A Cabeça e a Cauda do Dragão

por Jonas Taucci


 

D

evido a várias perguntas dos estudantes de astrologia, sobre a Cabeça do Dragão (Nódulo Oriental) e a Cauda de Dragão (Nódulo Ocidental), apresentamos aqui uma breve consideração sobre este assunto.

 

1.   A PARTE ASTROLÓGICA

Como a Lua colhe e reflete sobre a Terra a luz solar, esta luz emprestada assemelha-se ao raio direto em certos aspectos. Não importa o signo que caia o seu nódulo oriental (chamado Cabeça do Dragão), o efeito sobre os assuntos a que esteja ligado pela conjunção é idêntico ao Sol em Áries ^, que faz a natureza cantar de alegria; favorecendo assuntos pessoais da maneira mais benevolente, e lubrificando, por assim dizer, as rodas da vida no departamento em que forma conjunção com um planeta.

Por outro lado, o nódulo ocidental da Lua (chamado Cauda do Dragão) corresponde a Libra d, signo da exaltação de Saturno. Se este nódulo forma conjunção com um planeta, ele exerce uma influência de repressão e obstrução semelhante, em efeito, às rajadas geladas do inverno produzidas pela exaltação saturnina.

 

2.   A INTERPRETAÇÃO DA CABEÇA / CAUDA DO DRAGÃO NAS DOZE CASAS ZODIACAIS

 

A posição da Cabeça e Cauda do Dragão em signo/grau, estão tabuladas nas “Efemérides” da Fraternidade Rosacruz, sendo que estas posições são infor­madas diariamente.

É importante lembrarmos que sempre, sempre a Cabeça e a Cauda do Dragão estarão fazendo uma oposição exata no horóscopo; ou seja, estarão ocupando signo/grau exatamente opostos entre si. Conseqüentemente, estarão sempre ocupando casas opostas. Caso isto não ocorra em seu horóscopo ou num outro, a sua colocação das “Efemérides” para o horóscopo não foi feita corretamente.

Elas – figurativamente –  representam nossas naturezas espirituais (Cabeça) e materiais (Cauda), constantemente em luta no nosso íntimo. Podem também ser identificadas pelo nosso Eu-Superior e eu-inferior .

 

img1.jpg

Fonte: Max Heindel, A Mensagem das Estrelas.

 

Na 1ª e 7ª Casas: A Cabeça do Dragão na primeira Casa inclina a pessoa a receber favores e honras. Confere mais atrativos e energia. Mas nessa posição terá a oposição da Cauda de Dragão na sétima Casa, que dá tendências a tornar a pes­soa ingrata com os favores recebidos, inimigos declarados e desentendimentos com o cônjuge.

O inverso: A Cabeça na sétima Casa diminui o número de inimigos, e confere êxito em uniões e associações A Cauda na primeira Casa inclina à tribulações e falta de magnetismo pessoal.

Na 2ª e 8ª Casas: A Cabeça na 2ª Casa auxilia no fluxo financeiro e elimina ansi­edades de um modo geral. A Cauda na oitava casa, varre os lucros materiais e financeiros através de decepções.

O inverso : A Cabeça na 8ª Casa traz boa saúde e vida longa, com heranças e benefícios de parentes. A Cauda na 2ª Casa pode causar perda e danos nos negócios, adversidades nas finanças e temores em tratos financeiros.

Na 3ª e 9ª Casas: A Cabeça na 3ª Casa predispõe a lucros e ganhos com irmãos e amigos íntimos, viagens curtas, facilidade de expressão, mente progressista e facilidade nos assuntos educacionais. A Cauda na 9ª Casa, inclina a pouca fé e viagens longas decepcionantes e problemáticas.

O inverso: Cabeça na 9ª Casa aumenta a fé, favorece aos assuntos religiosos/espirituais e também as viagens longas e a residência no estrangeiro. Confere também intuição e sonhos proféticos. A Cauda na 3ª Casa traz ansiedade mental, dificuldade de relacionamento com irmãos e pouca inclinação para a expressão verbal e escrita.

Na 4ª e 10ª Casas: A Cabeça na 4ª Casa augura felicidades para uma mãe e velhice segura, estável e tranqüila .A 10ª Casa terá a Cauda, indicando prejuízos para o pai e dificuldades no emprego.

O inverso: A Cabeça na 10ª Casa confere felicidades e alegrias ao pai, horas e postos elevados na sociedade. Já a Cauda na 4ª Casa predispõe a atritos entre mãe/filho no período da infância.

Na 5ª e 11ª Casas: A Cabeça na 5ª Casa proporciona alegrias, filhos afortunados e muita satisfação nos afazeres. A Cauda na 10ª Casa atraí amizades indesejáveis e a decepção de ideais e esperanças.

O inverso: A Cabeça na 11ª Casa atrai amizades meritórias e profícuas que irão colaborar com a pessoa na realização de seus projetos. A Cauda na 5ª Casa pode indicar que a pessoa não terá filhos e também decepções pela indulgência em prazeres nocivos à evolução espiritual.

Na 6ª e 12ª Casa: A Cabeça na 6ª Casa proporciona um corpo saudável e uma saúde boa. A Cauda na 12ª Casa inclina a perseguições de inimigos secretos e a algum tipo de confinamento.

O inverso: A Cabeça na 12ª Casa traz lucros e êxito em assuntos espirituais. A Cauda na 6ª Casa pode predispor a problemas de saúde.

 

Sugerimos também consultar as obras : A Mensagem das Estrelas, Astrologia Científica Simplificada e Astrodiagnose - um Guia de Saúde.

 


MANDALA ASTROLÓGICO UNIVERSAL

Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

 JONAS TAUCCI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas