ESPIRITUALISMO-ENGENHARIA

 

 A ENGENHARIA E A ESPIRITUALIDADE

 

A Evolução da Engenharia

 

Costumamo-nos a ver a Engenharia como a ciência aplicada à manipulação de matérias químicas e físicas  para a criação de bens ou produtos, ou para a estruturação de sistemas necessários às sociedades humanas. Ou seja, apenas envolvida com a matéria do Mundo Físico, ou mais propriamente, a Região Química desse Mundo. Como tudo o mais, entretanto, a Engenharia tem sofrido uma evolução. Cabe, portanto, analisá-la em relação à real Evolução dos seres e das coisas, aquela que se processa para a consecução dos valores do Espírito.

Em outras  aplicações, a engenharia tem tido, como campo de atuação, os próprios seres vivos, incluindo os seres humanos. É o caso da bio-engenharia, em que se desenvolvem projetos para a criação artificial de partes de sistemas e aparelhos vitais de organismos vivos, de modo a melhorar ou mesmo permitir a continuação do exercício de determinadas funções por eles realizadas. É claro que, mesmo neste caso, a ação da engenharia não ultrapassa a físico, cabendo toda a recuperação aos componentes vitais dos sistemas em questão.

Mesmo reconhecendo que toda a ação da engenharia se dá no plano estritamente físico, percebe-se, à luz dos ensinamentos da Filosofia Rosacruz, o embrião de uma atividade que, em um futuro ainda remoto e indeterminado, se apresentará como um trabalho criador não apenas naquele plano e sim envolvendo também os aspectos vitais e mentais relacionados. Não se deve inferir, entretanto, que, por serem estas atividades embrionárias de outras de um alcance inconcebível ao nosso entendimento atual, venham elas merecer incondicional apoio, principalmente pela maneira com que vêm sendo conduzidas. Pelo contrário, a ignorância impera nos campos citados, onde se experimenta às cegas, e os fins perseguidos, na maioria das vezes, envolvem projeções pessoais ou o benefício de pequenas minorias privilegiadas.

Os que buscam a verdadeira sabedoria e os que são mais sensíveis aos valores humanos envolvidos não escondem sua apreensão nem concordam com a irreverência e o empirismo com que certas experiências são conduzidas, nem com a vaidade intelectual ou a submissão a propósitos menos nobres que lhes são associados. Por outro lado, isto vem mostrar que a verdadeira Evolução não pode deter-se e aguardar que o homem atinja as condições de maturidade espiritual necessárias para se tornar um criador, de motu próprio.

A rigor, ele está sendo forçado a isto, mesmo sem apresentar ainda estas condições. Isto porque, potencialmente, é divino, e como diamante bruto precisa ser lapidado para se tornar uma gema preciosa. E é a Evolução que cria as condições para esta lapidação. Um fato, entretanto, é certo, que enquanto o homem não crescer em sua estatura espiritual, certas portas estarão fechadas e o homem não possuirá a chave para abri-las. Continuará a agir no material, embora, em suas ações, se apresente uma promessa do que poderá fazer no futuro. É uma ponta do véu que se levanta para os mais aptos, para os que venham a se dominar e se conhecer a si mesmos.

Os ensinamentos da Filosofia Rosacruz nos permitem antever, se bem que em suas linhas gerais, para o que poderá evoluir a atual atividade da engenharia, ampliando seus limites de atuação para além do físico. Transcrevemos trechos do “Conceito Rosacruz do Cosmos” para análise e meditação do leitor:

“Em resumo, somos capazes de formar, na mente, imagens que tenham relação à forma, porque a mente humana não se desenvolveu até o Período Terrestre, e portanto está em seu estado de forma mineral e, em consequência, em nossas operações, nos limitamos às formas minerais... No Período de Júpiter, a mente se vivificará até certo ponto e o homem poderá então imaginar formas que viverão e crescerão como as plantas... Quando alcance a perfeição, ao final do Período de Vulcano, poderá imaginar a criação de criaturas que vivam, cresçam, sintam e pensem.”

                                   “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore

                                     da vida que se encontra no Paraíso de DEUS.”

                                                                                                      Apoc. 2:7

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.