 272

[xvi][16] Ibid. p. 260

[xvii][17] The Rosicrucian Cosmo-Conception . p. 265

[xviii][18] "few million of years ago", ibid.. p. 199

[xix][19] The Rosicrucian Cosmo-Conception ,. p. 268

[xx][20] Ibid. p. 272

[xxi][21] Ibid. p. 282 e seg.

[xxii][22] Ibid. p. 362

[xxiii][23] Ibid. pp. 276, 277 e 289.

   Será curioso referir que os actuais bosquímanos, do sul de Angola e do Kalahari, sempre que andam a caçar apenas comunicam entre si com sons semelhantes aos da Natureza; falam por estalinhos, dizem os negros Cuanhamas em cujo território vivem. Fora desta actividade, usam uma linguagem normal, embora rudimentar.

[xxiv][24] Ibid. p. 276

[xxv][25] Ibid. p. 269

[xxvi][26] Corinne Heline, The New Age Bible Interpretation, Old Testament, 6th revised printing, Santa Monica, CA, USA, New Age Bible & Philosophy Center, 1990, Vol I, pp. 7 e 8.

[xxvii][27] Cf. Timeu e Crítias. Neste pormenor estou de acordo com H.P.Blavatsky em A Doutrina Secreta; quanto às demais datas relativas à Atlântida os valores constantes dessa obra em não coincidem, na sua maioria, com os meus cálculos.

[xxviii][28] The Rosicrucian Cosmo-Conception, p.292.

[xxix][29] Ibid. p. 202 

 

  

   

FONTE:  http://centro-rosacruz.com

 

 


 

HOME

TEMAS ROSACRUZES

DIRETÓRIO  ANTÓNIO MONTEIRO

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska