Insight ou Intuição

Maria Lazara Franzini

Palestra realizada  em 28/09/2008 na Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, baseada  na Lição Mensal de Filosofia Rosacruz, distribuida pela The Rosicrucian Fellowship,   de novembro de 1989 e no artigo: Súbita Percepção da Revista Mente e Cérebro Nº 185.

 

INTRODUÇÃO:

        A escola Rosacruz defende a idéia de que a evolução possui um plano e modelo divinos que estão sendo seguidos pela humanidade de forma inconsciente, em sua grande maioria. Quando tomarmos consciência desse plano e soubermos como trabalharmos a favor dele, e portanto a favor de toda a Humanidade, nossa escalada evolutiva será grandemente acelerada.

        A “faculdade intuitiva” consiste em uma das faculdades que muito auxiliará na próxima Era, uma vez que  a intuição está sob a regência do planeta Urano, por sua vez, regente de Aquário.

As tentativas para uma definição clara do que venha a ser intuição, nunca foram muito bem sucedidas, como ocorre com tudo o que está no limiar da espiritualidade. Podemos citar como algumas:

Insight ou intuição é a súbita percepção  ou compreensão  repentina de alguma coisa ou solução de um problema (Revista Mente e Cérebro)

Intuição é a compreensão direta ou imediata, excluindo todo raciocínio discursivo. ( Lição Filosofia Nov 89 – Fraternidade Rosacruz)

A palavra intuição se deriva diretamente de duas raízes do latim que significam inspecionar atentamente alguma coisa. Todo mecanismo que seja inventado pelo ser humano representa a percepção intuitiva de princípios cósmicos. Ex. a roda, o computador. (Estudos de Astrologia de Elman Bacher)

A partir dos anos 80  a ciência, ou melhor a psicologia tenta fazer um estudo realmente científico da intuição, mas esbarra com as dificuldades do tempo ( o caráter súbito da intuição, dificulta as experiências) e também da subjetividade  (dificuldade que as pessoas têm de verbalizar suas experiências). Por outro lado já conseguiu constatar que esse conhecimento é involuntário, não depende do raciocínio lógico e que o hemisfério direito parece ter um papel decisivo nas soluções de problemas que demandam intuição.

NOTA: O filósofo Espinoza considerou a intuição uma forma importante de aquisição do conhecimento, e várias filosofias sustentam que enquanto a “ inteligência racional” nos leva aos segredos da matéria, a intuição nos guia para a “ Vida interior”  espírito.

Segundo os Ensinamentos Rosacruzes a intuição é o resultado de todo esforço espiritual.  Um conhecimento que procede de nosso interior.

Esse tipo de conhecimento – a intuição – é impresso diretamente sobre o Eter Refletor do Corpo Vital. Essa impressão ocorre, como sabemos, através da respiração, quando tudo o que vemos, de forma consciente ou inconsciente é levado através do ar para nossa corrente sanguínea e daí para o átomo-semente do nosso coração. Esse registro não se perde, mesmo com a morte de nosso corpo físico.

È lógico, então concluirmos que mantermos o Corpo Vital purificado e equilibrado é condição básica para sermos meios adequados a fim de podermos “ receber” as intuições.

O Corpo Vital está diretamente conectado ao Mundo do Espírito de Vida – mundo do amor e da unidade - como nos mostra o Diag. 5 do Conceito . O Mundo do Espírito de Vida é o Lar do Cristo – Senhor do Amor. Daí ser o coração um orgão que deve se desenvolver para que possamos atingir o Ideal da próxima Era que é o de sermos “Cristos”.

Abaixo o Diag. 5 e também trechos do CONCEITO, onde poderemos encontrar respaldo para nosso raciocínio

 

 O CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS

Cap. III e Cap. XV

 “.... Há também a memória supra-consciente. Esta é o repositório de todas as faculdades e conhecimentos adquiridos nas vidas anteriores, ainda que às vezes só latentes na presente vida. Este registro é indelevelmente gravado no Espírito de Vida. Comumente se manifesta, embora não em toda extensão, como consciência e caráter, que anima todos os pensamentos-forma, umas vezes como conselheiro e outras compelindo à ação com força irresistível, mesmo contrariando a razão e o desejo."

   Em muitas mulheres - cujo Corpo Vital é positivo e em pessoas adiantadas de qualquer sexo, cujos corpos vitais foram sensibilizados por uma vida de pureza, santidade, oração e concentração, esta memória supra-consciente, inerente ao Espírito de Vida, prescinde eventualmente, da necessidade de envolver-se em substância mental e matéria de desejos para compelir à ação. Tal memória nem sempre necessita correr o risco de se ver submetida e talvez dominada pelo processo do raciocínio. As vezes, como intuição ou conhecimento interno, imprime-se diretamente sobre o éter refletor do corpo vital. Quanto mais dispostos estivermos a aprender a reconhecê-la e seguir sua orientação tanto mais freqüentemente ela falará, para nosso permanente benefício.

