Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.

 


 XV.  A Comunicação  

 

Os cientistas materialistas observam que as pessoas podem se comunicar por meio da palavra falada. Quando uma pessoa fala, põe em vibração suas cordas vocais. Quando as cordas vocais deslocam-se para cima, comprimem o ar sobre elas. Quando se movem para baixo, diminuem a pressão do ar sobre elas. Dessa maneira, o movimento alternado para cima e para baixo das cordas vocais gera uma série de compressões e descompressões do ar, o que conhecemos como onda sonora. A língua e os lábios podem adotar diferentes posições para modificar essa onda sonora ao passar por eles e assim articulamos as palavras. A onda sonora é transmitida em todas as direções. Se uma parte da mesma entra no ouvido de um ouvinte, cada compressão empurra o tímpano do ouvinte para dentro e cada descompressão o puxa para fora. Assim, o tímpano é posto em vibração na mesma freqüência vibratória da fonte sonora e, dessa forma, a mesma mensagem que foi emitida é recebida. O tímpano humano é capaz de responder somente a uma certa faixa de freqüências. Se a freqüência do som for muito elevada ou muito baixa, o som não será ouvido. Um ser humano não pode ouvir a freqüência elevada de um som de um assobio para cães, embora estes possam ouvi-la.

 Os cientistas materialistas observam também que a informação pode ser transmitida por ondas eletromagnéticas. As ondas de rádio e TV, radar e microondas, a luz visível e os raios X são exemplos de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são produzidas por cargas elétricas em oscilação ou  em vibração. Nas antenas emissoras de rádio, TV e radar, obrigam-se os elétrons a ir e vir incessantemente. Nos objetos quentes como uma bomba de vácuo ou em uma chama, os elétrons vibram nos átomos e moléculas. Uma onda eletromagnética se propaga em todas as direções desde sua fonte até que encontre um objeto. Se a onda eletromagnética é capaz ou não de transmitir sua vibração ao objeto com o qual se choca, depende do objeto ter capacidade para vibrar na freqüência da onda. Quando um rádio está sintonizado em uma freqüência determinada, então esse rádio só responde às ondas com essa freqüência. Receberá as ondas da estação que emita nessa freqüência, enquanto todas as demais ondas o atravessarão sem efeito algum. Nossos olhos são capazes de responder somente a um certo intervalo de freqüências. Não podemos ver as ondas de rádio, as de TV, as de radar ou as microondas porque suas freqüências são demasiadamente baixas. Não podemos ver os raios X porque suas freqüências são demasiadamente elevadas. Vemos somente o espectro conhecido, como o espectro visível: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

Os clarividentes observam que, além das ondas sonoras e eletromagnéticas, existem outras radiações que transportam mensagens através do espaço. Há um pequeno órgão no cérebro de cada pessoa conhecido como glândula pineal. Se alguém pensa intensamente em uma idéia, com atenção concentrada e persistente, o éter na glândula pineal é posto em vibração. Isto origina ondas no éter circundante, que se espalham em todas as direções. Quando essas ondas alcançam a glândula pineal de outra pessoa, põem em vibração o éter dessa pessoa, as vibrações se transmitem ao corpo de desejos e à mente, sucessivamente, alcançando assim a consciência. Se a segunda glândula pineal não é capaz de reproduzir essas ondas, então o pensamento passará despercebido, sem gerar nenhuma impressão.

As ondas de pensamento são capazes, por si mesmas, de transportar mensagens sem descer à região etérea do Mundo Físico. Uma vez criada a forma de pensamento, o pensador pode enviá-la diretamente a outra mente no plano mental. De fato, todos os pensamentos se irradiam desde aquele que os origina e podem influenciar mentes receptivas e sensíveis. Cada mente que recebe um pensamento reproduz suas vibrações, e  irradia novamente o pensamento, reforçando assim a onda de pensamento de modo a influenciar novas mentes.

Os homens se comunicam uns com os outros através da palavra falada, de ondas eletromagnéticas, de ondas etéreas e de ondas de pensamento. Logo perguntam: "Com quem mais podemos nos comunicar?" Um pequeno grau de comunicação se consegue com os animais através de sons, ações e pensamentos. Os seres humanos olham então para o céu e se perguntam se há alguém "lá fora". Os cientistas materialistas fizeram muitos estudos com a intenção de determinar que condições são necessárias para que exista a vida (tal como eles a conhecem), em que lugar do universo se encontram essas condições e como pode ser estabelecida a comunicação com essas formas de vida. Umas placas inscritas com símbolos que se espera que um alienígena seja capaz de compreender foram instaladas em foguetes enviados para além do Sistema Solar. Além disso, foram enviados sinais de rádio em direções propícias, levando o que se considera serem símbolos universais e se está realizando algum tipo de escuta de sinais procedentes do espaço exterior. Até agora, não parece ter-se estabelecido alguma comunicação. Algumas pessoas crêem que uns objetos voadores não identificados (óvnis) podem ser visitantes de outras civilizações. Mas os informes sobre esses óvnis não são satisfatórios para a comunidade científica porque um grande número deles pode ser explicado como fenômenos naturais (terrestres) e porque nenhum óvni permaneceu tempo suficiente para uma investigação científica adequada. Assim, os cientistas materialistas ainda pintam os humanos como viajantes bastante solitários nesse grande universo.

O clarividente, que é capaz de perceber uma amplitude de freqüência maior que o cientista materialista, detecta muitos seres viventes além dos confins da Terra. Max Heindel destaca que as doze constelações do Zodíaco são os veículos visíveis das doze grandes Hierarquias Criadoras que têm ajudado e ajudam o gênero humano a evoluir. Todo o Sistema Solar pode ser considerado como o corpo do Deus do Sistema Solar. Sua Vida e consciência impregnam cada um de seus átomos os quais deixariam de existir se essa Vida se retirasse. Deus contém dentro de Si mesmo uma quantidade imensa de outros seres em fases distintas de desenvolvimento. Suas diversas necessidades requerem diferentes ambientes. Com a finalidade de proporcionar as condições adequadas, os planetas são expulsos da massa central, com uma constituição diferente para cada um deles. Cristo e os Arcanjos têm o Seu lar fundamentalmente no Sol, embora Cristo envie um raio de Sua consciência à Terra durante a primavera e o verão de cada ano (hemisfério sul) e os Arcanjos levam os raios solares desde o Sol aos diferentes planetas, e, de cada planeta, a outros. Assim, alguns Arcanjos servem como Embaixadores dos diferentes planetas  na Terra e outros trabalham como Espíritos de Raça e de Nações sobre a Terra.

Jeová e os Anjos têm sua moradia principal nas luas dos diversos planetas, enquanto trabalham nos planetas dirigindo os processos de crescimento e reprodução das formas. Quatro Anjos, denominados de Anjos do Destino, cuidam que cada ser humano pague suas dívidas do destino e encontre aquelas experiências que necessita para seu desenvolvimento. Os Espíritos Lucíferes, anjos caídos, têm sua moradia em Marte, enquanto trabalham explorando os seres humanos para ganhar autoconsciência, buscar conhecimento e atuar criativamente independentemente de forças externas. Os membros do grupo de espíritos virginais ao qual pertence nossa humanidade progrediram em diversos graus durante os períodos evolutivos, de modo que, atualmente, são necessárias condições distintas de temperatura e vibração para os diversos espíritos. Espíritos virginais de nossa onda de vida encontram-se em cada um dos planetas e em suas luas. Aqueles de Mercúrio, Vênus e Júpiter são geralmente mais avançados que os seres humanos da Terra. Os de Marte, Saturno e Urano estão menos avançados em geral. As luas servem de lar aos que foram expulsos por não serem capazes de manter o ritmo dos seres do planeta principal.

O clarividente não somente pode ver esses seres extraterrestres como pode advertir sobre a interação de tais seres com a humanidade terrestre. O clarividente vê que cada Arcanjo, que atua como espírito da nação pela qual é responsável, irradia, na atmosfera dessa nação, diversas imagens, idéias ou sentimentos e, por conseguinte, influencia a estrutura corporal, a linguagem, os hábitos, os costumes e os sentimentos dos habitantes. Todas as pessoas respondem à influência dos espíritos de raça, nação e família até que desenvolvam a força de vontade, a consciência e a capacidade de julgamento necessárias para se tornarem seus próprios guias.

Existem alguns Arcanjos que trazem os raios solares à Terra, tanto diretamente como indiretamente, por meio da Lua e de outros planetas. Esses raios, que são estudados pelos astrólogos, encerram mensagens próprias cada um e têm poder para despertar diversas partes da pessoa, se essa se sintoniza com eles, e permitem que ressoem dentro de seu ser, igualmente à onda de rádio que tem o poder de "despertar" um aparelho de rádio cujo circuito esteja sintonizado com a freqüência da onda. Cada ano, durante os meses de primavera e verão (hemisfério sul), Cristo banha a Terra com uma maré de luz espiritual que transporta uma mensagem de amor, boa vontade e generosidade para todos. No momento presente, os seres humanos sentem esses raios de Cristo debilmente, porém, à medida que a humanidade cresça em sua capacidade de resposta, os sentimentos de fraternidade espiritual crescerão sobre a Terra.

A comunicação entre os poderes superiores (Cristo, os Arcanjos e outros) e a humanidade se dá sempre no mesmo sentido, do superior ao inferior? Não! O homem pode também enviar mensagens a Cristo, aos Arcanjos e a outros poderes superiores. Esta ação se denomina oração. Os poderes superiores não são exigentes quanto ao modo em que se realiza a oração (a posição do corpo e o lugar não são importantes para eles). De fato, o pensamento de cada ser humano é por eles conhecido e, de certo modo, constitui uma oração. A promessa foi dada por Cristo (Mat. 7:7): "Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, chamai e a porta lhes será aberta." Algumas pessoas sentem que pedem e não recebem. Necessita-se de paciência. A petição persistente trará, a seu tempo, uma resposta, desde que solicitemos com todo o nosso ser e façamos tudo que está em nossas mãos para chegar ao fim desejado, e sempre que se cumpra a condição de conformidade com a Lei de Deus. Esta última condição era conhecida por Santiago, pois escreveu (Sant. 4:3): "E se pedistes e não recebestes nada é porque pedistes com a má intenção de gastá-lo em vossos caprichos." Se duas nações estão em guerra e ambas as nações estão pedindo a Deus que lhes ajude a ganhá-la, então obviamente Deus não pode atender a ambas as orações. Max Heindel afirma: "Se nossas orações ... estão em conformidade com as Leis de Deus, o propósito divino pode manifestar-se através do nosso, e nossas orações são atendidas"

Max Heindel afirma ainda que é possível orar aos embaixadores dos planetas na Terra. Seus nomes estão listados no seguinte quadro.

 

Nome:

Planeta do qual procede o Embaixador:

Arcanjo Ituriel

Urano

Arcanjo Cassiel

Saturno

Arcanjo Zacariel

Júpiter

Arcanjo Samael

Marte

Arcanjo Anael

Vênus

Arcanjo Rafael

Mercúrio

Arcanjo Miguel

Sol

Anjo Gabriel

Lua

 

Os mandamentos principais são (Mat. 22, 37:39): "Amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e com toda tua inteligência" e "Amarás a teu próximo como a ti mesmo." O amor vem mediante a compreensão,  a compreensão vem mediante a comunicação e a comunicação só é possível se nos abrirmos a nós mesmos e permitirmos a outros seres que produzam um efeito sobre nós. O Salmo 46:10 tem a chave quando afirma "Aquiete-se e reconheça que eu sou Deus." Este é o caminho para chegar a conhecer a Deus. Este é, além disso, o caminho para chegar a conhecer o deus dentro de cada um de nossos próximos. Quando o amor se tenha desenvolvido, irradiará de dentro de cada um de nós e será uma bênção para todos.


REFERÊNCIAS:

Besant, Annie. Thought Power. Wheaton, III: Theosophical Publishing House, 1973.

Heindel, Max. Questions and Answers, Vol. I. Oceanside, Cal.: The Rosicrucian Fellowship, 1922 (p. 322-324).

Cap. XVI: A Sabedoria é um Espírito Amoroso

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org