CARTA Nº 50

Janeiro de 1915

PROSPERIDADE ESPIRITUAL PARA O ANO NOVO

 

A saudação corrente nestes dias é: "Desejo-lhe um feliz e próspero Ano Novo", o autor está inteiramente de acordo com isto e estende esses augúrios a todos, embora com um alcance algo diferente do que normalmente se almeja, já que o principal objetivo de tal desejo consiste numa prosperidade material. Por isso, o autor faz votos para que obtenham aquele ouro que se forja com a alquimia da alma, transformando o metal básico da experiência do próximo ano na Pedra Filosofal, o maior bem que este mundo pode dar. As riquezas mundanas são sempre uma fonte de cuidados para o seu possuidor, mas esta, a jóia das jóias, traz-nos uma paz que ultrapassa todo entendimento.

Além disso, se trabalharmos unicamente para a aquisição de coisas materiais, a nossa tarefa irá parecernos penosa e ingrata, mesmo que tentemos quebrar esse ritmo entregando-nos ao que chamamos de prazeres. Uma vez por outra um pensamento poderá assaltar-nos: "Para que tudo isto?" Mas, se trabalhamos na vinha de Cristo, se fazemos tudo em nosso trabalho e fora dele como se fosse para o Senhor", o aspecto muda inteiramente. Cristo disse: "Meu jugo é suave e meu fardo é leve", e esta é uma verdade sempre real ainda que não no sentido comum. O autor e outros que trabalharam na Sede, por muitos anos, podem testemunhar que, ainda que o trabalho tenha sido árduo tanto física como mentalmente e, algumas vezes, o corpo tenha ficado tão esgotado que se tornou quase impossível a sua recuperação na manhã seguinte, a satisfação, a alegria e o prazer foram imensos, de uma forma que as pessoas materialistas não conhecem, nem podem compreender. Os anos dedicados a esta tarefa têm sido tão gratificantes, que nada no mundo poderia compensar e satisfazer tanto o autor e todos os seus companheiros como o privilégio deste trabalho, sentimento que cresce à cada ano vivenciado.

E, quanto a você, querido amigo? Estamos no princípio de um ano novo, um novo começo. A Fraternidade Rosacruz, como uma organização, depende de unidade e, se desejamos progredir espiritualmente, a tarefa deve ser empreendida por todos. Temos que ser mais fervorosos, mais sérios, mais devotados aos ideais que os Irmãos Maiores nos deram. Sabemos que na Fraternidade há trabalhadores aplicados, você é um deles? Não é suficiente estudar e meditar sobre os ensinamentos; temos que inclui-los em nossas vidas e tornar-nos luzes brilhantes em nossa comunidade. Devemos viver a vida, não só no mundo externo, mas dentro de nossos lares, de maneira que os membros possam sentir a luz e ser conduzidos para ela. Sabemos que muitos fazem isto, mas há outros que são indiferentes, que ainda permanecem no limiar e não querem aceitar o jugo. O jugo deve ser carregado, não importa se fiquemos calejados pelo esforço. Na verdade, cada esforço é um fator adicional na construção do corpo-alma, o glorioso "Dourado Manto Nupcial", com o qual nos apresentaremos perante o Senhor quando Ele aparecer.

O mais profundo desejo do autor é que cada estudante da Fraternidade Rosacruz aceite o seu jugo com mais fervor, para que, tanto individual como coletivamente, possamos acumular um tesouro no céu que será nosso ao fim de um dia-ano, quando aceitarmos as provações e as responsabilidades.

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES -INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE