A Celebração das Casas Zodiacais

por Jonas Taucci


Existem certas datas que em suas observâncias somos - ainda que para a maioria da humanidade de uma forma inconsciente - impelidos à percepção do progresso evolutivo espiritual. Elmam Bacher, em seus "Estudios de Astrologia", nos auxilia muito neste sentido.

Celebração da Páscoa: Esta é a data que em que cada um de nós celebra o Ascendente de seu próprio horóscopo, ou seja a 1a Casa. Toda Páscoa acontece no primeiro domingo após a Lua Cheia, estando o Sol no signo zodiacal de Áries, e este signo está relacionado com Marte e a 1a Casa num horóscopo abstrato. A Páscoa nos exorta a rompermos com as cristalizações, e isto está  simbolizado em nosso horóscopo com a Divina Hierarquia Planetária de Urano, planeta relacionado ao Éter Crístico. Nesta data celebramos a "canção de confiança à vida", pois o relato da Ressurreição deve acontecer também no íntimo de cada um de nós.

Celebração do Dia dos Pais/Mães: Aqui trata-se do  festival das 4a Casa (Câncer / Lua / Mãe ) e 10a Casa ( Capricórnio / Saturno / Pai ). Ofertamos de uma forma amorosamente nestas datas, comprimentos à nossa querida mamãe (arquétipo canceriano ) e ao nosso papai (arquétipo capricórniano), para expressar nossa gratidão. Eles nos protegem, educam e orienta-nos no caminho do bem, alem de nos ter dado a oportunidade de (re) nascermos neste plano físico para seguir nossa jornada evolutiva.

Celebração do Dia dos Namorados: Temos aqui o festival da 5a Casa, onde a Divina Hierarquia Zodiacal de Leão e o Sol possuem morada num horóscopo abstrato. Nesta data expressamos nosso afeto à pessoa amada  com presentes que geralmente e por tradição são flores (fragrância do amor) e  chocolates (doçura do amor), sendo que a Divina Hierarquia Planetária do Sol rege o coração a sede deste nobre sentimento.

Celebração do Casamento: A beleza inspiradora da união amorosa é o meio pela qual a humanidade torna-se consciente da perpetuação de nossa espécie. Temos aqui o festival da 1a Casa (eu) e 7a Casa (você), que unidas formam o "nós". A 7a Casa  relaciona-se com Libra e Vênus e o coração humano responde alegremente à relação marital onde "...o que Deus uniu ,o homem não separe...".

Celebração de Finados: Esta data nos revela que a morte não é o fim, pois todos aqueles que observam-na acreditam na existência pós-morte. Eis aqui o festival do 8a Casa, sob regência de Escorpião e Plutão. Esta Casa nos exorta a sublimarmos o mal em bem (como nos fala nosso Hino Rosacruz de Abertura).

Walt Disney em sua monumental produção "Fantasia", representa de forma magistral - em suas duas últimas partes - este processo alquímico de transmutar nosso eu-inferior em eu-superior. Na penúltima parte do filme, vemos um cemitério (não nos esqueçamos de estamos tratando de finados.) onde esqueletos e bruxas (nosso orgulho, ira, vaidade, luxúria etc.) vagam de um lado para o outro. A música executada é  "Uma noite no Monte Calvo", do compositor russo Modest Petrovith Mussorgsky  ( 1839-1881 ) .Podemos representar isto como nosso eu-inferior. Em sua última parte, o filme nos mostra uma procissão de pessoas que - de uma forma reverente - caminham iluminadas por uma Luz ao som da música "Ave Maria", do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828)  representando aqui o nosso  eu-superior.

Esta é a nossa meta, a obra alquímica espiritual, o nascimento de nosso Cristo-Interno !

Celebração do Natal: É notável como no primeiro Natal vemos presente; desde animais à hostes angelicais. Reis, pastores humildes, magos, vozes celestiais, todos saudaram o nascimento de Jesus, que cederia seus corpos denso e vital à Cristo , nosso Amigo (11a  Casa – Aquário - Urano) e Redentor (12a  Casa - Piscis - Netuno).

Na consciência da humanidade, o símbolo de uma criança representa sempre a "inocência de um novo começo" , e devemos todos iniciar este trabalho : fazer nascer e fortalecer nosso Cristo Interno mediante o altruísmo a todos nossos semelhantes. 

Max Heindel em "Iniciação Antiga e Moderna", nos informa que os doze Pães da Proposição no Tabernáculo no Deserto, representam as oportunidades para o crescimento da alma através dos doze departamentos da vida, representados pelas doze casas do horóscopo sob a soberania das doze Hierarquias Divinas, conhecidas como signos do Zodíaco.

 


MANDALA ASTROLÓGICO UNIVERSAL

Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

 JONAS TAUCCI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas