CAPÍTULO XXIV

CUIDADOS COM OS MORTOS

 

O corpo vital é o veículo da percepção sensorial. Como permanece com o corpo de sentimentos (o corpo de desejos) e o cordão etéreo o liga ao corpo físico já abandonado, é evidente que até que esse cordão se rompa, existirá certa quantidade de sensação que o Ego experimentará cada vez que se moleste seu corpo físico. Logo, sofre quando se extrai o sangue ou se injetam fluidos para embalsamá-lo, ou quando se abre o corpo para a autópsia, ou quando o corpo está sendo cremado.

O autor conhece um caso em que um cirurgião amputou três dedos dos pés de uma pessoa sob anestesia. Depois jogou os três dedos cortados num crepitante fogo de carvão e o paciente começou imediatamente a gritar porque a rápida desintegração dos dedos materiais causou uma desintegração igualmente rápida dos dedos etéreos que estavam ligados aos veículos superiores. Da mesma maneira qualquer outro incômodo afetará o Espírito desencarnado e essa situação se prolonga normalmente por três dias e meio. A partir daí fica interrompida toda ligação com o corpo e este começa a decompor-se.

Portanto, deve-se ter muito cuidado para não causar aflição ao Espírito que acaba de partir. A quietude e a oração são de grande benefício nesses momentos e se realmente amarmos aquele que acaba de partir, ficaremos credores de sua gratidão seguindo as instruções dadas acima.

Devemos também dizer algo com respeito ao tratamento das pessoas agonizantes, às quais se causa enorme sofrimento em muitos casos mercê das demonstrações erradas de afeto por parte de parentes e amigos. Causam-se mais sofrimentos aos agonizantes por administrar-lhes estimulantes do que se pode conceber. Não é difícil sair do corpo, mas os estimulantes têm o efeito de lançar novamente o Ego que parte em seu corpo com a força de uma catapulta e isto o faz experimentar novamente os sofrimentos de que já estava se libertando. As almas dos falecidos queixam-se, muitas vezes, aos investigadores, e uma delas disse que jamais sofrera tanto em toda sua vida como a fizeram sofrer nas muitas horas em que foi mantida agonizando dessa maneira. Quando se comprova que o fim é inevitável, o que se deve fazer é deixar que a Natureza siga seu rumo.

Outra falta grave e ainda de maior efeito contra o Espírito que parte é dar expansão ao pranto e às lamentações próximo da câmara mortuária. Em condições normais, desde o momento da sua libertação até poucos dias depois, o Ego está ocupado em algo da maior importância. Em grande parte o aproveitamento posterior da vida que terminou depende da atenção que lhe dê o Espírito que parte. Se for perturbado pelos soluços e lamentações dos seus queridos, perderá muito. Mas, se for animado pela oração e pelo silêncio, muitos sofrimentos ser-lhe-ão evitados. Nunca somos tão irmãos e protetores do nosso irmão como quando este passa por seu Getsêmani e nesse momento está a maior das nossas oportunidades para servi-lo.

Temos estudado os fenômenos do nascimento e desenvolvido uma Ciência do Nascimento. Temos obstetras de categoria e enfermeiras treinadas para atender da melhor maneira possível tanto à mãe quanto à criança. Mas, lamentavelmente, carecemos de uma Ciência da morte. Quando uma criança está para nascer pomos imediatamente em ação toda a nossa atividade e a nossa inteligência, porém, quando um amigo de toda a vida está para deixar-nos, ficamos paralisados sem saber o que fazer nem como ajudá-lo ou, o que é pior, causando-lhe grandes sofrimentos.

Já dissemos que o corpo vital é a sede tanto da memória consciente quanto da subconsciente. No corpo vital fica impressa indelevelmente toda ação e experiência da vida passada, como as cenas gravadas numa chapa fotográfica. Quando o Ego se retira do Corpo denso, a vida inteira fica aberta à visão da mente tal como tinha sido registrada na memória subconsciente. A retirada parcial do corpo vital de uma pessoa que se está afogando, faz com que veja toda a sua vida passada em um relance, no momento que precede o período de inconsciência. O cordão prateado permanece intacto pois, do contrário a vítima não poderia recobrar a consciência. No caso de um Espírito que desencarna, o movimento é mais lento. O homem permanece como espectador enquanto os quadros se sucedem uns aos outros, inversamente, desde a morte até o nascimento, de tal maneira que primeiro contempla os acontecimentos imediatamente anteriores à sua morte, retrocedendo pelos anos da maturidade, juventude e infância até terminar no nascimento. Nesses momentos, o Ego não tem nenhuma sensação a respeito disto pois o propósito da Lei é que o panorama se grave no corpo de desejos, que é o corpo do sentimento. Dessas impressões surgirão os sentimentos quando o Ego penetrar no Mundo do Desejo. Devemos notar aqui que a intensidade dos sentimentos depende de quanto tempo se tenha empregado no processo de gravação do panorama da vida e da atenção que o homem tenha dado aos fatos que gravou. Se não ficou perturbado durante um longo período, produzir-se uma gravação nítida no corpo de desejos. Sentirá mais intensamente no Purgatório todo o mal que praticou e no Céu será mais abundantemente fortalecido em suas boas qualidades e, embora a memória dessas experiências se perca nas vidas futuras, os sentimentos permanecerão, como a "pequena voz inaudível". Quando esses sentimentos se enraízam fortemente no corpo de desejos de um Ego, esta voz falará em termos claros e precisos. Impelirá o Ego a desistir de tudo o que lhe causou dor na vida passada, compelindo-o a se submeter a tudo o que é bom. No Primeiro Céu o panorama é visto AO CONTRÁRIO, de modo que o Ego vê primeiro os efeitos e depois as causas que os provocaram.

Sepultado o corpo denso, o corpo vital se desintegra lentamente, ao mesmo tempo que aquele. Por exemplo: se um braço se decompõe no túmulo o braço etéreo do corpo vital que flutua sobre a sepultura também se dissolve e assim sucessivamente até que todos os vestígios do corpo tenham desaparecido. Todavia na cremação o corpo etéreo se desintegrará imediatamente e, como constitui o depósito das imagens da vida passada que se estão gravando no corpo de desejos para formar a base da vida no Purgatório e no Primeiro Céu, será grande prejuízo realizá-la antes de decorridos três dias e meio. Neste caso, a menos que se preste algum auxílio especial ao Espírito, este não poderá fazer a gravação da vida que terminou. Esta é a parte da tarefa executada pelos Auxiliares Invisíveis da humanidade. Algumas vezes eles são ajudados pelos espíritos da Natureza e outros, designados pelas Hierarquias Criadoras, líderes da humanidade. Também há uma perda quando o corpo é cremado antes de que o cordão prateado se tenha partido naturalmente, porque a gravação no corpo de desejos nunca será tão profunda como deveria ser e isso terá seu efeito nas vidas futuras, uma vez que quanto mais profunda for a gravação da vida passada sobre o corpo de desejos, tanto mais agudo será o sofrimento no Purgatório pelo mal cometido, e tanto maior o gozo no Primeiro Céu, resultante das boas ações da vida passada. Tais sofrimentos e gozos conseqüentes das nossas vidas passadas resultam no que chamamos consciência, de maneira que o que perdemos em sofrimento também perderemos em compreensão dos nossos erros. A plena compreensão desses erros nos frearia nas vidas futuras e nos impediria de cometer os mesmos equívocos. Por conseguinte, os efeitos da cremação prematura são de longo alcance.

Devemos lembrar que é o colapso do corpo vital que obriga os veículos superiores a se retirarem, isto é, depois da morte, quando o corpo vital sofre o colapso, o Ego tem que se retirar e o panorama termina. A duração do panorama depende, pois, do tempo durante o qual a pessoa seja capaz de manter-se acordada antes do colapso do corpo vital. Algumas pessoas podem permanecer acordadas somente várias horas, outras podem agüentar vários dias, dependendo do vigor do seu corpo vital.

Quando o Ego abandona o corpo vital, este é atraído para o corpo físico e permanece flutuando sobre a sepultura decompondo-se simultaneamente com o corpo físico, sendo este um espetáculo desagradável para o clarividente que tenha de entrar em um cemitério e contemplar todos esses corpos vitais, cujo estado de decomposição é semelhante ao dos respectivos corpos sepultados. Se houvesse mais clarividentes, a incineração seria logo adotada, como medida de proteção dos nossos sentimentos e por razões sanitárias.

A medida que o conhecimento da sobrevivência do Espírito for se tornando mais aceita haverá necessidade de um método científico para cuidar daqueles que passam à vida superior e teremos enfermeiras, médicos e sacerdotes versados na ciência da morte como agora os temos na ciência do nascimento. O Espírito será, então, cercado de amor e paz quando desencarnar e assim obterá uma gravação mais profunda e nítida, com a qual começará o trabalho de sua vida no novo estado.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo XXV - Como Ajudar aos que Morreram

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

ÍNDICE DE PRINCÍPIOS OCULTOS DE SAÚDE E CURA

MAX HEINDEL


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________