CARTA Nº 45

Agosto de 1914

A INICIAÇÃO NÃO PODE SER ALCANÇADA ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

 

É com relutância da minha parte que volto a focar a questão dos exercícios respiratórios e seus efeitos sobre o corpo humano, mas esse fato obriga-me a proferir novamente a advertência contra os falsos e perigosos ensinamentos que são promulgados por pessoas ignorantes e inescrupulosas na sua ânsia de lucro. Os exercícios de respiração são absolutamente contrários aos Ensinamentos da Fraternidade Rosacruz, pois, de acordo com eles, os resultados espirituais só podem ser conseguidos por métodos espirituais e não por exercícios físicos. Infelizmente, o grande desejo dos estudantes de alcançar rápidos resultados torna muitos deles presas fáceis dessas pessoas desonestas. Um dos nossos mais promissores estudantes está agora num sanatório de doentes mentais por ter dado ouvidos a um charlatão que se ofereceu para iniciá-lo por vinte e cinco dólares.

Acabei de saber que num dos Centros da Fraternidade, um homem, que não está filiado à Sede, está cobrando determinada importância para fazer horóscopos, o que é totalmente contrário aos nossos ensinamentos. Anualmente devolvemos muitos dólares para pessoas que nos pedem que levantemos os seus horóscopos, assim como previsões de futuro, porque mantemos o princípio de que uma ciência espiritual, como a astrologia, não deve ser prostituída por ouro, ainda que este nos seja muito necessário. Entristece-nos que tais pessoas, que admitem ter conhecimento que essas práticas são contrárias aos princípios da Fraternidade Rosacruz, estejam à frente de centros de estudo na qualidade de professores e divulgadores dos Ensinamentos Rosacruzes. Esta mesma pessoa copiou de livros indianos, que custam alguns centavos, exercícios de respiração que vende por um dólar à vítimas incautas.

Queridos amigos, acreditem na palavra de alguém que percorreu o caminho e sabe, por experiência própria, que não há trem expresso para o Templo de Iniciação. O Caminho é lento, escarpado e difícil; deve ser percorrido passo a passo, ainda que os pés e o coração sangrem de dor e sofrimento. O Corpo-Alma - o "Dourado Manto Nupcial" - que á única palavra-passe que nos permitirá a entrada, é tecido pelas boas ações praticadas, dia após dia, com paciente perseverança em fazer o bem e por nenhum outro método. Os exercícios respiratórios não podem substituir as boas ações. Não podem compreender isto? Sei o que estou dizendo, porque no princípio dos meus esforços nas lidas espirituais, também me deparei com estes exercícios de respiração. Experimentei-os por dois dias e, como resultado, meu corpo vital foi parcialmente expulso do corpo denso. Apercebendo-me que estavam em situação perigosa suspendi os exercícios, mas precisei de duas semanas para restabelecer-me, durante as quais me senti como se não pudesse colocar os pés no chão, como se estivesse caminhando pelo ar, tendo sofrido muito durante estas duas semanas. Outros poderão não ter a capacidade de recuperação que eu tive e, em conseqüência, ficarem predispostos à doenças mentais. Naturalmente, haverão algumas pessoas que não sentirão esses efeitos, mas é sempre muito, muito perigoso brincar com fogo. Por outro lado, se tentarmos todos os dias trabalhar na vinha de Cristo, esforçando-nos no serviço amoroso, o "Dourado Manto Nupcial", o Corpo-Alma, será seguramente tecido e com ele, um dia, todos seremos admitidos no Templo.

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES -INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE