Os que chegam no momento preciso

José Gonçalves Siqueira 

 14 de Nov. 1908 – 15 de Jan. 2007

Irmão Probacionista

Co-fundador da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil


O Tabernáculo no Deserto por Max Heindel

 

Adequado ao momento cósmico que precede o surgir de uma Nova Aurora na Vida Humana convém prestarmos atenção às presenças oportunas dos Egos que são enviados do Governo Invisível que orienta as atividades da Vida Humana.

Tal como ocorreu no Período Atlante quando foi criada a Primeira Escola de Mistérios - o Tabernáculo do Deserto - quando do Altar das Oferendas queimada a carne dos animais oferecida em sacrifício pelos pecados homens, aparecia uma luz vagamente envolta na fumaça negra. Também agora, essa Luz - a Luz de Cristo -vem surgindo na poesia, na música e na ciência da alma, a Psicologia. Servem-se dela para transmitir suas mensagens, os poetas, os músicos e os cientistas, pesquisadores da alma humana destinados a iluminar as remanescentes cristalizações étnicas que persistem em manter uma unidade racial que já vem se reduzindo a pó. São para esses grupamentos raciais menores eles chegam, tal como João Batista - o precursor da Luz do Mundo- acenando para uma forma de reunião em forma mais ampla no propósito cristão.

Assim, dos confins do Himalaia - o teto do mundo - ecoando através das densas selvas da Índia, ouve-se, o propósito da unidade cristã, o canto do poeta anunciando o propósito crístico vital à unidade humana:

 

            Rabindranath Tagore (1861–1901).

 

"De porta em porta eu andara mendigando pelo caminho da aldeia, quando o teu carro de ouro apareceu na distância como um sonho deslumbrante e eu me perguntei se seria esse o Rei de todos os reis! O carro parou onde eu estava. Teu olhar caiu sobre mim e tu desceste com um sorriso inesperadamente estendeste-me a tua mão direita e disseste: 'que tens tu para me dar?'      Fiquei confuso e parei indeciso; do meu alforje então,lentamente tirei e dei-te o grão de trigo menor de todos. Mas, que grande surpresa foi a minha quando, pelo fim do dia, entornando no chão a minha sacola, encontrei entre as migalhas um grão de ouro que era o menor de todos! Amargamente chorei, lamentando não ter tido coragem de me haver dado todo a ti!"

 

- Da coleção Gítanjali do poeta Rabindranath Tagore.

 

        Gibran Khalil Gibran  (January 6, 1883 – April 10, 1931)

 

Também nas areias do deserto, entre as tendas dos irmãos árabes, mesclando-se com o canto dos muezins, Gibran Khalil Gibran narra o sacrifício do "Jesus Benevolente" renunciando à própria fome para saciar a do peregrino:

 

".... e agora como farei? .... Quando o amor se toma vasto, dele não se tem mais palavras e quando a memória é sobrecarregada, procura as profundezas silenciosas".

 

            Sigmund Freud (6 May 1856 – 23 September 1939)

 

Saltando para a Europa, no coração da Viena valsante, Freud detecta as "manifestações da alma" - do inconsciente - reprimidas pelo pudor, pelas conveniências sociais, mas que vez por outra explodem no dia do homem.

 

Carl Gustav Jung (26 July 1875 – 6 June 1961)

 

Nos Cantões suíços, a luz se manifesta com mais claridade na dissidência de Carl Gustav Jung:

 

"Dia a dia não deixo de aprender alguma coisa a mais sobre a alma humana .. seria um grande mal-entendido tomar como simples "acaso" o fato de que Jesus, o filho do carpinteiro, anunciado pelo Evangelho, tenha se tomado o "salvato mundi". Sua personalidade deve ter sido de uma envergadura extraordinária para poder exprimir e responder de maneira tão perfeita a expectativa geral do seu tempo".

 

Carl Louis Frederick Von Grasshoff

 -MAX HEINDEL-

(1865-1919)

 

Entretanto a mensagem mais direta, porque emana dos Irmãos Maiores, veio por seu mensageiro, Max Heindel, na América, enaltecendo o conceito de grandeza segundo Cristo Jesus: "Aquele que quiser ser o maior entre vós, seja o servo de todos.


"
O serviço amoroso e desinteressado para com os outros, é o caminho mais curto, mais seguro e o mais agradável que nos conduz a Deus. O reconhecimento da unidade fundamental de cada um de nós com todos, a Comunhao Espiritual, é a realizaçao de Deus. Para atingirmos essa realizaçao, esforcemo-nos por esquecer, diariamente, os defeitos dos nossos Irmaos e procuremos servir a Divina Essência neles oculta, o que constitui a base da fraternidade." ( Max Heindel)

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 JOSÉ GONÇALVES SIQUEIRA

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas