Reflexões Sobre a Psiquiatria e a Religião

José Gonçalves Siqueira 

 14 de Nov. 1908 – 15 de Jan. 2007

Irmão Probacionista

Co-fundador da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil

 


 

O ocultismo prediz que a ciência e a religião unir-se-ão com a finalidade de realizar o grande empreendimento da salvação da humanidade. A técnica e a disciplina adotadas, e que aparentemente se opõem, não desmentem aquela finalidade, pois, "pecado" e "neurose" são termos correlatos que assinalam a necessidade de conhecimento mais íntimo da vida mental e,afetiva do homem.

 

Considerados como opostos e hostis - Carne, Mente e Espírito, este de natureza divina, uma série de modificações da carne originou-se para exaltação do Espírito. Entretanto, longe de "mortificar" a Carne e exaltar o Espírito, e por ignorar-se a unidade dessas faculdades, acentuou-se a separação entre o Corpo, Mente e Espírito.

 

Deve-se considerar que na terminologia tradicional da Religião, permanece uma realidade tão atual como o foi anteriormente assinalada pela psiquiatria como neurose e pela religião como pecado: são resultantes de desvios emocionais e afetivos. A adoção de um termo ou a sua abordagem não se anulam, pois, como diz Bertrand Russel, o "pecado é geográfico" e assim "pecado e neurose se equivalem".

 

Os "confessionários" do sacerdote e do psiquiatra testemunham esses estados como um poder desintegrador enfatizado pela religião como "pecado" e pela psiquiatria como inadaptação às leis da natureza.

 

Para o religioso convicto e para o cientista esclarecido, os Dez Mandamentos ou um Credo, bem como adaptação às leis da natureza, não são simples expressões que assinalam aperfeiçoamento da natureza humana, mas princípios que devem ser considerados para um viver amplo e íntegro, que conduzem à saúde do corpo e do espírito.

 

Quando a união entre os Homens, entre o Homem e Deus e entre o Homem e a Natureza se rompem, invariavelmente surgem psicoses, neuroses, violência, desespero, pauperismo e enfermidades, ao passo que a observância dos princípios religiosos e científicos mantem a unidade de todos com tudo.

 

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 JOSÉ GONÇALVES SIQUEIRA

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas