The Rosicrucian Fellowship
Serviço do Templo
por Max Heindel


1. O hino de abertura da the Rosicrucian Fellowship (ou a terceira estrofe sòmente) é cantado por todos os presentes.

2. O leitor descobre o emblema Rosacruz apaga as luzes, excepto a que o ilumina e auxilia na leitura.

3. Em seguida lê em voz alta e suave o serviço do templo.
Queridas Irmas e Irmaos
:

Mais uma vez nos retiramos do mundo material para entrar no Templo Vivo de nossa natureza interna, em uniao espiritual. Como símbolo desta retirada do mundo visível, escurecemos o nosso local de reuniao.

Estamos procurando a Luz Espiritual por meio dos Ensinamentos Rosacruzes; portanto, fixemos reverentemente o Símbolo da Cruz e das Rosas, enquanto ouvimos a saudaçao Rosacruz:

Queridas Irmas e Irmaos: "QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ".

(Todos respondem: E na vossa também)

Um só carvao nao produz fogo, mas, quando se juntam vários carvoes, o calor latente em cada um deles, pode converter-se em chama, irradiando luz e calor. De acordo com esta mesma Lei da Natureza, aqui estamos reunidos, irmanados pelas nossas aspiraçoes espirituais, para podermos acender e manter viva a chama da verdadeira Comunhao Espiritual, que é o bálsamo de Gileade, a única panacéia para os males do mundo.

A Bíblia foi dada ao Mundo Ocidental pelos Anjos do Destino que, estando acima de todos os erros, dao a cada um e a todos, exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, se procurarmos a Luz, encontrá-la-emos na Bíblia.

Leiamos alguns parágrafos da primeira Epístola de Joao e também das cartas de Paulo aos Coríntios e Filipenses, cujo tema é a fraternidade.

Deus é luz. Se andarmos na luz, como Ele está na luz, estamos em comunhao uns com os outros. Aquele que ama a seu Irmao está na luz, mas aquele que odeia a seu Irmao está nas trevas, e nao sabe por onde caminha porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Nao amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade, pois, ainda que eu fale as línguas dos homens e dos Anjos, se nao tiver amor, serei como o metal que soa, ou como o sino que tine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de remover montanhas, se nao tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu corpo para ser queimado, se nao tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno, o amor nao é invejoso, nao se ufana, nao se ensoberbece, nao se conduz inconvenientemente, nao busca os seus interesses, nao se exaspera, nao se ressente do mal; nao se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a Verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha, mas se houver profecias, falharao; se houver ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando porém, vier o que é perfeito, entao o que é em parte será aniquilado. Porque agora vemos como por espelho, obscuramente, entao veremos face a face; agora conhecemos em parte, entao conheceremos como também somos conhecidos. Agora pois, permanecem, a Fé, a Esperança e o Amor, porém a maior destas virtudes é o Amor.

Se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu Amor. DEUS É AMOR; e quem vive em Amor está em Deus e Deus nele; mas se alguém diz: "Eu Amo a Deus", e odeia a seu Irmao, é mentiroso, pois quem nao ama a seu Irmao a quem vê, como pode amar a Deus, a quem nao vê? Nós temos d'Ele este mandamento: "QUEM AMA A DEUS, AME TAMBÉM A SEU IRMAO".

Portanto, se há, alguma consolaçao em Cristo, se algum conforto no Amor, se alguma Comunhao Espiritual, nao atente cada um para o que é propriamente seu, mas também para o que é dos outros. Haja, pois, em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo-Jesus; o qual, tendo a natureza de Deus, nao julgou que fosse uma usurpaçao ser igual a Deus; no entanto aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.

E achando-se na condiçao de homem, humilhou-se a Si mesmo, tornando-se obediente até à morte, a morte na Cruz. Pelo que também, Deus o exaltou soberanamente e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Cristo-Jesus, se dobre todo o joelho, e toda a língua confesse, que Cristo-Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai".

Queridas Irmas e Irmaos, esforcemo-nos por seguir o exemplo de Cristo e viver a definiçao que Ele deu de grandeza, isto é, "AQUELE QUE QUISER SER O MAIOR ENTRE VóS, SEJA O SERVO DE TODOS".

O serviço amoroso e desinteressado para com os outros, é o caminho mais curto, mais seguro e o mais agradável que nos conduz a Deus. O reconhecimento da unidade fundamental de cada um de nós com todos, a Comunhao Espiritual, é a realizaçao de Deus. Para atingirmos essa realizaçao, esforcemo-nos por esquecer, diariamente, os defeitos dos nossos Irmaos e procuremos servir a Divina Essência neles oculta, o que constitui a base da fraternidade.

Entremos agora em silêncio e, por alguns instantes concentremo-nos sobre o SERVIÇO e em benefício dos Amigos que solicitaram ajuda espiritual.

4. A concentraçao é interrompida pela música do hino de encerramento, após a qual o leitor se levanta e cobre o emblema Rosacruz.

5. Em seguida acende as luzes e profere a seguinte Exortação de Despedida

"E agora, queridas Irmãs e Irmãos, que vamos partir de volta ao mundo material, levemos a firme resolução de expressar, em nossas vidas diárias, os elevados ideais de espiritualidades que aqui recebemos, para que, dia a dia, nos tornemos melhores homens e mulheres, e mais dignos de sermos utilizados como colaboradores conscientes, na obra benfeitora dos Irmãos Maiores, em Serviço da Humanidade".







ORAÇAO ROSACRUZ



Nao Te pedimos mais luz, ó Deus.
Senao olhos para ver a que já existe;
Nao Te pedimos cançoes mais doces,
Senao ouvidos para ouvir as presentes melodias;
Nao Te pedimos mais força,
Senao o modo de usar o poder que já possuimos;
Nao mais Amor, senao habilidade
Para transformar a cólera em ternura;
Nao mais alegria, senao como sentir
Mais próxima essa inefável presença,
Para dar aos outros tudo o que já temos
De entusiasmo e de coragem.
Nao Te pedimos mais dons, amado Deus,
Mas apenas senso para perceber
E melhor usar os dons preciosos
Que já recebemos de Ti.
Faz que dominemos todos os temores,
Que conheçamos todas as santas alegrias,
Para que sejamos os Amigos que desejamos ser,
Para transmitir a Verdade que conhecemos;
Para que amemos a pureza,
Para que busquemos o Bem,
E, com todo o nosso poder, possamos elevar
Todas as Almas, a fim de que vivam em
Harmonia e na Luz de uma Perfeita Liberdade.



 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska