Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.


 XI. A personalidade

 

Os cientistas materialistas observaram que a personalidade é influenciada em primeiro lugar pela estrutura e pela composição do corpo, que depende por sua vez da hereditariedade, do que a mãe ingere durante a gravidez e da dieta após o nascimento. As crianças recebem a metade de seus genes da mãe e a outra metade do pai e os genes determinam as características fundamentais da estrutura corporal. Os materiais com os quais se constrói o corpo da criança procedem do corpo de sua mãe. A mãe necessita quantidades adequadas de proteínas, vitaminas e minerais com o fim de construir um corpo forte e são para seu filho. Se a dieta materna não contém suficientes proteínas, a criança pode sofrer retardamento mental. Se a mãe fuma, o corpo da criança crescerá mais lentamente e terá um risco maior de parto prematuro, o qual aumenta o risco de sofrer deformidades (especialmente fissura palatina e lábio leporino). Se a mãe toma remédios ou consome drogas, existe risco de anormalidades no desenvolvimento corporal da criança. Um desenvolvimento e funcionamento adequados necessitam de uma boa nutrição depois do nascimento. A falta de vitaminas do complexo B na dieta relaciona-se com irritabilidade, depressão e falta de memória. O consumo de álcool diminui a capacidade de formar juízos corretos assim como a capacidade de recordar e produz perda de autocontrole. As drogas podem influir sobre os sentimentos e sobre a capacidade de raciocínio. O monóxido de carbono do fumo do tabaco diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio, o qual reduz por sua vez o oxigênio que chega ao cérebro, tendo como resultado menor capacidade cognitiva e de atenção.

            Os cientistas materialistas observam, além disso, que o ambiente influencia a personalidade de um indivíduo. O entorno físico, os livros que lemos, os programas de televisão que vemos, as pessoas com as quais nos associamos têm todos sua influência. O entorno físico estimula o desenvolvimento da personalidade mediante os diferentes tipos de problemas que apresenta e as dificuldades que devem ser vencidas. Dos livros e da TV obtemos idéias de como trabalham os outros em diferentes circunstâncias, o que tende a levar-nos a imitá-los. Nossas relações não só nos proporcionam exemplos a seguir como também realimentam nossos atos quando expressam aprovação ou desacordo, ou quando nos premiam ou nos castigam. Os cientistas materialistas observaram que as pessoas tendem a fazer aquilo que lhes gera uma recompensa e a abster-se de fazer aquilo que lhes traga efeitos considerados indesejáveis.

            Depende a personalidade somente da hereditariedade, do desenvolvimento corporal durante a gravidez, da dieta, do entorno físico, dos modelos que observamos e do condicionamento recebido em forma de recompensas e castigos? Essas são todas as influências que os cientistas detectaram, mas os clarividentes percebem influências adicionais.

            Os clarividentes podem perceber que cada Ego tem uma grande história prévia ao momento da concepção e que ,nesse tempo anterior, desenvolveu seus próprios modelos de estrutura corporal e numerosas habilidades e conceitos sobre o correto e o errôneo, sobre o bom e o mau. Ainda que o Ego deva obter seus genes e materiais para seu corpo denso a partir de seus pais, encaixa esses materiais o melhor que pode em seu padrão de corpo denso previamente estabelecido. Ainda que o Ego possa aprender certas lições nesta vida, já vem à mesma conhecendo outras lições aprendidas em vidas anteriores.

            O clarividente pode perceber que Egos diferentes recebem a influência de padrões astrológicos diferentes para que trabalhem sobre eles, e que, dos vários modelos em nosso meio ambiente, imitamos o que sintoniza melhor com nosso padrão astrológico. Além disso, o padrão astrológico com o qual temos que trabalhar influencia o que consideramos gratificante.

            Pode-se explicar totalmente a personalidade a partir da  hereditariedade, desenvolvimento gestante, dieta, ambiente físico, modelos, condicionamento, experiências pré-natais (em vidas passadas) e influências astrológicas? A resposta continua sendo não. Nem o cientista materialista nem o clarividente podem ver a Vontade do Ego. Não importam as circunstâncias ou condicionantes passados ou presentes, pois o Ego sempre pode exercer sua Vontade, se assim escolhe, rompendo com seu passado, tomando um rumo diferente ou elevando-se sobre as circunstâncias presentes. Por ela, é possível dirigir nossas vidas na direção que desejarmos, independentemente do que nossos pais e professores fizeram ou deixaram de fazer, independentemente do que nossos conhecidos façam, independentemente do que tenhamos feito no passado, independentemente dos horóscopos com os quais tenhamos nascido. Nós mesmos podemos fazer nossas vidas formosas ou feias, produtivas ou destrutivas, satisfatórias ou vazias. Devido a essa capacidade do Ego para exercer sua vontade, Paulo (Efésios 4:22-24) admoesta as pessoas "... a renunciar à antiga conduta, à velha condição humana que, seduzida pelo prazer, se encaminha para a morte. Dai lugar à renovação espiritual de vossa mente e vesti-vos do homem novo, criado à imagem e semelhança de Deus para uma vida verdadeiramente reta e santa."

 

Cap. XII. Os Defeitos Congênitos

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org