O Rito da Assunção

Por Corinne Heline

Embora a Virgem Bendita resida agora no céu com os anjos, passa muito tempo na terra trabalhando com a humanidade. Muitos experimentaram já a sua visão (e a do seu anjo da guarda) nos hospitais, sobretudo nas maternidades e onde existem crianças que sofrem. E alguns que não a viram tiveram a consciência de receber a consolação das suas bênçãos. Maria prefere trabalhar onde as nuvens são mais carregadas e as sombras mais pronunciadas. Enquanto vivia na terra escolheu trilhar o caminho do sofrimento; agora dedica-se a ajudar os que trilham o mesmo caminho. Onde quer que existam movimentos para a emancipação e a elevação da mulher, ela está presente, encorajando e inspirando todos os que se devotam a esse trabalha humanitário.

O supremo ideal da Virgem Bendita é a paz permanente no mundo. Ela e os seus companheiros Anjos estão sempre activos nos campos de batalha, exercendo o seu ministério junto dos feridos e dos moribundos. São frequentes os testemunhos dos soldados que os viram no mais aceso da refrega.

De entre todos os que servem como ministros na terra, talvez os mais belos sejam os Anjos da natureza. Esses seres encantadores podem ser vistos nas florestas, nos campos ou nos jardins, atarefados no embelezamento da paisagem. Assemelham-se a arco-íris flutuantes, dado reflectirem todas as tonalidades com que trabalham.

Pergunta-se muitas vezes se não existirão anjos masculinos, atendendo a que estes são normalmente representados no feminino. Ora, eles não são masculinos nem femininos, já que manifestam a força e coragem masculinas combinado com o amor e a ternura femininas. Desta forma, são os ministros ideais para uma humanidade que ainda não desenvolveu em si a força dual.

Há anjos que guiam as actividades de cada dia da semana, de cada semana do mês e de cada mês do ano. Há anjos do pôr-do-sol que pairam sobre a terra distribuindo bênçãos enquanto descem as sombras da tarde. Há anjos da aurora que correm as cortinas da noite para que o Sol ostente a face doirada sobre o horizonte terrestre. Finalmente, existem os quatro gloriosos arcanjos que guiam e guardam as actividades da natureza ao longo das quatro estações do ano. Um destes últimos é Gabriel, guardião dos meses de Inverno. Ele é também o protector das mães e dos filhos, razão pela qual está mais próximo do coração da Virgem Bendita. Na quadra natalícia abençoam em conjunto cada um dos egos que procurarão uma morada terrena durante o ano seguinte.

O Arcanjo Rafael é o guardião da Primavera. Chama-se-lhe por vezes "o Anjo do Graal" e é frequentemente representado com o Cálix Sagrado nas mãos. Todas as Escolas de Mistérios fundadas na terra estão sob a jurisdição de Rafael. Ele utiliza os mais sagrados ensinamentos ministrados nos Mistérios - os ensinamentos do Santo Graal - que alcançaram o seu clímax no decorrer da Última Ceia de Cristo.

O belo Uriel é o guardião das actividades de Verão. As ceifas e as colheitas estão sob a sua jurisdição. Também superintende aos Espíritos da Natureza, esses fascinantes espiritozinhos que habitam nos elementos do ar, da terra, do fogo e da água e que tanto se dedicam ao embelezamento da natureza. As mais elevadas técnicas iniciatórias da Nova Era, que serão cofiadas aos pioneiros da Nova Raça, estão sob a direcção de Uriel. Estas relacionar-se-ão com as iniciações que o Cristo ministrará à humanidade, mas que os homens não estão preparados para receber antes das Dispensação de Aquário - Leão e Capricórnio -Caranguejo.

Miguel é o Arcanjo dourado que guarda o Outono. É o segundo em poder e glória a seguir a Cristo. No período final do ano, Miguel e as suas hostes de anjos trabalham para a purificação de todo o planeta (tanto os reinos interiores como os exteriores), a fim de preparar a Festa de Luz que ocorre no natal e que anuncia o regresso anual do espírito de Cristo á terra. Cada aspirante que se lance no trilhar do Caminho de Luz ficará sob a protecção do Arcanjo Miguel, independentemente da raça, religião ou nacionalidade. Enquanto permanecer autêntico na sua dedicação estará sob a vigilância atenta deste grande ser celestial, que o acompanhará até atingir o clímax da busca e se encontrar em completa sintonia mental com a Luz Eterna.

É perfeitamente lógico que a Virgem Bendita tenha a sua morada entre estes seres celestiais, com os quais se encontra em perfeita sintonia. Os anjos não possuem corpo de desejos, mas estão envolvidos num manto de pura luz. A missão do Espírito Santo consiste em ajudar o homem a transformar os fogos do desejo em luz espiritual. Uma vez conseguido, o mundo do desejo do planeta terra, através do qual o homem constrói e preenche o seu próprio corpo de desejos, transformar- -se-á numa esfera radiante. Por essa razão, a obra do Espírito Santo está relacionada com os processos de transmutação entre a natureza e o homem.

De novo aqui a divina Maria resplendece como um padrão perfeito, pois efectuou por completo esta transformação dentro de si própria. Isso era essencial antes de passar pelo sublime mistério da Imaculada Conceição. Eis por que no Rito da Assumpção hostes de seres celestiais estendendo-se até ao próprio trono de Deus se juntaram aos anjos e arcanjos num coro triunfal enquanto Maria era coroada pelo próprio Cristo. Sheila Faye-Smith escreve:

"A raça humana floresce em Maria. Cultivada no jardim do sonho universal do homem, regada pela lei da raça eleita, a Rosa de Sharon abre a sua corola para ser fertilizada por Deus. Maria é a única flor perfeita nascida nos tristes começos da espécie humana. O solo era rico e muitos os jardineiros, mas só uma flor se abriu ao sol em toda a sua perfeição".

Por isso a Virgem Bendita é, para toda a humanidade, a Escola da Esperança e o perfeito exemplo da vitória espiritual. É a Noiva da Luz entre este vale de lágrimas e os reinos celestiais.

Corinne Heline

in The Supreme Initiations of the Blessed Virgin
New Age Press, Oceanside, 1959
Trad. de L. A. M.

- Fonte: Revista "Rosacruz", Fraternidade Rosacruz de Portugal

Revista ROSACRUZ

É o órgão oficial da Fraternidade Rosacruz de Portugal. Através das suas secções (Editorial, Filosofia, Astrologia, Saúde e Nutrição, Educação Infantil, Estudos Bíblicos, etc.) atende aos anseios intelectuais e ao sentimento religioso e desperta o entendimento dos mais profundos mistérios da origem e evolução do Homem.

Conheça o trabalho da Fraternidade Rosacruz no Ocidente. Assine e ofereça assinatura da Revista ROSACRUZ.

Redacção:

Rua de Manuel Múrias, 12 - 5º Esq
1500-419 Lisboa - Portugal

 


 

HOME

LITERATURA RC

BIBLIOTECA RC

 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

 Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

rosacruzmhrio@hotmail.com