The Rosicrucian Fellowship
Serviço do Solstício de Inverno
por Max Heindel


MÚSICA

Terceira Estrofe do Hino Rosacruz de Abertura cantada por todos os presentes.

Cumpramos todos o nosso dever
Do nobre e recto proceder
Sem ódio por amor agir
E nunca ao nosso dever fugir
Sabendo por amor obrar E repetindo-o sem cessar
O medo e o pecado assim,
Iremos dominar enfim.


RITUAL

O leitor descobre o emblema e profere a Saudaçao Rosacruz:
Queridas Irmas e Irmaos
- "Que As Rosas Floresçam Em Vossa Cruz".

Todos respondem: "E na vossa também".

Estamos agora no Solstício de Inverno, tempo em que a luz do Sol definha para o hemisfério norte, onde o frio e a tristeza sao intensos nesta ocasiao. Mas, na noite mais longa e mais escura para aquele hemisfério, o Sol retoma o seu caminho de ascensao para o norte; a Luz de Cristo de novo nasce na Terra e todo o mundo rejubila. A onda de vida e luz espiritual que será a base do crescimento e do progresso do próximo ano, atinge o máximo de sua altura e poder. A Terra está agora mais próxima do Sol e seus raios espirituais incidem em ângulo reto sobre a superfície da Terra no hemisfério norte, promovendo a espiritualidade, enquanto as atividades físicas sao mantidas em expectativa, devido ao fato de os raios solares incidirem em ângulo oblíquo sobre a superfície da Terra.

É da maior importância para o estudante esotérico conhecer e compreender as condiçoes particularmente favoráveis que prevalecem por ocasiao do Natal, mais do que em qualquer outra ocasiao, de modo a poder dirigir todas as suas energias na direcçao espiritual, de forma a poder percorrer, com menor esforço, uma distância muito maior nessa direcçao.

O apóstolo deu-nos uma maravilhosa definiçao da Divindade quando disse que "Deus é Luz", por isso a palavra Luz tem sido utilizada nos Ensinamentos Rosacruzes para ilustrar a natureza divina, especialmente o mistério da Trindade na Unidade. É ensinado claramente nas Sagradas Escrituras de todos os tempos, que Deus é Um e Indivisível. Ao mesmo tempo verificamos que assim como a luz branca Una é refratada nas três cores primárias: vermelho, amarelo e azul, assim também Deus se apresenta em tríplice aspecto durante Sua manifestaçao, pelo exercício das três funçoes divinas: de Criaçao, Preservaçao e de Dissoluçao.

Quando Deus exerce o atributo de Criaçao aparece como Jeová, o Espírito Santo; Ele é entao o Senhor da Lei e da Geraçao e projeta a fertilidade solar diretamente através dos satélites lunares de todos os planetas onde se torna necessário fornecer corpos para os seres evoluintes.

Quando Deus exerce o atributo de Preservaçao com o propósito de conservar os corpos gerados por Jeová sob as Leis da Natureza, Ele aparece como o Redentor, o Cristo, e irradia os princípios do Amor e da Regeneraçao diretamente em qualquer planeta onde as criaturas de Jeová requeiram este auxílio para se libertarem das malhas da mortalidade e do egoísmo a fim de alcançar o altruísmo e a vida eterna.

Quando Deus exerce o atributo divino da Dissoluçao, aparece como o Pai que nos chama de volta ao nosso lar celeste para assimilarmos os frutos da experiência e do crescimento anímico por nós armazenado durante o Dia da Manifestaçao. Este solvente universal, o raio do Pai, emana entao do Sol espiritual invisível.

Estes processos divinos de criaçao e nascimento, de preservaçao e de vida, de dissoluçao, morte e retorno ao Autor do nosso ser, vemos por toda a parte à nossa volta e reconhecemos o facto de que sao atividades do Deus Triuno em manifestaçao.

Será que já imaginamos um mundo espiritual onde nao existem acontecimentos definidos, onde nao há condiçoes estáticas, onde o princípio e o fim de todas as aventuras, de todos os tempos, estao presentes no eterno "Aqui"e "Agora"?

Do seio do Pai há uma permanente saída das sementes das coisas e acontecimentos que entram no reino do "tempo" e do "espaço". Aí elas gradualmente cristalizam-se e tornam-se inertes, sendo necessária a sua dissoluçao para que possam dar lugar a outras coisas e a outros acontecimentos.

Nao podemos fugir desta Lei Cósmica; ela aplica-se no reino do "tempo" e do "espaço", inclusive ao próprio raio de Cristo. Da mesma maneira que os rios, cujas águas sao lançadas no oceano, se enchem novamente quando as águas do mar sao evaporadas e a eles retornam como chuva, para de novo correrem para o mar, num incessante fluxo e refluxo, assim também o espírito de amor está eternamente nascendo do Pai, dia a dia, hora a hora, fluindo interminavelmente no universo solar para nos remir do mundo da matéria que nos prende nas suas garras de morte. Onda após onda é assim impelida do Sol para todos os planetas, dirigindo ritmicamente as criaturas que neles evoluem.

Dessa maneira é, no sentido mais real e mais literal, um Cristo recém-nascido que nós saudamos em cada festa de Natal que se aproxima, e o Natal é o acontecimento anual mais vital para toda a humanidade, saibamo-lo ou nao. Nao é apenas a comemoraçao da data natalícia do nosso amado Irmao Maior Jesus, mas o advento do rejuvenescedor amor-vida do nosso Pai Celestial, por Ele enviado para livrar o mundo das garras mortais do Inverno. Sem esta nova infusao de vida e de energia divina, cedo pereceríamos fisicamente, e todo o nosso progresso regular teria sido inútil, pelo menos no que se refere às nossas atuais linhas de desenvolvimento.

Infinita fonte de amor divino, o nosso Pai Celestial ama-nos, assim como um pai ama seu filho, pois, Ele conhece a nossa debilidade física e espiritual; Ele reconhece a nossa dependência. Por isso, estamos agora esperando confiantemente o nascimento místico do Cristo de um outro ano, carregado com nova vida e amor, enviados pelo Pai para nos socorrer da fome física e espiritual que seria inevitável, nao fôra essa dádiva de amor anual.

Com tempo, todo o mundo compreenderá que "Deus é Espírito" e que em Espírito e em Verdade deverá ser adorado. Nada podemos fazer para que possamos retratá-lo, pois Ele nao é semelhante a nenhuma coisa existente nem no céu nem na Terra.

Podemos ver os veículos físicos de Jeová circulando como satélites em torno de vários planetas; podemos ver o Sol, que é o veículo visível do Cristo; mas o Sol Invisível, que é o veículo do Pai, e a origem de tudo, aparece aos maiores videntes humanos apenas como uma oitava superior da fotosfera do Sol, como um anel de luz azul-violeta, por trás do Sol.

Porém nao necessitamos vê-Lo; sentimos o Seu Amor, e este sentimento nunca é tao intenso como por ocasiao do Natal, quando Ele nos dá o maior de todos os presentes: o Cristo do Ano Novo.

Toda e qualquer partícula de energia física provém do Sol visível; e é do invisível Sol espiritual que obtemos toda a nossa energia espiritual. No momento presente nao podemos olhar directamente para o Sol, se assim fizéssemos ficariamos cegos. Podemos porém, olhar para a luz solar refletida que vem da Lua. Assim também o homem nao pode resistir ao impulso espiritual direto vindo do Sol e por isso esse impulso tem de ser enviado por meio da Lua, pelas maos e por intermédio de Jeová, o regente da Lua, como religiao de raça. Somente pela Iniciaçao é possível chegar ao contacto direto com o impulso espiritual do Sol. Um véu pendia diante do Templo.

Dessa forma, na Noite Santa a que chamamos Noite de Natal, era costume entre os homens sábios (os Magos) - aqueles que estavam muito na vanguarda da humanidade comum - chamar aqueles que também se preparavam para se tornar sábios e conduzi-los à Iniciaçao, no interior dos Templos. Levavam-se a efeito certas cerimónias e os candidatos entravam em transe. Nesse tempo nao seria possível a Iniciaçao em estado de vigília; tinha que ser cumprida em estado de transe.

Quando a percepçao espiritual despertava nos candidatos, estes podiam ver através da Terra; nao viam nenhum detalhe, mas a Terra tornava-se transparente e eles viam o Sol do outro lado da Terra, viam o que se chamava a "A Estrela da Meia-Noite".

Posteriormente foi possível ao homem receber o impulso espiritual mais diretamente, e quando chegou a ocasiao em que o Espírito de Cristo pôde ser admitido na Terra -através da nossa evoluçao, um Raio do Cristo Cósmico veio até nós e encarnou-se no corpo do nosso Irmao Maior Jesus. Foi assim que veio o Espírito de Cristo, o ponto de partida do impulso espiritual direto.

Exotericamente o Sol tem sido considerado desde tempos imemoráveis como o doador de vida, porque a multidao era incapaz de ver a grande verdade espiritual existente por trás desse símbolo material. No entanto, para além daqueles que adoravam o corpo celeste que viam com os olhos físicos, havia também, e ainda hoje há, uma pequena, porém crescente minoria, um sacerdócio consagrado mais pelas acçoes retas do que pelo ritual, que via e vê as verdades espirituais, essas verdades sob a forma de cerimonial, cerimonial esse que mudava de acordo com o tempo e com o povo a que era destinado. Para esses, a lendária Estrela de Belém brilha todos os anos como o Sol Místico da Meia-Noite que penetra nosso planeta no Solstício de Dezembro e logo começa a irradiar, do centro do nosso globo, a Vida, a Luz e o Amor, os três atributos divinos. Estes raios de força e de esplendor espiritual enchem nosso globo com luz celestial que envolve todas as criaturas sobre a Terra, da menor à maior, indistintamente.

Nesta Noite Santa da qual acabamos de falar, quando o Cristo nasce, como um Sol, para iluminar a nossa escuridao, a influência espiritual é mais forte e pode ser atingida com muito maior facilidade. Esta é a grande verdade encoberta pela Estrela da Noite Santa, que iluminava a noite mais escura e comprida do ano - para o hemisfério norte. (Esta noite mais escura e mais longa simboliza também o desesperado estado de alma daquele que procura a Iniciaçao).

Quando o Cristo aqui chegou, alterou as vibraçoes da Terra e desde entao continua a alterá-las constantemente. Cristo rasgou o "Véu do Templo". Ele tornou o Santo dos Santos - o lugar da Iniciaçao - acessível a "todo aquele que quiser".

Desde entao nao houve mais necessidade de transe; nao é mais necessário provocar estados subjetivos com o propósito de conseguir a Iniciaçao. Todo aquele que quiser penetrar no Templo para se iniciar, fá-lo-á em estado consciente.

Na Ordem Rosacruz, os nove mistérios menores, ou Iniciaçoes Menores, referem-se somente à evoluçao da humanidade durante o Período Terrestre; o quinto grau desses Mistérios conduz o candidato ao final do Período Terrestre quando a humanidade gloriosa estará assimilando os frutos desse Período, retirando-os dos sete globos nos quais evoluímos durante cada dia de Manifestaçao, para transportá-los ao primeiro dos cinco globos obscuros que constituem nossa vivenda durante a Noite Cósmica. Depois de ter visto o fim, no quinto grau, o candidato é informado sobre os meios pelos quais este final será atingido no decorrer das três revoluçoes e meia que faltam para completar-se o Período Terrestre; os quatro graus restantes sao dedicados à iluminaçao do candidato a esse respeito. O nono ou último desses graus é atingido nos solstícios de verao e de inverno, tendo o candidato, por essa ocasiao, obtido acesso a todas as camadas ou estratos da Terra.

Este é o grande destino que está reservado a cada um de nós. Disse o Cristo aos Seus discípulos: "Aquele que crer em Mim, fará as coisas que eu faço... e ainda maiores". É um facto sublime nós sermos Cristos em formaçao; quanto mais cedo nos convencermos que devemos dar nascimento ao Cristo Interno antes de podermos ver o Cristo exterior, mais depressa chegará o dia da nossa iluminaçao espiritual. Cada um de nós será, oportunamente, conduzido pela Estrela até ao Cristo, mas é necessário acentuar, que nao seremos conduzidos a um Cristo exterior, mas ao Cristo que está no Interior.

"Embora Cristo possa nascer mil vezes em Belém,
Se nao nascer dentro de ti, tua alma continuará extraviada".
 

Tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul, ainda que as estações sejam opostas, os influxos quer físicos quer espirituais, decorrentes da distâncial focal da Terra ao Sol, são idênticos.

CONCENTRAÇAO (10 minutos)

MÚSICA
Hino Rosacruz de Encerramento.

O leitor cobre o emblema e profere a seguinte exortação de despedida:

"E agora, queridas Irmãs e Irmãos, que vamos partir de volta ao mundo material, levemos a firme resolução de expressar, em nossas vidas diárias, os elevados ideais de espiritualidades que aqui recebemos, para que, dia a dia, nos tornemos melhores homens e mulheres, e mais dignos de sermos utilizados como colaboradores conscientes, na obra benfeitora dos Irmãos Maiores, em Serviço da Humanidade".

 

Páginas relacionadas

 Solstícios e Equinócios por António de Macedo

 


 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska