Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.


 


Cap. XXI – Aumentando Nosso Poder

Os cientistas materialistas observam que, quando várias forças estão presentes, consegue-se o efeito máximo se todas elas estiverem na mesma direção. Quando as moléculas do ar se deslocam ao acaso em todas as direções não exercem uma força significativa sobre os objetos. Mas se uma porção considerável dessas moléculas se move em uma direção dada, quando um ventilador as empurra ou quando sopra um vento forte, o ar pode não só mover pequenos objetos como até derrubar casas e árvores. Cada átomo em um fragmento de ferro é um pequeno ímã, porém o ferro não pode exercer uma força apreciável sobre outros fragmentos de ferro até que uma porção considerável de ímãs atômicos individualizados se tenha alinhado de modo a que seus pólos nortes apontem para a mesma direção.

Os cientistas materialistas observam que quando as forças se unem e não se permite sua dispersão, conseguimos um poder aumentado. É mais fácil cravar um prego por sua ponta que por sua cabeça, porque com a ponta sobre a madeira toda a força do golpe se concentra em uma pequena superfície e assim conseguimos enterrá-lo na madeira. Quando um rio corre sobre um leito largo a corrente é tranquila, mas quando ele se estreita, a corrente se torna forte. Quando o vapor de uma chaleira escapa em todas as direções, o vapor tem pouca força, mas o vapor é canalizado em uma tubulação estreita, pode exercer grande pressão. Os raios do Sol sobre a superfície da Terra produzem calor moderado, mas se uma lente é utilizada para fazer convergir os raios, eles podem ser empregados para acender um fogo ou para cozinhar.

Os cientistas observam ainda que, quanto mais tempo se aplica uma força, maior o seu efeito. Ao empurrar uma bola, quanto mais tempo se consiga manter contato com a bola empurrando-a, mais longe ela irá.

Assim, no mundo material, são três as formas básicas de se aumentar a potência:

1)     Alinhar as forças de modo a que atuem em uma mesma direção.

2)     Impedir que as forças se dispersem, concentrando-as em um ponto.

3)     Prolongar o tempo de atuação das forças.

O axioma hermético estabelece que “como é acima, também é abaixo”. Em correspondência com cada método capaz de aumentar a potência no mundo material, existe um método análogo de aumentar o poder espiritual. Consideremos algunas aplicações espirituais de cada um dos três métodos citados.

1)  Alinhar as forças de modo a que atuem em uma mesma direção: se queremos desenvolver poderes espirituais, devemos viver nossas vidas de modo a que cada ação nos leve a essa meta. Devemos evitar as ações que nos afastem da meta, tais como beber álcool, tomar drogas por prazer, fumar, comer carne e degradar nossa energia criadora. Devemos também evitar ações que, embora não nos afastem da meta, não nos levem a ela, tais como perder tempo e energia nos esforçando em reunir possessões materiais desnecessárias, ler livros e assistir espetáculos não edificantes, buscar conhecimento inútil e falar de trivialidades que a ninguém beneficiem. Devemos ocupar nossas horas de vigília com aquelas atividades que levem ao desenvolvimento de poderes espirituais. São exemplos a prática dos exercícios de concentração e retrospecção, reunir conhecimento que nos sejam úteis para nos aperfeiçoarmos e servir à humanidade, praticar o serviço desinteressado e amoroso aos demais, dizer aquilo que pode servir de ajuda aos outras pessoas e outras práticas semelhantes.

Não devemos permitir a nossas mentes vacilar entre “posso” e “não posso”, “farei” e “não farei”, “quero e “não quero”. Se queremos obter poderes espirituais devemos decidir o que se necessita fazer, convencermo-nos de que podemos fazê-lo, decidirmo-nos a fazê-lo e não permitir qualquer impedimento à concretização de nossa decisão, a não ser que constatemos ser essa nossa decisão um erro.

2) Impedir que as forças se dispersem, concentrando-as em um ponto: a imensidade de impressões sensoriais que nos chegam durante as horas de vigília tendem a tirar do foco nossas mentes, já que vão de uma impressão a outra, dispersando nossos poderes espirituais. Poderíamos prescindir de alguns estímulos sensoriais. Poderíamos passar muito bem sem ruídos estridentes e preocuparmo-nos em manter o corpo físico em calma. Não é possível, entretanto, eliminar todos os desconfortos. Necessitamos, portanto, treinar nossa mente para ignorar aquelas impressões que não nos são úteis e concentrar toda a atenção naquelas que nos são úteis ou em nossa própria atividade interna.

Precisamos aprender a focar nossa mente em um só assunto de cada vez. Se estamos observando um objeto deveríamos focar toda a nossa atenção por alguns momentos nesse objeto e observar detidamente todos os detalhes. Se ouvimos alguém, deveríamos prestar toda a nossa atenção e afastar de nossa mente todo o resto. Se estamos pensando em um assunto, não deveríamos permitir que nossa mente se voltasse para outros assuntos até que, conscientemente, déssemos essa permissão.

3) Prolongar o tempo de atuação das forças: se um objetivo não se alcança em um minuto, trabalhe nele por dois minutos. Se um objetivo não se alcança em uma hora, trabalhe nele por duas horas. Se um objetivo não se alcança em um dia, trabalhe nele por dois dias. Se um objetivo não se alcança em um ano, trabalhe nele por dois anos ou vinte ou uma vida inteira. Se um objetivo não se alcança em uma vida, continue trabalhando na próxima vida. Quanto mais tempo dirigimos nossos esforços em uma determinada direção, mais poder espiritual se adquire e, finalmente, o poder será suficiente para cumprir o objetivo. Qualquer um pode fazer qualquer coisa se trabalha  nele o tempo suficiente com a dedicação suficiente.

Quando o cientista materialista aplica seu conhecimento sobre como aumentar seu poder, pode fazer coisas tais como construir estradas a través de montanhas, levantar arranha-céus e estender pontes. Pode elevar nos ares foguetes pesados que voem mais rápido que o som e que até cheguem à Lua. Quando o cientista espiritual aplique seu conhecimento sobre como aumentar seu poder espiritual, será capaz de se comunicar com outros por meio do pensamento, de curar os enfermos e de criar por meio da palavra proferida.

 

 

Fim de Ciência e Religião

 

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org