Delmar Domingos de Carvalho

Excertos do livro

Vegetarianismo, a solução para uma vida e um mundo melhor


 

NOTAS INTRODUTÓRIAS 
 
 
 

Tempos virão em que os seres humanos

sentirão prazer na alimentação vegetariana,

considerando um crime assassinar um animal,

como hoje se considera um homicídio. 

Leonardo da Vinci

(1452-1519) 
 
 

Nesta era de grandes mutações em todas as áreas, desde o clima até à alimentação, o regímen vegetariano surge como uma Flor da Esperança para a solução de muitos problemas. Por toda a parte, as pessoas vão reconhecendo o seu valor; as investigações científicas comprovam a sua eficácia tanto na prevenção como no tratamento das doenças; o amor pelos animais recebe novos impulsos; aumenta o número das Associações Vegetarianas; reconhece-se o valor deste regímen desde a economia até à educação e assim por diante.

Por outro lado, são numerosas as edições de obras ligadas à alimentação e, de um modo especial, a esta filosofia de vida.

Perguntar-se-á: neste último caso porque motivo mais um trabalho? Este virá trazer algo de novo? Será uma mais-valia para esta área? Atendendo ao que se focou, no princípio, quanto mais informação melhor, quanto mais se falar, escrever e seguir este modo de vida no campo alimentar, mais impulsos receberá.

Por outro lado, este trabalho encerra temas não abordados nessas obras, capítulos como a Astrosofia e o Naturismo ou Paracelso e a Cosmobiomedicina, ou ainda sobre as ligações entre a alimentação do futuro e a Cosmocracia.

Engloba ainda outros dados valiosos desde a História do Vegetarianismo como de diversas Associações Vegetarianas de alguns países até ao Vegetarianismo e a Comunicação Social, abrangendo informações sobre revistas, boletins, jornais em vários idiomas como outras temáticas que dariam para a edição de uma Enciclopédia Vegetariana.

 


18 

 

Contudo, ficamos por um ensaio, base para futuros trabalhos e aqui deixamos o repto a todas as Associações Naturistas dos diversos países,

para se unirem em trabalho de grupo, e, entre esses, estaria a edição da Enciclopédia Vegetariana.

Cada leitora e leitor poderá também melhorar este trabalho, criar algo mais profundo, porque o tema é inesgotável.

Pela nossa parte, devido a outros projectos que temos para criar e que exigem muita investigação e estudo, sobre este tema, por agora, ficamos por aqui.

Ao longo de vinte e oito capítulos, vamos procurar contribuir para a dignificação desta filosofia de vida, como das suas associações, dos seus dinamizadores e investigadores, de todos os que de algum modo têm contribuído para a melhoria da vida na Terra.

Porque estamos perante uma temática de grande valor para a evolução não só do ser humano como dos outros reinos, especialmente dos animais, procuramos fazer um trabalho com dignidade, o mais abrangente em assuntos e em dados para que cada qual possa escolher, por si, analisar e concluir sobre o rumo a seguir.

Ao mesmo tempo vamos abordar, sucintamente, porque há áreas, como o valor dos alimentos, que daria, só por si, um volume com numerosas páginas, pelo que apenas incluímos os que, em nossa opinião, serão os mais importantes, como alimentos medicamentos, de acordo com os elevados ideais de Hipócrates, considerado como o Pai da Medicina, embora, já antes, tenha havido outros seres humanos que deram o seu contributo sobre a ligação entre o que se come e a saúde.

Convirá lembrar que este trabalho vai incidir de modo especial ainda sobre a alimentação infantil, com a experiência que temos, contribuindo para que a clarificação do valor deste regímen não só no período da gravidez, como na amamentação e nos primeiros anos de vida de cada um de nós no Mundo Físico.

Também ele encerra análises sobre o valor deste regímen nas glândulas endócrinas, base do elixir da vida e da transmutação dos vis metais em oiro.

Lembramos ainda que esta obra aborda este regímen como um todo, numa visão profundamente espiritualista, que engloba mudanças de hábitos, de modos de vida.

Que fique bem claro: este regímen só é completo e muito mais eficaz se for acompanhado por uma profunda renovação no modo de pensar, (mente positiva) como nos sentimentos e emoções, (coração nobre) cultivando os mais elevados desde o altruísmo, até à prática das artes no que estas encerram de libertação, de valor estético, de capacidade  criadora e libertadora, como curativa e ainda uma sábia vida ao ar livre, no contacto com a Natureza, com o Cosmo.

 


19

 

 

Em tudo sejamos prudentes, desde a transição do regímen omnívoro ao vegetariano, da sábia escolha da alimentação, seja quando estamos com saúde, até aos momentos de enfermidades, neste caso, sabendo extrair as devidas lições, em todos os domínios da nossa vida.

Sejamos ainda abertos à verdade, às suas diversas faces, procurando o Bem, o positivo, nos diversos sistemas de medicina, como alimentares, rumo a uma superior síntese da futura medicina da Idade do Aquário que Paracelso tão magistralmente seguiu, com “ciência maravilhosa” como consta na lápide dos seus restos mortais, e que previu que um dia se iria criar órgãos para substituir outros, o que nada tem a ver com este estado de coisas, retirar órgãos de pessoas, algumas, quiçá, ainda com vida neste Mundo mais denso.

Este Mestre dos Mestres na sagrada arte de curar será uma das nossas fontes para as diversas áreas deste trabalho, por vários motivos, não só pelo valor dos seus ideais, como pela obra que legou à Humanidade.

Vão longas estas notas introdutórias, terminamos, desejando que este livro seja valioso para todos, mas de um modo especial para os caros irmãos e irmãs que estão sofrendo, seja qual for a origem da sua dor, da sua experiência, que os ajude a receber água límpida e fecunda e a verem o Sol acima das nuvens negras das aflições de suas vidas.

Tudo tem o seu tempo, melhores dias virão.

Depois de passarmos esta difícil fase evolutiva, temos à nossa frente uma nova civilização em que a saúde será um estado normal. 
 
 

Delmar Domingos de Carvalho 
 


20 

 

"O Vegetarianismo é uma Flor da Esperança para um mundo melhor".

Delmar Domingos de Carvalho

Caricatura do autor, por Carlos Melo

 INDICE


HOME

BIBLIOTECA ONLINE

TEMAS ROSACRUZES

DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO

VEGETARIANISMO

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 

Fraternidade Rosacruz de Portugal

Revista ROSACRUZ  - Publicação da Fraternidade Rosacruz de Portugal

Cosmocracia Rosacruciana - Página do Prof. Delmar Domingos de Carvalho

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org