Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.


 

VII. Máquinas versus pessoas

 

Vivemos em uma época de alta tecnologia na qual desenvolvemos máquinas que vêem (câmaras), que ouvem (gravadoras) e que falam (equipamentos de som); máquinas que plantam, cultivam, regam e colhem; máquinas que facilitam os processos industriais, que se deslocam pelo solo (automóveis) e pelos ares (aviões); máquinas que executam processos lógicos (computadores). Essas conquistas levaram muitos a se perguntarem se é possível construir máquinas que façam tudo o que os seres humanos podem fazer. Muitos pesquisadores trabalharam com o objetivo de construir máquinas capazes de rivalizar com o homem. Ainda que essas tentativas tenham produzido máquinas com capacidades surpreendentes, também encontraram problemas de difícil solução. Hurbert L. Dreyfus realizou um estudo profundo das limitações dos computadores (e, por extensão, das máquinas que elas controlam) em seu livro What Computers Can’t Do (O que os Computadores não Podem Fazer). Ele assinala que as áreas principais nas quais os computadores não são capazes de competir com os seres humanos são:

1)     Captar um propósito e trabalhar com ele.

2)      Captar uma imagem global e fazer com que todas as partes se encaixem no conjunto.

3)      Completar detalhes não vistos ou não especificados mediante um sentido de globalidade.

4)      Decidir o que é relevante e ignorar o irrelevante.

5)      Captar semelhanças entre diferentes situações.

Os clarividentes estão à disposição para dar informações adicionais sobre porque as máquinas não podem fazer certas coisas que nós, humanos, sim, podemos. Os clarividentes percebem que além do corpo físico denso, o ser humano tem um corpo vital, um corpo  de desejos, uma mente concreta, um Espírito Humano, um Espírito de Vida e um Espírito Divino. A máquina carece desses corpos mais sutis, assim como do Tríplice Espírito. Por conseguinte, as máquinas não serão capazes de mostrar as capacidades próprias desses corpos e do Tríplice Espírito operando através do corpo denso. O trabalho do corpo vital sobre o corpo físico denso capacita tal veículo a assimilar o alimento, excretar qualquer substância desnecessária, curar-se e reproduzir-se. O corpo vital armazena, também, um registro de tudo o que a pessoa faz como também os efeitos que esses atos têm sobre outras pessoas. Esses efeitos serão sentidos, a seu tempo, pela pessoa que os provocou que, assim, toma consciência de suas obras e desenvolve um sentido de responsabilidade. O trabalho do corpo de desejos sobre os corpos denso e vital dá origem aos sentimentos de amor e de ódio, de simpatia e de antipatia, de propósito e de devoção. O trabalho da mente capacita o indivíduo para criar a imagem global de uma situação em que as partes estejam inter-relacionadas. A mente pode então operar intuitivamente (coletando idéias e sentidos não afirmados explicitamente) e criativamente.

O Espírito Humano que habita na Região do Pensamento Abstrato pode determinar que normas de conduta deveriam ser empregadas em diferentes circunstâncias. Por exemplo, as normas de conduta que alguém segue no trabalho podem ser bem distintas das normas de conduta seguidas em uma festa. O que é  apropriado para um lugar pode não ser apropriado para outro. Os robôs informáticos são programados para trabalhar em  condições muito limitadas e específicas e não podem trabalhar fora das condições para as quais foram projetados.

O Espírito de Vida proporciona uma percepção intuitiva do correto e do errôneo, do que é bom e do que é mau, do que é valioso e do que é inútil. A sabedoria armazenada no Espírito de Vida é o extrato acumulado das experiências de muitas vidas na Terra. O Espírito Divino proporciona a capacidade de dizer "Eu quero" e de atuar conscientemente e com iniciativa.

Quando os clarividentes lêem o plano para a evolução futura da humanidade, nos explicam que, no Período de Júpiter, as pessoas desenvolverão a capacidade de dar corpos vitais às máquinas que criem. No Período de Vênus, as pessoas desenvolverão a capacidade de acrescentar um corpo de desejos às máquinas que criem. No Período de Vulcano, as pessoas desenvolverão a capacidade de acrescentar uma mente às máquinas que criem. Será então quando os sonhos atuais de criar entes com vida, com sentimentos e com pensamentos serão realizados. Não obstante, os espíritos que habitarão esses corpos não serão criados pelo homem. Já existem, e simplesmente usarão os corpos como habitações em que irão trabalhar e evoluir.

O maior desafio para as pessoas em uma era tecnológica não reside na criação de super-máquinas. O exercício intelectual é bom para a mente das pessoas e as máquinas podem assumir tarefas desagradáveis para os seres humanos. O maior perigo reside em que, ao ver que as máquinas assumem algumas tarefas humanas, inferir que nós, seres humanos, somos apenas máquinas e, portanto, passarmos a ser tratados como máquinas. Devemo-nos esforçar por ter sempre presente que as pessoas são filhos de Deus e merecem nosso respeito e até admiração. Todos os seres humanos, não importa quão cegos pareçam mental ou espiritualmente no momento presente, têm um potencial infinito e, mediante o processo evolutivo, chegarão um dia a ser tão perfeitos no amor e na sabedoria e tão criativos como o próprio Cristo.


REFERÊNCIA

- Dreyfus, Hurbert L. What Computers Can´t Do. New York: Harper and Row, 1979.

 

Cap.VIII : O Envelhecimento

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org