Delmar Domingos de Carvalho

Excertos do livro

Vegetarianismo, a solução para uma vida e um mundo melhor


189

 

 CAPÍTULO XXIII 

 

VALOR MEDICINAL DE ALGUNS ALIMENTOS

 Delmar Domingos de Carvalho

 

O limão, como a laranja não devem esse gosto ao nefasto ácido oxálico, mas a outros ácidos, como o tartárico, o málico, o cítrico, que tem a propriedade de, uma vez decomposto no organismo, alcalisar os humores. Por isso, se compreendem os sucessos que têm dado  na Alemanha, a cura pelo limão, na gota aguda, no reumatismo, nas cólicas hepáticas, como nas perturbações da digestão, como na indisposição súbita.

In O Vegetariano, Série I, Volume I, 1909-1911

 

 

ALGUNS ELEMENTOS

 

De acordo com a teoria e ciência experimental neohipocrática existem alguns alimentos que têm maiores poderes preventivos e curativos.

Como em tudo, cada caso é um caso, por outras palavras, cada pessoa é um caso singular. Um alimento pode ajudar na cura de uma pessoa e noutra pode perturbar.

Vamos inserir alguns dos que, em nossa opinião, maior interesse encerram, embora outros existam com enorme valor, entre outros,  maçã, pêra, castanha, ananás, alperce, banana, laranja, morango, pêssego, melão, cerejas, como de alguns frutos oleaginosos, nozes, amêndoas, pinhões, avelãs e, entre os legumes, beterraba, aipo, alface, agriões, tomate,  as diversas variedades de couves, etc.

 


190

 

ALHO

Perde-se na Memória da Natureza o uso deste alimento-medicamento.

Onde terá surgido no espaço, tudo indica que por toda a parte desde tempos imemoriais.

Na Índia, como em outros povos orientais; na Ásia Central, como na Europa, especialmente no Sul e em outras zonas, eis este maravilhoso produto usado pelos trabalhadores das Pirâmides do Egipto, pelos grandes médicos da antiguidade, desde Hipócrates, Dioscórides e outros quiçá anteriores onde terão bebido muito dos seus conhecimentos.

O exército romano usava-o como preventivo das epidemias, face não só à falta de higiene, como aos nefastos efeitos das guerras com todo um quadro de sofrimento e de aumento dos focos epidémicos.

Também é histórico, embora algo esquecido, o Vinagre Anti-séptico dos Quatro Ladrões, usado em tempos imemoriais como preventivo dos micróbios, dos vírus, desde doenças como a cólera, a febre tifóide, e outras pestes mais ou menos conhecidas.

Este tinha como base o alho, a que era acrescentado alecrim seco, vinagre e cânfora moída.

Este pequeno e grande bolbo tem numerosas potencialidades.

Assim, ele é útil para a melhoria do funcionamento dos intestinos, em diversos casos, desde a poderosa ajuda na cura da prisão de ventre, como o auxílio para a libertação dos vermes intestinais.

Melhora a circulação do sangue, ajuda ao bom funcionamento do coração, como do aparelho respiratório e renal, e ainda do endócrino.

Encerra em si os poderosos antibióticos naturais, garlacina e alicina, como elementos electromagnéticos, essências voláteis, e ainda rico em minerais, desde cálcio ao fósforo, do ferro até ao magnésio, tudo isso de grande valor para o equilíbrio do organismo, na sua ligação entre o corpo físico e o vital.

Por isso ele é um poderoso rejuvenescedor como um bom preventivo das epidemias, além de um excelente purificador e tonificador.

Eis um dos produtos naturais mais benéficos como preventivo e como curativo.

As suas aplicações vão desde o reumatismo até varizes, de constipações até à tosse e assim por diante.

Contudo, as mulheres que amamentam devem evitá-lo, como também não deve ser usado por quem tenha enfermidades da pele. Há certos casos de bilioses que também é necessário alguma prudência.

Os seus efeitos são mais benéficos quando usados em cru, seja nas saladas ou diluído em suco de frutos ou legumes, tomado imediatamente a fim de evitar-se a oxidação e fermentação com o contacto com o exterior.

Uma composição com sete dentes, formando um círculo, e no centro uma cabeça de alhos, roxos, que são aqueles que maior poder curativo encerram. Para evitar o hálito do alho, coma-se salsa de seguida.

 


191

 

CEBOLA

 

Mais um produto da Natureza com excepcional valor como alimento, mas ainda maior como medicamento natural.

Não há dúvidas que Deus nos proporcionou com tudo para que vivêssemos muito melhor no Mundo Físico onde temos de aprender numerosas lições até que, após sabermos todas as artes e ciências, nos libertarmos da roda dos renascimentos.

Considera-se que a parte Central da Ásia seja o seu berço. Contudo, já antes e noutro local, a cebola como outros vegetais terão existido.

Daqui terá feito a sua viagem pelos diversos continentes, sendo o das Américas, o último onde tem recebido louvores como em toda a parte.

Tal como com os alhos, também com este bolbo diversas variedades foram surgindo, cada uma com as suas especificidades, mas todas com grande valor curativo.

Não será de admirar que este alimento tenha sido usado por muitos profissionais ligados à arte sagrada de curar.

Também este produto é rico em elementos nutritivos, como curativos. Entre estes diversos compostos bioquímicos e biocatilazadores, como essências poderosas para a melhoria da saúde e ainda antibióticos naturais.

Contendo bastante silício, este fazendo parte das unhas, cabelos, da pele, das glândulas endócrinas e do cristalino dos olhos, como ainda dos ossos, das artérias, torna-a um produto muito benéfico para os diabetes, beneficia muito o trabalho do pâncreas, como fosfato de potássio útil para as células dos nervos, para os músculos, além do poder anti-séptico.

Portanto é útil para a insónia, depressão, ansiedade, tristeza, como para melhorar todo o organismo.

Poderoso diurético beneficia o todo, não só os rins, como ajuda a purificar todos os outros aparelhos.

Eis um dos melhores produtos que devemos usar todos os dias, preferentemente crua, mastigando-a como os chineses.

Todo o mundo sabe que para evitar os ligeiros inconvenientes da sua essência volátil que faz chorar, há que cortar as cebolas debaixo da água e usá-las em seguida. O problema é que como devemos poupar água, esta prática deve ser banida.

O suco da cebola é um poderoso expectorante; como ajuda a purificar todo o corpo.

Para todos é benéfica mas para os diabéticos como para os asmáticos o seu poder é maior.

Também para ajudar a eliminar a albumina no sangue, usemos suco de cebola, ou comê-la na salada em boa quantidade.

Como em tudo saibamos ver as reacções de cada organismo.

Para uso externo, caso das picadas das abelhas, cortar uma cebola crua e friccionar a zona da picadela.

Para parar o sangue do nariz, colocar uma cebola crua cortada naquele momento, aplicando-a em cima da nuca.

E ficamos por aqui, porque são numerosas as suas aplicações externas.

 

Uma composição em formato pentagrama, numa alusão à sua ligação ao valor curativo da energia solar, quando devidamente aplicada. Não devemos usar uma cebola que tenha sido cortada há algumas horas porque este bolbo atrai todos os micróbios ao seu redor, como no compartimento onde estiver. Por isso, devemos sim cortar rodelas de cebola e colocá-las nos compartimentos onde tenham estado tuberculosos, ou outras pessoas portadoras de bacilos ou vírus e após algumas horas retirá-las e eliminá-las.

 


193

  

LIMÃO

 

Estamos perante um produto com capacidades preventivas e curativas de valor inigualável.

Contudo, face ao estado em que estão muitos organismos, cheios de toxidades, de problemas diversos, o seu uso exige alguma prudência.

Como em tudo, nada de fanatismos.

Há quem advogue a sua aplicação sem ter em consideração o estado de cada pessoa; como está o seu fígado, a sua energia vital, se tem hiperacidez gástrica, eis alguns casos em que, em nossa opinião, não deve ser usado ou pelo menos com muita prudência.

Nestes casos, em primeiro lugar há que recuperar por outros meios naturais e não só, pois cada caso é um caso, e só depois experimentar o uso do limão, começando com algumas gotas, depois meio limão, observando a reacção e, em caso positivo, ir até um limão, de preferência em jejum, diluído em água, a que se pode juntar mel. Só passado pelo menos uma hora se poderá comer o pequeno-almoço.

Quanto ao resto é um dos alimentos ou melhor ainda um dos remédios naturais de maior valor.

Vendo a Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses do Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge, o limão encerra uma boa quantidade de vitamina C, o que já é do conhecimento generalizado, como cálcio, fósforo, algum ferro, vitaminas B1, B2 e PP. Contudo, possui ainda ácido cítrico e málico, como essências profundamente purificadoras, cheias de elementos anti-sépticos.

Que fique bem claro, é erro considerar o limão como prejudicial ao tratamento do reumatismo, como de outras doenças, incluindo da existência de ácido úrico no organismo.

Este produto embora possua ácido cítrico, ele está em seu estado natural, não artificial, e ao ser transformado alquimicamente no organismo, passa a base com valor fisiobiológico para diversas enfermidades em que exista acidez.

É um produto muito útil na cura das constipações e das gripes, devendo ser usado logo em jejum diluído em sumo de laranja e após pelos menos uma hora, tomar outro sumo ou de maçã com suco de alho; refeições à base de líquidos e de legumes e frutos, crudivorismo até ser vencida a enfermidade, sem os perigos de recaídas, pois o corpo ficou mais puro.

Ajuda a regularizar a tensão arterial, melhora o sistema circulatório, ajuda a curar o reumatismo, temos a experiência em nós mesmos, há cerca de 20 anos, com uma crise aguda reumatóide.

Na maior parte das doenças este remédio número um, natural, usado com alguma sabedoria, ajuda poderosamente ao tratamento de muitas enfermidades, desde problemas renais, circulatórios, intestinais, como em várias infecções, desde amigdalites, estomatites, faringites, laringites, difteria, etc.

Ele é benéfico para diabetes, como ajuda a oxidar o organismo, depurando, eliminando os produtos prejudiciais, oriundos de consumos de carnes, peixes, enlatados, pão branco, açúcares refinados, maus pensamentos e emoções.

Como preventivo ele estimula a defesa do corpo físico.

Limões de agricultura biológica. Devemos ter sempre presente que este produto deve ser usado quando está maduro e nunca verde. O ideal seria retirá-lo da árvore para ingerir. Embora haja quem seja contra o seu uso como anti-séptico nas saladas, esta opinião, está em nosso ver e por experiência, profundamente errada, como também o seu não uso misturado com mel.

 


196

 

SALSA

Tudo tem a sua história, por isso esta erva medicinal e usada como condimento, encerra a sua, algo misturada com superstições que urge acabar com todas.

Aliás, é hora da Humanidade vencer definitivamente todas as superstições, como as convenções e os dogmas.

Deixemos estes factores, que não merecem que sejam mencionados, e vamos ao seu valor medicinal.

Analisando a Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses já focada, vemos que esta planta é rica em cálcio, como em ferro, caroteno, ou provitamina A cujo valor antioxidante lhe dá maior eficácia, para o equilíbrio no organismo, e ainda elevada quantidade de Vitamina C, mais do que a que existe no limão!!!

Por isso, esta planta ingerida em cru, tomada nas saladas ou em suco, mas nada de exagerar, é altamente benéfica para a prevenção de doenças cardiovasculares, oncológicas, e ainda evita e envelhecimento precoce.

Por outro lado e segundo o investigador norte-americano, Dr. Varro E. Tyler, esta erva medicinal encerra miristicina um composto que ajuda a eliminar as toxinas pela urina.

Rica em clorofila aumenta ainda o seu poder preventivo como curativo, daí mais uma vez que se deve tomá-la em cru.

Dado o seu poder desintoxicante é benéfica para problemas ligados a um órgão tão valioso como o fígado, nos casos de icterícia, hidropisia, como para o bom funcionamento dos rins, diurética é benéfica para a cura do reumatismo, artrite, enfermidades dos rins e da bexiga, como para o baço, logo melhora os éteres inferiores do corpo vital; ajuda ainda a vencer a depressão e a melhorar a memória.

De acordo com algumas investigações é preventivo do cancro, como ajudará na sua cura.

Segundo alguns autores é uma planta com valor preventivo e curativo para numerosas doenças incluindo para as relacionadas com as glândulas endócrinas, daí o seu enorme valor de regeneração.

Como em tudo temos de ser prudentes; as mães grávidas e que amamentam jamais devem usar esta erva maravilhosa.

Por outro lado, devemos ter cuidado em apanhar salsa em qualquer local, pois pode ser confundida com a cicuta, erva altamente venenosa, embora esta seja relativamente fácil de a distinguir, não só pela cor, especialmente do caule, como pelo formato das folhas, e ainda pelo cheiro fétido que dela irradia.


Salsa

 


159

 

MEL, PÓLEN, PROPÓLIS, PÃO DE MEL  E  GELEIA REAL

Eis que a Virgem concebeu e deu à Luz um filho, que será chamado Emanuel. Ele será alimentado com leite e MEL até que saiba discernir o mal do bem.

Isaías: Capítulo 7, versículo 15

INTRODUÇÃO

 

Mel, uma palavra que diz tudo; um produto que encerra numerosos poderes; um vocábulo que está ligado a diversos símbolos; um alimento que é um dos melhores medicamentos; um néctar que pode ser usado de várias formas e em vários rituais.

Sobre ele podia-se criar um só volume ou até mais!!!

Vamos sucintizar não só sobre esta maravilha como sobre o pólen, o própolis, o pão de abelhas e a geleia real. Ao todo cinco produtos ímpares com excepcional valor.

Começaremos com o mel.

MEL

Desde tempos imemoriais ligado ao leite, o mel surge nos diversos livros sagrados do Oriente ao Ocidente, como se fosse uma dádiva divina, fonte de vida, princípio da fecundação, amor imortal.

Na cultura céltica, anterior a Cristo, fabricava-se o hidromel, ou seja, a junção da água no mel, e não só, sendo considerada como uma bebida com poderes de imortalidade.

No culto muito generalizado a Mitra as pessoas lavavam as mãos com mel, nos rituais iniciáticos, como bebiam este manjar dos deuses.

Em diversas civilizações antigas, como ainda no Médio-Oriente, em Roma e em outras, o mel entrava nos rituais nupciais.

Entre os Hebreus, como já vimos, o mel estava ligado aos doces da Páscoa.

Também na cultura grega, vemos Pitágoras usando este produto como alimento preferido, e com muita frequência.

O escritor místico, grego, Dionísio Pseudo-Areopagita, usou a analogia entre os ensinamentos de Deus e o mel devido ao poder de purificar e de conservar.

Vemos, assim, que o mel está ligado ao conhecimento místico como à iniciação.

Por isso, Clemente de Alexandria ou S. Clemente de Alexandria considerava-o como um símbolo do conhecimento.

Com a sua cor algo amarelada, a geleia real essa é de amarelo claro, com uma beleza ímpar, é associado ao oiro espiritual, à transformação alquímica em cada ser humano rumo à libertação do ciclo dos renascimentos.

Produto resultante do pólen das flores, ou seja dos órgãos sexuais das plantas, acto de reprodução feito com total pureza, elas elevam os seus órgãos até ao Sol, como que indicando ao ser humano o caminho mais curto para a Unidade da Vida.

Dele as abelhas criam um produto que conserva o efémero pólen num néctar pleno de vida, de energia, de beleza, doce, com enormes poderes curativos.

A função das abelhas é multifacetada. Ao voarem de flor em flor, na colheita do pólen, colocando-o nas suas patitas, vão fazendo a polinização, contribuindo para um aumento da frutificação como para a evolução das plantas.

Esse pólen rico em essências de enorme valor, carregadas de radiações cósmicas vitalizadoras, incluindo a energia solar, como aromas altamente curativos, é depois trabalhado pelas sábias abelhas, por todo o conjunto da colmeia, em trabalho de grupo desde as polícias, logo à entrada, até à abelha mestra.

Da união entre o produto colhido com o emitido pelas glândulas das abelhas, nascem diversos produtos, entre os quais o mel, um produto biológico inigualável, energético, cheio de vitaminas e aminoácidos, purificador, anti-séptico, benéfico a todo o organismo humano.

Que fique bem claro, as abelhas orientadas sabiamente pelo seu espírito grupo só extraem o pólen das flores com valor biológico, nunca das nocivas, e de um modo geral, elas juntam pólen de diversas plantas.

È muito raro haver um mel extraído de uma só flor, embora exista à venda, desde mel de eucalipto até mel de rosmaninho.

Só que elas vão até um raio de cerca de dois quilómetros e dentro desse círculo visitam diversas flores, que abrem mais cedo ou mais tarde.

Rico em levulose, o açúcar do mel, facilmente assimilável, sem os inconvenientes da sacarose do açúcar, pode, em pequenas quantidades ser ingerido por diabéticos, embora com prudência e vigilância.

No mel encontramos além do que já se afirmou, gomas e dextrinas, fermentos e diástases, diversos ácidos orgânicos, desde o cítrico, até ao fórmico, como hormonas.

Assim, temos um produto cheio de poderes bactericidas, fungicidas, regeneradores além dos que já sabemos.

Na sua composição surgem diversos minerais, cálcio, fósforo, cobalto, potássio, sódio, enxofre, magnésio, cobre, manganés, zinco, prata, cromo, enfim, uma fonte de mineralização única. Ao mesmo tempo, é rico em vitaminas, como a provitamina A, às do Complexo B, em que nem faltam a tão badalada Vitamina B12, que os críticos omnívoros tentam denegrir o regímen vegetariano.

Face ao exposto, o mel é benéfico para numerosas enfermidades, praticamente para todo o organismo, desde o respiratório até ao digestivo e endócrino, e como diurético, para o renal e automaticamente para todo o corpo.

Grande tonificador, é útil ao coração e aos músculos, aliás aquele também é um músculo; é calmante, como descongestiona o fígado.

A propósito do poder anti-séptico do mel, vamos transcrever um artigo publicado em diversos jornais e revistas portugueses, por nós traduzido do Nuevo Diário, de 15 de Setembro de 1973, de Madrid.

 

O Mel, essa doce Medicina

 

Todas as técnicas mais modernas anti-sépticas foram já usadas com a finalidade de curar uma úlcera profunda resultante de uma operação de cancro no seio, mas a ferida se negava a sarar. Por fim, o cirurgião encarregado do caso decidiu colocar em jogo a sua reputação e recorreu a uma técnica heterodoxa.

Decidiu cobrir a ferida diariamente com uma densa camada de mel biológico e fresco.

A partir desse momento informa o cirurgião londrino Michael Bulman, a ferida limpou-se rapidamente e o processo de cura acelerou-se com maior rapidez do que anteriormente.

Num trabalho aparecido no último número da revista ALMA, da Associação Médica Americana, é focado um caso de uma dona de casa que sofreu uma ferida profunda num acidente de cozinha para a qual parecia necessária uma dezena de pontos, pelo menos.

Só que a senhora não pode ir ao hospital, o seu marido não conseguiu colocar o carro em condições de marchar e resolveu cobrir a ferida com uma boa camada de mel, como tinha ouvido a sua avó, para no dia seguinte ir então ao Hospital para levar os pontos.

Contudo, ao destapar a ferida, verificou que estava a cicatrizar, a carne estava a unir-se de novo.

Ao longo desse extenso artigo temos diversos dados de valor desde a comprovação científica na capacidade do mel para destruir alguns germes que produzem as febres tifóides, como contribui para um bom desenvolvimento das crianças; comprovado ainda o valor para a longevidade de alguns povos como os da Geórgia e nas montanhas do norte do México, alimentação à base de frutas, mel e iogurte.

PÓLEN

Se o mel é um alimento medicamento algo milagroso… o pólen esse ainda é mais potente.

Rico em aminoácidos, especialmente glutâmico, arginina, leucina e valina, torna-o como uma fonte de vida.

Quanto às vitaminas, existem desde a provitamina A até à Vitamina P, útil para evitar problemas de hemorragias cerebrais e outras.

Rico em antibióticos e em hormonas fazem do pólen um alimento medicamento de valor ímpar.

Como este trabalho é sucinto e diversificado, seguimos para o própolis.

PRÓPOLIS

Outro produto de alto valor medicinal produzido pelas abelhas.

Trata-se de uma resina extraída de algumas flores e que estas obreiras usam para diversos fins desde harmonizar a temperatura na colmeia até à calafetação da sua morada.

Tem um sabor algo amargo, mas que devemos usar como preventivo e curativo.

Contribui para a melhoria do sistema imunológico de cada qual.

Muito actual o seu valor.

 

PÃO DE ABELHAS

 

Estamos perante um produto mistura de pólen e mel que estas famosas obreiras  o trabalham de tal modo que encerra valiosos elementos para a saúde humana, como para a vida na colmeia.

Esta terminologia foi usada pela primeira vez pelo Dr. E. Lenormand dada a sua função vital para a criação das larvas.

 

GELEIA REAL

Por último, focamos este produto, o mais valioso de todos.

É o alimento da abelha rainha o que faz com que esta viva muito mais do que todos os outros membros da colmeia.

De cor amarelo claro tem de ser conservado no frigorífico, e usado em pequenas quantidades.

Trata-se de um produto de origem animal, pois é resultante da segregação das glândulas da faringe das abelhas operárias entre 5 a 14 dias de idade.

Também é conhecido por leite de abelha ou papa real.

Embora seja um produto em quantidade pequena, contudo encerra valor excepcional na prevenção e na cura de muitas enfermidades.

Contendo antibióticos é benéfico em diversas doenças incluindo actua sobre o bacilo de Koch, o tífico, como o estafilococo.

Trata-se de um produto que tem vindo a ser alvo de numerosas investigações, todas concluindo para o seu elevado valor medicinal, embora seja reconhecido que ainda se desconhecem algumas das suas propriedades medicinais.

Benéfico para o aparelho endócrino, é rejuvenescedor e ajuda à melhoria da capacidade mental.

É útil ainda para a prevenção e cura do cancro.

 

 

Este artístico trabalho, representando uma abelha no interior de um círculo, de cor amarela, está fixado no alto de um edifício bancário, no Graben, Viena, Áustria. Neste caso, ela simboliza a riqueza, como um exemplo de trabalho. Contudo, a maior riqueza é a saúde e nesse caso os produtos que as abelhas fabricam, uns de origem vegetal, outros animal, estão na lista dos mais valiosos que a Sábia Natureza nos oferece, por intermédio da Omnisciência Divina.

 

Foto de D.D.D. 1995

INDICE


HOME

BIBLIOTECA ONLINE

TEMAS ROSACRUZES

DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO

VEGETARIANISMO

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 

Fraternidade Rosacruz de Portugal

Revista ROSACRUZ  - Publicação da Fraternidade Rosacruz de Portugal

Cosmocracia Rosacruciana - Página do Prof. Delmar Domingos de Carvalho

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org