Após as imagens passarem ao Mundo do Espírito de Vida, em que se encontra a verdadeira Memória da Natureza, não voltam através dos lentos sentidos físicos mas diretamente através do quarto éter (éter refletor) contido no ar que respiramos. No Mundo do Espírito de Vida, o espírito pode ver muito mais claramente do que nos mundos mais densos. Nesse elevado plano que lhe é próprio, está em contato com a Sabedoria Cósmica e, em qualquer situação, sabendo imediatamente o que há de fazer, envia sua mensagem de guia e de ação ao coração. Este logo a retransmite ao cérebro por meio do nervo pneumogástrico. Assim se formam as "primeiras impressões", os impulsos intuitivos, sempre bons porque emanam diretamente da fonte cósmica de Sabedoria e Amor.

Isto é tão instantâneo que o coração tem tempo de efetuá-lo antes da razão, mais lenta, poder, por assim dizer, "considerar a situação". Crê-se que o homem pensa em seu coração e é certo, porque "assim ele é".

Mas precisamente neste ponto, começam as complicações. Depois do bom conselho dado pela primeira impressão, começa o raciocínio e, na maioria dos casos, o cérebro domina o coração” ( Conceito Rosacruz do Cosmos)

Quando a ciência puder  fazer investigações mais precisas sobre o éter muitas coisas que são divulgadas apenas por filosóficas esotéricas, serão divulgadas a todos.

Lembremos que a Filosofia Rosacruz tem como objetivo unir mente e coração e que a humanidade ainda se encontra dividida com relação a esses dois poderes. (Veja  diagrama 17 do Conceito)

Conhecendo-nos melhor poderemos trabalhar sobre nosso Corpo Vital, desenvolvendo o que nos falta com a utilização do que já possuímos.

O AUXÍLIO DA ASTROLOGIA

 Podemos, para isso, fazer uso da Astrologia  È com esse propósito que a Filosofia Rosacruz ensina essa ciência sagrada.

Segundo os Ensinamentos de Astrologia de Max Heindel, o planeta Urano é a oitava superior e Vênus. Vênus, o planeta do amor, a nível pessoal, dará lugar a Urano, transformando nossos afetos pessoais em amor altruísta, da mesma forma que Vênus equilibra a paixão de Marte.

        Assim podemos observar essa tríade em nosso mapa natal e vermos quais os aspectos que favorecem nosso desenvolvimento intuitivo. Os aspectos de Urano com Lua e Sol São especialmente importantes.

A tríade  Marte – Vênus – Urano, juntamente com os signos de água,  é especialmente importante para os que seguem a linha do coração.

Os que seguem o caminho da mente podem observar os signos de ar e a tríade Lua – Mercúrio – Netuno em seus mapas.

Seja qual for o caminho, o importante é que trabalhemos sobre nossos veículos, especialmente sobre o nosso Corpo Vital.

O Aspirante à vida espiritual, através da purificação de seus veículos, pode colocar-se em contato com as ondas etéricas ao seu redor e converter-se em instrumento para a transmissão de mensagens (recebidas através da intuição) dos  Auxiliares Invisíveis  da Humanidade, tornando-se efetivamente um canal a serviço da humanidade, como sugere a mensagem de despedida do nosso Ritual Serviço do Templo.

“ E agora que vamos partir, de volta ao mundo material, levemos a firme resolução de expressar em nossas vidas diárias, os elevados ideais de espiritualidade que aqui recebemos, para que, dia a dia nos tornemos melhores homens e mulheres, e mais dignos de sermos utlizados como colaboradores conscientes na obra benfeitora dos Irmãos Maiores, a  Serviço da Humanidade.”

  

Bibliografia: Max Heindel, Conceito Rosacruz do Cosmos

                    Elman Bacher, Estudios de Astrologia, Vol.VII

                    Lição Mensal de Filosofia da Sede Mundial – Nov 1989

                    Revista Mente e Cérebro – n. 185

 

  

Este é um resumo da palestra realizada na Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil em 28 de setembro de 2008 por Maria Lázara Dúvidas, comentários e sugestões de temas podem ser enviados:

 Diretamente  ao expositor –   mailto:mlazara@terra.com.br   ou  à Fraternidade Rosacruz: rosacruz@christianrosenkreuz.org.br   

 

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!

 

 


 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 MARIA lÁZARA FRANZINI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas