CARTA Nº 26

Janeiro de 1913

SERVIÇO AOS OUTROS DURANTE O PRÓXIMO ANO

 

Faz frio no Hemisfério Norte - o vento boreal mantém gelados a terra e o mar - mas, em nenhum outro momento do ano o coração dos homens fica tão terno. "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo"são as palavras de saudação e as manifestações de boa vontade que mais se ouvem por todos os lados. Para a maioria das pessoas são simplesmente palavras atiradas ao vento, mesmo assim, criam uma atmosfera de bondade que é muito mais importante do que possamos perceber. O mundo seria muito mais harmonioso se esses cordiais votos fossem constantes durante todo o ano, em vez de ficarem restritos a essa época. "Se os desejos fossem cavalos, os pedintes os montariam", diz o provérbio e, a menos que os nossos atos sejam dirigidos para a realização de nossas aspirações, o benefício será nulo. Diz-se que certa região do inferno está repleta de boas intenções, como as formulam os "homens bem intencionados", mas o mundo precisa mais de trabalho do que de simples desejos.

O mês passado pedi-lhes que se unissem a mim em oração para o êxito da Fraternidade Rosacruz na elevação do mundo, e recebi muitas cartas assegurando-me que os trabalhadores na Sede Mundial contam com as constantes preces dos estudantes. Conhecemos a força da oração; sem esse apoio amoroso não poderíamos ter suportado o enorme esforço físico e mental correspondente ao nosso extraordinário desenvolvimento. Mas, alguns milhares de colaboradores são como gotas num copo, em comparação aos milhões que estão buscando a Luz.

Cristo disse: "Aquele que for o maior dentre vós, seja o servo de todos". O valor de um homem mede-se pelos seus serviços à comunidade. Isto também se refere a uma associação, e como existem grupos de pessoas que nela trabalham, sua eficiência, como um todo, depende do interesse e do entusiasmo de cada um dos seus membros, individualmente. Todos temos um compromisso para como os Irmãos Maiores pela luz que temos recebido, e é nosso dever sagrado fazer com que essa luz brilhe para que outros possam desfrutar do nosso grande privilégio (não negligenciando outros deveres). Por conseguinte, eu peço a ajuda pessoal de todos para elaborar uma campanha sistemática que difunda, mais intensamente, os Ensinamentos Rosacruzes durante o próximo ano.

No entanto, esta campanha deve ser feita com a máxima discrição. Lembremo-nos que não devemos perturbar ou alterar as convicções daqueles que estão satisfeitos com o seu modo de pensar, mas se souberem que alguém está procurando uma solução para o problema do Mistério da Vida, mandem-nos o seu nome para que possamos enviar-lhe a nossa literatura. Seu nome não será mencionado até que sejamos autorizados a fazê-lo.

Teremos imenso prazer em fornecer-lhe folhetos contendo informações acerca da Fraternidade Rosacruz, como estão impressos no verso dos nossos cartões postais. Desta forma, poderemos gerar interesse, abrir caminho para novas indagações, ter êxito ao levar a luz para aqueles que a procuram, e isso reverterá em nosso benefício eterno. Ajudando nosso irmão em seu desenvolvimento, ajudamo-nos igualmente.

Possam o progresso espiritual e o crescimento da alma marcar cada dia do seu próximo ano.

 

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES - INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE