CARTA Nº 3

Março de 1911

SERVIÇO DESINTERESSADO AOS OUTROS

 

Naturalmente o leitor já conhece alguns dos Ensinamentos da Ordem Rosacruz, a quando eu me dirijo a você não é como a um estranho que não estivesse familiarizado com os ensinamentos, ou a alguém cético quanto à existência de tal Ordem. Estes ensinamentos espalharamse como relâmpagos pelo Mundo Ocidental nestes últimos dois anos, o que demonstra uma força por detrás deles que não está relacionada ao homem comum. Isto o leitor compreenderá melhor quando ler a lição deste mês, a qual trata desta misteriosa Ordem a mostra a sua relação com a Fraternidade Rosacruz.

Alguma vez já te ocorreu, querido amigo, perguntar o que o une a esta Fraternidade? Sabe que nela não existem laços externos, que não prestou juramento de fidelidade a que não te foram confiados quaisquer segredos. Então, o que constitui a Fraternidade?

Não podem ser os ensinamentos, pois estes estão abertos para todos a são aprovados por muitos, mesmo pelos que não solicitaram o seu registro como estudantes. Tão pouco é a inscrição como estudante que faz criar o laço interno, porque são muitos os que estudam somente para seu próprio benefício e não cultivam a fraternidade para com os demais. Sem dúvida, é o serviço que executamos e a sinceridade com que praticamos os ensinamentos que nos tornam, para o mundo, exemplos vivos desse amor fraternal, ao qual Cristo se referiu como sendo a realização de todos os mandamentos.

O mês passado tomamos, como nosso lema, a decisão de que havendo um trabalho a fazer a não estando atribuído a alguém em particular, deveríamos dizer: "Por que não eu?" em vez de deixá-lo para que outro o fizesse, ou até o deixássemos de lado, Confio que executarão este serviço desinteressadamente, com freqüência, cimentando assim os laços de fraternidade.

Para o próximo mês, peço-te que envie todos os seus pensamentos a esforços para impulsionar os Ensinamentos da Fraternidade. Não tente convencer ninguém contra sua vontade ou fazer proselitismo, mas procure saber, com discrição a espiritualidade, a causa da angústia do próximo. Tente ajudá-lo com os nossos ensinamentos. Se quiser dizer algo sobre onde os recebe ou não, fica isso ao seu critério. O principal é disseminar os Ensinamentos, não alardear ou fazer propaganda da Fraternidade Rosacruz.

 

     

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES - INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE

  [Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel- Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 Tel/Fax 22387179

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

rosacruzmhrio@hotmail.com