Irene Gomez Ruggiero

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.

 

O Pensamento Bem Dirigido e Sua Potência Criadora

 

 

 

Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós! 

Demos graças a DEUS pelo poder da vida, de compreender e de servir! 

Amigos, falarei sobre o pensamento bem dirigido. Há necessidade de compreender como usar os dons que DEUS nos deu para desenvolver no acréscimo original da Epigênese. Assim, poderemos compreender e dirigir estas forças dinâmicas e poderosas às vezes e as belas criações que nos conduzem à unidade com a infinita harmonia de DEUS. 

O que vem a ser uma criatura de pensamentos organizados? É aquela de pensamentos limpos, puros, harmonizado em ondas de força a tudo o que é belo e a tudo o que é bom, tão recomendado por Paulo, pois ele conhecia o poder do pensamento. 

Sabemos nós que DEUS criou todo o nosso Sistema Solar, do qual formamos parte, o qual foi antes um pensamento, um pensamento que reverberou e ganhou som. Transportada esta mesma noção para nós, podemos ver como nossos pensamentos também reverberam através do som de nossa palavra. São duas forças, duas manifestações que demonstram a evolução do Espírito através da imortalidade. Assim, podemos ver, em lados opostos, aqueles que criam maus pensamentos e que destroem todo o poder não só da vida, como a própria obra que o homem criou através dos tempos: sua Alma. 

Vimos que, quando há um pensamento do bem, sereno e poderoso, quando suave e belo, o cérebro consegue harmonizar-se com o corpo mental. Dirão os amigos: “Harmonizar-se com o corpo mental?”  Sim. Para os que não compreendem,  será um paradoxo que o cérebro possa harmonizar-se com o corpo mental. Para os que estudam, será um ponto de observação e um alerta a mais para a responsabilidade  que temos. 

Se DEUS criou-nos, diferenciou-nos em Si em imagem e semelhança, deu-nos latentes os poderes que Ele manifesta na harmonia da criação para adquirirmos o direito de crescer, transformarmo-nos nesta dinâmica força d´Ele, como temos que nos manifestar ? Pelo pensamento e pela palavra. Poderia um Espírito que não manifestasse completamente uma idéia numa pintura ou escultura, através das idéias  se expressar no mundo material? Não. Seria então um Espírito que usaria o pensamento sem criação. Por isso, o Espírito tem só um meio de criar, e esta é a escola: a vida onde pode manifestar o pensamento e justificar criando, segundo sua idéia, através o som da palavra. Aqueles que compreendem e se propõem a ser bons, a ser mansos, enfim, a amar como Cristo  nos ensinou, passam a mudar o modo de pensamento, porque o pensamento é uma força tão poderosa que, uma vez que abrimos o canal em nosso cérebro sem controle, ele aviva, cria do belo ao diabólico, sem poder ter forças de manifestação. Por quê? Porque uma mente que não pode ter controle, os pensamentos também não podem ter efeitos; são pensamentos que só se desgastam, desgastando as possibilidades de cada Espírito. 

Mas aquele que pensa o bem e que concretamente analisa através da ajuda de sua consciência, sentindo como uma alma evoluída e entendendo o que é o pensamento sabe que deste dependerá seu triunfo, seja ele da natureza que for, material ou espiritual. Este triunfo dependerá da forma continuada do som criador de seu pensamento. 

Podemo-nos modificar e mudar nosso ambiente, quando não estamos de acordo com ele, através de um bem dirigido pensamento.  Sabemos que as almas superiores, desde os Mundos Invisíveis, lançam seus pensamentos de harmonia desde distâncias fora do  alcance do homem. Manifestam-se perfeitamente na Unidade da Sabedoria e Harmonia de seus pensamentos criadores. Logo, no concreto de nossa vida material, os nossos pensamentos devem-se manifestar. 

Eis que, assim como o homem pense em seu coração, assim ele é! Que profunda realidade a de que o pensamento toma força no coração e o coração se purifica ou se empobrece, segundo o contato com tal pensamento. 

Dirão os amigos: é tão difícil e tão complicado o sistema do Bem? Sim. E por que não é o sistema do Mal? As linhas correm paralelamente e vemos que são da mesma fonte e da mesma força. É como a gota d´água que cai dentro de um copo. Se o copo está transparente, limpo, a gota d´água tomará as características do copo. Deverá brilhar e ser transparente. Mas, se a gota cai num copo sujo, deformado, a gota d´água tomará imediatamente a mesma força, a mesma cor e se expandirá na natureza em que foi recebida.  

Comparemos agora dois cérebros, dois copos: um transparente e um embarrado pelo egoísmo, pela paixão, pela vida sensual, por tudo o que é inferior em ambição e forças inferiores humanas. O poder mental caindo nos dois cérebros tem a mesma origem. Vejamos como eles se lançam no verbo criador do som da palavra ou no vibrar do pensamento. Veremos correr, paralelamente, um pensamento destruidor egoísta, inferior, carente de verdade, envolvido nas forças escuras, vermelhas, serpenteando pelas linhas que lhe dirige seu criador, atingindo as criaturas para as quais é direcionado, desde o inocente puro e do puro ao inferior. Dirá o amigo: “Atinge a todos por igual?” Sim e não. Se ele encontra em cada um que bate, em cada sentimento, em cada corpo, forças afins, deter-se-á, envolver-se-á nas forças em que ele foi dirigido; mas, como lei natural, voltará a seu criador, este o multiplicará muitas vezes e o lançará com novas correntes. Ele leva em si as cores mais escuras, e, ao seu redor, as cores do mal serpenteiam como fogo.  

Vejamos agora a outra gota que caiu no cérebro limpo, transparente: define-se numa cor azul, maravilhosa, tinge-se de amarelo sublime, envolve-se numa força vermelha puríssima, clara, e vai envolvendo uma gama total das cores conhecidas e das não conhecidas. Toma a forma dos pensamentos de seu criador e, segundo a altura, a filantropia e o amor que envolve este pensamento, toma a direção para onde enviado, e ali chega de forma harmoniosa, tênue como o perfume de uma flor, e, encontrando a criatura para a qual foi lançado, paulatinamente a envolve em harmonia criadora. 

O pensamento, ao tocar outro cérebro limpo, multiplica-se e levanta uma espiral de cores primárias que se fundem no poder criador celestial. E, então, o pensamento que dirige a imagem superior, um pensamento saído de uma oração, um pensamento de reverência, do íntimo do ser, alcança sacramente aos poderes de DEUS, a Cristo Jesus, às divindades inatingíveis à mão do homem, multiplicando, criando sinos de ressonantes forças, levantando catedrais celestiais. Logo, como uma carícia, vai atingindo as esferas etéreas, vai-se multiplicando. Seu criador vai sentindo, na sua ressonância, a harmonia que vai atingindo seu pensamento, vai-se extasiando em sua própria criação. Se a pessoa dirigiu seu pensamento a um doente, vai recolhendo em si a alegria do doente que vai ficando melhor. Se seu pensamento se dirigiu a um fraco, vai sentindo que de si saem forças anímicas que vão levantando o debilitado. Se foi dirigido a uma pessoa torturada, sentirá a alegria de seu coração que vai falando por mil e uma cordas à alma daquela criatura que vai conseguindo sair de sua tortura. Seu criador toma nova força, pois seu pensamento está em consonância com a transparência de seu cérebro e de sua alma. Vai multiplicando como música das esferas, seu pensamento reverbera e, quando seu criador, de sublimes pensamentos, abre sua boca, a sua palavra ressoa como a música das esferas e até onde atinjam suas palavras,  serão removidas as fibras do coração, será acesa a luz do cérebro, serão sarados os corpos aonde cheguem e ele será iluminado por ânsias de sentir pensamentos a seu igual. 

Os amigos sentiram que o pensamento é criador? Sentiu que é o único veículo capaz de criar o belo, o eterno e o justo? Por isso, o pensamento, quando gerado por um cérebro puro, sem egoísmo e sem maldade, sem cobiças escondidas e forças sensuais, vai direto a seu alvo , envolve-o e traz como resultado natural, multiplicada muitas vezes, a alegria e o desejo de criar pensamentos ainda mais sublimes, de acariciar o mundo inteiro, de se sentir tão pequeno porque é tão grande a sensação de amar, traz tanta paz, tanta alegria que se sente a imortalidade e a grandeza do eterno. 

A Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!

- Palestra radiofônica feita ao microfone da Rádio Copacabana, no Programa "A Voz Rosacruz", 06/12/1960



HOME

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

IRENE GÓMEZ RUGGIERO


Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org