Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.


 

VIII. O envelhecimento

 

        Os cientistas materialistas observaram que, no transcurso do tempo, os corpos humanos sofrem um processo de envelhecimento. O corpo é obstruído por depósitos terrosos. Células dos diversos órgãos (coração, rins, cérebro, etc.) se rompem, de maneira que sua capacidade funcional diminui. As paredes arteriais engrossam e tornam-se rígidas, o que dificulta a circulação do sangue. Os ossos tendem a perder força.

       Os cientistas materialistas estudaram maneiras de atrasar  o processo de envelhecimento. Para atrasar a obstrução do corpo por depósitos minerais podemos empregar alimentos e bebidas que contenham escassos materiais terrosos, tais como a água destilada, o leite, os vegetais frescos e as frutas. Também é necessário manter uma boa eliminação, de maneira que as matérias terrosas ingeridas possam ser eliminadas o mais rápido possível. O ácido pantotênico, as vitaminas C e E são importantes para retardar os processos de destruição celular. O ácido pantotênico se encontra na levedura de cerveja, nas batatas, nas leguminosas, no arroz integral, nas sementes de girassol e no trigo integral. A vitamina C se encontra em todas as frutas e vegetais frescos. A vitamina E se encontra nos grãos integrais, nos vegetais de folhas verdes, nas nozes, nos feijões e nas leguminosas. Outras vitaminas do complexo B, selênio e os aminoácidos cisteína, metionina e ornitina contribuem para prevenir a destruição celular. As gorduras não saturadas podem causar a destruição celular porque possuem radicais livres. Para retardar o endurecimento e o engrossamento das paredes arteriais, devemos evitar a ingestão excessiva de colesterol e de outras gorduras. Para consegui-lo, deveríamos limitar a ingestão de leite integral, de carne gordurosa, de gema de ovo, de óleo de coco, de avelãs, de margarina e de óleos em geral. Emvez de leite integral, podemos tomar leite desnatado. Os cereais, os frutos secos e os legumes podem substituir as comidas com carne. O exercício é também útil para manter os níveis de colesterol baixos.

  Para prevenir a perda de força dos ossos, é necessário exercício físico junto com aportes adequados de vitamina C e de cálcio. O leite, as amêndoas, as sementes de gergelim, de girassol e de soja, assim como os vegetais de folhas verdes são boas fontes de cálcio. A vitamina D (procedente de ovos, leite, sementes germinadas, cogumelos, sementes de girassol e da luz solar), junto com o aminoácido lisina, facilita a absorção de cálcio.

     A ciência materialista só pode aportar sugestões para retardar o processo de envelhecimento. Não pode detê-lo. Encontramo-nos ainda na situação a que se refere Henry Wadsworth Longfellow quando escreveu:

 

A  Arte é extensa mas o tempo voa,

E nossos corações, ainda que firmes e valentes,

Tocam, como tambores destemperados,

Marchas fúnebres no caminho para a tumba.

 

     Os cientistas materialistas confirmaram que não somente os corpos humanos experimentam o envelhecimento, mas que também os organismos vegetais e animais envelhecem e finalmente morrem. A Terra envelhece à medida que se exploram seus depósitos de carvão, de petróleo, de gás e de minerais,  também à medida que suas montanhas são erodidas e são arrastadas pelas águas para o mar, e outrossim à medida que seu interior se resfria gradualmente. O Sol envelhece ao irradiar calor e luz para o espaço. Para repor o calor e a luz perdidos, queima grandes quantidades de combustível nuclear em seu interior. Nosso Sol queima, por dia, 1013 toneladas das 1027 toneladas totais de combustível que armazena em seu interior. As reservas de combustível são limitadas. Finalmente, ao cabo de uns 10 bilhões de anos, desde o momento em que começou a fusão nuclear (dentro de uns 5 bilhões de anos a partir de agora), o Sol esgotará seu combustível nuclear. Chegado tal momento, resfriar-se-á e deixará de brilhar.

     Os cientistas materialistas comprovaram que todos os processos irreversíveis no universo o fazem envelhecer. Isto é resumido na Segunda Lei da Termodinâmica, que estabelece que "a entropia do universo aumenta com cada processo irreversível". Entropia é um termo técnico com uma definição matemática algo complexa, mas que basicamente mede a desordem física no universo. Quando uma folha de papel se rompe em pedaços, o papel rasgado está menos ordenado que a folha inteira. A Segunda Lei explica que podemos começar com uma folha de papel e rasgá-la, mas não podemos começar com uma folha em pedaços e reconstruí-la, a não ser que algo sacrifique sua ordem para consumar o processo. Se um ser humano gasta energia para reunir os pedaços de papel novamente, o aumento na ordem do papel será menor que a desordem causada pelo consumo de plantas (e às vezes de animais) necessário para conseguir a energia que recompõe o papel. Desta maneira, a desordem no universo aumenta e o universo envelhece.

     Os clarividentes podem dar um esclarecimento adicional sobre o processo do envelhecimento. Eles percebem que, embora as atividades terrenas dos seres humanos produzam o envelhecimento do corpo denso, também produzem crescimento da alma humana. O registro das atividades terrenas armazena-se no corpo vital. Este registro contém tanto nossos feitos quanto os efeitos de nossas ações sobre os outros. A seu devido tempo, o espírito revisa esses registros, seja voluntariamente durante a vida, por meio do exercício de retrospecção, ou automaticamente após a morte (o exercício de retrospecção implica repassar os acontecimentos de cada dia ao retirar-se para dormir, antes de entregar-se ao sono). Os acontecimentos são revividos na ordem inversa à que sucederam, de forma que primeiro se vê os efeitos e logo as causas. À medida que se revivem os acontecimentos, deve-se tentar sentir os efeitos que nossas ações tiveram sobre outras pessoas e avaliar se nossas ações foram corretas ou equivocadas. Quando o registro é repassado, as ações são observadas, seus efeitos sentidos, o espírito extraindo, assim,  conclusões de toda a experiência sobre o correto e o errôneo, sobre o bom e o mau e sobre o que é valioso ou não. O espírito armazena essas conclusões e conseqüentemente cresce em sabedoria e poder. O  processo de envelhecimento, que parece ser uma queda contínua desde um ponto de vista físico, aparece como de contínuo crescimento e melhora, desde um ponto de vista espiritual. Como disse Paulo (1 Cor. 15:44), "Semeia-se corpo animal e se colhe corpo espiritual" e (2 Cor. 4:16), "Por isso não desanimemos, porque enquanto nosso homem exterior se corrompe, nosso homem interior se renova a cada dia ".

     O clarividente pode assim perceber que, embora o corpo físico envelheça, o modelo a partir do qual o corpo físico foi construído permanece inalterado com o decorrer do tempo. Quando o corpo denso envelhece a ponto de tornar-se inabitável, o espírito deixa o corpo denso, porém leva consigo o modelo a partir do qual o corpo físico foi construído. O espírito pode fazer modificações no modelo se observa defeitos e logo utiliza tal modelo para construir um novo corpo dentro do ventre de uma nova mãe. Embora os corpos se desgastem em uma vida terrestre, a tendência de uma vida para outra na Terra é de melhoria contínua.

     Semelhantemente, o sistema solar pode retirar-se da manifestação quando se esgotar, necessitando de um novo começo com ímpeto e ordem renovados.

     Já que as formas físicas parecem estar em um estado de contínuo desgaste, poderíamos ser pessimistas e perder a esperança se fixássemos nossa  atenção somente no físico. Por conseguinte, lutemos por manter sempre em mente que a condição do espírito é de crescimento contínuo e que, passo a passo,  estamos nos aproximando de um estado de glória muito além de toda comparação.


REFERÊNCIA

- Dreyfus, Hurbert L. What Computers Can´t Do. New York: Harper and Row, 1979.

Cap.: IX. A Evolução

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org