CARTA Nº 17

Abril de 1912

ATRASADOS NA EVOLUÇÃO

 

Pelos ensinamentos da lição do mês passado, compreendemos que não há absolutamente qualquer fundamento em relação ao ponto de vista, comumente aceito, sobre as almas perdidas. Não há uma só palavra na Bíblia que leve em si a idéia que costumamos atribuir à palavra "para sempre". A palavra grega é aionian e significa "um período de tempo indefinido, uma era", e quando lemos na Bíblia as palavras "eternamente e para sempre", deveríamos interpreta-las "por séculos e séculos’. Além disso, como é uma verdade da natureza que, "em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser’, uma alma perdida significaria que uma parte de Deus se havia perdido e, naturalmente, isto é inconcebível.

Depois que escrevi a lição anterior, ocorreu-me outro ponto que mostrará como a "perda" de um Período está relacionada como o próximo. Devem lembrar-se que falamos dos espíritos de Lúcifer como atrasados do Período Lunar, e dissemos que não poderiam achar campo para a sua evolução no presente esquema de manifestação. Os Arcanjos habitam o Sol, os Anjos têm a seu cargo todas as luas, mas os espíritos de Lúcifer foram incapazes de residir em qualquer desses luminares. Não podiam ajudar na geração, pura e desinteressadamente, como o fazem os Anjos, uma vez que atuavam sob as forças da paixão e dos desejos egoístas, pelo que houve necessidade aloja-los num lugar separado. Assim, foram colocados no planeta Marte, fato bem conhecido pelos antigos astrólogos, que atribuíam a Marte a regência sobre Áries, que tem domínio sobre a cabeça (lembrem-se que o cérebro é construído por forças sexuais subvertidas), e também comprovaram que aquele planeta é o regente de Scorpio, que governa os órgãos de reprodução. Áries está na primeira casa de um horóscopo e denota o princípio da vida; Scorpio é a oitava, significando a morte; nisto está contida a lição de que tudo o que é gerado pela paixão e pelos desejos está condenado à dissolução. Assim, Marte é esotérica e astrologicamente "o Diabo"; e Lúcifer, o chefe entre os Anjos caídos, é realmente o adversário de Jeová, que dirige a força de fecundação vinda do Sol por meio da atividade lunar.

No entanto, os Espíritos de Lúcifer estão ajudando o processo da evolução. Deles recebemos o ferro que, por si só, torna possível viver numa atmosfera oxigenada. Foram e continuam sendo os agitadores para o progresso material, portanto, não temos o direito de antagonizá-los. A Bíblia tacitamente proíbe-nos de ultrajar os deuses. Conforme lemos na Epístola de São Judas, nem o Arcanjo Miguel ousou ultrajar Lúcifer, e no livro de Jô fala-se como estando entre os filhos de Deus. O seu embaixador na terra, Samael, é o Anjo da morte, representado por Scorpio, mas é também o Anjo da vida e da ação simbolizada por Áries. Se não fossem pelos ativos impulsos marcianos, talvez não sentíssemos as dores tão agudamente como as sentimos, nem tão pouco poderíamos progredir na mesma proporção, e é seguramente melhor "cansar-se do que enferrujar-se".

Deste modo, podemos constatar que estas "ovelhas perdidas" de uma era anterior, recebem todas as oportunidades de recuperar o seu atraso no atual esquema de evolução. Estão atrasadas, e como atrasadas aparecem sempre como más, mas não estão "perdidas para além da redenção". Podem salvar-se servindo-nos, provavelmente através da transmutação de Scorpio em Áries, quer dizer, a geração em regeneração.

    

 

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES - INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE

  [Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel- Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 Tel/Fax 22387179

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

rosacruzmhrio@hotmail.com