The Rosicrucian Fellowship
Serviço do Equinócio da Primavera
por Max heindel

MÚSICA

Terceira Estrofe do Hino Rosacruz de Abertura cantada por todos os presentes.



Cumpramos todos o nosso dever
Do nobre e recto proceder
Sem ódio por amor agir
E nunca ao nosso dever fugir
Sabendo por amor obrar
E repetindo-o sem cessar
O medo e o pecado assim,
Iremos dominar enfim.



RITUAL

O leitor descobre o emblema e profere a Saudaçao Rosacruz:
Queridas Irmas e Irmaos
- "Que As Rosas Floresçam Em Vossa Cruz".

Todos respondem: "E na vossa também".


Mais uma vez estamos no tempo da Páscoa. Mais uma vez atingimos o acto final do drama cósmico que envolve a descida do Raio do Cristo sobre a matéria da nossa Terra: O Nascimento Místico, celebrado pelo Natal, a Morte Mística e a Libertaçao. O impulso de vida do Cristo Cósmico que penetrou na Terra da última vez, teve o seu Nascimente Místico por ocasiao do Natal, cumpriu a sua maravilhosa magia de fecundaçao durante os meses decorridos entre o Natal e a atual Páscoa, e está agora libertando-se da Cruz da matéria para ascender novamente ao Trono do Pai, deixando a Terra revestida de vida para ser usada nas actividades físicas dos próximos meses.

O Raio Espiritual emanado anualmente do Cristo Cósmico para revitalizar a vitalidade latente da Terra, está a subir ao Trono do Pai. Nesta parte do ano, uma vida nova, uma energia aumentada, circula com força irresistível pelas veias e artérias de todas as coisas vivas, inspirando-as, dando-lhes nova esperança, nova ambiçao e nova vida, impelindo-as a novas actividades por meio das quais aprenderao novas liçoes na escola da experiência. Com ou sem conhecimento da parte dos beneficiados, esta energia superabundante revigora tudo o que tem vida. Até as plantas a ela respondem com uma circulaçao de seiva aumentada, que resulta em crescimento adicional das folhas, das flores e dos frutos, por cujo intermédio essa onda de vida presentemente se manifesta e evolui para um estado de consciência superior.

Maravilhosas como possam parecer essas manifestaçoes físicas exteriores, e gloriosa como seja esta transformaçao que converte a Terra de deserto em jardim florido, perdem todo o seu significado frente às actividades espirituais que as acompanham. As passagens predominantes do drama cósmico sao idênticas, no que diz respeito ao tempo, aos efeitos materiais do Sol nos quatro signos cardeais de Aries, Câncer, Libra e Capricórnio, pois os acontecimentos mais significativos ocorrem nos pontos de equinócio e de solstício.

É realmente verdade que "em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser". Fora de Deus nao poderia haver existência; vivemos em virtude de Sua Vida; movemo-nos e agimos por causa de Sua Força; é o Seu Poder que sustenta o nosso lugar de residência, a Terra, e sem os Seus esforços que nao esmorecem, e que nao vacilam, o universo desintegrar-se-ia. Aprendemos que o homem foi feito à semelhança de Deus e devemos compreender que de acordo com a Lei de Analogia, temos certos poderes latentes em nós, que sao semelhantes aos que vemos tao poderosamente manifestados no trabalho da Divindande no universo. Isto faz-nos ter um interesse particular no drama cósmico anual que envolve a morte e a ressurreiçao do Sol. A vida de Deus-Homem, Cristo-Jesus, foi traçada em conformidade com a história solar, e prefigura, de modo idêntico, tudo o que poderá suceder ao Homem-Deus de quem esse mesmo Cristo-Jesus profetizou, quando disse: "As coisas que eu faço vós também as fareis, e maiores ainda; mas para onde eu vou vós nao podeis seguir-me ainda, porém seguir- me-eis mais tarde".

A natureza é a expressao simbólica de Deus. Ela nada faz em vao ou graciosamente. Há um propósito oculto por trás de tudo e de cada acto. Por isso deveríamos estar alerta e observar cuidadosamente os sinais nos céus, pois eles têm um significado profundo e importante no que diz respeito às nossas próprias vidas. A compreensao inteligente do seu propósito habilita-nos a cooperar muito mais eficientemente com Deus nos Seus formidáveis esforços para a emancipaçao da nossa raça do jugo das leis da Natureza e para a nossa plena libertaçao, até atingirmos a altura de Filhos de Deus, coroados com glória, honras e imortalidade, e livres do poder do pecado, da doença e do sofrimento que agora encurtam nossas vidas devido à nossa ignorância e inconformidade com as Leis de Deus. O propósito Divino visa essa emancipaçao, mas quer ele seja cumprido por meio do longo e tedioso processo da evoluçao, quer pelo caminho imensamente mais rápido da Iniciaçao, está na dependência de nós querermos ou nao prestar a nossa cooperaçao.

Durante os últimos seis meses temos sido progressivamente impregnados com as vibraçoes espirituais do Cristo Cósmico que começaram a penetrar a atmosfera da Terra em Setembro. Nessa descida do Cristo Cósmico, veio a nós um novo impulso para a vida superior; esse impulso culminou na noite Santa do Natal e tem produzido a sua magia nas nossas naturezas de acordo com a maneira pela qual aproveitamos as nossas oportunidades. De acordo com a nossa diligência ou descuido na passada estaçao, o nosso progresso será acelerado ou retardado na próxima, pois nao há palavra mais verdadeira do que aquela que nos ensina que somos exatamente o resultado das nossas próprias acçoes. Uma nova oportunidade de prestarmos maior serviço proporcionar-nos-á um impulso adicional em direcçao ao céu e nao será demais repetirmos que será inútil esperarmos a libertaçao da cruz da matéria, enquanto nao tivermos aproveitado todas as nossas oportunidades aqui, só depois disso estaremos preparados para uma esfera de serviço mais ampla. Os cravos que pregaram o Cristo à Cruz do Calvário, terao que traspassar a vocês e a mim, até que o impulso dinâmico do amor flua de nós em ondas que vao aumentando rìtmicamente, como a maré de amor que anualmente penetra na Terra e a envolve com vida renovada.

Durante os três meses que passaram, o Cristo sofreu as agonias da tortura, "gemendo e esperando pelo dia da libertaçao" que chega na ocasiao da qual a Igreja Ortodoxa fala como sendo a Semana da Paixao. Nós sabemos, de acordo com os ensinamentos místicos, que essa semana é exatamente a culminaçao ou o ponto máximo do Seu sofrimento e que entao Ele sairá da Sua prisao; sabemos que quando o Sol cruza o equador, Ele pende da Cruz e exclama: "Consummatum Est". Está terminado! Este nao é porém, um grito de agonia. É um grito de triunfo, um brado de alegria porque chegou a hora da libertaçao, e porque mais uma vez, Ele pode elevar-se durante algum tempo livre das agrilhoantes condiçoes do nosso planeta.

Deveríamos regozijar-nos com Ele nesta hora grande, gloriosa e triunfal; na hora da libertaçao, quando Ele exclama: "Está terminado"!

Sintonizemos nossos coraçoes com este grande acontecimento cósmico; regozijemo-nos com o Cristo nosso Salvador, porque mais uma vez chegou ao fim o Seu Sacrifício anual; e sintamos gratidao, do mais profundo do nosso coraçao, porque Ele está prestes a libertar-Se dos grilhoes da Terra; porque a Vida que Ele agora espalhou no nosso planeta é suficiente para nos conduzir até ao próximo Natal.

A vida é uma escola e aprendendo as suas variadas liçoes, a humanidade está lentamente evoluindo desde uma centelha divina até à Divindade. Se nós tivéssemos aprendido as liçoes da vida tal como nos foram dadas, nao haveria necessidade do grande sacrifício que foi feito pelo Espírito do Cristo, a encarnaçao do Amor, cujo sacrifício anualmente se repete. Pelo egoísmo, pela desobediência à Lei e pelas práticas más, cedo cristalizamos nao sòmente o nosso próprio corpo denso, mas também a Terra em que vivemos, e fizemo-lo a tal ponto que ambos se estavam tornando inúteis como meios para a evoluçao. Quando nada mais nos poderia salvar dos resultados dos nossos próprios erros, o compassivo Cristo ofereceu-Se e também ofereceu o Seu grande poder de amar para dissolver as condiçoes cristalizadas dos corpos do homem e da Terra, e Ele nao abandona a Terra por ocasiao da Páscoa, enquanto nao Deu Tudo de Si mesmo.

Para aqueles que escolheram trabalhar consciente e inteligentemente com a Lei Cósmica, a Páscoa tem grande significado. Para estes, significa a libertaçao anual do Espírito de Cristo da constrangedora permanência na Terra e Sua feliz ascensao ao Seu verdadeiro mundo, ao Seu verdadeiro Lar, para lá permanecer algum tempo, descansando no seio do Pai. A Páscoa representa, também, para o aspirante, o sinal anual que lhe é dado, das bases cósmicas das suas esperanças e aspiraçoes. Se os olhos estiverem verdadeiramente abertos, ver-se-ao as hostes angélicas esperando, prontas para acompanhar o Cristo em Sua jornada celeste; e se os ouvidos estiverem abertos aos sons celestiais, ouvir-se-ao coros celestiais cantando Seus louvores em alegres hosannas ao Senhor Ressurreto. Quando considerada como um facto cósmico a conexao com a Lei de Analogia que une o macrocosmos com o microcosmos, a Páscoa simboliza que algum dia, todos nós alcançaremos a consciência cósmica e saberemos positivamente, por nós mesmos, por nossa própria experiência, que a morte nao existe, mas que o que assim parece é apenas uma transiçao para esferas superiores.

A Páscoa é um símbolo anual para fortalecer nossas almas nas obras do Bem, para que possamos tecer o Dourado Manto Nupcial, requerido para nos tornarmos Filhos de Deus no mais alto e no mais santo sentido. Absolutamente verdadeiro que a menos que andemos na Luz, como Deus está na Luz, nao teremos Fraternidade; mas fazendo sacrifícios e prestando os serviços que nos sao requeridos para ajudarmos a emancipaçao da nossa raça, estaremos construindo o corpo-alma de radiante luz dourada que é a substância especial emanada do e pelo Espírito do Sol, o Cristo Cósmico. Quando essa substância dourada nos tiver revestido com suficiente densidade, entao estaremos prontos para imitar o Sol da Páscoa e voar para esferas mais altas.

Com esses ideais firmemente fixados em nossa mente, o tempo da Páscoa apresenta-se como a ocasiao em que devemos rever a nossa vida durante o ano precedente e tomarmos novas resoluçoes que, no próximo ano, sirvam para aumentar o nosso crescimento anímico. Esta é a ocasiao em que o símbolo do Sol ascendente nos deveria conduzir para uma perfeita realizaçao do facto que somos apenas peregrinos e estranhos sobre a Terra; que, como Espíritos, o nosso lar real está no céu, e que nos devemos esforçar para aprender as liçoes nesta escola da vida tao ràpidamente quanto seja compatível com o serviço que devemos prestar. O dia da Páscoa assinala a Ressurreiçao e a Libertaçao do Espírito de Cristo das vibraçoes inferiores da Terra, e esta libertaçao deveria recordar-nos para esperarmos constantemente a alvorada do novo dia que nos libertará permanentemente das redes da matéria, do corpo de pecado e da morte, juntamente com todos os nossos Irmaos do cativeiro. Nenhum aspirante verdadeiro poderia conceber uma libertaçao que nao incluisse a todos que estao na mesma situaçao.

Esta é uma tarefa gigantesca cuja contemplaçao poderá atemorizar o mais bravo coraçao, e, se estivéssemos sós, ela nao poderia ser realizada; as Hierarquias Divinas que conduziram a humanidade no caminho da Evoluçao desde o início da nossa carreira, ainda estao activas e trabalham connosco nos seus próprios mundos e, com o seu auxílio, estaremos eventualmente habilitados para levar a termo esta elevaçao da humanidade como um todo e atingir uma realizaçao individual de glória, honra e imortalidade.

Tendo esta grande esperança dentro de nós, esta grande missao para cumprir no mundo, trabalhemos como jamais trabalhámos antes, para nos tornarmos melhores homens e mulheres, de modo que possamos, com o nosso exemplo, despertar nos outros o desejo que conduza à vida que trará a libertaçao.

Tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul, ainda que as estações sejam opostas, os influxos quer físicos quer espirituais, decorrentes da distâncial focal da Terra ao Sol, são idênticos.

Concentremo-nos agora sobre Amor Divino e Serviço.

CONCENTRAÇAO (10 minutos)

MÚSICA: Hino Rosacruz de Encerramento.

O leitor cobre o emblema e profere a seguinte exortação de despedida:

"E agora, queridas Irmãs e Irmãos, que vamos partir de volta ao mundo material, levemos a firme resolução de expressar, em nossas vidas diárias, os elevados ideais de espiritualidades que aqui recebemos, para que, dia a dia, nos tornemos melhores homens e mulheres, e mais dignos de sermos utilizados como colaboradores conscientes, na obra benfeitora dos Irmãos Maiores, em Serviço da Humanidade".



Páginas relacionadas

 Solstícios e Equinócios por António de Macedo

 


 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska