A Influência de Jacob Boheme na Flauta Mágica de Mozart

por Delmar Domingos de Carvalho

 

Capa de L'Aurore Naissante, de Jacob Böheme,

uma das fontes de A Flauta Mágica de Mozart

 

 

 

- Do Capítulo VIII [O ENREDO MÍTICO, MÍSTICO E ESOTÉRICO NA FLAUTA MÁGICA ] do Livro MOZART, ESSE DESCONHECIDO.  Este capítulo, pode ser lido integralmente no diretório do autor Delmar Domingos de Carvalho em nosso site. Aqui destacamos apenas as partes associadas ao Rosacruciano J. Bohme

  Nenhum iniciado empregará a sua faculdade

por dinheiro ou coisa que o valha,

nem tão pouco para satisfazer a curiosidade

mas ,só e unicamente,

para ajudar a Humanidade. 
 

Max Heindel   in Conceito Rosacruz do Cosmo 
 
 

Uma das obras que, para nós, mais merece uma investigação profunda é a Flauta Mágica: libreto e música.

(...)

Tendo em consideração as diversas fontes da Flauta Mágica, clarifiquemos o seu conteúdo, sob a tríplice face, mítica, mística e esotérica. 

A ABERTURA, em Mi Bemol Maior, com dois movimentos, adágio e alegro, começa com 3 acordes ascendentes, majestosos, que precedem uma melodia que é quebrada pelo alegro.

No original, segue-se uma solene marcha que indica o rumo a percorrer pelo aspirante à iniciação. Esta deve ser usada em todas as novas representações.

A clave principal desta Ópera é na tonalidade citada, que corresponde à vibração da Constelação de Taurus, regida por Vénus, cuja oitava é Urano, regente da Constelação do Aquário.

Já sabemos que Mi Bemol Maior tem 3 bemóis, continuamos com o número da Trindade na Unidade do Absoluto.

Taurus rege a zona do pescoço e todos os órgãos aí existentes, como o cerebelo, a vértebra ATLAS, a 2ª ou Áxis e a cervical. Entre os órgãos note-se a glândula tiróide, que é importante para a absorção do fósforo, base do pensamento iluminado, racional, claro. O signo oposto é Escorpião, intimamente ligado à iniciação, o oitavo signo, número oito, que vemos na Charola, em Tomar, Portugal, Convento dos Templários, mais tarde da Ordem de Cristo, onde existem vários símbolos rosacruzes, como noutros monumentos em diversos países.

Sendo Vénus, a sua regente, com influências sobre a capacidade para as artes e entre elas a música, como está ligada ao Espírito de Vida, ou seja ao sexto sentido, à intuição. Símbolo da Harmonia, da proporção áurea, da beleza, gera música suave, melódica, alegre, libertadora. Urano, por sua vez está também ligado à intuição como à metafísica, ao progresso, à criação original, aos movimentos libertadores que visam a construção da Fraternidade Universal, numa sábia vivência da Liberdade e da Independência.

Urano está para além do amor dos laços consanguíneos, é universal, pertence ao reino do espírito.

As Hierarquias divinas desta constelação como de Áries até Leo, no Período actual, Terrestre, segundo a Escola Rosacruz, já não estão em actividade no nosso plano, actuando em planos mais superiores. As de Áries e de Taurus ajudaram a Humanidade no início da nossa involução; as outras 3 ajudaram-nos nos 3 primeiros dias da criação, ou sejam nos Períodos Saturno, Solar e Lunar.  

PRIMEIRO ACTO. 

Na primeira cena , a Natureza com montes rochosos e suaves, com árvores aqui e ali, junto a um Templo a Isis, a deusa feminina, do amor, filha, mãe, esposa, amante dos deuses, o complemento de Osíris, Sacerdotisa, Iniciadora na compreensão da mãe-natura, que, por vezes, usava como símbolo um disco solar, o Grande Verde, mediadora entre o celeste e o terreno, cujo culto chegou até à Península Ibérica.

Em que País se passará esta Ópera? No Oriente? No Egipto? Ou na Áustria? Este belo país não era conhecido, na linguagem secreta entre os iniciados, como o Egipto? 

Árvores, Rochas e Templo, três elementos a reter. 

Tamino, o Herói, o candidato à iniciação, surge vestido de caçador, traz um arco, mas sem flechas!!! Está sendo perseguido por um Leão.

Tamino é um príncipe que vem do Oriente, do país da Aurora Nascente, Japão, ou seja vem de Este.

A preparação começa a Este, donde vem a Luz Solar. Por isso, os Templos, caso dos da Igreja Católica, tem o altar voltado ao Oriente, a Este.

Também cada um dos aspirantes a uma vida superior começa na Sala Este, onde a Luz vem do exterior; era assim, no Tabernáculo do Deserto, Templo de Iniciação dos Atlantes, que representa o nosso corpo físico, tal como a Arca de Noé é o símbolo do corpo mais denso.

Noé simboliza a Humanidade que venceu as provas, passando a viver na actual Época Ária, que remonta há cerca de um milhão de anos, embora tenha havido diversos dilúvios, sendo o último há 10 000 anos, como é focado por Platão, como por alguns cientistas.

Santo António narra, em seu sermão sobre o corpo humano, que a Arca de Noé foi feita de acordo com o modelo ou arquétipo do corpo humano e que os 5  compartimentos simbolizam os 5 sentidos.

Os símbolos de novo...

Surge como caçador! Afinal, uma reminiscência dos tempos da Atlântida em que a carne foi introduzida como alimento. “ Nimrod era um caçador poderoso”. Ver Génesis 10, 9. Surge como um herói e caçador. Esta personagem simbólica representa, como diz Max Heindel, no Conceito Rosacruz do Cosmo, Capítulo IV, o “ homem da quarta época, ou seja, a Atlante.

Quantas reminiscências desta Época não temos ainda, desde a caça, pesca, touradas, etc, etc.!!!

Só que Tamino já não tem flechas, é um ser pacífico para com os seus irmãos mais novos, os animais... Contudo, ainda possui fato de caçador...numa alusão aos cultos no Egipto, que, no texto bíblico, é símbolo do Inverno, quando são necessários alimentos mais ricos em calorias. O rei no Egipto tinha privilégios na caça, como símbolo de juventude, um deles, como ritual, a caça ao LEÃO. Em que tem de afrontar UM LEÃO TERRÍVEL. De novo, o Leão...

Segue-se o Nº1-Introdução, em que Tamino pede socorro contra um LEÃO FURIOSO, TEXTO ORIGINAL, QUE DEVE VOLTAR A SER REPOSTO E NÃO GRANDE SERPENTE OU DRAGÃO, desmaiando.

Sabemos porquê, tratámos este assunto na Pétala V sobre as Fontes do libreto.

Contudo, há que recordar que além de estar no original, ter sido riscado devido aos problemas com o imperador Leopold, esta alusão está ligada ao ritual egípcio e não só, e consta também na obra Núpcias Químicas de Christian Rosenkreuz de Andrea, como na Aurora Nascente de J.Boehme, fontes deste libreto, tal como o moiro negro, em vez de Monostatos, 3 Rainhas em vez 3 de Damas; 3 Reis, em vez de 3 Espíritos, como a floresta.

(...)

Tamino e Pamina vão vencer estas provas, Pamina proclama que estará sempre a seu lado, que ela o conduzirá, eis um caso em que é uma figura feminina com mais poder... porque ela tem o amor como guia que cobrirá a caminho com ROSAS.

Tamino toca a flauta mágica que foi talhada por seu pai, numa hora de magia, feita de carvalho com mil anos entre raios e trovões, chuva e tempestades.

Carvalho é outra árvore simbólica. Aliás, esta palavra vem do hebraico, querendo dizer Querubim. Estes guardam o Templo com flores, símbolo da Pureza. Seu fruto faz lembrar o Santo Graal, daí surgir em vários monumentos do estilo gótico e não só, colocados pelos pedreiros livres, pelos rosacruzes.

Desta passagem é mais uma prova decalcada da obra Aurora Nascente, de Boehme, .designadamente no número 35 do Prefácio, em que a árvore real vence tudo desde neve, tempestades, etc. 

(...)

Ao longo de todo o enredo, Mozart oferece-nos uma música que comunica ideais e sentimentos de Fraternidade, de Igualdade, de Tolerância, de Liberdade, qual seguidor de Bacon.

Está cheia de numerologia, entre as quais alusões às Núpcias Químicas de Christian Rosenkreuz, como à Maçonaria Mística para quem fez várias composições.

Por meio de tudo isso, Mozart fez uma união entre Cristo redentor e a sua música libertadora, ou o poder que reside na criação artística.

Finalmente, vejamos ainda a ligação entre as personagens principais deste libreto e as suas ligações aos 4 elementos e a estampa de Boehme em seu livro Signatur Rerum., A Assinatura das Coisas.

Papageno é o elemento água; nessa estampa está Júpiter em Escorpião, irredimido; Monostatos simboliza o elemento terra, eis Taurus, estando nesse signo, o planeta Marte, Lúcifer; Tamino, símbolo do ar, intelectual, do iniciado, Mozart tem além do Sol em Aquário, Mercúrio, Vénus e Saturno, aqui está em Aquário, signo de Ar, com Vénus, o planeta que rege Taurus, música clave desta ópera, e em Harmonia. Por fim, Sarastro, elemento fogo, está simbolizado por Leo, estando Saturno neste signo.

Eis a cruz dos elementos que temos de saber vencer por meio do florescimento das 7 Rosas, ou sejam as 7 virtudes. 

 

PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Biografia de Jacob Boheme

Excertos do Livro Mozart, Esse Desconhecido de Delmar Domingos de Carvalho

Orações de Jacob Boheme

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

TEMAS ROSACRUZES

TRADIÇÃO ROSACRUZ

JACOB BOHEME

 

 


 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA