Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.


XVI. A Sabedoria é um Espírito Amoroso

 

Os cientistas buscam obter conhecimento mediante observações objetivas e o emprego do pensamento lógico para extrair conclusões dessas observações. É importante o que um cientista pensa de Deus? É importante o propósito de uma investigação científica, se egoísta ou desinteressada? É importante que o cientista ame o que investiga? Este capítulo buscará respostas para essas perguntas.

 

Em Provérbios 8:22-30, a sabedoria é representada com essas palavras: "O Senhor me criou no princípio, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da Terra. Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos. (...) Quando Ele preparava os céus, ali estava eu, quando traçou o horizonte na superfície do abismo (...) quando impôs regras ao mar, para que as águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da Terra, junto a Ele estava eu como artífice...”. Deus criou a sabedoria, ou seja, Ele concebeu o Plano de acordo com o qual surgiu o universo. Deus é Todo-Poderoso. Ele conhece o Plano e como criou tudo. Igualmente conhece tudo o que acontece em Sua criação porque é omniciente. "N´Ele vivemos, nos movemos e temos nosso ser”.

Se Deus é Todo-Poderoso, aqueles que participem de Deus aprenderão a sabedoria. Muitos séculos atrás, o Rei Salomão escreveu (Sabedoria, 7:17-20): "Porque Ele me deu a ciência verdadeira das coisas, o conhecer da constituição do universo e a força dos elementos. O ciclo dos anos e a posição das estrelas, a natureza dos animais e o instinto das feras, a força dos ventos e o raciocinar dos homens, as diferenças entre plantas e as virtudes das raízes." Em tempos mais recentes, se diz de Thomas Edison que ele afirmou que seus inventos chegavam a ele por meio das infinitas forças do universo. O Dr. George Washington Carver se levantava cedo a cada manhã e orava a Deus antes de ir para seu laboratório, ao qual se dirigia disposto a desenvolver o que tinha recebido durante sua oração. Dizia que "a oração é um contato interno".(O homem que fala com as flores, de Glenn Clark).

Se alguém quer alcançar a sabedoria de Deus mediante a oração, seus motivos devem ser puros. Cristo afirmou (Mat 5:8) "Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." O Rei Salomão afirmou ainda (Sabedoria, 7:25-27): “A sabedoria é uma emanação pura da glória de Deus onipotente, pela qual nada que seja manchado nela subsiste É o resplandecer da Luz Eterna, o espelho sem mancha da atuação de Deus, imagem da sua bondade... e através das idades derrama-se nas almas santas, fazendo amigos de Deus e dos profetas".

O amor a Deus pode levar a uma comunhão com Ele e a participar de sua sabedoria. Em menos escala, se temos de compreender algo, esse algo deve ser amado. É o amor que produz a unificação da consciência própria com algo que existe fora de si, o que conduz à compreensão de outro ser. George Washington Carver amava as plantas que eram o objeto de seu estudo. Dizia: "Nenhum livro entra aqui no laboratório... Aqui falo com o pequeno amendoim e ele me revela seus segredos... Qualquer coisa revelará seus segredos se a amarmos o suficiente." Desta maneira, o Dr. Carver descobriu trezentos novos usos do amendoim, incluindo pós cosméticos, óleos para automóveis, tinta de impressão, xampus, sabonetes, corantes para madeiras, tintas graxas e compostos de borracha. Se o químico quer compreender os mistérios das moléculas, deve amá-las. Se o engenheiro eletrônico quer compreender os mistérios dos circuitos elétricos, deve amá-los. Se o médico quer aprender a curar a seus pacientes, deve amá-los.

À medida que os cientistas aumentem seu amor a Deus e à Sua criação, à medida que esse amor se expanda e ganhe poder, agindo como uma força que aproxime o cientista à fonte da sabedoria, chegará então um tempo em que terá ele o poder de projetá-lo nos mundos invisíveis, onde poderá ver, ele mesmo, as forças que produzem e controlam  todas  as manifestações terrestres e onde poderá perceber as aspirações internas, as esperanças e os medos de todos os seres vivos (Max Heindel, Iniciação Antiga e Moderna). Terá então alcançado a fonte da sabedoria. Desde esse ponto, terá poderes para controlar as forças da natureza e realizar coisas tais como transformar as pedras em pão, acalmar os ventos, levitar ou curar os enfermos.

  Cristo afirmou que os maiores mandamentos da lei eram "Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... E amarás ao próximo como a ti mesmo." Estes mandamentos são tão importantes para o cientista como para o sacerdote, são tão importantes para obter a compreensão do mundo como o são para obter o favor de Deus. Que a Luz do Amor traga iluminação aos que caminham nas trevas!


REFERÊNCIAS

Clark, Glenn. The Man Who Talks with the Flowers. Saint Paul, Minn: Macalester Park Publishing Company, 1939.

Heindel, Max. Ancient and Modern Iniciation. Oceanside, Ca.: The Rosicrucian Fellowship, 1931.

Cap. XVII: Valores Humanos

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org