SIGNO DE LEÃO: IDEAL ESOTÉRICO DA ERA DE AQUÁRIO

 

 

Por Maria Lázara Franzini

 


Max Heindel nos ensina que em uma determinada era, a lição esotérica a ser aprendida está contida no signo oposto ao que rege essa era.

Assim, como já estamos sentindo os prenúncios da Era de Aquário, ou seja como para uma certa parte da humanidade a Imaculada Concepção – objetivo da Era de Peixes - já é um fato indiscutível, cabe-nos agora vivenciar o nascimento do Cristo, o Filho do Homem, Aquário, dentro de nós e torná-lo adulto e amadurecido.

 Veja (Mensagens das Estrelas – Cap I, Época Ariana)

Para alguns uma simples reflexão sobre o texto acima citado,  poderá tornar claro o título desta exposição, mas nosso objetivo, em uma reunião devocional, como as que são realizadas aqui na sede, aos domingos (Dia do Sol – do Cristo), é  tentar “inflamar” (flama = chama, Senhores da Chama – Hierarquia de Leão) nossos corações (regido pelo Signo de Leão)  para que possamos realmente sentir-nos impelidos a vivenciar os ensinamentos necessários para o desenvolvimento e amadurecimento do Cristo recém-nascido).

Sobre o coração, Max Heindel nos fala:

“ Nenhuma lição é de valor real como princípio ativo de vida se a sua verdade for aprendida superficialmente. Deverá ser assimilada através do coração, pela aspiração e pela amargura. A lição principal que, por este modo, o homem deve aprender é: o que não beneficia a todos não beneficia realmente a ninguém ...

...Este divórcio entre o coração e a cabeça impede o crescimento do verdadeiro sentimento de Fraternidade Universal e a adoração dos ensinamentos de Cristo, o Senhor do Amor...”  

Conceito Rosacruz do Cosmos, Cap XV,  sub. O Coração é uma Anomalia.

 

Fraternidade é a lição fundamental da Era de Aquário, lição que tem sua sede no coração, regido pelo signo de Leão, como já vimos.

A Filosofia Rosacruz nos diz ainda:

        pontoQuando a Era Atlante terminou, por precessão, deixou o signo de Touro e entrou em Àries (o Cordeiro) A Humanidade entrou então na época Ária que compreende as Eras de Áries, Peixes e Aquário.

        pontoCristo surgiu na Era de Peixes e a lição que trouxe foi a do Amor, o que ainda deverá ser devidamente aprendido na Era seguinte – a de Aquário.

Recordemos  também alguns aspectos sobre Astrologia.

Tomemos em um zodíaco as posições de Peixes e Aquário e seus opostos, considerando-se um horóscopo natural ou intelectual.

A casa que Leão ocupa no horóscopo natural (ou intelectual) é a casa 5, casa das relações afetivas e manifestações criativas do amor (ex. filhos, a arte expontânea que brota da intuição, nossos relacionamentos afetivos).

Veja que Peixes (signo natural da casa 12) é regido por Netuno e tem como co-regente, Júpiter, dois planetas ligados à religião, à filosofia e ao clero. Assim, através de atividades religiosas - sempre com um líder ou sacerdote - fomos levados à práticas devocionais. Essas práticas, devido à sua repetitividade (missas, orações, etc) colaboraram e colaboram com o desenvolvimento do  Corpo Vital o que leva esse corpo a um estado de fortalecimento e purificação de seus éteres superiores.    

Vide Conceito Rosacruz do Cosmo – Cap. II)

 

Também fomos ensinados que devemos sacrificar (casa 12 – Peixes) certas coisas em detrimento de uma vida espiritual. Na religião católica essa idéia culmina na quaresma, com o sacrifício de não se comer carne). A Filosofia Rosacruz vai além, mostrando ao estudante que sua vida (sua vivência diária) deve ser um sacrifício em favor do Espírito.

                                                            

Todas as religiões e escolas para o desenvolvimento humano concordam que devemos ser caridosos (servir ao próximo). Serviço é outra palavra chave do signo de Virgem.

Ainda podemos constatar que na Era de Peixes fomos levados a sermos mais limpos em pensamentos (puros, sob o aspecto religioso) e  hábitos de vida, (alimentação isenta de sangue, vida saudável, etc, sob o aspecto material) A pureza e higiene são também marcas do signo de Virgem.

E, não estamos falando apenas sob o ponto de vista religioso, ou mesmo esotérico. Muitas atividades da vida material foram dadas à humanidade para colaborar no desenvolvimento  desse processo. A condição de grandes grupos liderados por um indivíduo era mais comum e pouco podíamos demonstrar de nossa individualidade  e força interior (nosso Cristo Interno). Em contrapartida, essa grande maioria liderada, pouca responsabilidade tinha sobre os acontecimentos, pois responsabilidade individual será uma da Era de Aquário.

Notemos também que, Virgem é o signo do conhecimento analítico, da dissecação das coisas até mínimos detalhes à busca de “porquês”.

Através das atividades que vivenciaremos na Era de Aquário alimentaremos o  “nosso Cristo Interno – nosso Sol”. Cristo é o Senhor do Amor,  a casa 5 no horóscopo natural é a casa do Amor.

A FRATERNIDADE ROSACRUZ  é tida como um arauto  para a próxima era, pois ensina os princípios que devemos desenvolver para nos adaptarmos às novas condições da Era de Aquário e todo aquele que já tomou conhecimento dos nossos ensinamentos têm pelo menos uma informação geral desses princípios.

Uma série de lições da década de 80 enviadas pela Sede Mundial culminaram com um resumo desses princípios que agora passaremos a ver, assim como fizemos com a relação Peixes- Virgem.

Voltemos ao nosso zodíaco e observemos agora o “ eixo” Aquário- Leão.

Aquário é signo da décima primeira casa no horóscopo natural. Essa é a casa dos amigos e dos ideais. È a casa dos que comungam a mesma idéia. Aquário é regido por Urano com co-regência de Saturno.

A originalidade dada por Urano e também os impulsos de iniciativa própria, com a consequente  diminuição de liderados estarão presentes na próxima Era, e isso colaborará para o desenvolvimento da criatividade espontânea  e a expressão da individualidade (características de Leão e seu regente Sol), amadurecendo nosso Cristo Interno e levando-nos a servir por convicção e amor e com maior responsabilidade.

Uma boa administração em grupo para o bem de todos já se faz sentir na humanidade em várias organizações (co-regência de Saturno).

(Veja Carta 20 do livro Cartas aos Estudantes  de Max Heindel e o belo conteúdo do folheto: A Libertação através do trabalho em grupo de James Noel, traduzido pela Sede Central do Brasil.

        A variedade, aliás, podemos até dizer, o excesso de informações por causa dos meios de comunicação e das viagens (influência de Urano), forçará  todos a examinarem tudo de maneira mais imparcial e com isso conhecer melhor aos outros e até a si mesmo (por comparação e analogias) que juntamente com as vibrações Crísticas, então mais intensas, colaborará para o desenvolvimento da empatia e consequente compaixão – Amor.

        O desenvolvimento de tecnologias (Urano) com sua consequente invasão de privacidade, que já se faz sentir, e também o desenvolvimento da visão etérica, pedirão reajustes na forma de nos relacionarmos, dando fortalecimento à honestidade e a amizade sincera e revigorando nosso caráter (qualidade positivas de Leão), até que chegarmos ao ponto de novamente respeitar o Eu Interno de cada um e saudar nossos irmãos da maneira que faziam os apóstolos: “Eu saúdo o Cristo (Sol) que há em ti”.

        É verdade que da mesma forma que tivemos problemas com nossos objetivos para a Era de Peixes, decorrentes do mau uso das forças de Netuno e Júpiter, também teremos que nos cuidar com relação às baixas vibrações de Urano e Saturno para não cairmos nos desenvolvimento de características mais negativas do signo oposto: Leão.

Por essa razão os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz nos advertirem desde já contra os três obstáculos para o nosso desenvolvimento na Era de Aquário: o orgulho intelectual, a intolerância com os demais e a impaciência contra as restrições, decorrentes de um individualismo mau utilizado e daí a importância de paralelamente à aquisição de conhecimento, deixarmos sempre o nosso coração “falar”.

OBS:O símbolo de Aquário  é a resposta a um comprimento de onda e mostra a ressonância (resposta)de uma vibração. Sob o aspecto humano afetivo, a empatia e no aspecto mental, a concordância.

Terminando deixo a letra do nosso hino astrológico ao signo de Leão como um tema para meditação, pois ele mostra de forma poética tudo o que aqui foi exposto.

 

FOGO VIVO DE DEUS

                                     
                                                         
Leo, Oh! Fogo vivo de Deus a flama.


De  teu centro, a luz solar derramas

Vogam pelo espaço além, Senhores da Chama.

De  Teu trono ao mundo vem, só porque nos amam.

Oh! Divino Amor que Deus está fluindo,

É por este Amor, que os astros vêm seguindo.

Em tua órbita mantém, toda a humanidade

Como em cima, aqui também na Fraternidade.

Clique aqui para ouvir a música

 

Meus agradecimentos a todos e Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz

Maria Lázara Franzini

 mlazara@terra.com.br

Palestra realizada na Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil

São Paulo , julho de 2007

NOTA: Para os que não estão familiarizados Astrologia abaixo maiores informações:

Bibliografia:

 

 Max Heindel,Conceito Rosacruz do Cosmos

 

Max Heindel, Mensagem das Estrelas, Cap I

        

Sede Mundial, Lição de filosofia, janeiro/86 e março, 83

 

 Portal da The Rosicrucian Fellowship

Portal da sede mundial da Fraternidade Rosacruz , em Mount Ecclesia, Oceanside, CA

 

 

The Rosicrucian Fellowship

www.rosicrucian.com

 

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil

www.fraternidaderosacruz.com.br

Rosacruz e Devoção

Rosacruz e Astrologia

 Rosacruz e Bíblia

Literatura

Astrologia

 Meditando com os Signos

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.

Atualizado em 22 de fmaio de 2015. A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.