Francisco Phelipp Preuss e a Fundação da

 Fraternidade  Rosacruz Sede Central do Brasil

 por um probacionista

 

 

 

Antecedentes ocultos e históricos

 

A Ordem Rosacruz, fundada no século XIII, é uma das Escolas dos Mistérios Menores. As outras Escolas de Mistérios Menores são diferentemente graduadas para satisfazer as necessidades espirituais dos mais precoces de entre os povos orientais e austrais, com os quais trabalham. Christian Rosenkreuz é o décimo - terceiro membro da Ordem Rosacruz e devemos advertir que somente os Irmãos da Ordem têm o direito de chamarem-se "Rosacruzes".

Sete dos Irmãos da Ordem Rosacruz vão ao mundo quando necessário, aparecendo como homens na humanidade ou trabalhando nos seus veículos invisíveis com ou sobre outros seres, de acordo com as necessidades. Mas deve ficar bem claro e lembrar sempre que Eles nunca influenciam uma pessoa contra sua própria vontade ou seus desejos, mas procuram aumentar e fortalecer o bem onde o encontram. Quando algum dos sete Irmãos está trabalhando no mundo, ele usa um corpo material como qualquer pessoa. Eles moram, geralmente, em casas confortáveis, que podem ser qualificadas como casas de pessoas bem situadas na vida, mas nunca exibem ostentação. Possuem escritórios ou posições de destaque na comunidade onde vivem, mas tudo isto para justificar suas presenças, poder trabalhar e não criar situações embaraçosas sobre sua identidade. No entanto, quer seja por fora, por dentro ou através da casa que habitem, podemos sentir sempre "O Templo", que é etérico e totalmente diferente das outras construções comuns e que pode ser comparado à atmosfera áurica que rodeia o Templo de Cura da Sede Internacional e tem uma extensão muito maior que a própria construção material. O maravilhoso Templo descrito pelo personagem Manson, no livro "O Servo da Casa", de Charles R. Kennedy, dá-nos uma idéia do que seja uma igreja espiritual, obra de extraordinários construtores. A atmosfera áurica rodeia, envolve e atravessa os edifícios e as igrejas onde pessoas devotadas a coisas espirituais se encontram e rezam e, em conseqüência, a cor difere de acordo com as vibrações lá geradas. O Templo Rosacruz possui uma força extraordinária e não pode ser comparado com nenhuma outra construção, a atmosfera áurica envolve e interpenetra a casa onde os Irmãos Maiores vivem e está tão impregnada de espiritualidade que muitas pessoas não se sentem bem ali.

Cinco dos Irmãos da Rosacruz nunca deixam o Templo e ainda que possuam corpos físicos, todo o seu trabalho é feito a partir dos mundos internos. Ainda que os Irmãos Maiores sejam seres humanos, eles estão muito mais evoluídos e muito acima da nossa própria e atual condição espiritual.

Um grande período de vida intensamente ativa, devotada e consagrada ao serviço amoroso e desinteressado, como Auxiliar Visível, deve ser vivida pelo aspirante antes dele desenvolver seu corpo - alma e, pela sua luz, atrair a atenção do Mestre. (Nota: Ao mesmo tempo que o estudante está construindo seu corpo - alma, ele está também acumulando um poder interno, em semelhante proporção.) A indolência, um estudo fácil, uma contemplação estática não atrairão a atenção do Mestre. Ele é, Ele mesmo, um servo no mais alto sentido e ninguém que não esteja servindo a seu semelhante, com toda a alma e fervor, deve esperar encontrá-Lo. Quando Ele realmente vem, não necessita de credenciais, pois as primeiras palavras pronunciadas por Ele estão plenas de convicção, porque está provido da consciência que todos nós possuiremos no Período de Júpiter, (uma consciência pictórica, consciente de si mesmo) e cada frase do Mestre trará ao aspirante uma série de imagens que ilustrarão exatamente e com precisão, o seu significado. Por exemplo, se ele resolver explicar o processo da morte, o discípulo verá internamente a passagem do Espirito deixando o corpo; ele poderá notar o rompimento do cordão prateado; ele verá a ruptura do átomo-semente no coração, e como suas forças abandonam o corpo e unem-se ao Espírito. O Irmão Maior é capaz de preceder com seu discípulo da seguinte maneira:

Primeiro, o Irmão Maior fixa sua atenção sobre certos fatos que deseja transferir à mente de seu discípulo; e este, que tornou-se apto para a Iniciação pelo seu próprio desenvolvimento interno e tendo desenvolvido certos poderes que estejam latentes, é como um diapasão harmonizado com um tom idêntico ao das idéias enviadas pelo Irmão Maior e, desta forma, o discípulo não só vê as imagens, como é capaz de responder às suas vibrações. Assim, vibrando com o ideal apresentado pelo Mestre, o poder latente que está dentro do discípulo é convertido em energia dinâmica e sua consciência é elevada até ao nível requerido para a Iniciação que lhe está sendo dada. Esta é a razão porque os segredos da verdadeira Iniciação não podem ser revelados e porque não é uma cerimônia externa, mas uma experiência interna.

Esta descrição é a mais aproximada do que realmente seja a Iniciação, e é também a única maneira de explicá-la para quem nunca passou por isso. Não há mistério algum no que diz respeito a esta informação; mas, realmente, ela é secreta porque não existem palavras humanas que possam explicar, adequadamente, o que seja uma semelhante experiência espiritual. A Iniciação tem lugar no Templo, particularmente apropriado às necessidades do grupo de indivíduos que vibram dentro da mesma oitava. A verdadeira Iniciação é uma experiência interna, pela qual os poderes latentes que foram amadurecidos pelo aspirante são transformados em energia dinâmica, que depois aprende a usar.

Em épocas anteriores, a Ordem levou seus ensinamentos a várias sociedades secretas da Europa e de outras partes do mundo.

Paracelso foi uma das personalidades mais importantes do movimento rosacruz do século XVI. Tal como escreveu Francisco Marques Rodrigues no intróito do seu trabalho sobre "Luís de Camões e a Filosofia Rosacruz", publicado na revista "Rosacruz", nºs 250-281, Paracelso viajou pela Europa permanecendo em cidades onde a Ordem Rosacruz tinha membros. Lisboa foi uma delas.  Em 1517, esteve em Granada e Sevilha, zona da misteriosa Escola dos Alumbrados onde Camões muito terá bebido. Daqui seguiu para Lisboa, em 1518. Neste período, Gil Vicente leva à cena as suas famosas "Barcas", a do Inferno e depois a do Purgatório. Damião de Góis tinha tão só 16 anos, tal como Pedro Nunes, que teve contactos sigilosos e de rara amizade com o rosacruz John Dee, aquele estava na Corte de D. Manuel I onde havia ambiente cultural cosmopolita e muitos intercâmbios comerciais e outros. O teatro vicentino imperava tal como trabalhos de outros humanistas.

Damião de Góis nas suas viagens e estadias em várias zonas da Europa conhece, entre tantas personalidades humanistas, o célebre Erasmo, amigo de Paracelso, estando em Friburgo, em 1534, pouco depois do "Lutero" da medicina, Paracelso, ali ter vivido, em 1526. Este humanista com ideais cristãos rosacrucianos de tolerância, de mente aberta e libertadora, fraterna, amigo dos cristãos coptas e de outros que Roma detestava, escreve vários trabalhos que encerram ideais e ideias que o poder inquisitorial religioso dominante e outros ligados aos poderes efémeros não lhes agradava, ao invés. Ao longo do século XVI, nascem, de novo, no plano físico, como nascem para o "santo etéreo monte" vários seres humanos que dão forte impulso ao movimento rosacruz desde Andrea, "um dos homens mais sábios do seu tempo", assim foi considerado, Kunrath, médico que divulgou a obra de Paracelso, Francis Bacon que lembrou que devemos investigar as sábias Leis da Natureza de forma a trabalharmos de acordo com elas, porque se fizermos ao invés, teremos enormes e nefastos efeitos, e pelo que vemos, pois esquecemos o seu conselho, até Coménio, Shakespeare, e tantos outros, como Camões, Pedro Nunes, Gil Vicente, Damião de Góis, etc.

