Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links


O Simbolismo do Templo de Cura

Segunda Parte

 

Paineis Astrológicos no Interior do Templo
 

Voltemos nossa atenção para os doze painéis que circundam o Santuário. Eles estão colocados cada um sobre cada uma das doze seções de parede que formam a estrutura principal do Templo. Estão situados entre a abóbada do Templo e as paredes, simbolicamente o círculo entre o céu e a terra. porque eles representam o equador celeste e são compostos pelos doze signos zodiacais correspondente às Doze Hierarquias Criadoras (ver Diagrama 11 no Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel). Cada um apresenta uma mensagem inesgotável no aspecto espiritual. Juntos eles representam o Deus do nosso universo e as hostes das doze hierarquias espirituais que simbolicamente são Deus em manifestação. Consideremos três aspectos interessantes que se encontram neles e que se aplicam diretamente ao nosso tempo e espaço.

 1- Cada painel, menos um, tem um signo zodiacal representado exatamente no centro. Onze são assim, o décimo-segundo, não. Este é o painel de Leo que será o primeiro da nossa revisão.

2- Sete do doze signos estão embasados na esfera terrestre e cinco estão embasados no céu. ou nos mundos espirituais. Lembremos que dos doze Irmãos da Ordem Rosacruz. sete trabalham com seus corpos físicos entre os homens e cinco nunca deixam o Templo. somente trabalham com seus corpos espirituais -um outro ponto para meditar.

3- Só um painel contém palavras escritas e são palavras de Cristo. Esse é o painel verbal e aos olhos desse autor. .talvez o de maior força espiritual de todos. Mas essa é apenas a minha reação, outras pessoas podem achar outros painéis tão gratificantes quanto esse é para mim. Agora vamos rever os diversos painéis. O painel de Leo está no lado oeste do Santuário sobre o nicho do Altar Esse ; é o único painel cujo signo astrológico não está diretamente colocado no centro. A direita. a figura do leão. , deitado, como uma esfinge ( de GISÉ), pressiona a linha central. enquanto um sol brilhante contendo o signo de Leo está à esquerda. Na seção esquerda do painel há um pródigo uso de ricas e opulentas cores, uma cena opulenta, no meio da qual se encontra um grande globo dourado, transbordando com essa riqueza. Note bem esse globo dourado nesse suntuoso cenário, porque ele não tem um só significado

Ele representa a riqueza e recompensa no mundo material. mas também contém essa advertência: todo o probacionista que vê essa cena, deve saber que as recompensas da vida material não são recompensas da vida espiritual. Aqueles probacionistas que tomarem suas recompensas agora, em posições. títulos. autoridade. poder, prestígio. terão realmente encontrado o ouro da recompensa material, mas terão pouco ou nenhum pão para apresentar no banquete de Lua Cheia. O probacionista deve buscar adquirir aquele outro globo dourado, o Cálice, dentro do qual a essência espiritual do serviço humilde e generoso pode ser apresentado no banquete de Lua Cheia.

À direita do painel de Leo, uma cena diferente é apresentada. Ali aparece uma fortaleza não muito grande com suas torres e muralhas à luz, do sol. Ao fundo são vistos penhascos escuros e paredes escarpadas de grandes abismos.  Simbolicamente, essa cena retrata a força e a glória desse SIgno elevando-se sobre os abIsmos da materialidade.

Simbolicamente, o leão em repouso e o grande globo solar no centro do painel representam a luta pelas recompensas materiais. notável em muitos. em oposição àquela pela recompensa espiritual, almejando o cumprimento do bem espiritual -serviço  em beneficio próprio em contraposição ao serviço desinteressado .

O painel de Aquarius está colocado sobre a entrada leste do Santuário do Templo. E um lindo painel espiritual pois representa. simbolicamente a Nova Era, na qual estamos começando a entrar. ao menos em antecipação. pelo serviço No centro do painel há um carregador de água (aquarius) com um vaso sobre o ombro direito. sustentado pela mão esquerda. com a mão e o braço direitos sobre o vaso, do qual um jorro extravasa sobre uma parte de um globo.

