CAPÍTULO XX

COMO CONDUZIR OS CENTROS DE CURA

Templo de Cura Rosacruz

Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA

 

Sugestões gerais

Como os probacionistas de vários lugares se associaram para estudar astrodiagnose e astroterapia com o fim de formar centros de cura uma vez que se tenham familiarizado suficientemente com essas ciências, parece-nos conveniente dar algumas sugestões acerca da direção desses centros.

Em primeiro lugar devemos lembrar que tudo o que se faça deve ser feito em nome de Cristo e que os exercícios devocionais no começo das reuniões são uma necessidade absoluta para contrabalançar o aspeto intelectual. Lembremos que o Cristo está atualmente, aprisionado na Terra para nossa salvação, suportando este pesado fardo para que tenhamos condições adequadas para nossa Evolução. Lembremos também que a enfermidade é o resultado da ignorância das Leis Cósmicas e, por conseguinte, um fator que prolonga o aprisionamento do Cristo na Terra. E finalmente, que aliviando os sofrimentos humanos aliviamos também os sofrimentos de Cristo e apressamos o dia de Sua Libertação.

Os exercícios devocionais são meios poderosos para nos pormos em harmonia com o Cristo. Graças a eles obtemos faculdades intuitivas pelas quais podemos sentir o sofrimento dos outros e ao mesmo tempo encontramos o caminho para aliviar suas dores, como o fêz Parsifal no caso do sofrimento de Anfortas, quando estava no jardim com Kundry e lá compreendeu como poderia curar o rei ferido. Assim, antes de tudo, devemos realizar exercícios devocionais, lendo algo da Bíblia acerca de como o Cristo curava os enfermos e consolava os aflitos. Talvez alguns comentários para bem conduzir a reunião seriam úteis.

Leiamos "A Imitação de Cristo", de Tomás de Kempis ou outra obra de natureza puramente devocional e depois ocupemo-nos do estudo do corpo humano porque o conhecimento da anatomia absolutamente essencial. O corpo é o templo do Espírito interior e assim como é necessário que o arquiteto saiba como reparar os pilares de uma igreja quando os estragos do tempo afetaram as fundações, para substituir com novos materiais os que se deterioraram e pôr o edifício outra vez em boas condições, assim também temos que saber como fortalecer as diversas partes do templo vivo que temos de tratar. Há um livro intitulado "The Story of the Living Temple" (A História do Templo Vivente), por Rossiter, que trata do corpo de maneira espiritual e que serve admiravelmente de ajuda para uma concepção mais elevada do mesmo ao utilizarmos os livros comuns de texto.

Quando se utilizar um horóscopo para análise, nunca empregar o dos probacionistas que assistem às reuniões nem o de seus parentes próximos. Porque assim como os estudantes de medicina, por sugestão, podem sentir os sintomas das enfermidades que estão estudando, também os membros desta classe pode sofrê-los esquecendo essa precaução. Além disso, quando um probacionista é doente e se dirige ao centro solicitando auxilio por estar enfermo, não deve ser admitido na reunião até que recupere a saúde, porque é impossível evitar, acidentalmente, a menção dos sintomas que esteja sofrendo, e dessa maneira sua enfermidade se agravaria.

Conselho aos Curadores

Se pudéssemos obter letras de fogo que deixassem sua marca indelével na consciência do leitor, não pouparíamos esforços para consegui-Ias com o propósito de prevenir os estudantes sobre alguns pontos relacionados com a prática da Astrologia Médica, a saber:

Nunca se comunique ao paciente algum fato desalentador.

Nunca o previna quando as crises são iminentes.

Nunca se prognostique uma enfermidade para determinado tempo.

Nunca, jamais, se faça prognóstico da morte.

É um grave erro, quase um crime dizer a um enfermo algum rato desalentador, porque isto o priva da força indispensável para facilitar seu restabelecimento. É errado também sugerir uma enfermidade a uma pessoa sã, porque seu pensamento se concentra sobre essa enfermidade e essa sugestão pode, por si só, provocar a enfermidade. É fato conhecido que muitos estudantes das faculdades de medicina sentem os sintomas de todas as enfermidades que estudam e sofrem grandemente em conseqüência da auto-sugestão. Mas a idéia de uma enfermidade iminente sugerida por uma pessoa em que a vítima tenha muita fé, é muito mais perigosa. Por conseguinte, é indispensável que o médico astrólogo seja cauteloso. Se não for possível dizer uma palavra de consolo, o melhor é silenciar.

Esta advertência adquire importância muito maior quando os pacientes têm Tauro ou Virgo no ascendente, ou têm o Sol ou a Lua nesses signos. Estas posições predispõem a mente e concentrar-se na enfermidade, às vezes de forma injustificada. Os Taurinos temem excessivamente a enfermidade e toda predição de doença é fatal para sua natureza. Os de Virgo cortejam sua enfermidade para ganhar a simpatia dos outros, embora simulem desejar seu restabelecimento, na realidade gozam com suas doenças e exploram o assunto até o fundo. Sempre dizem que podem enfrentar o conhecimento da doença e que este os ajudará. Mas se o médico se deixa convencer por suas palavras e lhes diz a verdade, verá que murcham como uma flor.

Estas pessoas são sempre as mais difíceis de socorrer e têm que tomar todas as precauções necessárias para evitar indiscrições que agravem suas doenças. Alguns estudantes têm o desejo mórbido de conhecer o tempo da sua morte e investigam este assunto da forma mais inadequada. Mas depois de saber o dia de sua morte façam o que fizerem para enganar-se a si mesmos, o fato é que são pouquíssimos os que têm a força mental e moral para viver sua vida exatamente da mesma maneira como se não soubessem, com absoluta certeza, que em certa hora terminará sua existência terrestre. Este é um dos pontos mais sabiamente ocultos, até que sejamos capazes de ver em ambos os lados do véu, e, cometeremos sempre um erro ao procurar descobrir este acontecimento em nosso horóscopo.

No passado, quando nossos esforços para socorrer os enfermos restringiam-se aos membros da Fraternidade devido à falta de pessoal suficiente nos nossos escritório muitas vezes perguntávamos: "Como poderemos ajudar a um amigo enfermo"? Embora agora possamos prestar esse auxílio daqui da Sede Central a quem quer que o peça, é importante que os probacionistas compreendam sua grande oportunidade, graças à ligação que criaram com o instrutor. A cura é realizada, principalmente, pelos probacionistas que vivem a vida sob a direção dos Irmãos Maiores e cada vez que a Eles se escreve com a pena e tinta, dirigindo-se a carta à Sede Central ou a um probacionista, sempre haverá uma resposta.

Os Irmãos Maiores sabem como utilizar a lei para o maior proveito possível, mas não podem agir contra ela nem fazer mais do que o permitido pelo material enviado. Toda enfermidade física pode ser vencida pelo poder espiritual, mas sempre é preciso certa quantidade desse poder. É lei física ser necessário reunir certo número de carvões, empilhados convenientemente, com suficiente oxigênio, para poder fazer fogo. Cristo disse: "Onde dois ou três se reunirem em Meu Nome, aí estarei no meio deles".

A associação de probacionistas constituindo Centros de Cura fornece o material necessário com o qual os Irmãos Maiores podem acender o Fogo Espiritual requerido para a cura física, moral ou mental. Sem ajuda, há pouca probabilidade de que possam fazer o bem, mas a quantidade tem muita força especialmente se todos estão fortalecidos pelo conhecimento do diagnóstico extraído do horóscopo e se sabem como aplicar o tratamento nos momentos precisos.

Inauguração dos serviços de cura

Pro-Ecclesia

Capela em Mount Ecclesia, construída por Max Heindel

 

Na noite de Natal culmina o poder espiritual do Sol, derramando sua bênção nos ares. De 25 de dezembro até 25 de junho (Hemisfério Norte) as atividades físicas vão crescendo, aumentando gradualmente suas forças até culminar no Solstício do Verão. Em seguida beneficia fisicamente o homem com as cousas de que necessita para seu sustento material. Durante esse período é difícil iniciar atividades espirituais e por esse motivo tive que esperar pacientemente até há pouco, oficiando o primeiro serviço de cura na terça-feira, 23 de junho de 1914, às sete e meia, quando a Lua estava no signo cardeal de Câncer. No futuro, efetuaremos um serviço de cura na Pró-Ecclesia todas as semanas à mesma hora, nos dias em que a Lua se encontre em signo cardeal. Decidimos realizar estes serviços para utilizarmos ao máximo nossa pequena Pró-Ecclesia, adquirindo assim o privilégio de termos também uma Igreja. O Mestre aprovou e foi quem sugeriu que os serviços de cura se realizassem quando a Lua estivesse nos signos cardeais. Porém, queremos dar mais um passo em nossos esforços para assegurar toda a eficiência possível e para isso queremos contar com o auxílio de todos os estudantes fervorosos da Fraternidade Rosacruz.

Há uma passagem no ritual usado nos ofícios da Fraternidade Rosacruz que diz assim: "Um só carvão não produz fogo, mas, quando se juntam vários carvões, o calor latente em cada um deles, pode converter-se em chama, irradiando luz e calor. De acordo com esta mesma Lei da Natureza, aqui estamos reunidos, irmanados pelas nossas aspirações espirituais, para podermos acender e manter viva a chama da verdadeira Comunhão Espiritual". O poder do número é insignificante no mundo da existência física, comparado com o poder do mesmo número nos domínios espirituais. Aqui, a soma do poder de uma comunidade se conta como um, dois, três, quatro, etc., mas nos domínios supra-sensíveis o poder aumenta em proporção que poderia ser comparada ao quadrado: dois, quatro, oito, dezesseis, etc, para os primeiros doze que atendem um serviço espiritual. O décimo terceiro a conduzirá então a um plano mais elevado do Universo Espiritual. Como ilustração poderíamos dizer então que o poder aumentaria em relação cúbica: três, nove, vinte e sete, etc. Vemos, pois, quão importante pode ser até o mais fraco de nós, quando se procura acumular nossas aspirações espirituais. E não pode haver dúvida acerca da poderosa influência exercida sobre os enfermos.

Para assegurar o auxílio de todos os estudantes sinceros e dar-lhes o privilégio de ajudar, publicaremos nos "Echoes" de cada mês, a data em que se realizarão os serviços de cura, de modo que cada estudante possa sentar-se em seu próprio lar, às 18:30, dirigindo seus pensamentos a Mount-Ecclesia, à pequena Pró-Ecclesia, onde é descoberto o símbolo dos Auxiliares Invisíveis. O amor, a simpatia e a força assim dados a estes trabalhadores, capacitá-los-á para realizar um serviço maior em favor da humanidade, pois então, cada um deles tomará parte no trabalho. O símbolo dos Auxiliares Invisíveis em que nos concentramos em Mount-Ecclesia é uma cruz branca, com as sete rosas vermelhas e uma rosa branca no centro. Os raios da estrela saem da cruz, o fundo é azul, estando o conjunto formosamente iluminado. É um símbolo resplandecente, idêntico ao corpo-alma, no qual aqueles auxiliares viajam. Não é necessário fazer correções no que concerne à hora no lugar da moradia, porque o Sol irá recolhendo todas as vibrações durante o seu curso e, quando seus raios chegarem a Mount-Ecclesia, no ângulo adequado, as vibrações a nós dirigidas serão recebidas e se unirão às que estivermos emitindo a essa hora, ajudando os nossos serviços de auxilio.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo XXI - A Natureza Real da Morte

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

ÍNDICE DE PRINCÍPIOS OCULTOS DE SAÚDE E CURA

MAX HEINDEL


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________