Damião de Góis sofreu, e de que maneira, as calúnias, as invejas, as perseguições, os ataques de vários traidores, quando por fim regressa ao Portugal, escravizado pelas Inquisições, que o retiraram do seu lugar, ser a Cabeça da Europa, como se vê no mapa simbólico da Virgem Europa, que Camões conhecia como mais tarde Pessoa foca, dizendo ainda que a partir de então Portugal ficou paralisado, adormecido, na cauda da Europa. E tudo isso porque ele demonstrou ideais abertos e tolerantes, de humanismo cristão rosacruciano, de gratidão por tudo o que vários amigos lhe tinham feito em suas estadias nos outros países. No seu, recebeu alguns com esse amor fraterno, como Thurneyssen, que foi colaborador de Paracelso e que fez alguns desenhos das suas obras onde estão símbolos ligados à Rosacruz. Para maiores detalhes sobre o  rosacrucianismo em Portugal visite a página Excertos da Obra A Rosacruz e Portugal, de Delmar Domingos de Carvalho, em nosso site e também a seção dedicada aos Rosacrucianos no site Cosmocracia Rosacruz.,  página editada pelo referido autor.

No século XVII, pela primeira vez, surgem, publicamente, os Manifestos, desde a Fama até às Núpcias Químicas de Christian Rosenkreuz, e o movimento rosacruciano ganha forte vitalidade libertadora, rumo à formação de uma civilização fraterna, livre e saudável.

 

Novo Ciclo Rosacruciano no Ocidente, por mediação de Max Heindel

 

A Fraternidade Rosacruz, fundada por Max Heindel, sob a orientação direta dos Irmãos Maiores da Ordem, é representante autorizada para o presente período da antiga Ordem Rosacruz, da qual Christian Rosenkreuz ou Cristão Rosacruz é o Cabeça. Esta não é uma organização terrena, mas tem seu Templo e seu Quartel General, no plano etérico. Ele autorizou Max Heindel a formar a Fraternidade com o propósito de levar os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental ao Mundo Ocidental. O adiantamento do povo dos Estados Unidos nestes últimos anos foi tão grande que a Ordem resolveu estabelecer o centro esotérico nesse país. A Fraternidade Rosacruz é a sua última manifestação em forma física, dando ao mundo a mais recente interpretação dos Ensinamentos Rosacruzes, usando os termos científicos deste Século XX, mas ao mesmo tempo procurando ser simples e clara, sem abstrações ou tecnicismos que poderiam parecer confusos.

O principal trabalho da Fraternidade é disseminar a doutrina esotérica da Religião Cristã, porque a Filosofia Rosacruz é considerada cristã-esotérica. Está destinada a tornar-se a Religião Universal no mundo, porque o Cristo tem a seu cargo a evolução humana, durante o presente Grande Ano Sideral, de aproximadamente 26.000 anos.

Outras sociedades Rosacruzes reivindicam ser descendentes diretas dos primitivos ramos da antiga Ordem Rosacruz. A Fraternidade Rosacruz não tem ligação com essas organizações, mas simplesmente representa o renascimento da Ordem no Mundo Ocidental.

No século XX, e graças a Max Heindel, eis que são transmitidos publicamente novos ensinamentos rosacrucianos. Trezentos anos depois, surgem mais dádivas para todos os que aspiram a unir o intelecto ao coração, as ciências, com as artes e religiões, para a dinamização libertadora da criação divina. Em vários países o movimento recebe apoio de pessoas com grande experiência evolutiva como Augusta Foss Heindel, Elman Bacher, Prentiss Tucker, Corinne Heline e Manly P. Hall, nos E.U.A.; Francisco Marques Rodrigues, em Portugal;  Francisco Ph. Preuss, austríaco, que teve de vir viver no  Brasil,  fundador  em 1930 da Fraternidade Rosacruz do Brasil, em São Pulo, antecessora da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil;  Irene Gomez Ruggiero, natural do Uruguai, associada à  The Rosicrucian Fellowship desde 1936, difusora do rosacrucianismo na América Latina, que a conselho de D. Augusta Foss Heindel, estabeleceu em 1940 o primeiro núcleo rosacruz do Rio de Janeiro ; Elsa Margaret Glover , doutora em Física e instrutora da The Rosicrucian Fellowship, em Mt. Ecclesia, durante várias décadas, ,entre  outras tantas pessoas ilustres.

 

Emergência da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, em São Paulo

 

Quando uma criança surge à luz deste mundo, traz uma preparação intra-uterina e tem de passar por períodos septenários de desenvolvimento, para alcançar a maioridade e, dali em diante, por um consciente cultivo das faculdades latentes.

Uma árvore também: submete-se à transformação da semente, lança raízes, forma a haste vertical, vai vencendo a resistência da terra e um dia surge à superfície. Dizemos que nasceu. Depois se desenvolve, até atingir a forma adulta, para cumprir seu propósito evolutivo e de contribuição a este mundo.

Semelhantemente antes que um edifício comece a subir, há um cuidadoso preparo dos alicerces, calculados para suportar, com segurança, a altura, o volume e peso da construção.

Quando nasce uma criança? Na concepção? Quando o Espírito penetra o ventre materno, entre 18 e 21 dias após a concepção? ou quando surge à luz deste mundo?

Em verdade, todos os eventos são relativos. Um espírito não nasce nem morre: simplesmente passa por períodos de manifestação e de assimilação e descanso, espirais dentro de espirais, em períodos maiores e menores.

O movimento Rosacruz Max Heindel, no Brasil, teve sua gestação desde o ano de 1927, através do estudo da Filosofia Rosacruz que conferia um corpo esotérico ao Cristianismo. Por volta de 1927 as obras de Max Heindel haviam chegado a São Paulo e muitos esoteristas se sentiram fortemente tocados por elas, a ponto de os ensinamentos Rosacruzes se tornarem a base de alguns centros independentes de estudos. Com o tempo alguns grupos passaram a se dedicar preponderantemente à divulgação do Rosacrucianismo, sem, contudo, estarem ligados à Sede Mundial. 

Como não há acasos, para historiar o nascimento da Fraternidade Rosacruz no Brasil, temos de remontar a 1930, quando o já probacionista Francisco Ph. Preuss fundou um modesto grupo de estudos rosacruzes em sua residência, na rua Antônio Carlos, n.° 60. Tal grupo denominado Fraternidade Rosacruz do Brasil foi o embrião de um novo Centro que congregasse os aspirantes a tão sublimes ensinamentos e em estreita ligação com a Sede Mundial de Oceanside.  Por intermédio do irmão probacionista Milton J. Ribeiro da Silva, puseram-se em contacto com o prob. Francisco Phellipp Preuss, dinamizador do movimento rosacruz em S.Paulo, buscando filiar-se à Sede Mundial.  Começaram os cursos individuais e as reuniões coletivas de estudos na acanhada sala da residência do irmão Preuss, que tratou de atender às aspirações da equipe: dissolveu a antiga "Fraternidade Rosacruz do Brasil" que fundara em 1930 e participou das reuniões para constituir uma estrutura nova e mais ampla. Vários irmãos dedicados aos estudos espirituais, constituiram, em 1955, a Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, em São Paulo, que   já nasceu com os Núcleos filiados de Santo André, da Lapa e da Penha, porque os membros desses grupos faziam parte da equipe fundadora. 

Não parou aí: os membros da equipe fundadora eram muito conhecidos da coletividade rosacruciana e logo começaram a receber pedidos de filiação de antigos companheiros residentes em outras cidades. Esses companheiros constituíram, mas tarde, os Grupos e Centros filiados, hoje lá existentes.

 

 A Primeira Diretoria

 

No ano de 1955 as reuniões de estudos da Sede Central se realizavam na rua Antônio Carlos n.° 60, às 20 horas, às 3as. feiras (residência do irmão Preuss) e as comissões de organização, na residência dos irmãos Olga e Raul Guerreiro, na Alameda Rocha Azevedo, 413. Em 28 de novembro de 1955 foi eleita uma diretoria provisória. Em 30 de janeiro de 1956 se realizou a Assembléia Geral para eleger o primeiro Conselho Diretor da Sede Geral do Brasil, que foi assim constituído: 

Direção Geral - Presidente: Francisco Felipe Preuss ; Vice-presidente: Theodolinda Gonçalves Dias Díirst; Secretário-Geral:  Raul Guerreiro.

Diretoria da Sede Central - Diretor: Fouad Sahão; Vice-diretor: Milton J. Ribeiro da Silva; 1.° secretário: José Gonçalves Siqueira; 2.a secretária: Maria Rosaria de Medeiros; 1.° tesoureiro: Edmundo Teixeira; 2.° tesoureiro: Antônio Munhoz; Bibliotecário: Severino Alves Guimarães.

Conselheiros: Amélia Siqueira, Balzamino Nazareno, Júlia Sahão e Maria Paes de Barros.

Correção das lições do curso preliminar - Milton J. Ribeiro da Silva

Comissões de representantes para relacionamento entre Núcleos - Sede Central: Preuss, Theodolinda e Raul Guerreiro; Santo   André:   João   Dodero, Mário Sortino e Armando Tempera; Lapa: David Dias dos Santos, Nicolau Simões e Antônio Munhoz; Penha: Lázaro Antunes Moreira, José Gabriel da Rocha e Armando Ideali.

Reuniões do Conselho - com representantes: Segundas 2as. feiras de cada mês.

 

Estatuto

 

O estatuto é adequado à realidade presente. Por isso, à medida que a Sede Central do Brasil evoluiu, nestes vinte e um anos, teve de mudar seus estatutos.

O primeiro, na fundação, foi legalizado em 3 de março de 1956. O segundo foi legalizado em 15 de agosto de 1959. Além de outros pontos, fez coincidir o exercício do Conselho Diretor ao ano civil. A terceira reforma estatutária se deu em 1 de agosto de 1971, em que retornamos ao exercício de agosto a agosto, precedendo o mês de aniversário de fundação. Criamos o Conselho Esotérico, que, além de outras funções, como a de zelar pela fidelidade e eficácia da difusão da mensagem Rosacruz — engloba as antigas funções do Serviço de Estudos e da Comissão Editorial e Tradutora. Um de seus membros é Coordenador de suas atividades. Outra reforma necessária foi a que estipulou a renovação de apenas um terço do Conselho Diretor, cada ano, a fim de assegurar continuidade e renovação, equilibradas, na ação diretora.

 

Edificação do Templo e da Sede social-administrativa

 

Iniciou-se a busca de uma sede no centro de São Paulo. Aqui começamos a nossa caminhada, num velho prédio, alugado, na  Rua Asdrúbal do Nascimento, nª 196, onde a Fraternidade ocupava unicamente um pequeno recinto para as suas reuniões devocionais e filosóficas, destacando um recanto para executar os serviços de secretaria. Esta propriedade pertencia a um grupo de médicos, dos quais a Fraternidade, na medida de suas possibilidades, foi comprando a parte de cada um, até adquirir o seu total. Era o primeiro objetivo.

Seguidamente a Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, foi arquitetando uma construção de sua sede social-administrativa, reservando  o recinto original para a edificação do Templo. Foi demolida a velha construção na outra parte da área , para levantar o prédio que hoje vislumbramos com sua estrutura total, que além do térreo tem mais três andares.  Graças às forças e inspirações que recebemos e, às constribuições feitas pelos dedicados irmãos da comunidade rosacruz, foi reformado o Templo e edificado a nova estrutura social-administrativa.  No Templo são realizadas nossas reuniões devocionais aos domingos, dia regido pelo Sol, e filosóficas às quartas-feiras, dia regido por Mercúrio. Ainda diarimente, algum irmão comparece ao Templo para promover às 18:30 horas, uma reunião de meditação e oficiar o Serviço do Templo. Semanalmente, quando a Lua transita um signo cardinal é oficiado o Serviço de Harmonização e Cura, que presta inestimável ajuda e conforto espiritual a todos os que apelam a este Serviço. Também são oficiados  Serviços de Equinócios e Solstícios; de Novilunio e Plenilúnio, além de reuniões de estudos, no último sábado de cada mês, reservadas aos Irmãos Probacionistas.

Nestes 54 anos de atividades, a Sede Central do Brasil foi dirigida por diversos Conselhos Diretores, cujos membros deixaram as pegadas indeléveis de seus esforços mentais, emocionais, físicos e espirituais, em prol da obra comum. Com tudo o que  foram, de virtudes e defeitos, nessa colaboração, o Ideal cresceu e eles também, pelo serviço.

Tomando como referência a data oficial de fundação, a Fraternidade Rosacruz — Sede Central do Brasil (filiada a "The Rosicrucian Fellowship, Oceanside, Califórnia, fundada por Max Heindel) completou 21 anos de vida em 18 de setembro de 1976. Em 1983, quando a lua progredida transitou sua posição natal, aos  28 anos de existência,  inaugurou-se um novo ciclo. Em 2011 culminará mais um novo ciclo de 28 anos, com novos desafios e oportunidades para a nossa Escola.

Agradecemos a todos os que colaboraram nesta construção e, reverenciamos também aqueles irmãos e irmãs, que desde o início, muito trabalharam mas que já deixaram este mundo físico, mas que certamente compartilham o nosso júbilo pelo desenvolvimento de nossa Escola, como um canal da obra dos Irmãos Maiores à serviço da humanidade.

Divulgação

 

Nas atividades regulares em reuniões de estudos e cursos orais, a Fraternidade Rosacruz Sede Central sempre assistiu os Núcleos coligados. Além desses meios, toda a coletividade Rosacruz do Brasil tem procurado divulgar a mensagem Rosacruz por outros meios.

Em 1963 relizou-se, no Rio de Janeiro, um Congresso Nacional Rosacruz, promovido pelo núcleo rosacruz do Rio de Janeiro, presidido pela Sra. Irene Gómez Ruggiero, destinado a fortalecer a convivência entre co-irmãs do Rio, de São Paulo e de outros pontos do País. A Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, participou ativamente do congresso, sendo representada  pelos irmãos Francisco Phelipp Preuss, Raúl Guerreiro e Edmundo Teixeira.

Com a presença de grande e seleto público que lotou o Palácio da Cultura realizaram-se as conferências públicas programadas cujos temas foram apresentados pelos seguintes congressistas: Sr. Victorino Palomo e Sra. Irene Gómez Ruggiero : “A Filosofia Rosacruz e a Obra de Max Heindel”; Sr. Francisco Phelipp Preuss e Dr. Raúl Guerreiro : “A Utilidade do Rosacrucianismo no Brasil ante as diversas Escolas Espirituais”; Sr. Edmundo Teixeira e Sra. Irene Gómez Ruggiero: “A Espiritualidade do Futuro e o Papel do Rosacrucianismo”.

 

Os Cursos

 

A antiga Fraternidade Rosacruz do Brasil, fundada pelo irmão F. Ph. Preuss já estava autorizada a ministrar o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz e para esse fim havia mandado imprimir as doze lições. Inicialmente usamos estas lições até que, em junho de 1961, aprimorámo-las, por confronto ao original inglês. Já em 1961 passamos a usar a nova impressão.

Em 19 de janeiro de 1964 obtivemos autorização da Sede Mundial para traduzir do inglês e imprimir as 40 lições do Curso Suplementar de Filosofia Rosacruz. Isto veio facilitar a nossos estudantes, que eram obrigados a fazer esse Curso pelo espanhol. A irmã Lilly custeou a impressão e em junho de 1964 passaram a ser ministradas diretamente pela Sede Central do Brasil.

Curso Bíblico

O Curso Bíblico foi traduzido pelo irmão Fidalgo e publicado nos 26 primeiros números da Serviço Rosacruz . Em janeiro de 1963 a Sede Mundial autorizou-nos ministrar esse curso, mas apenas em março de 1968 foram revisadas pelo original inglês e sua impressão levada a efeito em 1973, tendo sido lançado em 12 de fevereiro de 1973 aos estudantes interessados. 

Curso de Astrologia

O Curso de Astrologia, composto de três etapas, num total de 55 lições, foi autorizado pela Sede Mundial em janeiro de 1963. Graças ao epenho abnegado dos irmãos que se dedicaram a sua tradução, ao trabalho de revisão do Conselho Esotérico e a benevolente ajuda financeira  de alguns irmãos para imprimí-las,  tal etapa foi cumprida. Desse modo, a pouco e pouco, a Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil vai cumprindo suas finalidades, aliviando os pesados encargos do Departamento Espanhol de Mount Ecclesia. A pedido da Sede Mundial, também colaboramos com nossos irmãos portugueses.

 

Cursos livres e atividades de assistencia social

 

Além desses Cursos oficiais por correspondência, a Fraternidade Rosacruz ao longo de sua existência já propiciou diversos cursos livres entre  outras atividades a saber: Curso de Esperanto;   Curso de Corte e Costura; Círculo de Estudos Rosacruzes aos sábados; Curso de Naturismo; Filmes educativos mensais; Curso de inglês; Cozinha Vegetariana aos sábados; Curso oral de astrologia; campanhas assistenciais; visitas a institutos penais e abrigos; assistência à familias, etc.

 

 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

Cosmocracia Rosacruz - Página editada por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 FRANCISCO Ph. PREUSS

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas