Os Rosacruzes, Pioneiros dos Direitos Humanos


  Por Delmar Domingos de Carvalho

 


Introdução


Na realidade, os seres humanos, racionais,

não devem ser conduzidos por meio de gritos,

de prisões e de bastonadas, mas pela razão.

João Amós Coménio

 

 

Analisando a história da luta pelos direitos humanos, vemos que os rosacrucianos, os rosacruzes, muito contribuíram para que a Humanidade vivesse numa sociedade mais justa, mais fraterna, mais livre, mais culta, para que cada qual tivesse mais saúde e mais educação.

Quem é que lançou as bases da educação democrática, ou melhor ainda, cosmocrata? Não foi o rosacruz João Amós Coménio?

Quem apontou os caminhos para a criação de uma civilização mais universalista, livre de racismos e de fundamentalismos? Não foi Coménio?

Quem defendeu o direito à saúde e trabalhou para que cada qual fosse digno de cuidados reais de saúde? Não foi Paracelso? Quem lutou e deu exemplo para a criação de investigações científicas livres dos sistemas escolásticos, como dos fundamentalismos religiosos? Não foi Paracelso?

Quem defendeu o ecumenismo entre as religiões, não foi Coménio?

Quem defendeu a liberdade de criação artística, como o rosacruz Miguel Ângelo?

Quem defendeu a igualdade real dos direitos das mulheres não foi Max Heindel?

Bem, muito haveria que focar sobre toda esta dinâmica.

E, contudo, em Portugal, acaba por ser o único país do mundo ocidental, que, no século XX, período do Estado Novo, a Escola Rosacruz é perseguida, censurada, fechada, por defender os direitos à liberdade de expressão, por defender os puros ideais de base do cristianismo!!! Ao mesmo tempo nos outros países, era apoiada, considerada como Pessoa de Utilidade Pública, e assim por diante.


Coménio e o direito à educação

 

Um dos pioneiros dos Movimentos e Organizações ligados à Educação e à criação de uma real Cosmocracia que irá substituir, a seu tempo, as chamadas Democracias, foi João Amós Coménio.

Considerado como precursor da ONU e da UNESCO, suas ideias e ideais estão muito além quanto à essência e objectivos, somente possíveis de concretizar quando a Humanidade vencer esta fase de egoísmo, orgulho intelectual e materialismo em que está profundamente escravizada.

Na obra “Escola Maternal” Coménio vai à frente, iluminando o caminho nos processos pedagógicos, nos jardins de infância, como no ensino pré-primário.

Com o seu trabalho “Orbis Pictus” é pioneiro dos meios audiovisuais no ensino.

Vivendo, entre 1592 e 1670, defendeu que devem ser enviadas às escolas não apenas os filhos dos ricos ou dos principais cidadãos, mas todos igualmente, nobres e plebeus, pobres e ricos, de ambos os sexos, em todas as cidades, vilas e aldeias. Por isso, é considerado como o iniciador da democratização do ensino.

Prova claramente que as mulheres têm as mesmas capacidades e os mesmos direitos no campo da educação e em todas as áreas, incluindo no governo!!!

Em pleno século XVII defende uma educação especial para os que têm mais dificuldades em aprender, devido a diversas deficiências, fossem físicas ou mentais, até porque todos somos mais ou menos imperfeitos, mas chamados à perfeição, daí a necessidade dos renascimentos em que Coménio acreditava.

Defensor do Amor e de uma Vida Exemplar como meios poderosos e indispensáveis para educar, afirma: os açoites e as agressões não têm nenhuma força para inspirar nos espíritos o amor às letras, mas, ao contrário, têm muita força para gerar na alma, o tédio e a aversão ao estudo.

Eis, num resumo dos resumos, algumas das ideias defendidas por Coménio, considerado e bem como já se afirmou, como o grande apóstolo da democratização do ensino.

Na nossa opinião estes seus conceitos e outros que podemos ler nas diversas obras desde a Didáctica Magna à Pampaedia, apontam para a vivência cosmocrata rosacruciana da próxima Idade do Aquário em que a Filosofia Rosacruz será a grande impulsionadora da criação da Fraternidade Universal.

 


Max Heindel e o direito à vida

 

Embora Max Heindel não se considerou como Rosacruz, mas sim Irmão Leigo, não Irmão Maior, contudo, ele foi o eleito para divulgar publicamente alguns ensinamentos desta Escola.

Quem como ele defendeu que a vida é sagrada?

Sendo, assim, todos temos o dever de a respeitar seja de que forma ela se expresse, sendo a razão pelo que não só defendemos os direitos dos seres humanos como também os dos animais.

No princípio do século XX, Max Heindel foi bem claro na resposta à pergunta: Devemos deixar morrer uma criança defeituosa, como no caso Bolinger?

Defensor do direito à vida, como sagrada e totalmente inviolável, posicionou-se contra a pena de morte, explicando com profundidade os inconvenientes e as consequências funestas desta abominável sanção.

No caso das crianças, Max Heindel esclarece que ninguém tem o direito de as deixar morrer porque apresentam deficiências, ao contrário, tudo se deve fazer para que vivam e sejam amadas.

Algumas pessoas pensam que têm o direito de destruir algo ou alguém que não esteja de acordo com o que elas consideram “normal”.

Como qualificar o padrão convencional de “normal”? Quem de nós não tem imperfeições, defeitos? Se fossemos perfeitos, já não necessitávamos de voltar ao Mundo Físico, a esta grande Escola da Vida. Eis a verdadeira Universidade, a que o rosacruz Camões chamou de saber experimentado.

Por isso, os pais e os profissionais de saúde devem fazer tudo para que essas crianças vivam. Se, porventura, a experiência da vida terrena tiver de ser interrompida, a Natureza disso se encarregará. O Ser humano não tem essa competência. É sim, sua obrigação trabalhar em sintonia com as suas Leis.

Por outro lado, este arauto da Idade do Aquário alertou sobre o uso da eutanásia, incluindo sobre o suicídio, explicando todos os enormes inconvenientes que daí advêm, não só para o doente como para quem, em alguns casos, executa o acto.

Somos responsáveis pelas nossas acções e quando voltarmos ao plano físico, eis que dolorosas experiências, não devidamente solucionadas ou aprendidas, voltarão e em grau ainda maior.

Por isso, saibamos ajudar os que sofrem, os que trazem cargas pesadas, envolvendo-os com todo o nosso amor, através do serviço altruísta e compassivo, sempre conscientes que a vida é sagrada e que todo o ser vivente está em processo contínuo de evolução.

 


Páginas relacionadas

 

Paracelso e a  Cosmobiomedicina

 

 Meditações

 

 Referências à J.W.Goethe

na obra de Max Heindel

Max Heindel

e os Direitos Humanos

J.W.Goethe

Iniciado Rosacruz

 João Amós Coménio

O cosmocrata rosacruciano

 

 

 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA