CARTA Nº 31

Junho de 1913

CRISTO E SUA SEGUNDA VINDA

 

Um dos pontos principais desta lição mensal – que diz respeito à interpretações equivocadamente difundidas – é a que se refere à vinda de Cristo e ao veículo que Ele usará. A Bíblia transmite-nos isto de forma perfeitamente clara e os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental dos Rosacruzes estão completamente de acordo com ela, daí a nossa opinião diferir, radicalmente, da concepção comum sobre a matéria, tanto a da maioria dos cristãos como a dos que, involuntariamente ou por outras razões, exaltam falsos Cristos parra enganar os incautos. É de vital importância que os alunos da Escola Ocidental compreendam muito bem este assunto, por isso, reiteramos resumidamente os pontos principais dos Ensinamentos Rosacruzes contidos no livro "Conceito Rosacruz do Cosmos" e em alguns outros livros.

Cristo é o mais alto Iniciado do Período Solar; a Terra era, então, formada de matéria de desejos e Seu corpo mais denso foi formado desta matéria.

Ninguém pode formar um veículo material que não tenha aprendido a moldar; por isso, o Espírito Cristo trabalhou com a nossa humanidade de fora da Terra – da mesma forma que os espíritos-grupo guiam os animais – até que Jesus abandonou os seus corpos vital e denso no Batismo. Então, o Espírito Cristo desceu e entrou nesses veículos, levando fisicamente o Seu ministério aos homens, até que o corpo denso foi destruído no Gólgota quando Ele se tornou o Espírito Interno da Terra. O corpo vital de Jesus foi posto de lado para esperar o segundo advento de Cristo.

Cristo advertiu-nos contra os imitadores, mas surge a questão: Como poderemos conhecer o falso do verdadeiro? Paulo dá-nos a este respeito uma informação definida, e se nós a considerarmos, estaremos a salvo de qualquer decepção.

Paulo diz (1a. Epístola aos Coríntios 15:50), que "a carne e o sangue não podem herdar o reino do Céu". Insiste que este corpo será mudado à imagem do próprio veículo de Cristo (Fel. 3:21), e em (1a. João 3:2), encontramos o mesmo testemunho.

Está perfeitamente claro que qualquer um que venha em corpo físico proclamando que é Cristo, é demente, um ente digno de compaixão, ou um impostor, merecedor de nosso escárneo e reprovação. Também não nos deixou na ignorância acerca da natureza do veículo no qual encontraremos Cristo e de que seremos como Ele. Na 1a. Epístola aos Tes. 4:17 é-nos dito que encontraremos o Senhor no ar. Portanto, nós forçosamente teremos que possuir um veículo de uma textura mais delicada do que a do nosso corpo denso atual. A transformação necessitará ainda de séculos para que a maioria dos homens a possa alcançar.

Na 1a. Epístola aos Tes 5:23, Paulo diz que o ser completo do homem consiste de espírito, alma e corpo. Quando finalmente largarmos o nosso corpo denso, como Cristo o fez, nós funcionaremos num corpo chamado soma psuchicon (corpo-alma), 1a. Epístola aos Coríntios 15:44. Em nossa literatura, este é o "corpo-vital", um veículo feito de éter, capaz de levitação e da mesma natureza do corpo usado por Cristo depois da Crucificação. Este veículo não está sujeito à morte como o nosso corpo denso, e é finalmente transmutado em espírito como aprendemos em nossa literatura e é confirmado na 1a. Epístola aos Coríntios, Cap. 15.

Por conseguinte, os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental estão em perfeita harmonia com a Bíblia quando afirmam, enfaticamente, que Cristo nunca voltará na carne (pois isto seria um retrocesso para Ele). Da mesma maneira que as larvas rompem o seu casulo e se transformam em borboleta que voa de flor em flor – processo deslumbrante de animada beleza – assim também nós, algum dia, deixaremos este instrumento mortal que nos prende à Terra e ascenderemos ao céu como almas viventes, radiantes de glória, ansiosas por encontrar o nosso Salvador na terra das almas, o Novo Céu e a Nova Terra. Este é um dos pontos principais da doutrina da Escola Rosacruz. Confiamos que nossos estudantes se esforçarão por assimilar totalmente este assunto, e assim seremos capazes de "dar uma razão" à sua fé.

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES - INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE