CAPÍTULO IX

O MÉTODO DE SARAR DA FRATERNIDADE ROSACRUZ

  


 Auxiliar Invisível


 Pintura de Mary Hascom, feita em 1937.

Esta pintura se encontra no Departamento de Cura da The Rosicrucian Fellowship,

 em Mount Ecclesia., Oceanside, California, USA.

Por que sanam os Rosacruzes

Entre a infinidade de tolices que têm circulado nos últimos séculos à respeito dos Rosacruzes, destaca-se uma grande verdade: "Os membros da Ordem se dedicam a sanar os enfermos e têm meios superiores para realizar esse benéfico propósito". As ordens religiosas anteriores buscaram o progresso espiritual mortificando o corpo, porém os Rosacruzes sempre tiveram o maior cuidado com a conservação desse veículo. Existem duas razões para as suas atividades de sanar. Como todos os seguidores fervorosos de Cristo, esperam ansiosamente pelo "dia do Senhor". Sabem que Lúcifer, a falsa Luz da Lemúria, infundiu a paixão, iniciando assim o pecado original que causou sofrimento, tristeza e morte. Sabem também que o Cristo, a Verdadeira Luz da vindoura Nova Galiléia, inaugurou a Imaculada Concepção, pregando o Evangelho da redenção do pecado pelo Amor. O celibato é adequado para os aspirantes do Oriente porque os veículos físicos que formam essas raças estão destinados a desaparecer, mas é contrário ao esquema da Evolução Ocidental porque dela deve surgir uma nova raça e a geração em pureza deve ser a diretriz do discípulo nesta parte do mundo. Uma nova raça deverá ser trazida à existência pelo Amor, e desta maneira os males que atualmente afligem a humanidade, trazidos pelas gerações que concebem em pecado, cessarão. Até a morte será vencida na Nova Dispensação porque a pureza etérea dos corpos evitará a necessidade de sua renovação.

Embora se fale muito acerca dessa época na Bíblia, um ponto está envolto em mistério impenetrável: "Esse dia ninguém sabe quando será, nem os Anjos do céu, nem mesmo o Filho". Desde que o Evangelho foi pregado pela primeira vez, todos os cristãos, em todos os tempos, anseiam fervorosamente por esse dia em que se manifestarão os Filhos da Luz. Somente o Pai, o mais elevado Iniciado dos Senhores da Mente, é Quem pode prever o tempo em que a mente egoísta e separatista se submeterá à abnegação e ao unificante Espírito do Amor. Um ponto todavia está bem claro: o homem do futuro não poderá habitar o Novo Céu e a Nova Terra enquanto não tiver construído para si mesmo um corpo chamado, na Bíblia, "Veste Nupcial". Foi o que aconteceu com os degenerados Atlantes, os quais, não possuindo pulmões, não puderam respirar quando mudaram as condições atmosféricas.

É um fato científico que o estado do sangue afeta a mente e vice-versa. Para ter mentalidade sã é mister possuir igualmente um corpo são. Só a mente sã pode transcender à paixão e só um corpo são pode gerar outro que seja puro. Os Rosacruzes sempre procuraram sanar o corpo para que possa albergar uma mente sã e um amor puro e para que cada concepção nessas condições, seja um passo à frente para o dia do Senhor que todos esperamos ardentemente. Esta é a razão para as atividades sanadoras e é a razão de ser do nosso lema: "Mente Pura - Coração Nobre - Corpo São".

Está escrito em várias obras que os membros da Ordem fazem o voto de sanar os outros gratuitamente. Esta afirmativa é inexata. Os Irmãos Leigos fazem o voto de assistir a todos o melhor que possam independentemente de retribuição. Esse voto inclui o trabalho de sanar para os possuidores dessa aptidão, como foi o caso de Paracelso. Ele tinha uma grande capacidade sanadora e procurava combinar a eficiência dos remédios físicos, aplicados em fases astrológicas favoráveis, com a orientação espiritual conveniente. Os que não possuem a faculdade sanadora trabalham em outros setores, mas todos têm uma característica em comum: nunca cobram pelos seus serviços e sempre trabalham em segredo, sem clarinadas e rufos de tambores.

Cristo deu dois mandamentos aos Seus mensageiros: "Pregai o Evangelho" (da Nova Era) e "Curai os Enfermos". O primeiro mandamento é tão obrigatório quanto o segundo e, pelas razões que ja vimos, são igualmente necessários. Para cumprir o segundo mandamento, os Irmãos Maiores desenvolveram um sistema sanador que combina os melhores pontos das diferentes escolas atuais com um método de diagnóstico e de tratamento tão seguro como simples, com o qual se deu um grande passo na arte de sanar, algo assim como passar das simples areias da experiência para a firme rocha do conhecimento.

É uma boa razão, verdadeira e válida, quando dizemos que procuramos ajudar os outros pelo amor de Cristo. Ele está atualmente encerrado na Terra, penando e esperando o dia da Libertação. A dor e a enfermidade são causadas pela violação das leis da vida; por, isso, o corpo denso se cristaliza, dando maior compressão ao corpo vital e retardando o dia da nossa libertação, bem como da dEle. Ajudando os enfermos a recuperar a saúde, ensinando-os a viver de acordo com as leis da vida, de maneira que possam manter a saúde, estamos, realmente, apressando o dia da Sua volta. Que Deus abençoe nossos esforços e fortaleça nossas mãos na Boa Obra!

Auxiliares Invisíveis

Nosso sistema de curar não é assunto inteiramente espiritual. Utilizamos meios físicos toda vez que é possível. Às vezes enviamos nossos pacientes a um médico, para que obtenha alívio rápido mediante certo tratamento que não poderíamos proporcionar por outros meios. Além disso, a dieta dos pacientes merece nossa maior atenção porque como o corpo é formado de substâncias físicas, na realidade estamos lhe dando remédios quando empregamos os alimentos adequados. Mas, além disso, o trabalho de curar é efetuado pelos Irmãos Maiores por intermédio de um grupo de Auxiliares Invisíveis a quem estão instruindo.

Estes Auxiliares Invisíveis são os Probacionistas que durante o dia se esforçam por viver uma existência de bondade e serviço, preparando-se para alcançar o privilégio de serem utilizados como instrumentos pelos Irmãos Maiores durante a noite. Estes Probacionistas são reunidos em grupos, de acordo com os seus temperamentos e capacidades. Estão sob a orientação de outros Probacionistas que são médicos, trabalhando todos sob a direção dos Irmãos Maiores que são naturalmente, os Espíritos que animam toda a obra.

A maneira de formar e selecionar um grupo de Auxiliares Invisíveis se baseia no eflúvios dos seus corpos vitais. O primeiro destes eflúvios é obtido quando o Probacionista assina o seu compromisso e é renovado diariamente quando faz suas anotações no formulário correspondente. Enquanto se mantenha fiel e leve uma vida de pureza e serviço, constituirá um elo inquebrantável entre ele e os Irmãos Maiores. Cada grupo de curadores é composto, geralmente, de doze Probacionistas, além do seu Instrutor e em geral, são escolhidos na mesma localidade, porque a noite chega ao mesmo tempo para todos eles. Não seria razoável agrupar um que viva na Austrália com outro que resida no Alasca, porque enquanto um estivesse dedicado ao seu trabalho diário, o outro estaria dormindo. Mas as pessoas residentes na maioria das localidades da América do Norte ou do Sul, têm as mesmas horas de repouso e estes Probacionistas podem ser agrupados de acordo com os seus signos Ascendentes, de maneira que formem um círculo completo.

Emprega-se o mesmo método para encontrar aqueles que escreveram à Sede Central pedindo ajuda, e para selecionar os Probacionistas que serão treinados para trabalharem como Auxiliares Invisíveis. Aos que solicitam ajuda, pede-se que escrevam uma carta com pena e tinta. Desta forma o papel fica impregnado por uma certa quantidade da substância do seu corpo vital que é extraída da carta pelos Irmãos Maiores. Isto proporciona um índice exato do estado do indivíduo de quem procede e que atua como verdadeiro "abre-te sésamo" para os auxiliares que forem encarregados de determinado caso. Graças a ele, têm acesso ao corpo do doente e um número considerável de pacientes que solicitaram o nosso auxilio, escreveram dizendo que sentiam os Auxiliares Invisíveis trabalhando no interior e no exterior de seus corpos. Conforme mude o estado do paciente muda igualmente o registro. Por isso se pede que escrevam com pena e tinta algumas palavras todas as semanas, remetendo-as à Sede Central. Desta maneira os Irmãos Maiores estão em contato contínuo com o seu estado e podem dirigir inteligentemente o trabalho de restauração de sua saúde.

Este trabalho jamais cessa. Continua ininterruptamente porque o Sol está sempre ausente de alguma parte do globo e os Probacionistas dessa parte estão em atividade em seu trabalho curador e prestando auxílio durante as horas de repouso do corpo.

Anatomicamente o homem pertence aos mamíferos, cujos corpúsculos sangüíneos não são nucleados. Os núcleos que se encontram no sangue dos animais inferiores são o ponto de apoio dos Espíritos Grupo mas os animais superiores estão tão adiantados no caminho da individualização, que seu sangue está livre desta influência. No feto, onde a mão atua como Espírito Grupo nas primeiras semanas, ela nuclea o sangue, mas logo que o Ego começa a atuar, a primeira coisa que faz é desintegrar esses corpúsculos sangüíneos nucleados e quando ocorre o nascimento, não resta nenhum corpúsculo nucleado. O Ego é dono do seu veículo, herança que ninguém pode disputar-lhe sob nenhum pretexto. Fazê-lo seria magia negra, saiba-o ou não a pessoa, e mesmo que uma intenção bondosa possa exercer certo efeito mitigante em outra direção, o fato subsiste, não obstante, de que a pessoa se coloca em terreno perigoso quando procura intrometer-se no sangue de alguém que não o deseje e cujo auxílio não tenha sido solicitado.

Há apenas uma exceção a esta regra. As crianças até a idade da puberdade são, por assim dizer, parte dê seus pais, porque ainda têm armazenada na glândula Timo uma essência sangüínea dos pais que ela emprega para produzir o seu próprio sangue durante a infância, enquanto o corpo de desejos vai sendo gerado. Conforme transcorra o tempo, o suprimento da glândula Timo vai se tornando cada vez menor e a criança alcança a realização de sua própria individualidade. Quando a glândula Timo desaparece, o corpo de desejos já alcançou a maturidade suficiente para permitir-lhe tomar parte na alquimia da transmutação do esqueleto Saturnino no veículo Jupiteriano, que assim incorpora a essência do atual corpo físico. Toda interferência no sangue paraliza este processo. Por isso os pais só podem agir em nome da criança até a puberdade fornecendo-lhe o éter que permite o trabalho do Auxiliar Invisível.

O maior inconveniente com que tropeçamos em nossa obra curativa procede da negligência dos pacientes. Nossos pedidos são muito simples. Só pedimos que nos escrevam uma vez por semana, com pena e tinta, de modo que os eflúvios que procedem da mão ao escrever, possam prover os Auxiliares Invisíveis com uma chave de admissão ao organismo do paciente. Mas por simples que seja esta regra, são muitos os que deixam de cumprí-Ia. Temos em mãos o caso de uma pessoa que durante muitos anos tivera uma vértebra deslocada que foi curada com o nosso tratamento, embora procurasse muitos osteopatas, quiropatas e outros que tentaram em vão colocá-la no devido lugar. Este pobre homem passava a maior parte do tempo deitado, com dores, completamente incapaz de trabalhar. O tratamento dos nossos Auxiliares Invisíveis ajustou sua vértebra que ainda está no lugar. O homem ficou maravilhado e pode voltar ao trabalho. Estava, porém, tão entusiasmado com a idéia de que já estava completamente curado, que descuidou de nos escrever semanalmente, de modo que nossos Auxiliares Invisíveis tivessem oportunidade de manter a vértebra em seu lugar um tempo suficientemente grande para não mais se deslocar. Mais tarde recebemos uma carta que demonstrava que tínhamos razão ao pedir-lhe que escrevesse regularmente. Nessa carta dizia: "Faz algum tempo escrevi que já me sentia curado e que deixaria de escrever-lhes semanalmente. Agora vejo que cometi um grande erro. Desde que suspendi as cartas, minhas costas têm doído e estou ficando novamente curvado, embora a vértebra esteja no seu lugar. Parece-me que estou pedindo demais ao rogar que novamente vos ocupeis de mim, mas não imaginava a influência dos Auxiliares Invisíveis e quanto dependia deles".

A Panacéia Espiritual

Há analogia a entre a vinda de Cristo à Terra e o uso da Panacéia Espiritual de acordo com a lei "assim como é em cima é em baixo". Em cada uma das pequenas células do corpo humano existe uma vida celular separada, porém sobre todas elas está o Ego que as dirige e controla, de modo que ajam harmoniosamente. Durante certas enfermidades prolongadas, o Ego fica dominado de tal forma pelo sofrimento, que deixa de vivificar as células, e então a enfermidade física provoca uma inatividade mental que pode tornar impossível livrar-se da enfermidade, a menos que primeiramente seja dado um impulso especial para dissipar a névoa mental e novamente se estimule a atividade celular. É isto o que a Panacéia Espiritual faz. Da mesma maneira que a Vida do Cristo, no Gólgota, ao irromper na terra, começou a dissipar a crosta de temor criada pela lei inexorável que caía como um manto sobre ela, assim como essa vida lançou milhões de seres humanos no caminho da paz e da boa vontade, assim também, quando se aplica a Panacéia Espiritual, a vida do Cristo nela concentrada, irrompe através do corpo do paciente e infunde em cada célula a vida e o ritmo que desperta o Ego aprisionado de sua letargia, devolvendo-lhe a vida e a saúde.

A fim de explicar o que é a Panacéia teremos que descrever uma experiência pessoal do autor.

Foi-lhe mostrada, no Templo dos Rosacruzes, em certa noite uma substância com a qual o Espírito Universal podia combinar-se instantaneamente, da mesma maneira que grandes quantidades de amoníaco se combinam com a água. Havia três esferas suspensas uma acima da outra, no centro do Templo, encontrando-se a esfera do meio à metade da altura entre o solo e teto. Era maior que as outras duas, que estavam suspensas por cima e outra por baixo. Dentro da esfera central, havia um pequeno recipiente com alguns pacotes que continham certa substância. Depois que os Irmãos se colocaram em determinada posição e quando a harmonia de certa música havia preparado o caminho, subitamente os três globos começaram a brilhar com as três cores primárias: azul, amarelo e vermelho. Para a visão do autor é evidente que durante a transmutação da fórmula, o recipiente que continha os mencionados pacotes tomou-se incandescente com uma essência espiritual que antes não estava lá. Alguns desses pacotes foram utilizados mais tarde pelos Irmãos com êxito instantâneo. Com o seu uso as partículas cristalizantes que envolviam os centros espirituais do corpo enfermo foram dissipadas como por arte mágica e o paciente despertava pela manhã seguinte gozando plena saúde e bem-estar.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo X - A Ciência da Nutrição

 


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________