Ao Longo do Ano com Maria

 

Corinne Heline

 

Introdução

 

Sobre a região da terra conhecida como a Terra Santa, acha-se localizado o reino descrito ao longo da Bíblia como a Nova Jerusalém , no qual acha-se situado o Templo Cristão dos Mistérios. Nesse Templo etéreo realiza-se, cada mês, o sublime Cerimonial que tem relação com acontecimentos importantes na vida de nosso abençoado Senhor e Sua mãe, a Virgem Maria.

Cada acontecimento, desde o Nascimento à Ascensão, mencionado no Novo Testamento representa uma experiência espiritual definida que deve, subseqüentemente, ocorrer dentro de nós mesmos, pois cada um de nós é um Cristo em formação.

Todos os Rituais do Templo realizam-se na noite em que o Sol entra em um dos doze signos zodiacais; a força rítmica dessa Observância persiste através do mês inteiro. Tal força é um poder espiritual de imenso ímpeto, um dos fatores estabilizadores mais significativos para a nossa terra. É sobremodo importante em épocas de estresse e incerteza, tal como a que estamos atravessando agora.

Um desses Santos Cerimoniais, sendo presenciado em consciência e testemunho, foi a base das visões de muitos santos, como registradas através dos séculos. Maria foi enviada ao plano físico com uma missão definida pelos Exaltados Seres que cuidam da evolução da Terra. Seu trabalho é claro: de elevar toda a humanidade, mas primordialmente as mulheres do mundo. A Irmandade Branca não se torna desencorajada nem perde interesse porque a maior parte da humanidade não consegue entender e apreciar os seus serviços. A Virgem Mãe tem trabalhado continuamente com a categoria, e não cessará de fazê-lo até que a mulher esteja emancipada e cada indivíduo adquira iluminação. A imprecedente e repentina melhora no status das mulheres, em geral, durante os últimos poucos séculos é grandemente devida aos esforços desse benigno Ser.

Naquela primeira Noite de Natal, um poder transcendente centrado na estrela brilhante pairou por sobre a pequena cidade de Belém, e um êxtase sobrevoou toda a região. Flores abriram-se dos botões e uma brisa igual à da primavera encheu o ar. Os Reis Magos ajoelharam-se em homenagem e adoração. Então, do céu, brilhou uma chama dourada maravilhosa, uma ponte radiante unindo o Céu e a Terra. Desse feixe de Luz bruxuleante desceram multidões de Anjos e Arcanjos, trazendo uma mensagem de paz na Terra e boa vontade para toda a humanidade. E, com eles, trouxeram o Santo Filho, o Infante destinado a nascer numa manjedoura em Belém da Judéia.

 

A FESTA DA RESSURREIÇÃO

A Observância de Áries

 

Essa santificada observância é iluminada pela Luz que jamais brilhou sobre terra ou mar. Ela bruxuleia em beleza e tremula em êxtase, beleza e êxtase dessa grande nova vida ressurgente que é a marca do Cristo Ascendente.

Quem nunca vibrou até à exaltação da consciência que surge quando se contempla o fulgor misterioso que banha as montanhas nas manhãs de Páscoa, momentos antes do místico amanhecer? Um poder transcendente irradia sobre a Terra nessa hora, algo nunca sentido em qualquer outra época do ano. É a Luz do Cristo Ressurreto, a Luz mantida aprisionada dentro da Terra desde o Advento do Solstício de Dezembro. Sua libertação traz uma gloriosa alegria espiritual para aqueles que são sensíveis às mais superiores forças da Natureza.

Cada ano, essa vibrante força magnética da Luz de Cristo inspira sempre maior número de pessoas em todo o mundo a praticarem o serviço do amanhecer, ao ar livre. Quando nos tornarmos suficientemente sábios para podermos nos sintonizar completamente com essa força emanada na manhã de Páscoa, as doenças desaparecerão e os hospitais não mais serão necessários, pois o homem será capaz de seguir a injunção de Cristo, "Médico, cure-se a si mesmo". Infelizmente, a humanidade não aprendeu a se colocar em perfeita harmonia com a vibração benéfica de Cristo. Quando isso for feito, cada um de nós virá a conhecer sua manhã de ressurreição pessoal.

Naquela primeira manhã de Páscoa e dentro de seu próprio sagrado santuário, subitamente Maria percebeu que o seu Santuário achava-se preenchido pela mesma dourada Luz que cercava as montanhas lá fora. Então, nas asas do amor, o corpo glorificado do Cristo Ressurreto apareceu diante dela. Assim , os olhos de Maria foram os primeiros a contemplar o Senhor Ascendente.

O trabalho transmutativo dessa Observância de Áries (Abril) é derramar as forças de Amor, Luz e Vida no mundo para que a consciência da humanidade possa ser crescentemente impressionada pela percepção de que não existe morte, que a vida é eterna e o amor é imortal.

A FESTA DA PREPARAÇÃO

A Observância de Touro

 

Maio é o mês dedicado primordialmente à Amada Senhora, pois ela é verdadeiramente a alma de maio. Sua pureza é igual a dos alvos lírios que levantam seus cálices para captar os primeiros raios do sol matinal. Sua beleza e fragrância são como a graça e o perfume das rosas que embelezam nossos jardins em maio. Ela é tanto o Lírio do Vale como a Rosa de Sharon.

Um verdadeiramente belo cerimonial para esse mês é observado no Templo dos Mistérios Cristãos. Ele diz respeito a mães e filhos porque todos os Egos que estão se preparando para assumir a forma humana no transcurso do ano seguinte se reúnem para receber a benção da Divina Senhora e sua hoste de Anjos auxiliares. Diz respeito, também, a todas as futuras mães sobre as quais são tecidas, por essas hostes angélicas, brilhantes grinaldas de bênçãos.

Quão interessante é o fato das verdades espirituais serem sempre refletidas no mundo exterior. Quando um dia foi reservado para homenagear as mães, a data escolhida por intuição espiritual foi o segundo domingo do mês de Maria.

Outro aspecto bastante belo da Observância de maio é a bênção de todas as pequenas criaturas, os espíritos da natureza, que trabalham para embelezar a paisagem terrestre. A Divina Mãe e seus Anjos emprestam sua ajuda para aumentar e acelerar as atividades desses pequeninos seres de modo a que o trabalho deles, de tornar a Natureza tão encantadora ao olhar, possa ser apressado.

Essas diminutas criaturas parecem estar conscientes dessa grande e forte chuva espiritual e, festejando sua intensidade, eles se lançam ao trabalho de colorir e embelezar a natureza em completo e alegre desprendimento. É por isso que Maria coroa o seu mês de maio com uma bênção de recém-criada beleza.

 

A FESTA DO AMOR

A Observância de Gêmeos

 

Em junho, quando o Sol passa por Gêmeos, é celebrado o incomparável Processional do Amor. Até esse mês, toda a observância esteve sob a supervisão de Anjos e Arcanjos. Agora, contudo, Seres louvados conhecidos como Querubins e Serafins, as Hierarquias de Câncer e Gêmeos, respectivamente, é que estão no controle. Seu trabalho é derramar sobre a Terra correntes poderosas de Amor, a principal força estabilizadora deste planeta.

Durante o glorioso Processional, estes elevados Seres irradiam com todo o brilho de dez mil sóis. Suas rodopiantes e cintilantes emanações permeiam todo o nosso planeta até este assemelhar-se a uma potente esfera de ouro fundido. A Divina Senhora é a Rainha desse Processional, pois ela é o ponto central do foco por meio do qual essas poderosas correntes de Amor são derramadas sobre toda a humanidade. Alçada bem alto acima da esfera terrestre, ela acha-se transfigurada, parecendo ser uma mescla da brilhante luminescência do Sol com o luminoso reflexo da Lua.

Maria não é somente a Rainha do Amor dessa elevada festa, ela é também a mãe compreensiva e piedosa para todos que buscam sua ajuda - pois é apenas mediante tão inefável dedicação ao Amor, como a sua, que nascem a verdadeira compreensão e piedade.

O Amor é o maior poder do mundo, que pode mudar todas as coisas, pessoas e condições. Sua ilimitada potência transformadora age na magnificente observância de junho. Num êxtase de visão, São Paulo testemunhou esse Processional do Santo Amor, tendo a gloriosa Maria por Rainha. Quando retornou, e ainda nas asas da inspiração, ele escreveu uma das mais sublimes canções de amor que o mundo já ouviu, "embora eu fale a língua dos homens e dos Anjos, se eu não tiver amor, serei como o metal que soa ou como o sino que tine."

Que a humanidade responde intuitivamente às correntes do Amor que permeiam o mundo inteiro por essa ocasião, está evidente no fato de que junho é o mês dos namorados e muitos casamentos se dão nessa época. As pessoas no mundo de hoje pouco percebem que hábitos culturais nada mais são que ecos e sombras projetadas de verdades transcendentais que existem e se manifestam além do véu.

A FESTA DA VISITAÇÃO

A Observância de Câncer

 

Câncer é a poderosa constelação das mães. Murillo, o grande artista espanhol, quando em êxtase, teve a visão da Divina Maria e de seu papel no belo cerimonial de Câncer. Ele a viu glorificada, com seus pés sobre a Lua, simbolizando ter ela dominado todas as emoções de sua natureza inferior. São João contemplou visão semelhante de Maria de como ela participou do cerimonial de Leo. Ele a descreveu na Revelação como a mulher de pé sobre a Lua coroada com a glória do Sol.

O belo cerimonial que diz respeito a Câncer é biblicamente conhecido como A Visitação, pois, nessa época do ano, Maria subiu o monte para passar três meses na casa de Isabel, outra elevada Iniciada. A história dessa visitação é uma das gemas mais preciosas em toda a Bíblia, revelando uma das mais importantes verdades jamais dadas à humanidade. É a revelação da importância da época pré-natal.

Emerson disse que quando a criança sai do corpo de sua mãe, o portão das dádivas fecha-se por trás dela. Verdade é que uma sábia mãe pode exercer enorme influência sobre a criança que vai nascer. Essa é uma verdade que algum dia receberá a devida atenção na educação pública. Deveria ser ensinada em uma versão adequadamente adaptada, desde os primeiros anos da escola até à faculdade. A nova raça jamais poderá vir a nascer antes que as futuras mães compreendam e prestem atenção aos ensinamentos ocultos sobre o período pré-natal.

Vez por outra, algumas pessoas são levadas a testemunhar nos planos internos essa importante observância de julho. Elas retornam aos reinos externos para escrever, ensinar e falar sobre seu significado vital, de modo a que as massas possam vir a aceitar e ser guiadas pela sabedoria dos planos internos.

Maria viveu na região fisicamente mais elevada e também na região mais elevada de consciência. Ela fez seu lar no sagrado santuário de Isabel e diariamente comungou com os Anjos. Maria e Isabel contataram ambas, de vontade própria, os dois Egos avançados que buscavam corporificar-se por meio delas - Jesus, que veio ao plano físico no mais perfeito e belo corpo que já habitou a Terra e João, o Batista, de quem Cristo falou, "entre os que nasceram de mulheres jamais existiu alguém maior".

 

A FESTA DA ASSUNÇÃO

A Observância de Leo

 

A Observância de Leo diz respeito à Assunção da Abençoada Virgem. Ela estava sempre mais próxima dos Anjos que da humanidade. Poetas a ela se referiram como sendo metade humana e metade divina, mesmo quando menina. Grandes artistas retrataram-na rodeada de Anjos mesmo quando empenhada nas mais humildes tarefas domésticas.

O Ritual de Leo acha-se baseado na Iniciação Suprema da Divina Senhora. Tendo aprendido todas as lições que a Terra tinha a ensinar, ela foi alçada nas vibrantes correntes da onda do amor de Leo e transportada aos reinos angelicais. Daí a Igreja ensinar que Maria é Rainha, tanto dos Anjos quanto dos homens.

À Iniciação de Maria compareceram elevados Seres celestiais, fileira por fileira e categoria por categoria, cada um revestido de tão belo e luminoso brilho e de tão raro esplendor, que até parecia que as mais brilhantes galáxias haviam desertado o Céu para prestar homenagem à Terra.

A Festa da Assunção marca um dos mais sublimes acontecimentos da Terra e por isso Maria, a abençoada Senhora, tornou-se Maria, a Divina Senhora. Ela havia aperfeiçoado sua humanidade e estava pronta, enquanto ainda em corpo físico, para descartar sua roupa de mortalidade e revestir-se do traje da imortalidade. Ela estava preparada para subir a dourada e evolutiva escada que se estende entre os reinos humano e angélico. Maria, a mulher, tornou-se Maria, o Anjo.

Cada Hierarquia celestial presente nesse sublime acontecimento movimentava-se em sua respectiva nota-chave musical e cada tom estava tão penetrantemente doce que o ar palpitava em êxtase e até as estrelas re-ecoavam o canto divino. Maria, verdadeiramente, mediante sua divindade, foi coroada ao som da música das esferas.

Contudo, a perfeita Maria renunciava à sua elevada posição para passar todo o seu tempo no plano terrestre. Onde quer que haja uma profunda aflição, onde quer que aconteça um trágico desastre, ela e sua hoste de Anjos auxiliares são encontrados prestando serviço. Ela continuará prestando seus auxílios até que toda a humanidade esteja Cristianizada.

 

O CERIMONIAL DA PAZ

A Observância de Virgo

 

Em setembro, tem lugar o exaltado Cerimonial da Paz. Um poeta nos diz que a palavra setembro é sinônimo de paz. Como bem sabe o místico, nesta estação do ano toda a Terra é banhada em gloriosa disposição para a Divina Calma. Durante esse mês os sensitivos gostam de retirar- se para o silêncio e a serenidade das florestas para meditarem e serem iluminados, pois hostes de Seres Celestiais aproximam-se da Terra nessa época.

De fato, este planeta fica literalmente inundado de acariciante calma. Há aqueles em nossa esfera mundana que são escolhidos de modo a poderem testemunhar o espetáculo de setembro para depois retornarem inspirados para dedicarem suas vidas ao serviço da causa da paz. A Lei Divina trabalha ardente e continuamente pela paz, daí ser natural Ela ter escolhido a época tranqüila de Virgo para seu próprio nascimento na Terra.

A Hierarquia de Virgo é a dos Senhores da Sabedoria. O membro mais exaltado dessa Hierarquia é feminino em princípio e a esse membro nos referimos como sendo a Mãe do Mundo. Aqueles que acham-se familiarizados com as pinturas de um dos maiores artistas modernos, Nicholas Roerich, sabem que grande parte de sua inspiração artística foi centrada em torno da Mãe Cósmica. Muitas de suas famosas telas, distribuídas hoje em dia pelos dois hemisférios do planeta, retratam o radiante semblante desse Ser Beneficiente. Foi ela que tornou-se o Instrutor de toda a santificada Iniciada escolhida para ser a mãe física de um Salvador do Mundo. Esse Ser Cósmico transcendental instrui no mais profundo de todos os mistérios: o da Imaculada Concepção.

A Imaculada Concepção é a mais elevada aquisição da humanidade. É a ponte dourada que liga a nossa onda de vida humana à dos Anjos. Maria atravessou esta ponte antes de ser considerada digna de tornar-se o modelo perfeito para exemplificar o sagrado mistério da Imaculada Concepção.

 

A FESTA DO CORAÇÃO ILUMINADO

A Observância de Libra

 

Outra observância transcendental é celebrada em outubro, a Festa do Coração Iluminado. As Hierarquias de Gêmeos e Câncer derramam suas forças de Amor nos Reinos Espirituais da Terra durante o período de Gêmeos. No mês de Leo, essas poderosas correntes de Amor descem e difundem-se nas regiões do Desejo e Etérea da Terra. Então, em outubro, o poder do glorioso Amor toca o corpo físico da Terra.

Isso ocorre na época do Equinócio de Setembro. As radiações do Amor de Cristo penetram gradualmente as várias camadas do planeta até que na ocasião do Solstício de Dezembro elas alcançam seu poder máximo e esplendor no coração da Terra.

Cada dia, desde o Equinócio de Setembro ao Solstício de Dezembro, aquelas radiações oferecem ao aspirante uma oportunidade para que ele faça uma preparação especial para o nascimento do Espírito de Cristo dentro de seu coração. Hostes de Anjos em serviço, liderados pela Divina Senhora, derramam vapores de Luz e Amor sobre a Terra.

Muitos santos que tiveram visões da Senhora descreveram a gloriosa Luz que irradiava de Suas mãos e pés. Bernadette se refere a eles como belos centros de Luz tais como rosas desabrochando. É desses centros espirituais despertados que a Virgem irradia continuamente Amor e Luz por sobre a humanidade.

Como essa poderosa corrente de Cristo penetra a Terra ano após ano, forças evolucionárias acham-se progressivamente em aceleração. Como os impulsos de Cristo imprimem-se sempre com maior força e clareza nos corações e mentes dos homens, então bondade, tolerância , amor, simpatia e compaixão irão pouco a pouco substituindo seus opostos. A falta de humanidade do homem para com os de sua espécie e contra os irmãos menores do reino animal vai acabar. A fraternidade tornar-se-á uma realidade na Terra. Tais são os objetivos que a Abençoada Senhora está sempre buscando alcançar.

 

A FESTA DA IMORTALIDADE

A Observância de Scorpio

 

A Observância que ocorre em novembro, enquanto o Sol está transitando pelo signo de Scorpio, é a Celebração de Finados. A Igreja de hoje reserva o início de novembro para celebrar essa data. Durante a observância de maio (Tauro) os Egos prontos para retornar em corpo físico durante o ano corrente, reúnem-se para receber as bênçãos da Divina Virgem e Sua hoste de ministros angélicos. Durante a observância de novembro (Scorpio), todos os que abandonaram seus corpos durante o ano que passou reúnem-se para que também eles possam ser abençoados pela Senhora e Seus Anjos. A Luz Dourada gerada por essas bênçãos encoraja e acelera o progresso superior dos Egos recém- libertados.

Para os iluminados, as chamadas vida e morte são dois aspectos da existência imortal. Para eles, a morte não é mais que uma passagem para os Reinos Superiores de Vida e os mais amplos campos de atividade. Era nisso que a Igreja acreditava até cerca de trezentos anos após a Crucificação. Durante os primeiros dias dos Mistérios Cristãos, o Senhor Cristo, Maria e os Discípulos conviviam livremente com os membros da Igreja. Ensinavam aos seus seguidores e com eles trabalhavam incessantemente, do mesmo modo que o faziam quando estavam em Seus corpos físicos.

É propósito do Cerimonial de Novembro levantar o véu entre os vivos e aqueles chamados mortos. Muitos dos que testemunharam essa Observância nos planos superiores trouxeram de volta uma percepção consciente e subconsciente de que a morte não existe, que não há nada mais do que Vida Eterna e Amor Imortal.

Como o Ritual de Scorpio vem prosseguindo durante os anos que se seguiram, milhares irão dar seu testemunho da imortalidade, e o véu da separação tornar-se-á cada vez mais fino até que a convivência entre os planos visível e invisíveis seja completamente estabelecido. Então toda a humanidade exclamará triunfalmente com São Paulo: "Ó morte, onde está teu aguilhão? Ó, túmulo, onde está tua vitória?"

 

A FESTA DA IMACULADA CONCEPÇÃO

A Observância de Sagitário

 

A última observância do ano ocorre em dezembro quando o Sol passa pelo signo de Sagitário. Esse é, talvez, o mais elevado e mais belo de todos os cerimoniais, o mais amado pela Abençoada Senhora. É a Festa da Imaculada Concepção.

O Mestre disse a Seus discípulos que só o puro de coração veria a Deus, e não antes do sagrado Mistério da Imaculada Concepção ser compreendido e aplicado na vida da humanidade teríamos uma raça concebida em pureza. Então haverá de verdade um novo Céu e uma nova Terra.

Quando estudava as Verdades Eternas, o inspirado Isaías teve a visão de glorioso futuro em que cada homem viverá sob sua própria videira e sua própria oliveira. Declarou que todos os homens moldariam suas espadas em relhas de arado e suas lanças em podadeiras, "pois a Terra estará preenchida pelo conhecimento do Senhor assim como as águas cobrem o mar".

Pois assim foi que a Virgem Santa vislumbrou uma humanidade nova e glorificada quando declarou triunfantemente que as gerações futuras surgiriam e a declarariam abençoada. Ela percebeu plenamente que era a escolhida para dar a luz ao grande Mestre Jesus e, num corpo físico, para corporificar o tipo ideal perfeito da suprema realização humana neste planeta - a Imaculada Concepção.

Branco e azul são as cores da Divina Senhora. Branco e azul são também as cores com as quais o Templo é decorado para essa refinada festa. Durante todo o mês de dezembro, a Senhora, acompanhada por grande número de Anjos e Arcanjos, chega bem próximo da Terra e muitas vezes pode ser vista passando em triunfo através dos dias e das noites dessa sagrada estação, declarando: "Eu sou a Imaculada Concepção! Eu sou a Imaculada Concepção!"

 

A FESTA DA NATIVIDADE

A Observância de Capricórnio

 

A observância para janeiro ocorre quando o Sol passa pelo signo deCapricórnio na noite do Solstício de Dezembro. Como já foi observado, as energias liberadas a cada Cerimonial continuam inundando nossa Terra durante a época em que o Sol transita em cada signo, em particular no caso de Capricórnio. O Cerimonial acha-se relacionado com esse sagrado acontecimento: A Natividade.

Jesus nasceu numa manjedoura onde os animais se alimentavam. Da mesmamaneira, o nascimento do Cristo no homem tem que acontecer numa manjedoura - isto é, em sua natureza inferior. Ainda não há lugar na hospedaria para Ele nascer, pois a hospedaria está na cabeça.

O primeiro trabalho de um aspirante no Caminho é a purificação e espiritualização de sua natureza inferior. Por isso, o próprio Cristo sempre nasce numa manjedoura.

Durante o mês de Capricórnio, hostes de Anjos mandam poderosas correntes de purificação e cura, aproximam-se e cantam sem parar, "Que o Cristo nasça em você!" Isso gera e irradia um imenso poder. Quão pouca percepção nós temos das benéficas emanações que são continuamente irradiadas para nós vindas dos planos internos!

Exatamente oitocentos anos após a Natividade, os orgulhosos romanos que crucificaram Cristo ajoelharam-se perante Ele em homenagem - pois quando o soberano Carlos Magno foi coroado Imperador do Oeste no Dia de Natal em 800 d.C., abriu-se o caminho para o estabelecimento da Cristandade na Europa. Duzentos anos depois, numa Noite de Natal, Guilherme o Conquistador foi coroado e as Ilhas Britânicas ficaram sob a influência dos ensinamentos cristãos. Um ano após, novamente no Natal, foi inaugurado o primeiro parlamento de homens livres que o mundo jamais havia visto.

Poucas pessoas percebem o prodigioso poder espiritual que inunda a Terra na época do Santo Natal. Os Sábios usam todas as oportunidades e canais para fazer frutificar o Plano Divino na Terra.

A observância do Solstício de Inverno (Verão no hemisfério Sul) vai continuar nos mais profundos planos até que Cristo nasça no coração de cada um.

 

A FESTA DA DEDICAÇÃO

A Observância de Aquário

 

Em fevereiro, acontece o cerimonial da dedicação. Quão magnífica foi a ocasião em que Jesus Menino foi levado ao Templo. Deve ter sido o maior dia na história de Jerusalém. Por centenas de anos, o povo da Palestina falou do Messias prometido, rogou por sua vinda e aguardou ansioso por tão esperado acontecimento. Entretanto, quando Ele chegou, esse mesmo povo entregou-se calmamente às suas rotinas.

Não tivessem eles sido tão insensíveis e insensatos, teriam visto o ofuscante raio de Luz que iluminou toda a estrutura do Templo, quando da entrada desse Santo Ser. Teriam ouvido o elevado coro dos Anjos e Arcanjos que sempre acompanhavam os passos da criança de modo a envolvê-lo em um literal halo de som, que tornou-se Seu sustento e Sua proteção.

Os únicos a reconhecê-lo foram os mais altos Iniciados, Simão e Ana. Eles sabiam que a preciosa criança havia chegado à Terra para servir de canal para o Senhor Cristo. Eles também perceberam o papel vital que Sua santa mãe desempenharia no drama de Cristo. Por isso, eles ofereceram palavras de amor e de coragem para fortalecê-la e sustentá-la.

Na vida da humanidade, o Templo representa o mundo. Dedicação e consagração a todas as causas nobres e a todo idealismo elevado são os objetivos das forças que os Grandes Seres derramam no coração da humanidade durante a Festa da Dedicação.

Dedicação e consagração, num Serviço em permanente ampliação para o desenvolvimento do espírito de fraternidade por todo o mundo, fazem soar a nota-chave de Aquário, já que fevereiro é o mês da realização das esperanças e da frutificação dos sonhos.

 

A FESTA DA ANUNCIAÇÃO

A Observância de Peixes

 

O Cerimonial de março é um dos mais bonitos e misteriosos de todos os rituais. É conhecido como a Festa da Anunciação. A Festa tem uma descrição velada da primeira Iniciação da Virgem Maria na Terra.

Então, pela primeira vez, ela compreendeu totalmente seu destino incomparável e de como foi escolhida para dar a luz a esse Ser por meio de quem o Senhor Cristo, o Salvador da humanidade, viria à Terra. O professor e iniciador de Maria foi o belo, gentil e ternamente simpático Gabriel. Gabriel é o anjo que guarda e guia o Espírito da Maternidade no mundo inteiro. Ele envia anjos ministros para abençoar toda a mãe em perspectiva. Esses mensageiros angélicos cuidam e dirigem um espírito para a mãe e o lar onde ele vai encontrar corporificação.

As enfermarias para maternidade nos hospitais são freqüentemente iluminadas pela luz de faces angélicas e perfumadas pelas preces e bênçãos dos anjos atendentes. Às vezes, essas enfermarias recebem santificação dobrada pela presença do próprio Grande Anjo Gabriel.

Desde a sua mais tenra infância, Maria foi cercada por esse amor e cuidado, pois estava destinada a tornar-se o perfeito e exemplar modelo de maternidade para todas as mulheres. Muitas e variadas foram as experiências de alma a ela dadas sob a tutela do Anjo Gabriel.Essas experiências atingiram suprema culminância na onda gloriosa da Anunciação.

A particular nota-chave musical em que Gabriel vive e se move e tem sua existência emite uma benção contínua sobre o Espírito da Maternidade. Todas as canções de ninar e de acalanto compostas por inspirados músicos através dos tempos acham-se sintonizadas na nota-chave musical de Gabriel.

Pelo exposto, os Iniciados dos planos mais internos escolhem sempre uma das quatro estações sagradas como a ocasião para darem à humanidade maior iluminação. Por isso Céu e Terra acham-se na mais profunda comunicação. Assim, encontramos a Anunciação ocorrendo na estação do Equinócio de Março. Após esse elevado evento, o semblante de Maria emitiu uma luz tão magnífica que até mesmo seus companheiros de Templo e seus pais hesitaram em se aproximarem de sua exaltadapessoa. Por todo o tempo em que permaneceu na Terra, sua face nunca perdeu o brilho, pois achava-se investida de uma figura angelical.

Humildade, obediência e serviço são as forças irradiadas para o homem durante a Festa da Anunciação. Isso também compõe a nota-chave de Pisces, tornando-se assim os temas para meditação e manifestação durante essa santa estação.

 

Bibliografia

AO LONGO DO ANO COM MARIA faz parte da obra "The Blessed Virgin Mary", Her Life and Mission, escrita por Corinne Heline.

 

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

LITERATURA RC

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

rosacruzmhrio@hotmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA