Adaptabilidade

A Chave Para o Progresso

Maria Lázara Franzini

 

Como chispas divinas do Deus de nosso sistema solar, possuímos potencialmente os poderes do nosso Criador. Esses poderes estão latentes e o propósito da evolução é convertê-los em poderes dinâmicos. Isso é feito através de ciclos evolutivos que possuem em si 3 fases: uma constrói, outra mantém e uma terceira dissolve, transforma e renasce em outro ciclo.

 

Os três poderes divinos são absolutamente necessários para manifestarmo-nos como seres divinos, mas são distintos em sua natureza.

Esses três poderes de Deus são:

Vontade: se expressa como poder criador , no sentido de dar origem, poder de expressar controle através do intelecto em todos os seus aspectos (razão, juízo, conhecimento, dedução, etc.). Também é o poder de destruir o que está cristalizado. É o aspecto do PAI. Está relacionado com o Mundo do Espírito Divino e vibra na cor azul.

Amor-Sabedoria: se expressa como força de atração, coesão, receptividade, imaginação, sentimento, intuição, memória, conservação, proteção, alimentação e concepção. É o aspecto do FILHO. Está relacionado com o Mundo do Espírito de Vida e vibra na cor amarela.

Atividade: se expressa como a força de movimento que impede a inércia e produz germinação, desenvolvimento, crescimento, expansão, originalidade, epigênese. É o aspecto do ESPÍRITO SANTO. Está relacionado com o Mundo do Espírito Humano e vibra na cor vermelha.

O desequilíbrio atual que a humanidade enfrenta teve origem na falta de adaptabilidade por parte do ser humano em aprender as lições apresentadas pelas Hierarquias Divinas

Podemos dizer que a humanidade atual possui três grandes grupos de pessoas onde cada um caracteriza-se por uma fusão harmoniosa de dois aspectos divinos, realizando sua atividade positiva no mundo com relação a estes, mas que estão em desequilíbrio com o terceiro aspecto, o qual agora procuram desenvolver a fim de manifestarem-se como "deuses". Assim temos:

1° Vontade/Amor-Sabedoria: Os que respondem a essa fusão (razão-imaginação), carecem do aspecto prático. Podem ter idéias magníficas, mas sentem dificuldade em levá-las à ação. Não gostam da vida ativa, podendo chegar ao escapismo.

 

Sua lição é a de que a espiritualidade é uma forma prática de viver, e que o futuro depende do agora. Regra geral serão as necessidades materiais que os farão aprender o que necessitam.

2° Vontade/Atividade: São os gigantes intelectuais de nossos tempos. Com sua força de vontade para agir podem passar por cima de todos os obstáculos, inclusive amigos e familiares, se necessário for para alcançar seus obje­tivos. Talentosos e espertos, mas geralmente carentes de amor, esses indivíduos são eminentemente práticos e eliminam de suas vidas tudo o que para eles for inconveniente. Seu extremo é a tirania.

A lição aqui a ser aprendida é clara: é a do amor e da compaixão, o que será alcançado depois de suportar muita hipocrisia e falsidade.

3° Amor-Sabedoria/Atividade: Contrariamente ao anterior esse grupo "perde a cabeça" por causa do coração e dos sentimentos. Sacrificam tudo e todos a fim de estar sempre perto do objeto de suas afeições - que pode ser uma pessoa ou um ideal. Em casos mais sutis jogam com os sentimentos dos outros provocando emoções difíceis de serem controladas. Seu extremo é a degeneração sexual.

 

Precisam desenvolver o discernimento e aprender a canalizar suas emoções para propósitos justos para a humanidade.

As experiências que visam testar a nossa capacidade de adaptação na grande maioria das vezes aparecem nas trivialidades do dia a dia, e se formos observadores, logo veremos revelados os pontos débeis de nosso caráter que devem ser fortalecidos.

Gradualmente toda a humanidade aprenderá a lição que constitui o moto da Fraternidade Rosacruz

Reto Pensar:uso correto do princípio da Vontade

Reto Agir:    uso correto do princípio da Atividade

Reto Sentir:   uso correto do princípio do Amor-Sabedoria

Adaptado de uma lição da Sede Mundial para palestra na Sede Central do Brasil por M. Lázara. Dúvidas, comentários e sugestões de temas podem ser enviados diretamente  ao expositor –  mlazara@terra.com.br   ou  à Fraternidade Rosacruz: rosacruz@christianrosenkreuz.org.br   

 

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!

 


 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 MARIA lÁZARA FRANZINI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas