A Terra Prometida

José Gonçalves Siqueira 

 14 de Nov. 1908 – 15 de Jan. 2007

Irmão Probacionista

Co-fundador da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil


 

... mas pelo meu nome Jehovah não lhes fui conhecido. Estabeleci minha aliança com eles, para lhes dar a terra de Canaan, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. Ex. 6:3-4

 

O problema decorrente do sentimento de separatividade surgido depois que "os olhos da criatura humana foram abertos", desde os primórdios da saída do Egito pelo povo eleito e guiado por Moisés, foi objeto de solução por parte das Forças Superiores que guiam a evolução humana.

O conceito da Terra Prometida foi o primeiro motivo para levar a criatura à solução do problema surgido pela Dispersão. Canaã, a Terra Prometida, um ponto geográfico na imensidão da Terra era proporcional à apreensão daquele povo destinado a conquistar a Terra, o Globo Terrestre.

Assim, os limites de Canaã foram se ampliando e a visão do povo foi se estendendo paulatinamente para além daquelas fronteiras. Primeiramente, guiado por Moisés e, posteriormente pelos caudilhos divinos - os Senhores de Vênus e depois os Senhores de Mercúrio - foram levados a conscientizarem-se de que o viver pressupunha uma ampliação da consciência. Instituíram aqueles Irmãos de Vênus, as bases do conceito de Hierarquia. Os mais capazes ou mais adaptados foram ungidos como Reis, pela Graça de Deus, e o povo foi levado a adotar um primeiro estágio de união pela formação de comunidades de Tribos, Clãs e Raças.-Assim iniciaram-se os primeiros estágios da solução do problema da Dispersão.

Mas vivemos num plano em que impera não somente a alternância de condições climáticas, como as condições fundamentais de temperamento de cada criatura humana munida pelo sentimento de livre escolha. A acentuação desse fator, a visão anuviada pelo interesse próprio, determinou o esmaecimento do poder daqueles Reis, pois, como o povo que dirigiam tinham eles também essa tendência: sobreposição do interesse pessoal em detrimento do coletivo pelo qual tinham sido ungidos pelos Senhores de Vênus. Assim, a alternância da natureza da Terra, que naquela ocasião já não era uma Promessa Divina, mas algo como uma propriedade de cada um, uma evidência natural da matéria física, contaminou aquele povo hierarquicamente, desde o menos evoluído ao mais evoluído socialmente.       Mas a Dispersão tinha que ser anulada. A Mão de Deus, que através de Moisés e, posteriormente, pelos Jerarcas Divinos, estendeu-se ao mais alto Iniciado do Período Solar - O Füho. Identificado plenamente com o segundo Poder de Deus, o Amor-Sabedoria, o Cristo viveu durante três anos no corpo imaculado de Jesus. Desde então, desde o Batismo, vem Ele levedando a Alma Humana, tornando à Terra aquilo que foi visto no princípio do Plano Evolutivo. Atualmente, não importa quantos acontecimentos mundiais possam tentar desmentir essa "Levedura Divina". O Reino a ser estabelecido por Ele acontecerá na Sua Segunda Vinda, após o preparo da Idade Aquariana.

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 JOSÉ GONÇALVES SIQUEIRA

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas