CARTA Nº 1

Natal de 1910

A AMIZADE COMO UM IDEAL

 

Nos movimentos religiosos é costume dar-se o tratamento de "Irmã" e "Irmão" como reconhecimento de que todos somos filhos de Deus, que é nosso Pai comum. Não obstante, irmãos e irmãs nem sempre estão em harmonia. Algumas vezes chegam ao extremo de odiar-se, no entanto, entre amigos não deveria haver outro sentimento que não fosse o amor.

O reconhecimento deste fato foi que levou Cristo, nosso grande e glorioso Ideal, a dizer a Seus discípulos: "De agora em diante já não vos chamarei servos... mas amigos" (João 15:15). Nada melhor podemos fazer do que seguir o nosso grande Guia, tanto neste como em todos os outros acontecimentos de Sua vida. Não nos devemos contentar com simples relações fraternais, mas esforçar-nos por ser amigos no mais santo, puro e amplo sentido da palavra.

Os Irmãos Maiores, cujos belos ensinamentos nos uniram no Caminho da Realização, honram os seus discípulos do mesmo modo que Cristo honrou os Seus apóstolos chamando-os "Amigos". Se persistirmos no caminho que começamos a percorrer, algum dia nos acharemos na presença deles e ouviremos a palavra "Amigo" pronunciada em voz tão suave, carinhosa e dócil que ultrapassará qualquer descrição ou até a nossa própria imaginação. A partir desse dia, não haverá trabalho que não efetuemos para merecer tal amizade. Servi-los será o nosso único desejo, nossa única aspiração, e nenhuma distinção terrena será comparável a esta amizade.

Sobre os meus indignos ombros caiu o grande privilégio de transmitir os Ensinamentos dos Irmãos Maiores ao público em geral e, em particular, aos estudantes, probacionistas e discípulos da Fraternidade Rosacruz. Um aspirante pediu que o seu nome figurasse na minha lista de correspondentes, e eu, alegremente, estendo-lhe a minha mão direita, cumprimentando-o como amigo. Aprecio a confiança que depositou em mim, e asseguro-lhe que me esforçarei para ajudá-lo em tudo que estiver ao meu alcance e ser merecedor de sua confiança. Espero que também me auxilie no trabalho que me proponho a fazer em benefício de todos, e peço que me desculpe no caso de descobrir em mim ou em meus escritos, alguma falha. Ninguém necessita mais de orações de seus semelhantes do que aquele que tem por missão ser um guia.

Peço que se lembre de mim em suas preces e confie que o terei nas minhas.

Incluo a primeira lição com a esperança que o que foi exposto nesta carta, estabeleça e firme entre nós unia sincera amizade.

 

 

CARTAS AOS ESTUDANTES - INDICE

BIBLIOTECA ONLINE

MAPA DO SITE

  [Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel- Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 Tel/Fax 22387179

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

rosacruzmhrio@hotmail.com