Sob essa figura em um semicírculo azul se encontra o signo de Aquarius Simbolicamente. essa cena representa o começo da Era de Aquarius. Note que o globo terrestre está apenas emergindo na cena. a aurora de uma nova era Pairando sobre o globo emergente está o carregador de água, de cujo vaso fluem as águas benéficas da vida .Repare na figura. Primeiramente ela pareceu a esse autor como uma  bonita moça. Para outros. pareceu um bonito rapaz. Simbolicamente é a figura de um membro da onda de vida angélica, uma figura andrógena. Os anjos combinam os dois princípios -masculino e feminino -dentro de si mesmos em perfeito equilíbrio; um estágio de desenvolvimento espiritual para o qual estamos lutando, em que devemos atingir o balanço entre força e beleza, como representado pelas colunas do Templo, já que nós somos nossos próprios templos.

Aprenderemos nessa Nova Era, a glória que os Senhores da Chama trarão até nós através das hierarquias de Aquárius ,os anjos, que serão tão visíveis para nós como nós somos para nós mesmos nesse ponto do nosso desenvolvimento. Logo à direita do carregador de água está o globo luminoso de Urano. cuja luz suave  é lançada sobre Saturno e seus anéis, que se encontra à esquerda, simbolicamente mostrando a influencia dessas grandes entidades espirituais na vinda dessa Nova Era. São encontrados nesse painel. três grupos de estrelas. Na sua colocação podemos simbolicamente ler a era futura, no que nos diz respeito. No lado direito do painel estão representados paredes e tetos robustos de habitações humanas. como se estivéssemos olhando um pedaço de uma grande cidade A neve cobre os telhados e nuvens preenchem o céu. Das janelas abertas nós vemos que na nuvem há um conjunto de seis e outro de três estrelas douradas -nove. o número da humanidade agora salva  e segura na Nova Era.

À esquerda da cena o painel muda. É como se estivéssemos olhando para uma cena de inverno Simbolicamente. nós vemos retratadas as linhas claras e brilhantes de um mundo superior Vemos um grupo de doze estrelas douradas em volta de uma décima-terceira estrela branca. representando os doze apóstolos em torno de Cristo. ou mais recentemente. os doze Irmãos Maiores  em torno do Principal da Ordem. Simbolicamente. temos a promessa de sua orientação nessa Nova Era superior. No centro do painel. perto do carregador de água há um grupo de três brilhantes estrelas douradas. formando um triângulo eqüilátero. o símbolo da Trindade, a tríplice manifestação divina.

O painel que se mostrou como uma fonte de encanto e força aos olhos desse escritor,  ilustra o signo de Virgo. Através do painel predomina um fundo alfazema ou orquídea. No centro encontramos em cores azul e branca a Virgem Celeste segurando em sua mão direita um lírio, símbolo da pureza. Na porção direita mais afastada do painel há uma vidraça contendo oito vidros e um grupo adjacente de estruturas semelhantes a tendas, uma grande e três pequenas Simbolicamente, a vidraça representa a visão para os mundos superiores. Os oito vidros representam o caminho da devoção do coração, e as estruturas em forma de tendas representam o tabernáculo no deserto. No extremo esquerdo do painel há uma estante com duas prateleiras contendo nove livros. Próxima está a roda da vida,  no símbolo de Mercúrio e Virgo. Simbolicamente, a estante de livros e os nove volumes retratam o caminho intelectual do desenvolvimento, com Mercúrio e Virgo no zênite de seus poderes espirituais. Ao lado da vidraça e da estante há dois seres espirituais, ajoelhados, um de cada lado. Eles aparecem em seus corpos etéreos com halos dourados e suas grandes asas abertas parecendo ir além dos limites do painel. Eles olham para o interior e sustentam entre eles uma faixa com a seguinte inscrição: "Ele, sendo o maior entre vós, fez-se servo de todos". Essas palavras estão gravadas em azul, exceto pela palavra servo, que está em dourado. Esse é o único painel onde aparecem palavras. Simbolicamente, temos a união dos aspectos intelectual e devocional do homem, combinando o serviço desinteressado de um servo de todos, mais a pureza representada pelo lírio na mão da Virgem Celeste

 O painel de Sagitarius contém a terceira cruz, a qual nos referimos anteriormente. O centro do painel é dominado pela figura de um centauro gigante que olha para o observador. Ele estica seu poderoso arco e atira sua flecha para o meio do céu. A seção esquerda do painel está iluminada por um grande globo branco contendo o símbolo de Júpiter, de onde a luz se irradia. Da direita para o centro, o painel é colorido pelos sombrios matizes da noite. Partindo do centro e abaixo uma curva se dirige para cima e para a direita. Se repararmos bem, vemos nessa curva o perfil de uma parte da terra. É como se ela estivesse ligada à grande massa escura do céu por uma flecha de luz em forma do símbolo de Sagitarius. Ao examinarmos o globo terrestre vemos uma parte do continente norte-americano. À direita, em baixo, vemos o Golfo do México, acima, passando a costa leste, estão os EEUU; o Canal Lawrence e a oeste, os Grandes Lagos. Aqui a curvatura da terra se mistura com o céu,  acima. Se seguirmos a curva terrestre para o oeste, vemos o contorno de Baja, Califórnia e a linha costeira do Sul da Califórnia, então a curvatura da terra se dissolve na noite.  Então aparece o ponto exato onde se situa Oceanside, na costa da Califórnia, uma pequena estrela brilhante. Há cinco flechas irradiando raios dourados. Uma flecha para cada ponta da estrela. Fora, nos céus há um halo dourado ou círculo de ouro através do qual os cinco raios penetram e se espalham para fora e acima da terra e céus. Sobre essa estrela dourada em fundo azul está a cruz e sobre a cruz a guirlanda, sete rosas vermelhas e uma rosa branca ao centro. A cruz é branca e contornada em preto.

Nunca devemos interpretar nossos símbolos no sentido comum e trivial porque isso é mediocridade, mas num sentido elevado, pois é através do coração que os símbolos falam e ensinam.


Signo de Leo 

Regente: Sol 
 

LEÃO: Na parede oeste, sobre o Altar, o painel de Leo, retrata um leão em repouso, rei do seu reino, meia silhueta contra um sol ardente, envolvendo o símbolo de si mesmo.

Torres majestosas de um castelo medieval proporcionam uma metáfora universal para o poder real da vibração de Leo. Rica vegetação tropical sugere o poder de vida do sol de verão na sua dignidade zodiacal.

Leo é o símbolo de Cristo ressuscitado e o emblema da revelação espiritual . Leo representa o caminho da iniciação, através do coração. O caminho Rosacruz da iniciação começa pela porta do intelecto sob o signo mental de Aquarius ( porta leste do Santuário) e leva à libertação no altar do coração, sob o domínio da hierarquia de Leo. 

 

 

Signo de Virgo 

Regente: Mercúrio 
 

VIRGEM: O lírio da pureza é ostentado pela donzela vestida de branco, no painel de Virgo.

O aprendizado e a sabedoria de Mercúrio são representados pelos livros.

O aspecto do serviço de Virgo é mostrado pela representação de Mercúrio na sexta casa da roda do horóscopo; a citação extraída das Cartas aos Tessalonicenses na faixa azul sustentada por dois anjos, e os cachos de trigo maduros, representam a colheita das ações mundanas para serem amalgamadas na alma, que é representada pela vidraça.

 

 

Signo de Libra 

Regente: Venus 
 

BALANCE: O painel de Libra representa a mão de Deus, segurando a balança dourada da justiça. com bandejas equilibradas, que são regidas por Saturno, governante cósmico da lei, e Venus,  distribuindo amor e misericórdia

Relações corretas são ordenadas nesses dois princípios gêmeos Campos outonais e florestas repartem igual espaço I com o céu. O moinho de vento distingue Libra, como um signo cardinal.

 


Signo de Scorpio
 

Regentes: Marte  e Plutão 


ESCORPIÃO: Pintado em 1920, antes da descoberta de Plutão ( 1930) esse painel mostra Marte como regente e Urano exaltado.

Com o Scorpio celestial ao centro. A cena em cor e conteúdo, é semelhante a Pisces; uma luz crepuscular  opaca banha os dois murais. Mas aqui, a água contida de um lago está representada, denotando Scorpio como um signo fixo, de água. Uma disposição de introspecção, pensativa é projetada .

 


Signo de Sagitário 

Regente: Júpiter 
 

SAGITÁRIO: O arco da aspiração do centauro está totalmente esticado e aponta para os elevados ideais jupiterianos dos mundos superiores. Na costa oeste dos EEUU, o emblema Rosacruz brilha como um farol, a partir da Sede Mundial da Fraternidade, gerando uma aurora de luzes violeta, significando o impacto global dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.


 

Signo de Capricórnio 

Regente: Saturno  

CAPRICÓRNIO: O bode celestial e seu planeta associado. Saturno, dominam a paisagem invernal (no hemisfério norte), que sugere a restrição e o minimalismo que essas energias podem produzir.

Marte está exaltado em Capricórnio,  onde o poder primordial é dado pela forma e ordem.

 

 

Signo de Aquário 

Regentes: Saturno   e Urano 
 

AQUÁRIO: O painel de Aquarius sobre a dupla porta de entrada do Santuário designa a Ecclesia como o Templo da Era de Aquário.

 Mostra o andrógino angélico carregador de água, derramando as águas etéreas da vida sobre o globo terrestre. A figura guarda semelhança com os gêmeos de Gemini, que também representam um signo mental, de ar.

Os anéis gelados de Saturno. planeta da prudência e contenção, contrastam-se com o luminoso Urano, planeta da transformação e do amor universal, irradiando luz.

 Uma cena invernal urbana sugere o "viver junto" que essa vibração promove, enquanto estrelas dispersas dos dois lados do painel sugerem a ativação das novas energias aquarianas e a chegada da era da ciência estelar da Astrologia.

 


 

Signo de Piscis 

Regentes: Júpiter    e Netuno  
 

PEIXES: Como o seu companheiro de elemento Câncer, Pisces mostra uma cena crepuscular aquática, mas a atmosfera aqui é calma .Os barcos vazios denotam a retirada do mundo exterior dos afazeres práticos para uma interiorização.

As influências de três planetas estão representadas: Júpiter,  ladeado por Vênus e Netuno.

Dois peixes etéreos no centro do céu violeta sobre a enseada plácida, indicam o caráter dual ou mutável do signo. com mobilidade fácil no meio fluido das emoções e sensibilidade para impressões sutis.


 


 

Signo de Áries 

Regente: Marte 
 

CARNEIRO: O painel de Áries representa a figura do carneiro, equilibrado de maneira poderosa. cabeça abaixada em modo agressivo. de ataque. mas na verdade. apenas comendo os tenros brotos das plantas. Foi representado à frente da ninhada de ovelhas e filhotes. numa pequena colina. onde sua proeminência na paisagem primaveril atesta sua prontidão para afirmar suas energias. Em sua interpretação mais exaltada. o carneiro é o Cordeiro de Deus. guiando e se sacrificando pelas almas em busca da Luz. 

 

 

Signo de Taurus  

Regente: Venus 


TOURO:
O painel de Taurus. domicílio de Vênus, dignidade e exaltação da Lua representa um touro etéreo e um grupo de espíritos celestiais dominando o horizonte numa cena pastoral . Vários bois parecem sentir a presença dessa influência, já que olham para o grupo em obstinada atenção. Uma casinha com fumaça saindo pela chaminé,  sugere conforto bucólico; uma ninho na terra verdejante.


 


 

Signo de Gemini 

Regente: Mercúrio  
 

GÊMEOS:  Regido por Mercúrio; representa  duas adolescentes numa paisagem de árvores  e campos floridos. É um dos três painéis com representações humanas e de maneira muito evidente mostra a parte da anatomia regida por esse signo ( ombros, braços e mãos). O buquê com o  colar de flores representam os primeiros frutos do intelecto; aplicando suas forças na observação  e discriminação na colheita de dados sensoriais. Aqui, o mundo visível é um jardim abundante com flores a serem colhidas e examinadas por uma mente concreta.


 


 

Signo de Câncer 

Regente: Lua 
 

CÂNCER:O elemento água, simbolizando a alma,  é mostrado no seu modo ativo em Câncer, onde a influência lunar ( inconsciente) cria uma grande turbulência; as energias conscientes de Júpiter moderam o desejo através do pensamento abstrato com a influência supra-consciente de raios netunianos, positivamente empregada ( assinalada pela estrela de cinco pontas) preside a mais pacífica expansão da água. A habilidade do deus clássico. Netuno. para governar as águas com seu tridente é, assim,  uma realidade.



 

Para concluir este artigo, quero acentuar novamente, que jamais devemos considerar nossos símbolos como coisas prosaicas e triviais. Eles constituem uma fonte inesgotável de elevação espiritual, pois apelam diretamente à nossa mente abstrata, a faculdade intuitiva, sobrepondo-se às limitações temporais da mente concreta.

 

- Artigo publicado na revista  Rays from the Rose Cross de maio de 1996, Traduzido pelo Irmão Roberto Gomes da Costa

 

 O Simbolismo do Templo de Cura

Primeira Parte

  Segunda Parte

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

Cursos  Reuniões  Públicas  Serviço Harmonizador  Simbolismo do Templo de Cura

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.