MEDITAÇÃO E SERVIÇO

Na busca dos valores espirituais, oscilamos frequentemente entre dois extremos: ou imaginamos que esses valores serão adquiridos como num passe de mágica, tão simplesmente quanto dispomos em nossa imaginação, ou então tentamos fazê-los descer a nosso tamanho.

Assim procedemos não porque não sabemos ser necessário um grande esforço para uma transmutação total, mas porque quase sempre não sabemos avaliar quão distante estamos desses valores. E, no entanto, não há outra maneira senão partir do ponto em que estejamos, embora a mensuração desse ponto, tendo como referência os valores espirituais buscados, também não seja uma tarefa precisa. A medida desses valores não é precisa, porque se apóiam em conceitos abstratos e absolutos como o Bem, a Luz, a Verdade, o Amor e todos os outros atributos espirituais. Por sermos imperfeitos, esses conceitos nos servem como referência ou metas a serem perseguidas e temos de nos apoiar naquilo de que já dispomos para empreender a nossa caminhada na direção que considerarmos compatível com os valores perseguidos.

A Oração Rosacruz simboliza plenamente essa condição em que se encontram todos os aspirantes na busca e na realização dos valores espirituais.

 

ORAÇÃO ROSACRUZ

 

Não peço mais luz, senão olhos para ver a que existe,

Não peço canções mais doces, senão ouvidos para ouvir as presentes melodias,

Não peço mais força, senão como utilizar o poder que já possuímos,

Não mais amor, senão habilidade para transformar a zanga em ternura,

Não mais alegria, senão como sentir mais próxima Tua luminosa presença, para compartir com os outros tudo o que já tenho de coragem e de ânimo,

Não mais dons, amado Deus, senão sentidos para ver como empregar os preciosos dons de Ti recebidos.

Faze com que domine todos os temores e conheça todas as santas alegrias, para ser o amigo que desejo ser e expressar a verdade que conheço,

Para que ame a pureza e busque o bem, para elevar com todas as forças a todas as almas,

Para que vivam em harmonia e na luz de uma perfeita liberdade.

 

Levando à nossa vida essa oração, se não pudermos reconhecer o ponto em que nos encontramos, estaremos usando digna, plena e valorosamente o que já tenhamos conquistado e assim alimentando novas ânsias para maiores conquistas desses valores espirituais.

 

MEDITAÇÃO

Ao longe brilha a estrela.

Sei que sua Luz é forte, mas por estar tão longe, seu brilho não me parece maior que a luz do candieiro que trago comigo. Se penso em medir a distância que a separa de mim, estarei perdendo tempo, pois a meu lado pode haver quem necessite e para quem baste a luz que carrego comigo.

Se atender à necessidade de quem, a meu lado, precisa da luz que carrego, aproximar-me-ei da estrela e, ao mesmo tempo, meu candieiro brilhará mais forte. E tudo se passa de sorte que não poderei notar a diferença entre o brilho da estrela, mais perto, e o do meu candieiro, com mais luz.

Mais notarei que estarei iluminando cada vez mais os que me cercam e essa é a medida mais segura de que me aproximo da Luz.

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

Diretório Prof.  Roberto da Costa

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas