A Ação Silenciosa

José Gonçalves Siqueira 

 14 de Nov. 1908 – 15 de Jan. 2007

Irmão Probacionista

Co-fundador da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil

 

Mãos, por Albrecht Dürer   ( 1471-1528)

 

Durante os últimos séculos os Irmãos têm trabalhado ocultamente pela humanidade. Assim, à medida que as circunstâncias necessitem surge uma informação, uma pessoa como elemento necessário para tornar fáceis de sarem vividas, sem traumas ou poucos deles, aquelas ocorrências.

 

É o que ocorreu - suponho - com o Dr. Alexis Carrel nas décadas de 30 e 40, quando escreveu "O Homem, Esse Desconhecido"! Por essa razão, acreditando que tenha havido uma correlação com o trabalho daqueles veneráveis Irmãos, ouso transcrever o seu artigo: "Como se deve orar"

 

Como se deve orar?

 

Aprendemos a técnica da oração com os místicos cristãos, desde S.Paulo até S.Bento incluindo essa multidão de apóstolos anônimos que durante vinte séculos iniciaram os povos do ocidente na vida religiosa. O Deus de Platão era inacessível na sua grandeza; o de Epiíeto confundia-se com a alma das coisas e Jeovah era um déspota oriental  que inspirava terror e não amor. O Cristianismo, pelo contrário, colocou Deus ao alcance do homem Deus deu-lhe uma face; fê-lo nosso Pai, nosso Irmão e nosso Salvador. Para atingir Deus, não há necessidade de um cerimonial complexo, nem de sacrifícios sangrentos. A oração tornou-se assim, fácil e sua técnica simples.

 

Para orar, basta somente o esforço de nos elevarmos até Deus; tal esforço porém, deve ser efetivo - ou afetivo ? - e não intelectual. Uma meditação sobre a grandeza de Deus, por exemplo, não é uma oração, a não ser que seja, ao mesmo tempo, uma expressão de amor e fé. E assim a oração, segundo o processo de La Salle, parte de uma consideração intelectual para tornar-se efetiva .

Seja curta ou longa, seja vocal ou apenas mental, a prece deve ser semelhante à conversa que uma criança tem com seu pai. "Cada um se apresenta conforme é", dizia uma pobre "Irmã de caridade" que há trinta anos dedicava sua vida a serviço dos pobres.

Em suma: ora-se como se ama - com todo o nosso ser.

 

Quanto à forma de oração, varia desde a curta elevação a Deus até a contemplação; desde as simples palavras pronunciadas pela camponesa que se ajoelha perante a cruz na encruzilhada dos caminhos até a magnificência do canto gregoriano sob as abóbadas de uma catedral.

 

A solenidade, a grandeza e a beleza, não são necessárias para a eficácia da oração. Poucos homens têm sabido orar como S.João da Cruz ou como S.Bernardo de Clairvaux, não havendo necessidade de ser eloqüente para ser atendido. Quando se aprecia o valor da oração por seus resultados, nossas mais humildes palavras de louvor são tão aceitáveis pelo Senhor de todos os seres como as mais belas invocações. Fórmulas recitadas maquinalmente são também, de qualquer forma, uma oração. Sucede o mesmo com a chama de um círio. Basta para isso que essas fórmulas inertes e essa chama material simbolizem o arroubo de um ser humano para Deus. E também se ora por meio de ação, pois S.Luiz Gonzaga dizia que o cumprimento do dever é equivalente a uma oração. A melhor maneira de comunicar-se com Deus, é incontestavelmente, cumprir a Sua Vontade.

 

"Pai nosso, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como nos Céus ...". Fazer a vontade de Deus consiste, evidentemente em obedecer às Leis da Vida, tais como elas se encontram gravadas em nossos tecidos, no nosso sangue e no nosso espírito.

 

As orações que se elevam como uma pesada nuvem da superfície da Terra, diferem tanto uma das outras como diferem as personalidades daqueles que rezam. Mas consistem em variações sobre estes dois mesmos temas: amargura e amor. É inteiramente justo implorar o auxílio de Deus para obter-se aquilo que temos necessidade; no entanto, seria absurdo pedir realização de um capricho ou solicitar aquilo que devemos procurar com nosso próprio esforço. O pedido inoportuno, obstinado e agressivo é bem sucedido. Um cego sentado à beira do caminho, lançava suas súplicas cada vez mais alto, apesar das pessoas que o queriam mandar calar. "A tua fé te curou", disse Jesus que passava. Na sua forma mais elevada, a oração deixa de ser uma petição. O homem declara ao Senhor de todas as coisas que O ama, que lhe agradece as dádivas e que está pronto a realizar a Sua Vontade, seja qual for.

 

A contemplação também pode representar a oração. A um velho | camponês que estava sozinho no último banco da igreja vazia, perguntaram: "Que esperais?" "Olho para Ele", respondeu o homem, e "Ele olha para mim".

 

Ó valor de uma técnica avalia-se por seus resultados. Qualquer técnica de oração é boa quando põe o homem em contato com Deus.

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 JOSÉ GONÇALVES SIQUEIRA

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas