68

 

PÉTALA X

 

A COSMOBIOMEDICINA PARACELSIANA

 

Todos temos o dever e o direito de criarmos palavras, contribuirmos para que cada idioma seja mais vivo, mais rico, parte do Património Universal.

Ao longo da nossa vida e dentro das nossas possibilidades procuramos contribuir, embora modestamente, para que o português seja mais dinâmico, contendo palavras que possam ser adaptadas, mais cedo ou mais tarde, a outros idiomas.

Introduzimos no português falado e escrito em Portugal a palavra panzoísmo, embora alguns escolásticos tenham feito oposição até algo censura, palavra que, afinal, já existia nos idiomas inglês e alemão com o sentido de que a vida, a força vital, se manifesta em toda a parte, ela existe em todos os seres, dado que a palavra grega zoon, tinha o sentido de vida, no grego antigo, o que consta no Dicionário Liddell and Scott Greek- English Lexicon, usado pelo arauto da Fraternidade Rosacruz, Max Heindel, palavra essa que já existia no português falado e escrito no Brasil, veja-se a vida sobre S. Francisco de Assis, entre outras, na obra Vidas de Grandes Religiosos, Edição Livros do Brasil, Lisboa, na década de 80, em que surge a palavra, panzoísta…porque para ele tudo tinha vida.

A palavra acima focada no tema desta Pétala usámo-la pela primeira vez no nosso trabalho Contos e Ficções em Misteriosas Evoluções? com o pseudónimo de Domingo de la Rosa, em 1982, no conto sob o tema:

Uma aula de Cosmo-Bio-Medicina no século XXVII, ou seja, na entrada da Idade do Aquário, onde nos referimos a Paracelso, como a Madalena, esta a discípula amada de Cristo, e ainda a S. João Evangelista, o discípulo amado, mais tarde Christian Rosenkreuz.

Note-se que neste conto separámos esta palavra, dividida em 3 componentes principais, por hífen, agora resolvemos unir, dado que a usamos como um todo, interligado entre si pelos 3 elementos.

Na Pétala XIV, falaremos sobre este conto, a propósito da Medicina de Paracelso na Idade do Aquário.

Vamos ao tema desta Pétala.

Comecemos pela análise das teorias paracelsianas sobre as causas das enfermidades.

 

 

 

Excertos do Livro

PARACELSO E A COSMOBIOMEDICINA

de Delmar Domingos de Carvalho

CAPA

DEDICATÓRIA

 ÍNDICE

ALGUMAS NOTAS

PÉTALA I

PÉTALA X

PÉTALA XII

BIOBIBLIOGRAFIA

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Matriz: The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA