Expandindo a Consciência

FRATERNIDADE ROSACRUZ – Sede Central do Brasil

Palestra de 18/05/2008 por Maria Lazara Franzini

  

A Consciência é denominada por Max Heindel como sendo o “fogo divino” que sacrifica (no sentido sacralizado da palavra) a carne em favor do espírito. É a  voz do nosso Deus Interno

 

 

INTRODUÇÃO

Sabemos, através do Conceito Rosacruz do Cosmos, (veja Diagrama 8) que durante nosso caminho evolutivo, partimos de um estado de união com o Todo, mas de forma inconsciente, e estamos evoluindo através de vários períodos. Nesse caminho evolutivo passamos por diferentes níveis de consciência, semelhantes aos do mineral, das plantas e do animal até atingirmos o estado em que nos encontramos, que chamamos de consciência objetiva, completamente enfocada no plano físico. Estamos no nadir da materialidade, evoluindo para outros níveis de consciência. (veja Cap.XVI-Sub.: Espirais dentro de Espirais) e nosso futuro é atingirmos estados de consciência cada vez mais elevados e subtilizados, como já possuem os seres dos Períodos de Júpiter, de Vênus, e Vulcano.

Nosso atual estado de desenvolvimento agora solicita uma expansão de consciência anímica, uma consciência dos planos espirituais, uma subtilização de nossos veículos, uma vez que estamos voltando para o Pai, para o Todo, agora de forma consciente.

Tudo depende das ações que praticamos com nossos veículos

Sabemos também que a consciência é a recordação do sofrimento produzido no purgatório pelo expurgo de nossos erros da vida terrestre.( Mistérios Rosacruzes).Esse processo de aquisição de consciência pode ser antecipado ou intensificado pelo nosso exercício de  Retrospecção.

 

O TRABALHO SOBRE O CORPO VITAL

As vibrações Crísticas  são impactos que nossos corpos vitais recebem para a expansão de nossa consciência. Estarmos receptivos e aproveitarmos devidamente esses impactos é o cerne do trabalho do aspirante Rosacruz.

Toda a humanidade, sem exceção está gradualmente realizando esse trabalho, e sendo beneficiada pelo caminho anual do Cristo” mas uma vez que, como aspirantes rosacruzes,escolhemos fazer nossa tarefa de forma consciente, temos uma responsabilidade maior no processo, até mesmo no que se refere a ajudar no próprio trabalho de Cristo, quanto a purificar este planeta.

Períodos de crises e catástrofes são impactos maiores que recebemos a fim de conseguirmos o impulso para subirmos na escalada evolutiva, expandindo assim nossa consciência. Os períodos de mudanças são os mais benéficos para o nosso crescimento espiritual. A mudança é necessária para a evolução. Formas que não mudam, cristalizam-se.

É o que ocorre no momento com a proximidade da Era de Aquário. Sabemos que para viver num determinado meio precisamos de um veículo com material desse meio, portanto, precisamos nos preparar para termos veículos condizentes com a natureza da próxima era, a Era de Aquário.

Há muitas formas de realizarmos este trabalho, mas todas elas presumem ação de forma incontestável. Não há na natureza nenhum resultado sem trabalho. Max Heindel nos diz que:

Todo desenvolvimento oculto começa no Corpo Vital”

E, se agora a ordem das coisas, quer dizer, nossa meta é subtilizar, é voltar para o oculto, o trabalho mais eficiente é o que realizamos sobre o Corpo Vital. Esse é um veículo sobre o qual o Aspirante Rosacruz deve ficar bem informado e nele deve  investir com todo conhecimento e devoção.

Como queremos dar a esta explanação um caráter essencialmente devocional, lembremos que é num corpo etérico, o Corpo Vital de Jesus, que Cristo retornará e para isso é que devemos estar preparados. E, como a analogia é uma grande chave para o aprendizado como nos diz Max Heindel, vamos utilizar o vinda do Cristo como uma exemplificação para uma extensão de consciência.

Cristo disse que não veio para revogar a Lei, (o modelo de nível de consciência, vigente na época),mas sim cumpri-la e mais (e isto é muito importante), acrescentar algo mais a esse cumprimento da Lei - a graça e o perdão através de um novo mandamento: o Amor. Talvez uma meditação sobre esta citação já nos ajude a ver em como a expansão de consciência se processa em todas as coisas: sempre subtilizando e acrescentando.

Façamos um exercício para vermos se nossa consciência está saíndo do nível da antiga dispensação – da Lei para o nível de consciência onde predomina o perdão e a graça, tomando como exemplo alguns dos Dez Mandamentos.Você com certeza saberá aplicá-lo em outros mandamentos ou, em outras regras e situações para ver  como está expandindo sua consciência.

 

1 - Dominar ressentimentos X Não Matarás

Não matamos mais fisicamente falando, mas como vai nosso subconsciente? A psicologia moderna admite que sentimentos de vingança, cólera e desejos destrutivos reprimidos são como bactérias que corroem nosso interior. Também já é fato consumado que pensamentos e sentimentos são vibrações que atingem nosso ambiente ao redor, portanto constroem ou matam.

 2 - Fazer a vontade do próximo X não cobiçarás.

De todos os pecados capitais, a inveja é o mais destrutivo, pois ela é tríplice em sua ação. Destrói o objeto invejado, o criador desse objeto e como somatória aniquila o próprio invejoso. Até mesmo em nossos ensinamentos ( Vide preceitos do Estudante Rosacruz) há uma observação sobre essa questão. Foi o único pecado capital que foi lembrado com relevância. Em uma de suas cartas Max Heindel nos diz que fazer a vontade de outrem é a prova de ácido do amor. Analisemo-nos e sejamos sinceros: como vão nossos sentimentos quando vemos alguém conquistar algo que tanto acalentamos?  Estamos preparados para congratularmo-nos com este alguém e ainda ajudá-lo? Caso contrário, podemos realmente afirmar que acreditamos na Lei de  Causa e Conseqüência?

 3- Amar nosso inimigo X olho por olho

Sabemos em nosso íntimo que apesar de sermos cristãos não estamos à altura de orar pelos nossos inimigos, como nos diz a Bíblia È verdade que saímos do olho por olho, mas há um distanciamento e uma omissão nos relacionamentos que ainda nos impede de viver a verdadeira fraternidade.

Esses são apenas alguns exemplos. Se analisarmos várias outras situações, veremos que todas elas ao exigirem uma expansão de consciência, nos levarão à pratica do Amor, que é justamente a lição básica do Cristo.

Dia chegará que teremos outra lição a aprender, outro estágio, outro nível de expansão de consciência.

 

Use os recursos que você tem: o discernimento, a retrospecção, a epigênese e veja na prática e nos pensamentos do seu dia a dia, em que você ainda vibra de acordo com o tom antigo da Lei, e tente afinar-se com a nova vibração Crística que o Cristo trouxe e mantém anualmente.

 

Devemos compreender que todos os atos de cada ser humano produzem um efeito direto nos arquétipos de seu corpo. Se o ato está em harmonia com a lei da vida e da evolução, fortalece o arquétipo e ocasiona o prolongamento da vida, na qual o indivíduo alcançará o máximo de experiência  e conseguirá um desenvolvimento anímico importante

Carta 96 do livro Cartas aos Estudantes

        Max Heindel

Bibliografia:

Max Heindel, Conceito Rosacruz do Cosmos

Max  Heindel, Mistérios Rosacruzes

Max Heindel, Cartas aos Estudantes

 

  

Este é um resumo da palestra realizada na Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil em 18 de abril de 2008 por Maria Lázara. Dúvidas, comentários e sugestões de temas podem ser enviados diretamente  ao expositor –   mlazara@terra.com.br   ou  à Fraternidade Rosacruz: rosacruz@christianrosenkreuz.org.br   

 

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!

 

 


 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 MARIA lÁZARA FRANZINI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas