Excertos do Livro

Francisco Marques Rodrigues, O Homem – O Místico – O Mestre

de

Francisco M. Coelho

 

Francisco Marques Rodrigues em foto publicada em 1977


 

O Homem e a Obra

 

O centenário do nascimento de Francisco Marques Rodrigues não nos pode encontrar indiferentes. Quem diz Marques Rodrigues diz simplesmente Fraternidade Rosacruz, pois trata-se do grande defensor, no século XX, da liberdade e da dignidade da Fraternidade Rosacruz em Portugal.

Quem foi F. Marques Rodrigues? Um predestinado para colaborador dos mestres invisíveis no desenvolvimento moral e espiritual da humanidade, dando continuidade à sua missão anterior na hierarquia religiosa. Pertence à linhagem de Max Heindel, que é a do rosacrucianismo puro. Tocado pela mesma inquietação que atingiu Max Heindel, possuído, consumido pela mesma paixão do Absoluto. Foi mais do que um professor: foi um mestre. E ser mestre é antes de mais ajudar os outros a serem homens, a diferençarem o instintivo do real, a saberem encher-se de esperança e a dominarem as incógnitas assumindo o autodomínio. E tudo isto sem perder o sentido profundo do mistério, do mistério das coisas, do mistério do próximo, do mistério do ser.

O mestre, que nos ensinou a ser homens, foi uma fonte de gestação de liberdade espiritual, uma fonte de sossego que tudo ajudou a superar. Ele sabia – e sabe – que só se pode educar para a liberdade, estando na liberdade. Quer dizer, sendo livre como ele próprio o foi.

Francisco Marques Rodrigues deu-se generosamente, sem procurar adesões, nem proselitismos, nem imitadores, nem prebendas. Confiou e deu confiança, sem abandonar a vigilância e o apoio.

Não fez da sua missão rosacruciana um trampolim para introduzir ideologias pessoais. Também se opôs à neutralidade estéril, que teria reduzido a sua missão de ensinar a uma simples informação técnica. E lutou, dia-a-dia, ano após ano, para libertar os membros da Fraternidade Rosacruz da instrumentalização ideológica e da tribalização doutrinária. E para isso teve de lutar e vencer as tentações e ameaças dos poderes estabelecidos, que lhe queriam impor o mutismo ou aliciá-lo para o tornar suporte de outros pontos de vista.

Íntimo dos ensinamentos da filosofia rosacruz na perspectiva "heindeliana" compreendeu perfeitamente que ninguém se salva por si. Tudo se articula, tudo se intercomunica. O "caminho" – que não é uma linha recta, mas uma subida – passa por incríveis caminhos, difíceis; e o seu foi sobremaneira espinhoso. Quotidianamente ensina, aconselha e estuda. Recompõe o passado, restaura o tempo, recria complexidades e angústias, encontros e viagens, tudo o que compusera o seu destino, todos os apelos interiores, pessoais, a ascenção para a verdade, a lenta subida para o conhecimento – não abstracto mas concreto – através das pessoas e dos acontecimentos. E escreve. Compõe uma vasta obra espiritual: número imenso de artigos esclarecedores, estudos etnográficos publicados, ensaios – alguns inéditos por excesso de escrúpulos e falta de tempo – milhares de cartas, um monumental arquivo de documentos, ordenados em pastas e maços, sobre a história e a filosofia rosacruz em Portugal, na Europa e na América Latina, um magnífico ficheiro, exaustivo, ordenado por assuntos relacionados com a filosofia rosacruz, com as necessárias referências bibliográficas, etc. A sua obra constrói-se ao longo do século até 1979. Serena, coerente, fiel ao ideal. Os grandes traços dessa obra múltipla, que condensa toda a filosofia rosacruciana, vale dizer, as grandes linhas do esoterismo ocidental, a filosofia e a mística, são a coerência doutrinária e a unidade rigorosa, a docilidade ao real, o rigor, o espírito de síntese, a simplicidade. Foi um criador. E foi assim que aprendemos com ele que o homem foi criado para criar.

Que a nossa palavra, nesta hora, seja somente para uma saudação do digno pioneiro da Fraternidade Rosacruz em Portugal, cujo nome, neste momento, está sendo lembrado pelos muitos benefícios prodigalizados a todos quantos tiveram a felicidade de o conhecer e fazer parte da família rosacruciana.

Ainda que ausente fisicamente, sentímo-lo bem junto de nós, sentimos o pulsar acelerado do seu coração pela alegria de ter cumprido a sua tarefa que, afirmamos nós, perpetuará o seu nome entre os benfeitores da Fraternidade – sem que isso represente o culto da personalidade mas, antes, o justo dever de lembrar a História e aqueles que a fizeram.

Diante da imagem de quem sacrificou à Causa tudo quanto podia dar, curvemo-nos em homenagem de gratidão e respeito. Quanto a nós, o pensamento mais forte que hoje nos ocupa o espírito é este: que as nossas forças não sejam postas senão ao serviço da Grande Obra rosacruciana, mas, doravante, com maior intensidade de propósitos, de pensamentos e de obras.

 


 

Francisco Marques Rodrigues1

O Místico

1. Objectivo

 

Este livro é a expressão sincera, ainda que claramente imperfeita, de um sentimento do qual muitos comungam: admiração, respeito e gratidão para com a pessoa que, de formas diversas mas sempre de maneira incomparável, soube ser mestre, confidente e amigo – Francisco Marques Rodrigues, Presidente da Fraternidade Rosacruz de Portugal.

Esta homenagem quer ser menos formal e mais directa: uma tomada de posição e uma afirmação decidida da importância e da significação da importância incontestável da pessoa e do pensamento de Francisco Marques Rodrigues no panorama rosacruciano e social português.

 

2. Introdução

 

A "iniciação" rosacruciana é um processo de transição para um estado de espírito regenerado e super-natural que torna possível a consciência cósmica, ou superconsciência. Transcende definitivamente as limitações da consciência racional, inevitavelmente discriminativa e fragmentadora. É o culminar lógico de um processo de desenvolvimento e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos – e não uma simples sujeição a um rito de admissão. Não trataremos este assunto neste trabalho – já foi estudada noutras obras já publicadas. Diremos apenas que esta dimensão da espiritualidade, que implica maior conhecimento de si próprio e a recuperação dos genuínos segredos do nosso ser e o alargamento das faculdades de percepção, transcende muito a norma formal da comunidade.

A palavra "místico", etimologicamente de origem grega, relaciona-se com o acto de cerrar os lábios, ou os olhos, e equivale, portanto, a alguma coisa sobre a qual se mantém silêncio. A vida mística é, pois, na terminologia rosacruciana, sinónimo de uma vida discreta, que não se vangloria dos seus actos à luz do dia e se resguarda – como o fermento que fermenta a massa de que se forma o pão – para se tornar o agente transformador da massa humana.

Francisco Marques Rodrigues, como verdadeiro místico, era um homem de pensamento e de palavra, mas também homem de acção. Nunca foi um isolacionista. Não era um contemplativo. Usava preferencialmente a "linguagem da acção" que é sempre marcante, mesmo para aqueles cujo individualismo emergente do neo-liberalismo não admite a possibilidade de uma relação teoantropocósmica consciente e operativa. Entendia ele que só o exemplo podia revelar virtudes sem palavras. Sabia distinguir o isolacionismo do silêncio e da solidão necessários à união progressiva com o Absoluto – onde o amor próprio não tem lugar. E, porque se identificava como membro de um Corpo, agia de modo a contribuir para o alívio desse mesmo Corpo.

O aspecto mais saliente na obra de Francisco Marques Rodrigues foi o modo prático como concretizou o plano de acção da Fraternidade Rosacruz de Portugal, promovendo a intervenção activa desta na vida social mediante a remoção de carências, o suprimento de disfunções e o estímulo ao exercício ordenado das faculdades morais e espirituais. Deu uma nota clara de serviço – onde se evidencia a renovação de objectivos e até de concepções e práticas de trabalho – que procurava justamente exercer os seus fins numa óptica claramente enriquecedora para a comunidade. Nesta actuação evidenciou-se o princípio basilar do seu carácter: O esforço individual tinha que exercer-se no sentido de servir grupos humanos cada vez mais extensos, família, localidade, região, humanidade. O serviço, como modo de remediar os inconvenientes e males duma defeituosa estrutura espiritual; a assistência social, como método de corrigir em definitivo estas imperfeições; e o respeito sagrado pela individualidade humana, como homenagem a render à obra da Criação, constituem para ele um complexo de princípios imutáveis – como o deviam ser também para todos as almas bem formadas. Mas a grande virtude desta estratégia assenta no cuidado que tinha de nunca despertar nos espíritos inquietos que o procuravam, e cuja angústia e inquietação facilmente descortinava e sentia, esperanças fagueiras e simpáticas, para que a inevitável desilusão não provocasse, depois, desalentos maiores ainda do que os actuais, que bem grandes podiam ser já.

Conjugando estes dois factores – a capacidade de vivenciar os dramas alheios e o superior conhecimento da sua génese – Francisco Marques Rodrigues falava sempre com conhecimento de causa, muito pragmaticamente, e não apenas com fundamento no progresso teórico. Ensinava com a maior força e persuasão, elevação e segurança, testemunhadas por inúmeras testemunhas de peso. Por se identificar como membro de um só Corpo, agia de modo a contribuir para o alívio desse mesmo Corpo. A sua actuação continha sempre um factor de praxis e de aplicação directa à situação humana actual. Considerava ele, e com justa razão, que a mera repetição doutrinal, desencarnada da situação real dos homens, não tinha valor, não era, sequer, uma theoreia, porque não visava a realidade. A sua palavra era, por isso, sempre "encarnada" na praxis, sendo por essa via que o seu logos proferia o discurso esclarecedor e, ao mesmo tempo, libertador.

Por vezes, o seu conselho era carregado de profundo silêncio – não de um silêncio vazio, mas de um silêncio silencioso que resulta do conhecimento dos problemas alheios, vivência que lhe era relativamente fácil, devido, por um lado, à facilidade com que restabelecia as conexões constitutivas de tudo o que é, e, por outro, ou por saber como a palavra falada diz sempre mais e menos do que aquilo que quem fala e ouve podem compreender, ou ainda por se tratar de assuntos sobre os quais "não é lícito ao homem falar", para usar as palavras de Paulo.

 

3. Capacidades Perceptuais Incomuns

 

De facto, Francisco Marques Rodrigues tinha a capacidade de percepcionar, de modo extra-sensóreo-motor, pessoas e acontecimentos, distantes no tempo e no espaço, conscientemente, sem esforço visível. Vivenciava-os com uma facilidade que ultrapassava os limites da explicabilidade. Ao aceder a essas realidades, que a linguagem comum não pode explicar, como se nele convergissem informações de acontecimentos externos e internos, combinados para promover o encontro de uma cadeia de dados, numa sincronia total, podia, com inteiro àvontade, no estado de vigília, ver cenas concretas e físicas e descrevê-las, com pormenores que eram facilmente comprovadas no próprio instante.

Esta capacidade, que lhe permitia vivenciar histórias de vida de outras pessoas através de um estado de hiperconsciência, aceder ao registo das suas personalidades e analisar as suas memórias, actuais ou pretéritas, pormenores do seu comportamento, etc., era-lhe incrivelmente esclarecedora de toda a complexidade existencial dos seus interlocutores. Dava-lhe a possibilidade de aceder a uma boa parte de informações capazes de serem usadas numa racionalização esclarecedora e sanadora, evidente e fácil de observar, no decorrer dos diálogos, demonstrado inequivocamente uma excepcional capacidade para apreender o complexo psíquico de pessoas distantes, cenas concretas e nítidas, e não observáveis pelas estreitas visões do mundo da consciência egoica usual. E, como sabemos, a missão mais autêntica que pesa, como imperativo categórico, nos ombros de um rosacruciano e uma das principais formas de auxílio altruísta aos conterrâneos e coetâneos, é o esclarecimento.

Usámos intencionalmente a palavra "sanar, do latim "sanare", no sentido que lhe dava Cícero: "recuperar o juízo, a sensatez", ideia que se associa ao restabelecimento do equilíbrio original da psique e erradica a desarmonia por um movimento de dentro para fora, num processo em que o doente é o próprio agente. Na cura, do latim "cura", esse processo origina-se de fora para dentro e é ordenado, ou conduzido, por terceiros, o médico ou terapeuta, e terá, necessariamente, de se completar com o anterior, para o reequilibro total da saúde física ou psíquica.

As informações colhidas por aquela via, por Francisco Marques Rodrigues, podiam relacionar-se com acontecimentos situados no espaço de tempo actual, compreendido entre a situação presente e a vida intra-uterina, ou extrapolar este período, numa visão retrospectiva ou prospectiva, extremamente distante no tempo e jamais perceptível pela visão do mundo por meio da consciência comum, adormecida para as realidades maiores. Por outras palavras, Francisco Marques Rodrigues podia estabelecer contacto, voluntariamente, com acontecimentos ainda não sucedidos nem remotamente cogitados.

A tendência vulgar e materialista para dar à palavra "matéria" o significado que a cinge às propriedades cognoscíveis pela visão e pelo tacto, e não o significado de elemento subtil emanado pelo Absoluto, é que leva a atribuir tais casos ao acaso, tais incidências a coincidências, tais intuições a superstições, negando-se a integrar o facto no quadro racional da copresença do natural e do sobrenatural, do presente, do passado e, em grande parte, do futuro. Deve-se tal hábito ao facto de se distinguirem cientificamente as duas categorias, o espaço e o tempo, e de a linguagem corrente impor, nas nossas ideias, as mesmas distinções, a mesma descontinuidade que existe entre os objectos naturais, em vez de encarar simplesmente o fenómeno em termos de simultaneidade no tempo e de separação na distância, ou de proximidade no espaço e de sucessão no tempo.

Se a realidade é susceptível de graus, planos ou mundos, e zonas ou regiões, como o dinamismo da palavra Universo parece indicar, esta capacidade permite comprovar a unicidade da criação, apenas diferenciada por graus sucessivos de densidade. A Física moderna fornece algum apoio a esta faculdade ao afirmar que o mundo e as suas formas são variações dos mesmos elementos. Quer dizer, existe apenas uma diferença de grau, e não de realidade, percebida conscientemente por meio de uma extensão da faculdade de perceber, obtida por objectivação das faculdades latentes do espírito, designadamente a da visão espiritual.

Estas capacidades de atingir o que se passa além das nossas percepções imediatas no tempo e no espaço assumia em Francisco Marques Rodrigues modalidades diversas, como a clarividência ou a premonição, apresentando o aspecto de um processo cognitivo vulgar.

Ficou célebre um dos passeios de estudo que regularmente se faziam, por uma ocorrência que ainda hoje é contada às novas gerações. Ocorreu no fim da década de 50.

Iniciada a viagem, cerca de uma hora mais tarde, Francisco Marques Rodrigues inicia inesperadamente uma palestra sobre o suicídio, usando o equipamento sonoro do autocarro. Explica a origem da palavra e o seu significado, de morte intencional auto-inflingida, isto é, quando a pessoa, por desejo de fugir de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar a sua própria vida, mais numa forma violenta de comunicação, numa publicidade do desespero do que um acto privado. Falou dos factores relacionados com maior probabilidade de cometer o suicídio: a idade, as doenças físicas – como o cancro ou a epilepsia – as doenças mentais – como o alcoolismo ou esquizofrenia, etc. Referiu-se aos motivos mais correntemente associados a tão tresloucado acto: a tensão nervosa, os transtornos afectivos, a história familiar, e até à susceptibilidade genética para o suicídio entre gémeos monozigóticos e dizigóticos, os factores históricos nas antigas civilizações. Desenvolveu depois a relação entre as convicções sobre a imortalidade e a autodestruição do corpo como desfecho para os problemas da vida. Explicou ainda como a falta de convicção na imortalidade da alma enfraquece o vínculo do homem com a existência física e conduz à perda do sentido supremo da vida. E referiu, finalmente, alguns factores que, numa civilização desenvolvida, gera tensões implosivas e movimentos de autodestruição.

Demorou-se intencionalmente citando exemplos de casos em que o potencial suicida, já alquebrado pelo desânimo, sem paciência, com falta de resignação e de força de vontade, teve a felicidade de evitar a tempo esse acto malsão e estulto, ao verificar a inexistência de uma doença que reputava incurável, de desgostos que supunha sem consolação para lembrar depois as condições de vida post-mortem do suicida e das suas relações com o processo que escolheu para se eximir às dificuldades da existência física.

Já de regresso, cumprido o programa da visita, aproveitando uma das paragens, o motorista, sem poder conter mais a emoção, identifica-se como suicida tendencial. Um impulso de irresistível curiosidade todos se acercaram da criatura. A ideia corroía-lhe o espírito há tempos como suposta solução para problemas novos e antigos e, com uma inflexão de voz, que bem deixava transparecer a emoção que sentia, revelou o que lhe fervilhava na alma. Toda a gente, por assim dizer, quis interrogar, acto contínuo, o desamparado condutor. O seu relato e o fenómeno a que assistiram, convenceram-nos profundamente da transcendência do acontecimento que ainda hoje não se recorda sem a mais viva emoção. Relido o registo que nos chegou, devidamente redigido pelo interveniente e entregue ao organizador daqueles passeios, A. de L. Villaverde Campos, começa logo o escrito por exarar a mais profunda demonstração de desânimo e indiferença pelo valor da vida, que o fazia vergar sob a dor, e às imensas dúvidas que lhe pesavam no espírito.

Desiludido, martirizado, tinha deixado de lutar nem esperar mais. Tinha preparado tudo para o fim em vista. Dizia-se esgotado, aniquilado. Sentia que qualquer novo esforço seria superior às suas forças. Seria a sua última viagem! Mas as eloquentíssimas e oportunas palavras de Francisco Marques Rodrigues atingiram-no com violência inaudita, inesperada. Despertaram-lhe alguns rebates de medo ou, pelo menos, de dúvida. Fizeram-lhe estremecer a consciência. Foram uma resposta, carinhosa, paternal, confortante, para as suas dúvidas. Antes desolado, sentiu como que o renascer da esperança, uma força desconhecida, tal era a energia, o poder de convicção, a força moral e o entusiasmo sincero com que falava Francisco Marques Rodrigues. Valeria a pena adiar a sua decisão? As palavras que ouviu e os pormenores descritos convenceram-no profundamente dessa possibilidade. Não custava nada tentar. Afinal, Francisco Marques Rodrigues tinha referido, um por um, todos os casos que lhe desvairavam o espírito e dos quais se queria libertar, transido de sofrimento e de desespero, ocultando sempre de todos o seu desígnio como o avarento esconde o seu tesouro. Talvez conseguisse resolver todos os problemas. Conseguiu.

Tempos depois procura A. de L. Villaverde Campos, organizador destas viagens, e pede-lhe para entregar uma carta a Francisco Marques Rodrigues, de quem se tornou depois visita assídua, onde revela que a vida, antes entenebrecida pela dor e sofrimento, se desanuviava e já lhe sorria.

 

4. Agradecimentos

 

As fontes utilizadas são em primeira mão. Em primeiro lugar utilizaram-se os documentos arquivados na Fraternidade Rosacruz de Portugal, cujos exemplares mais antigos relacionados com o rosacrucianismo datam do início do século XIX. Neles incluímos o vasto manancial de cartas, relatórios, apontamentos e outros manuscritos. Procurei depois os signatários dessa correspondência, ainda vivos, que esclareceram e confirmaram os relatos constantes daquela documentação epistolar – e aqui expresso a minha gratidão às pessoas que, por autorizarem a reprodução desses documentos ou a simples citação dos mesmos, deram, ainda assim, testemunhos esclarecedores que muito contribuíram para o enriquecimento desta obra, ajudando-me na tarefa que me propus realizar e à qual, por esta via, se associam gratamente. Todas elas foram unânimes em afirmar ter sido uma felicidade contactarem, pessoalmente ou não, Francisco Marques Rodrigues.

O autor agradece igualmente, penhorado, a valiosa assistência de Adelaide de Brito, sua mulher, que o ajudou a reunir, durante longos serões, valiosa documentação e cuja crítica construtiva ajudou a tornar esta obra um relatório fundamentado da actividade rosacruciana em Portugal.

 


 

Francisco Marques Rodrigues*

O Místico

Uma Viagem Fora do Corpo

 

Seguindo a via iniciática rosacruciana, Francisco Marques Rodrigues alcançou o apuro das faculdades mentais e físicas em grau que lhe permitiu o despojamento, a imaculação das deficiências que subjugam o Eu às eventualidades do espaço e do tempo pelas limitações que decorrem do uso do corpo físico. Realizando os seus exercícios espirituais, que têm como premissa última o desenvolvimento das energias e capacidades na plenitude do que genuinamente somos, mobilizou capacidades que lhe permitiram contrariar essa limitação, atingindo um estádio de consciência que permitia transpor os condicionamentos corporais: podia delivrar à vontade o corpo físico e, nessa serena e inteira desvinculação do veículo denso, manter mobilizadas as suas faculdades psíquicas, capaz de adquirir uma consciência holoística abstida das aparências enganadoras impostas pela limitação do espaço.

Na vida de Marques Rodrigues aconteceram pelo menos duas destas viagens do espírito, que ocorreram em tempos muito diferentes.

Eis um dos relatos, notável pela distância geográfica entre as localidades, Lisboa e Maputo, ex-Lourenço Marques, em Moçambique.

Aurora da Liberdade Figueiredo residia, desde Setembro de 1976, em Maputo. Vivia no Bairro do Alto Maé. Espírito metódico, muito pragmático, anotava tudo pormenorizadamente no seu diário. Aurora de Figueiredo sofria atrozmente de um problema circulatório de um membro inferior que lhe provocava dores lancinantes.

Depois da independência daquela colónia as dificuldades agravaram-se. Tudo escasseava e, naturalmente, a assistência médica digna desse nome estava reduzida ao mínimo. Para agravar a situação Aurora de Figueiredo residia num andar de um prédio em que há muito os elevadores tinham deixado de funcionar, obrigando-a a um retiro tão indesejado quando doloroso e prolongado.

Em 1987, no auge de uma das suas habituais crises, quase em desespero, Aurora de Figueiredo lembrou-se insistentemente de Francisco Marques Rodrigues. Pensou telefonar-lhe. A sua ajuda seria inestimável. Se ao menos estivesse em Lisboa, onde os recursos eram diferentes... Algum tempo depois, ocupada em resolver assuntos relacionados com a sua vida profissional, arrastava-se com dores no seu flat, de uma assoalhada para outra. Exausta, e quase em desespero, senta-se na esperança de a crise diminuir. Momentos depois Cocky, o cão de raça Cocker, agita-se. Reage, inquieto, como se ali estivesse alguém estranho. O seu nervosismo incomoda Aurora de Figueiredo que olha em redor, intrigada com a inquietação do animal e vê, claramente, Francisco Marques Rodrigues. Reconhece-lhe os traços fisionómicos e até pormenores do vestuário. Levanta-se na ânsia de cumprimentar o visitante. Ouviu um familiar "Viva". Surpresa, tenta acalmar Cocky, que permanece inquieto perante aquela presença estranha ao ambiente familiar. O sentimento inicial de Aurora de Figueiredo, de satisfação, deu lugar a um certo embaraço quando se lembrou de estar longe de Lisboa. E nem sequer havia aberto a porta. Perplexa, recostou-se novamente e fechou os olhos em recolhimento. Teve uma estranha, intensa e agradável sensação de frescura na sua perna e, pouco depois, desapareceram todas as dores.

Retomou logo a sua actividade normal. No dia seguinte, a 17 de Agosto, expede uma carta para Lisboa pormenorizando o sucedido. No dia imediato Francisco Marques Rodrigues tem idêntica iniciativa. Envia-lhe algumas palavras de conforto e aconselha o seu regresso urgente a Lisboa.

Aurora de Figueiredo regressaria, efectivamente, em 22 de Junho 1988. Ficou acamada desde fins de Abril de 1991, vindo a falecer em 4 de Novembro desse ano.

Aurora de Figueiredo vivia nesse tempo com a filha, Maria Laura Sampaio que leccionava no Liceu Salazar. Acumulava as funções lectivas com as de Directora Administrativa, mas conseguia arranjar tempo para acompanhar a mãe nos momentos mais difíceis. Esclareceu-nos alguns pormenores interessantes: o cão, o local da residência, etc. As fotografias da época pertencem ao seu arquivo pessoal.

 


 

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

  

 

Fraternidade Rosacruz de Portugal

Revista ROSACRUZ  - Publicação da Fraternidade Rosacruz de Portugal

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

FRANCISCO MARQUES RODRIGUES

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas

 

 

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska