CENTENÁRIO DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS

Ciclo de Conferências Públicas na Sede da Fraternidade Rosacruz

Centro Autorizado do Rio de Janeiro

 

Primeira Palestra

Realizada em 28 de março de 2009

OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE

PARTE I – A REGIÃO QUÍMICA DO MUNDO FÍSICO 

 

  1. INTRODUÇÃO
 

A presente palestra integra as atividades de comemoração do Centenário da Edição do CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS (CONCEITO). Ela tem por base esse livro texto da Filosofia Rosacruz, bem como outras obras editadas pela Fraternidade Rosacruz. Será aconselhável reler os Capítulos citados nesta palestra, para obter um melhor entendimento de seu conteúdo.

O tema da palestra enfoca os Mundos nos quais evoluem as ondas de vida de nosso Sistema Solar, bem como os seus habitantes, dando ênfase ao relacionamento desses seres que habitam os diferentes mundos com a humanidade e as conseqüências mais destacadas desse relacionamento.

Durante a evolução das várias ondas de vida, percebe-se, pelo estudo da literatura Rosacruz, que há um ponto singular nessa evolução, quando a onda de vida atinge sua individualidade e passa a ser responsável por sua própria evolução. Os relacionamentos com outras ondas de vida, iniciados no período da Evolução em que se atinge a individualidade, continuam nos períodos evolutivos seguintes, em forma compatível com as novas condições do processo evolutivo.

A necessidade de relacionamentos é uma das forças do Universo de Deus que faz os Espíritos interagirem para o crescimento de cada um e da própria Divindade. Fomos diferenciados em Deus como Espíritos Virginais, adquirimos a individualidade para nos tornarmos responsáveis por nossa própria evolução, mas dependemos desse relacionamento com outros indivíduos para evoluirmos, algo que nos lembra nossa própria origem, em que estávamos juntos no seio de Deus, em uma grande unidade. Ao final do Dia de Manifestação, voltaremos todos a essa nossa origem, para compartilharmos nossas conquistas individuais e coletivas, já como parte integrante da Grande Consciência Divina. 

  1. O UNIVERSO DE DEUS
 

A Região Química do Mundo Físico é, atualmente, a única parte do Universo de Deus, da qual tem consciência a grande maioria da humanidade. Essa percepção limitada traz conseqüências, já que o Mundo Físico é o mundo dos efeitos e esses efeitos só podem ser entendidos a partir do conhecimento das causas que residem nos Mundos Supra-Físicos.

Segundo os Ensinamentos Rosacruzes, o Universo se divide em sete mundos, a saber:

      Mundo de Deus

      Mundo dos Espíritos Virginais

      Mundo do Espírito Divino

      Mundo do Espírito de Vida

      Mundo do Pensamento

      Mundo do Desejo

      Mundo Físico.

Cada um desses mundos é subdividido em sete regiões, conforme mostrado no Diagrama 2 do CONCEITO e descrito em seu Capítulo I. 

É uma lei do Universo que qualquer ser, para funcionar em um dado mundo ou região, necessita de um veículo construído a partir de matéria ou substância desse mundo ou região. O Diagrama 2 do CONCEITO  mostra os veículos do ser humano, formados a partir da matéria do mundo ou região correspondente. 

  1. O MUNDO FÍSICO – A REGIÃO QUÍMICA

A Região Química do Mundo Físico é a única região que a maioria da humanidade percebe e tem conhecimento. É a região objeto de estudo da Ciência Oficial, que tem desenvolvido poderosos instrumentos que ampliam os sentidos físicos do ser humano para observar tanto o macrocosmos quanto o microcosmos. A observação dos mundos invisíveis depende ainda, no entanto, de que o homem desenvolva sua capacidade de perceber esses mundos, iniciando com seu primeiro passo – a visão etérea, que adiante será analisada. Quando um número significativo de cientistas der esse primeiro passo, haverá, em conseqüência, uma mudança significativa dos paradigmas da ciência, pois muitos dos fenômenos que escapam da observação humana por ocorrerem nos chamados mundos invisíveis, passarão a ser observáveis, podendo ser assim estudados pela ciência. Um dos exemplos mais marcantes deverá ser o momento da partida deste mundo. Um vislumbre dessa mudança pode ser inferido a partir dos impactos que vêm se registrando sobre a medicina com as experiências de quase morte (near death experiments)..

O relacionamento da humanidade com os demais reinos é sobejamente conhecido por todos, bem como os inúmeros problemas que afetam todo o nosso eco-sistema. Esses problemas são resultantes da intervenção humana desordenada em nosso planeta, afetando os demais reinos, feita sobre uma base de valores distorcida, não só quanto ao relacionamento inter-reinos, com dentro do próprio reino humano, em que a falta de amor, o egoísmo e o desrespeito pelos demais têm prevalecido.

Os demais reinos são usados pelo ser humano, na maioria das vezes sem respeito, transgredindo sua dignidade e alterando significativamente seu sistema de vida, para atender, de acordo com suas conveniências, suas necessidades alimentares, de vestuário, de saúde e de lazer. Felizmente, a humanidade está reagindo e se tornando mais sensível a essas questões, principalmente agora que o planeta se encontra ameaçado de grandes mudanças climáticas resultantes do desequilíbrio dos ecossistemas. A Ciência tem também feito pesquisas sobre a dieta alimentar humana mais saudável, tendo descoberto que a carne vermelha deve ser consumida com bastante parcimônia. A Filosofia Rosacruz recomenda o dieta vegetariana como a ideal, baseada não em critérios nutricionais, mas pelo amor que deveríamos ter para com nossos irmãos menores. De qualquer modo, analisando a questão em contexto maior, observa-se, de forma já comprovada pela ciência, que a criação de gado é uma das grandes responsáveis pelo efeito estufa, não só pela derrubada de florestas para a formação de pastos para o gado, como pela eliminação de gás metano. Do ponto de vista econômico, a produção de carne é também muito pouco eficiente, pois para a produção de um quilograma de carne são consumidos cerca de sete quilogramas de cereais, que de outro modo poderiam ser mais bem utilizados para saciar a fome do mundo.

O desconhecimento do Plano Divino para a evolução dos demais reinos conforme descrito no CONCEITO contribui também para essa atitude equivocada no relacionamento com nossos irmãos menores. O Capítulo II do CONCEITO faz um estudo comparativo dos quatro reinos, mostrando suas diferenças de estrutura de veículos e de consciência.

A humanidade é o único reino que atingiu a individualidade no atual Período Terrestre. A descrição dos Períodos Evolutivos é feita, no CONCEITO, em sua PÀRTE II – Cosmogênese e Antropogênese, onde se pode ter uma idéia de como foi concebido o Plano Divino da Criação. Os períodos evolutivos são em número de sete, a saber: de Saturno, Solar, Lunar, Terrestre (o atual), de Júpiter, de Vênus e de Vulcano. Os três primeiros períodos e a metade do quarto constituem a chamada Involução, fase em que os veículos dos seres humanos estavam sendo constituídos até que, na metade do Período Terrestre, foi adquirida a individualidade do ser humano. A metade final do Período Terrestre e os três períodos restantes são chamados de Evolução, quando o ser humano transformará seus poderes latentes em poderes dinâmicos, extraindo da essência de suas experiências seu crescimento anímico e incorporando-o ao seu patrimônio espiritual, bem como uma mente criadora. As demais ondas de vida também realizarão suas conquistas, que dependem do estágio evolutivo em que encontrem. A leitura da parte II do CONCEITO pode esclarecer esse aspecto.

A humanidade está em seu quarto período evolutivo, o Período Terrestre. Nesses quatro períodos pôde adquirir essa cadeia completa de veículos, que vai desde o Espírito Divino ao Corpo Denso. Os demais reinos iniciaram sua evolução há menos tempo: os animais há três períodos atrás, os vegetais há dois períodos e os minerais neste período atual.

O diagrama 3 do CONCEITO mostra a constituição dos vários reinos, no tocante aos veículos que possuem.

Como dissemos na introdução, no período em que uma onda de vida atinge a individualidade e passa a se tornar responsável por sua evolução, é estabelecido um relacionamento marcante entre esta onda de vida e a outra que inicia seus primeiros passos na Evolução.

A humanidade atual é um exemplo claro, pois está trabalhando sobre os minerais, no período em que atingiu sua individualidade. Esse trabalho terá continuidade nos períodos seguintes, culminando no Período de Vulcano, quando teremos o privilégio de dar aos atuais minerais, uma mente germinal, como os Senhores da Mente, a Hierarquia de Sagitário, fizeram conosco durante o Período de Saturno. Recorde-se que os Senhores da Mente eram humanos quando estávamos em um estágio equivalente ao mineral, nesse período. O mesmo aconteceu com os Arcanjos, que trabalharam sobre os atuais animais, em seu estágio mineral, quando adquiriram a condição de humanos, no Período Solar. Por processo idêntico passaram os Anjos, trabalhando sobre os atuais vegetais quando eram humanos no Período Lunar. Os Arcanjos trabalham agora sobre o corpo de desejos dos animais atuais e dos homens, já que estão em seu terceiro estágio desde que se tornaram indivíduos. Os Anjos trabalham agora sobre os corpos vitais dos seres vivos, já que estão em seu segundo estágio de individualidade.

Os níveis de consciência dos quatro reinos também são diferentes e podem ser correlacionados com a constituição de veículos de cada reino, conforme mostra o diagrama 4 do CONCEITO.

O ser humano desceu com sua consciência até a Região Química, possuindo uma consciência de vigília. Ainda está aprendendo a controlar seus veículos, pois os veículos com a mente e o corpo de desejos não possuem ainda órgãos e, portanto, não podem ser usados como veículos de consciência. O Ego, que é triplicidade espiritual que envolve o Espírito Virginal, entra no corpo físico e conecta esses veículos ainda desprovidos de órgãos com os centros sensoriais do corpo físico.

O Ego do animal desceu apenas até o Mundo do Desejo e não está ainda em condições de entrar no corpo denso. Ele possui um Espírito Grupo que o dirige de fora. Esse Espírito Grupo é um Arcanjo, responsável pelo controle de toda a espécie.

O Diagrama 4 mostra também que o Espírito Grupo do Reino Vegetal tem seu foco de consciência na Região do Pensamento Concreto e o Espírito Grupo do Reino Mineral tem seu foco de consciência na região do Pensamento Abstrato.

Daí os diferentes níveis de consciência que cada um desses reinos possui em seu estágio atual de desenvolvimento, desde o ser humano, com consciência de vigília, ao mineral, com consciência equivalente ao transe profundo..

Como reino que lidera as ações no Mundo Físico, cabe ao homem uma grande responsabilidade de usar corretamente seus talentos e capacidades no relacionamento com os seus semelhantes e com os outros reinos. A humanidade acumula um grande passivo em relação a suas realizações e necessita de um grande esforço para resgatar esse passivo.

O Mundo Físico é o mundo em que as coisas são realizadas, as experiências são feitas, com o correspondente aprendizado. Esse aprendizado é consolidado durante o processo post-mortem, quando a essência das experiências é transformada em consciência e em virtudes.

É válido ser um sonhador e idealizar projetos. Mas mais importante é tentá-los transformar em realidade, pois o Mundo Físico é, atualmente, o local criado no Plano Divino para as nossas realizações e onde se aprende a criar de forma correta, a partir de nossos erros e acertos.

 

DIAGRAMA 2 DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS

OS SETE MUNDOS

 

DIAGRAMA 3 DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS

OS VEÍCULOS DOS QUATRO REINOS

 

DIAGRAMA  4 DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS

OS QUATRO REINOS

 


BIBLIOGRAFIA

Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel, Fraternidade Rosacruz, São Paulo, Brasil

Temas Rosacruzes, Tomo II, Recopilacion de seis libros, Editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.

The Four Gospels Esoterically Interpreted, John P. Scott, The Langford Press, Oceanside, CA, USA.


 

 Segunda Palestra

Realizada em 25 de abril de 2009

OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE

PARTE I I – A REGIÃO ETÉREA DO MUNDO FÍSICO

 

 

OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE

 


 

 Programação do ciclo

 OS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEIS, SEUS HABITANTES E SEU RELACIONAMENTO COM A HUMANIDADE

As palestras serão realizadas nos sábados, dias 28 de março, 25 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 03 de outubro, 31 de outubro e no domingo, 15 de novembro, às 17:00 horas.

Os textos relativos às palestras serão distribuídos aos participantes no mês seguinte à sua realização. Esses textos serão também publicados em nosso site seguindo o mesmo critério.

O dia 15 de novembro será dedicado a uma discussão do tema e do papel que desempenha o CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS em nosso desenvolvimento espiritual.

Como todas as atividades da Fraternidade Rosacruz Max Heindel, a entrada é franca, mas para participar do evento o interessado deverá comunicar à FRMH esse seu desejo, por telefone (9548-7397), de segunda à sexta-feira, no horário comercial, ou por email
rosacruzmhrio@gmail.com), dando seu nome e endereço.

 

 

 

  A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

ROBERTO GOMES DA COSTA

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas